É praticamente impossível passear em meios aos temas e assuntos mais comentados sobre tecnologia e não dar de encontro com o nome Elon Musk, eventualmente. Além de estar diretamente ligado ao desenvolvimento de novas e inovadoras tecnologias, Musk é uma das personalidades mais excêntricas já encontradas no mundo da tecnologia. 

Empreendedor, dono de diversas empresas, pai, visionário, além de usuário assíduo do Twitter e dono de uma imensa fortuna, Elon Musk é o nome para se manter à vista pelas próximas décadas. Suas ideias podem parecer mirabolantes, mas é inevitável que sejam base para a construção do futuro. 

Neste texto, você terá acesso ao perfil completo dessa ilustre personalidade, além de conferir curiosidades sobre seu estilo de vida. Confira a seguir quais serão os tópicos abordados:

Boa leitura e vamos lá!

Quem é Elon Musk?

Elon musk

Elon Reeve Musk é um empreendedor e empresário nascido na África do Sul residente na América do Norte (cidadão dos Estados Unidos da América e Canadá). Ele fundou diversas empresas como a X.com em 1999, SpaceX em 2002 e a Tesla Motors em 2003. Com a venda da sua startup, a Zip2, ele se tornou multimilionário, ainda na casa dos vinte anos. 

Pelo quê Elon Musk é reconhecido?

Elon Musk ficou famoso inicialmente em 2012, quando sua empresa, SpaceX, lançou um modelo de foguete que prometia enviar o primeiro veículo comercial com destino à uma estação espacial internacional. Depois, ele ficou conhecido por ser o CEO da empresa automobilística Tesla Motors. 

Seu reconhecimento parte do fato de que ele obteve muito dinheiro ainda muito jovem. A partir disso, ele continuou investindo em inovações e tecnologias, o que fez com que ele desenvolvesse diversas atividades e empresas em ramos distintos do mercado, como naves espaciais, carros e trens super velozes. 

Elon Musk também fez parte da Máfia do Paypal, jovens que fundaram suas empresas a partir da venda da PayPal para a eBay.

A personalidade de Elon Musk

Elon Musk é conhecido por sua autenticidade e carisma. Não somente ele é um empresário e empreendedor, como ele está sempre em busca de novos horizontes, o que faz dele — na visão de algumas pessoas — um visionário. 

Diversas vezes o magnata já expressou uma significativa preocupação com os rumos que a humanidade está tomando e qual seria o futuro da nossa existência. É por esse motivo que muitas de suas pesquisas envolvem o desenvolvimento de energias renováveis e limpas, além de ter um interesse em financiar e desenvolver projetos que visam colonizar e povoar outros planetas do sistema solar, com um interesse especial em Marte. 

É por conta disso que muitas pessoas enxergam Elon Musk como um gênio visionário, ou como um excêntrico que investe em ideias mirabolantes e sem fundamento.

Não leva não como resposta

Uma de suas características, segundo conta uma de suas esposas, é o fato de que ele não sabe lidar com a rejeição. Sua esposa conta que uma vez, durante a faculdade, ele recebeu 98% de resultado em uma prova. Os 2% que faltaram para um resultado perfeito o incomodaram e ele foi conversar com seu professor. Ao final, ele conseguiu a nota total. 

Extremamente focado

Quando Musk tinha um problema para ser resolvido, tudo que ele fazia era focar na tarefa até que ele encontrasse uma solução — mesmo que isso significasse que ele deveria trabalhar por 75 horas por semana! Ele tem a habilidade de conseguir deixar todas as tarefas secundárias de lado e focar somente no que interessa no momento. 

Ama o que faz

Um traço da personalidade de Elon Musk é que ele ama o que ele faz exatamente porque ele faz o que ele ama. Desse modo, ele não enxerga o que faz como trabalho, e acaba tornando-se uma atividade prazerosa para ele. 

Intenso, porém não caótico

Parte da personalidade de Elon Musk é essa intensidade, que leva-o a ter essa excentricidade toda. Entretanto, ele consegue focalizar sua intensidade de forma construtiva, sem fazer com que isso o esgote ou faça com que exceda suas próprias limitações. 

Qual a história da vida de Elon Musk!

Elon Musk nasceu no dia 28 de Junho de 1971 em Pretória, na África do Sul. Sua mãe, Maye Musk, é uma modelo nascida no Canadá e seu pai, Errol Musk, é um engenheiro eletromecânico, piloto, marinheiro e incorporador de imóveis. Sua família era rica e possuía uma das maiores e mais bonitas casas da região. 

elon musk família

Além de seus pais, Musk também contava com a presença de seus dois irmãos, Tosca e Kimbal Musk. Kimbal participou ativamente da história empreendedora de Elon, sendo agora parte da diretoria da Tesla e da SpaceX, e é dono de uma rede de restaurantes. Sua irmã, Tosca, é produtora e diretora cinematográfica. 

Como foi a infância de Elon Musk?

Quando criança, Musk era descrito como distraído e sonhador, tanto que seus pais o levaram ao hospital para realizar um teste de audição. 

Por volta dos 10 anos, juntamente com o divórcio de seus pais, o jovem Elon Musk desenvolveu um interesse por jogos de videogame e computação. Desse modo, ele aprendeu a programar a partir de um manual e, aos 12 anos, ele havia desenvolvido um jogo baseado na linguagem BASIC que se chamava Blastar. O código foi vendido por 500 dólares para a revista PC and Office Technology. Para finalizar o código, ele ficou acordado por três dias seguidos. 

Um capítulo difícil de sua vida foi a fase escolar, quando ele era constantemente alvo de bullying e violência física por parte de outras pessoas que estudavam com ele. Em um desses episódios, Musk acabou indo parar no hospital, após ser derrubado de um lance de escadas e desmaiado. Ele ficou lá por uma semana inteira. 

Qual a formação de Elon Musk?

Sabendo que seria mais fácil de conseguir entrar na América por conta de sua mãe canadense, em 1989, Elon Musk se mudou para o Canadá com 17 anos. Parte dessa decisão foi influenciada pelo fato de que ele não queria cumprir com o serviço militar obrigatório da África do Sul. Com isso, iniciou seus estudos na Queen ‘s University

Três anos depois, Musk deixou o Canadá para estudar as matérias de Business e Física na Universidade da Pensilvânia. Ele se graduou com um diploma em economia e conseguiu um segundo certificado em Física. 

Após sua graduação, Elon Musk ingressou na Universidade de Stanford, Califórnia, para fazer doutorado em Física de Energia. Porém, com o avanço da tecnologia digital e o acesso à internet se tornando cada vez maior, ele largou o curso após somente dois dias para desenvolver sua primeira empresa, a Zip2 Corporation. 

De onde vem a fortuna de Elon Musk e qual o valor de seu patrimônio atualmente?

A fortuna de Elon Musk começou em 1999, quando sua empresa, a Zip2, foi adquirida pela empresa Compaq por 307 milhões de dólares. Com esse dinheiro, Musk investiu na criação de um serviço financeiro online, chamado de X.com. Depois, essa empresa viria a se tornar a famosa PayPal, sendo adquirida em um leilão online pela eBay por um valor de 1.5 bilhão de dólares em 2002. 

Quase duas décadas — e várias empresas e investimentos — depois, Elon Musk acumulou um patrimônio líquido de 266 bilhões de dólares, sendo o valor de sua fortuna atualmente. 

Elon Musk é casado?

Elon Musk foi casado e se divorciou algumas vezes. 

Ele conheceu sua primeira esposa, Justine Wilson, enquanto estudava na Queen ‘s University, no Canadá. Apesar de eles se separarem após ele se transferir, Musk continuou enviando flores para ela, até que, após a criação de sua startup, ele presenteou ela com um cartão de crédito para que ela comprasse todos os livros que ela quisesse. Após isso, eles se casaram no ano 2000. O relacionamento durou até o ano de 2008, quando os dois se separaram. 

Elon e Justine Musk

Após o divórcio, Musk começou a namorar a atriz britânica Talulah Riley. Ambos se casaram em 2010, porém, dessa vez, o casamento durou somente até 2012. Via Twitter, o empresário agradeceu Talulah pelos quatro anos de relacionamento e disse que ela faria alguém muito feliz um dia. 

Talulah e Elon

Entretanto, ambos voltaram a se casar em 2013. No ano seguinte, Musk pediu divórcio novamente, mas retirou o pedido. Em 2016, porém, o divórcio foi definitivo, quando Talulah fez o pedido. Apesar de tudo, é dito que a separação foi amigável. 

A curiosa história de Elon Musk e Grimes

Em maio de 2018, Elon Musk entrou no evento anual conhecido como Costume Institute Gala no Museu Metropolitano de Arte ao lado de Grimes. Segundo rumores, eles estavam secretamente namorando já havia algumas semanas.

Elon Musk e Grimes

Grimes é uma cantora, produtora e compositora canadense, também conhecida por sua excentricidade no meio musical. Ela aborda temas como a mídia e a indústria musical tratam artistas mulheres. Ela ganhou popularidade na internet após lançar seu terceiro álbum de estúdio, “Visions”. 

Segundo relatos, o casal se conheceu por meio da rede social Twitter, quando Elon Musk enviou uma mensagem direta para Grimes para fazer um trocadilho sobre inteligência artificial, sobre uma lenda urbana acerca de uma inteligência artificial hipotética que dominaria o futuro, chamada Roko’s Basilisk. Musk pretendia trocar a palavra Roko por Rococó, que é um movimento artístico francês. Porém, ele se surpreendeu ao descobrir que Grimes já havia feito isso antes. 

A relação dos dois foi bem casual e reservada, havendo somente, na grande maioria dos casos, interações em suas contas no Twitter, como a vez em que trocaram suas fotos de perfil para imagens de anime. 

Fotos de perfil Twitter

A separação do casal foi revelada no dia 24 de Setembro de 2021. Durante os 3 anos de relacionamento, o casal teve um filho. 

Elon Musk tem filhos?

Ao longo de sua vida e seus relacionamentos, Elon Musk teve sete filhos no total. Os seis primeiros foram com sua primeira esposa, Justine, e o mais jovem foi com Grimes, seu relacionamento mais recente. 

Quem são os filhos de Elon Musk?

Filhos de Elon Musk
Musk com os filhos e Grimes em 2018
  • Nevada Alexander: primogênito de Musk e Justine, Nevada morreu em 2002 com apenas 10 meses de idade de uma condição chamada Síndrome da morte súbita do lactente, a principal causa de óbitos de bebês com menos de 1 ano de idade.
  • Xavier e Griffin: nascidos em 2004 e são gêmeos. Pouco se sabe sobre eles pois suas vidas privadas não são reveladas ao público. Atualmente, estão ambos com 17 anos. 
  • Kai, Saxon e Damian: são trigêmeos, todos nascidos em 2016. Assim como Xavier e Griffin, as particularidades de suas vidas privadas não são reveladas. Os trigêmeos estão atualmente com 15 anos. 
  • X Æ A-Xii: Esse é o filho de Musk com Grimes, e se tornou popular na internet devido a seu nome peculiar. A pronúncia para o nome é X – Ash – A – Twelve (équis-échi-ei-tuélve, para a leitura na língua portuguesa). 

Elon Musk é o homem mais rico do mundo?

Entre o fim do ano de 2021 e o início de 2022, Elon Musk é o homem mais rico do mundo, com um patrimônio líquido que fica em torno dos 266 Bilhões de Dólares estadunidenses, segundo a revista Forbes.  

Após ele, estão:

  • Jeff Bezos (Amazon) — 195.6 Bilhões USD
  • Bernard Arnault & família (LVMH) — 186.6 Bilhões USD
  • Bill Gates (Microsoft) — 136.4 Bilhões USD
  • Larry Page (Google) — 121.5 Bilhões USD

A filantropia de Elon Musk

Assim como diversas outras pessoas bilionárias, Elon Musk também exerce seu papel de filantropo. Em 2012, o bilionário assinou um documento chamado The Giving Pledge, ou Promessa de Doação — compromisso criado por Bill Gates e Melinda Gates que convida as pessoas mais ricas da Terra a doarem a maior parte de seu patrimônio líquido para causas sociais em estado de urgência. 

Na época, ele prometeu doar até metade de sua fortuna — o que, até então, correspondia a 2 bilhões de dólares. No entanto, atualmente, seu patrimônio cresceu exponencialmente, chegando no valor expressado anteriormente. 

Apesar dos constantes gestos e esforços — somente nos primeiros 4 meses de 2021, ele doou quase 150 milhões de dólares para instituições de caridade, o que é mais do que o dobro do que ele já havia doado até então antes disso —, a quantidade doada não ultrapassa 1% de todo seu patrimônio líquido. No entanto, é possível que grande parte de suas doações não sejam feitas em público. 

No ano de 2001, Elon Musk criou a Musk Foundation, fundação destinada a doações que beneficiam pesquisas em energias renováveis, exploração espacial e pediátrica, ciência, engenharia e desenvolvimento de inteligência artificial segura que beneficie a humanidade.

Tal fundação, até então, possui como ativos 200 milhões de dólares — o que não é muito comparado com sua fortuna. Ela ofereceu um prêmio de 50 milhões de dólares para o inventor ou inventora que surgisse com uma solução para remover carbono da atmosfera. O prêmio ainda não foi reclamado. 

Algumas outras ideias um pouco mais ambiciosas, como acabar com a fome mundial, foram levantadas recentemente. Isso aconteceu devido a um apelo de David Beasley, o diretor executivo do Programa Alimentar Mundial, que insinuou que 6 bilhões de dólares das pessoas mais ricas ajudariam a acabar com a fome no mundo (que seria o dinheiro restante para conseguir atingir o valor necessário para o programa). 

Elon Musk respondeu-o, pedindo para que ele descrevesse como exatamente 6 bilhões de dólares resolveriam o problema da fome no mundo. E, se caso ele conseguisse fazer isso, venderia ações da Tesla e mandaria o dinheiro na hora. O caso recebeu bastante repercussão, tanto negativa quanto positiva. 

Quais as empresas que Elon Musk fundou?

Como já dito anteriormente, Elon Musk fundou e investiu em diversas empresas de diversos segmentos. Vamos conhecer a linha do tempo das empresas de Elon Musk!

1995 — Zip2

Logo da empresa Zip2

Fundado por Musk, junto ao seu irmão Kimbal e Greg Kouri, a empresa consistia em um software para internet que funcionava como um guia para a indústria de formatação e publicação de jornais e revistas, que incluía mapas, rotas e até mesmo as páginas amarelas. A empresa foi ajudada por investidores-anjo e era mantida em um pequeno escritório em Palo Alto, na Califórnia. Em 1999, a empresa foi adquirida pela Compaq por 307 milhões de dólares. 

1999 — X.com/ PayPal

Musk com cartão X.com / Paypal

Inicialmente como X.com, a empresa era uma plataforma de serviços financeiros e pagamentos via e-mail. Pensando em evitar competição no mercado, a X.com se fundiu com a Confinity, que tinha um serviço interno de transferência de dinheiro, o PayPal. Depois de muitos conflitos internos e substituições do cargo de CEO, Musk acabou sendo retirado pela diretoria, colocando o antigo co-fundador da Confinity Peter Thiel, em seu lugar. Por conta disso, a companhia foi renomeada para PayPal em 2001. Em 2002, a eBay comprou a companhia por 1.5 bilhão de dólares. 

2002 — SpaceX

SpaceX

Com a parte do dinheiro recebido da aquisição da PayPal pela eBay, Musk fundou em 2002 a Space Exploration Technologies Corp., que, em síntese, fica SpaceX. A empresa ainda está ativa e Elon Musk ainda é o CEO e Engenheiro Chefe da empresa em 2021. O objetivo da empresa era desenvolver pesquisas e tecnologias no setor do transporte espacial, com objetivo de reduzir custos para uma possível colonização de Marte. Alguns dos grandes momentos da empresa envolvem a criação de veículos como Falcon 9 e Falcon Heavy, além dos satélites de comunicação Starlink para providenciar acesso à internet. 

2004 — Tesla Motors

Tesla

Na realidade, a história da Tesla começa antes de Musk. A companhia foi fundada em 2003 por dois engenheiros e inventores. No entanto, em 2004, Musk investiu 6.5 milhões, se tornando investidor majoritário, o que fez com que entrasse para a diretoria da empresa como presidente. Após a crise de 2008, Elon Musk assumiu o cargo de CEO e arquiteto de produtos com a saída de um dos fundadores. A Tesla construiu primeiramente um carro esportivo elétrico, que ficou conhecido como Roadster, em 2008. Foi a primeira produção em série de um carro completamente elétrico a usar baterias de íon-lítio. 

2006 — SolarCity

SolarCity

SolarCity foi uma empresa fundada pelos irmãos Lyndon e Peter River, primos de Musk. Em 2006, Elon Musk providenciou todo o conceito inicial e o capital financeiro para a empresa. 7 anos depois, ela já era a segunda maior fornecedora de sistemas de energia solar nos Estados Unidos da América. A empresa foi adquirida pela Tesla por 2 bilhões de dólares em 2016, fundindo-se com a divisão de produtos de armazenamento de bateria, formando a Tesla Energy. A Panasonic formava uma joint-venture com a empresa até o início de 2020. 

2016 — Neuralink

Neuralink
Chip de Neuralink

A Neuralink representa a tentativa de Musk em integrar o mercado de desenvolvimento de Inteligência Artificial e Neurociência. A startup de Neurotecnologia foi fundada em 2016 com o intuito de criar dispositivos que possam integrar o cérebro humano com o intuito de facilitar sua mistura com componentes eletrônicos

2016 — The Boring Company

The Boring COmpany

The Boring Company é uma empresa fundada por Elon Musk em 2016 que visa infraestrutura e criação de túneis por meio de Engenharia Geotécnica. A ideia é criar uma rede de túneis que providenciem transporte rápido e financeiramente viável. 

8 indústrias que as companhias de Elon Musk estão revolucionando!

Apesar das diversas controvérsias, é nítido que Elon Musk está interessado no desenvolvimento de tecnologias completamente disruptivas e inovadoras. Confira, abaixo, uma lista 8 indústrias que Musk está revolucionando:

1. Automotiva

Para a Tesla, de Musk, a indústria automotiva deve dar o próximo passo rumo à uma fonte de energia mais renovável. Uma das grandes inovações da Tesla é um mercado que foca primariamente na produção de carros elétricos, uma vez que a indústria do petróleo já não é tão acessível ou recomendável mediante as condições climáticas do planeta. 

Com isso, a Tesla enxerga um mundo em que as pessoas possam se movimentar em carros que se dirigem por conta própria, e que pessoas que possuam carros possam disponibilizar seu veículo como táxis enquanto eles não estão utilizando eles. 

2. Aeroespacial

Segundo Elon Musk, os seres humanos necessitam conseguir se adaptar às difíceis condições de sobrevivência em Marte para proteger a existência da espécie. A longo prazo, Musk pretende, por meio da Space X, enviar 1 milhão de pessoas para Marte em 2050. 

Com isso, ele precisa superar alguns desafios que serão inovações grandiosas para a indústria aeroespacial, como a reutilização de tecnologia de foguetes, a capacidade de abastecer foguetes ainda em órbita e ser capaz de produzir o tipo certo de propulsante direto de Marte

3. Telecomunicação

Por meio da SpaceX e do lançamento de satélites, Musk pretende criar uma rede que cobre o mundo todo, chegando até mesmo nas partes mais remotas do planeta, proporcionando internet banda larga a partir de sua órbita. Juntamente com isso, a Space X deverá trabalhar em um “plano de retomada” dos satélites, para garantir que o problema do lixo espacial não se agrave. 

4. Energia

Com a crise energética atual, incluindo a produção de carvão atingindo seu limite, a produção fóssil em escassez e a produção de energia nuclear estagnada, sem falar em toda a problemática envolvendo as condições climáticas e a constante demanda por energia, parece um ótimo momento para desenvolver as tecnologias de captação de energia solar. 

A ideia de Musk é fundir as tecnologias já existentes de captação de energia solar com a tecnologia de produção de suas baterias de armazenamento da Tesla para conseguir fazer com que uma pequena área possa fornecer energia elétrica para abastecer todos os Estados Unidos.

5. Transporte 

No centro de toda a pauta para inovação no transporte, está o Hyperloop. Segundo definição do próprio idealizador o Hyperloop seria a quinta evolução do transporte, depois de carros, barcos, trens e aviões. Ele seria a fusão de um avião supersônico, com um trem-bala com uma mesa de hockey aéreo. 

Ele funcionará como uma cápsula que viajará em um tubo de baixa pressão enquanto é impulsionado por um acelerador linear magnético. Dessa forma, poderá reduzir bastante o atrito com o ar. Poderá-se, então, viajar 30 minutos em uma viagem que normalmente duraria 6 horas. 

6. Infraestrutura

Irritado com o trânsito intenso de carros, Elon decidiu investir em infraestrutura para criar redes de túneis mais baratos e eficazes. Afinal, o maior problema dos túneis é o alto custo de investimento em sua criação. Para isso, ele reduzirá o tamanho do diâmetro de cada túnel. Os túneis tradicionais devem ter espaço para que os gases que são produzidos na combustão dos motores se dissipem, o que não é o caso de Musk, que pretende fazer circular apenas veículos elétricos em seu interior. 

A terra retirada para a construção do túnel será transformada em tijolos e distribuídos por um baixo custo ou gratuitamente para projetos de construção de moradias populares. 

7. Inteligência Artificial

Um fato é: Elon Musk está convencido de que a inteligência artificial será a causa mais provável da próxima grande guerra mundial. Mesmo assim, em 2015, ele investiu em um projeto chamado OpenAI que visa o fortalecimento da pesquisa em Inteligência Artificial.

A missão de tal projeto é garantir que a inteligência artificial seja desenvolvida para que ela beneficie todas as pessoas. Assim, o projeto é uma tentativa de desenvolver uma tecnologia segura de inteligência artificial e, ao mesmo tempo, tornar público o conhecimento acerca da ameaça que essa tecnologia pode vir a oferecer um dia. Além disso, ele também está investindo em um fundo de proteção caso a humanidade se torne incapaz de se salvar da inteligência artificial.

8. Saúde

O projeto Neuralink de Musk visa a construção de um chip que seja uma interface entre o cérebro humano e o computador. Apesar das inúmeras aplicações que isso pode ter, a mais próxima atualmente seriam as implementadas para a área da saúde. 

Tal chip conectado ao cérebro daria uma melhor compreensão e monitoramento da atividade cerebral e corporal da pessoa, ajudando quem sofre de AVC, neurodegeneração, câncer, danos na coluna vertebral, amputações, etc. Assim, seriam poupados anos de fisioterapia e terapia intensiva, além de que, em alguns casos, a própria cirurgia poderia ser evitada. 

Qual a relação entre Elon Musk e a Máfia do Paypal?

A Máfia do PayPal é como ficou conhecido o grupo de pessoas que ajudaram a formar o PayPal e que, posteriormente, impactaram o mundo com outras empresas de tecnologias. Mesmo saindo da PayPal, posteriormente, eles ainda continuaram com contato e formaram vínculos, da onde saiu empresas como Yelp, YouTube e LinkedIn. Desse grupo, seis membros ficaram bilionários, entre eles, Elon Musk. 

Foi a partir da venda do PayPal para a eBay que Elon Musk adquiriu toda sua fortuna para investir na construção da SpaceX e da Tesla Motors, dando o pontapé inicial em um patrimônio líquido que hoje é o maior do mundo. 

Qual a relação do Elon Musk com o Twitter?

Assim como o próprio Elon Musk definiu, “O Twitter é uma zona de guerra. Se alguém entrar com tudo na zona de guerra, é tipo, você está na arena. Vamos lá.” De fato, o empreendedor é muito ativo em sua conta no Twitter, que é onde há maior interação dele com o público. Assim como ele twittou uma vez:

“Meu Twitter não faz nenhum sentido a partir desse ponto.”

De certa forma, ele está certo. Em meio a memes, piadas e trocadilhos, tweets que impactam o mercado financeiro e as ações de suas empresas são postados. Desse modo, a relação de Elon Musk com o Twitter já rendeu momentos cômicos, curiosos, estranhos e, acima de tudo, polêmicos para a carreira do magnata. 

Um exemplo foi quando Musk simplesmente deu sua opinião de que, na opinião dele, “as ações na Tesla estavam muito altas”. 

Como resultado, em pouco tempo, 14 bilhões de dólares em ações haviam desaparecido e 3 bilhões da participação do próprio Musk foram retirados, uma vez que seus investidores o haviam deixado.

Em outra ocasião, ele foi processado pela Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos da América, a agência que regula os mercados financeiros, por espalhar rumores e informações falsas. 

No tweet, ele diz que o apoio dos investidores está confirmado para um acordo de abertura de capital da Tesla, dependendo apenas do voto dos acionistas. Segundo a Comissão, ele não estava falando a verdade.

Além dos tweets polêmicos que envolveram questões legais e movimentações no mercado financeiro, Elon Musk também postou diversos conteúdos com humor controverso, como esse em que ele sugere “detonar Marte” com armas nucleares em seus pólos para aquecer o planeta:

Alguns inclusive deixaram todas as pessoas usuárias do site um pouco confusas, por não compreenderem muito bem o que está havendo:

No meme, ele deixa a entender que guardas da área 51 estão perseguindo-o por ele saber segredos grandes do Estado acerca do porquê que os Estados Unidos não usam o sistema métrico como todos os demais países industrializados, optando pela unidade inglesa de medida. Além disso, ele implica que esses segredos são muito perigosos para serem revelados. Por qual motivo? Não se sabe. 

De qualquer forma, em um mundo tão sério quanto o da tecnologia, Elon Musk faz sucesso em suas redes sociais. Diversas pessoas o seguem para conferir o que dirá a seguir, que pode ser algo que desestabilizará o mercado de ações ou de criptomoedas, ou apenas um meme relacionado a inteligência artificial ou Marte. 

Elon Musk e as criptomoedas: ele realmente consegue manipular o mercado?

Outro assunto que Elon Musk costuma twittar com frequência é sobre a nova tendência digital, as criptomoedas. Parece haver uma ligação entre as informações que Musk publica em suas redes com a variação de moedas como Bitcoin e Dogecoin, afetando grandemente pessoas investidoras

Isso inclusive faz com que sejam levantadas dúvidas acerca do quão estável é o mercado, uma vez que uma única pessoa consegue influenciar expressivamente no valor das moedas. 

A Tesla, anteriormente, aceitava bitcoins como pagamento. No entanto, em Maio de 2021, Elon Musk twittou que a empresa passaria a não aceitar mais devido a preocupações com o meio ambiente por conta do alto consumo de energia que a mineração de Bitcoin exigia. Como resultado, o valor do bitcoin caiu 15%.

Uma vez, o magnata colocou “#bitcoin” em sua bio no Twitter, e logo em seguida a moeda valorizou quase 7%. Apesar de não haver como provar que foi por esse motivo, muitas pessoas associam essa menção com a valorização da criptomoeda.

Elon Musk coloca #bitcoin na bio

Depois disso, Musk twittou uma série de conteúdos variáveis, como opiniões, memes, etc. causando uma flutuação no valor da moeda. 

Gráfico de como Elon Musk impacta os valores do bitcoin
Fonte: Recode by Vox

Outras moedas foram impactadas pela movimentação do magnata nas redes. Uma delas foi a moeda Dogecoin, criada em homenagem a um famoso meme de um cachorro — Doge vem da escrita incorreta de Dog, cachorro em inglês.

dogecoin

Musk fez com que a moeda baseada no meme subisse 30% ao twittar que estava trabalhando com as pessoas desenvolvedoras da moeda para melhorar a eficiência dela. 

5 Curiosidades sobre Elon Musk

Até aqui, conhecemos muito sobre Elon Musk, como sua história, suas empresas, sua fortuna, sua família… Para fechar, vamos conhecer agora algumas curiosidades sobre sua vida e sua personalidade. Confira:

1. O Salário de Elon Musk na Tesla

Durante o ano de 2014, Elon Musk recusou qualquer pagamento da Tesla, apesar de seu cargo como CEO da empresa. Foi oferecido a ele um salário de 35 mil dólares ao mês, mas ele pediu para que fosse pago apenas 1 dólar. Outros CEOs no Vale do Silício têm o salário de um dólar, como Sergey Brin e Larry Page, da Google. 

2. Ele foi (aparentemente) a inspiração para o Homem de Ferro

Elon Musk em Homem de Ferro 2

A versão cinematográfica do herói representada por Robert Downey Jr. pode ter sido inspirada em Elon Musk. Ele inclusive fez uma pequena aparição no segundo filme da série, Homem de Ferro 2, assim como as instalações da SpaceX foram utilizadas como cenário para algumas cenas. 

3. Ele quase morreu de Malária nos anos 2000

Descrita como uma experiência de quase morte, Musk se contaminou com a doença da Malária enquanto visitava o Brasil e a África do Sul. “Suas férias vão matar você!”, ele brinca.  

4. Ele comprou o carro do 007

Carro 007 — Lotus Esprit

Muito famoso por conta do filme “007: O espião que me amava” de 1977, o carro Lotus Esprit — que se transformava em um submarino — foi comprado por Elon Musk em um leilão por 866 mil dólares. 

5. Jogo do Elon Musk de 12 anos de idade

Blastar, jogo de Elon Musk aos 12 anos

Lembra de quando falamos aqui que o jovem Elon Musk ficou dias a fio acordado para fazer o código de um jogo em BASIC e vendeu-o para a PC and Office Technology Magazine? Graças a uma ajudinha da internet, é possível jogar seu jogo, Blastar!

Sua missão, como única nave espacial, é destruir a frota invasora alienígena. O jogo é uma mistura de Space Invaders com Asteroid. Vale a pena conferir! 

Nesse texto, conhecemos um pouco sobre a vida e a carreira de uma das maiores personalidades da área de tecnologia da atualidade, Elon Musk. Apesar de todas as polêmicas e ressalvas que a comunidade científica tem em relação a ele, é inegável sua influência e sua participação na construção dos caminhos para o futuro. 

Mesmo com seu jeito excêntrico e suas atividades peculiares nas redes sociais, o empreendedor conquistou muita gente e continua revolucionando diversos ramos na indústria tecnológica. Quais serão os próximos passos de Musk? Pode não ser muito certo, dada sua alta imprevisibilidade, mas, de certo, será interessante. 

O que achou de conhecer sobre Elon Musk? Veja agora a história de sucesso de 10 startups e como elas fizeram para dominar o mercado!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar