Quando estamos abrindo uma empresa, nos preparando para assumir um cargo de liderança ou até mesmo já nessa área há algum tempo, é comum precisarmos de um pouco de inspiração. O lado bom de estarmos em uma sociedade interconectada é que diversas pessoas já passaram pela mesma situação e deixaram sua experiência para contar história. É por isso que as frases de liderança carregam tanta sabedoria, afinal, é a vida, trabalho e experiência de outras pessoas sendo contadas. 

Por conta disso, fizemos uma seleção das melhores frases que são relacionadas à liderança, para que você possa se motivar, inspirar e construir sua própria trajetória e experiência. Confira, abaixo, as 40 melhores frases de liderança!

As 40 frases de liderança mais impactantes

Frases de liderança
As 40 melhores frases de liderança para inspirar você!

1. “Quem nunca aprendeu a obedecer jamais poderá se tornar um bom comandante”

  • Quem falou isso: Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga. 
  • O que quer dizer: Começando pelos clássicos, o grande Aristóteles já colocava uma importante aprendizagem: liderar e ser liderado são dois lados da mesma moeda. Só conseguirá saber como liderar a pessoa que já tenha passado pela experiência de ser liderada — e que tenha sido boa nisso! 

2. “Um soberano deve punir com cautela e recompensar prontamente.”

  • Quem falou isso: Ovídio, poeta romano
  • O que quer dizer: Outra sabedoria clássica, Ovídio está falando sobre a liderança de uma nação, mas que com certeza pode servir para qualquer liderança. Uma pessoa líder que não mede esforços para recompensar quando há acertos, enquanto pune com justiça e cautela quando há erros, corre menores riscos de ser temida e odiada. Uma liderança amada é uma liderança forte e duradoura. 

3. “Enquanto visamos o próximo século, líderes serão aqueles que empoderarão outros”

  • Quem falou isso: Bill Gates, empresário e fundador da Microsoft.
  • O que quer dizer: Gates afirma que, para sermos capazes de focar no desenvolvimento e no futuro, precisaremos de mais pessoas líderes. E para isso, a liderança deve ser aquela que empodera e cria outra liderança.

4. “Liderança é a arte de fazer com que uma pessoa faça o que você quer porque ela quer fazer isso.”

  • Quem falou isso: Dwight D. Eisenhower, general e ex-presidente dos Estados Unidos da América. 
  • O que quer dizer: Apesar de muitas pessoas interpretarem essa frase como manipulação, afinal, é fazer outra pessoa fazer o que você quer, ela está falando verdadeiramente sobre compartilhamento de visão. A partir do momento que a liderança empodera sua equipe e ela passa a enxergar a situação como a liderança, ela vai querer fazer o que deve ser feito exatamente por compreender sua necessidade. 

5. “A melhor escolha é liderar por trás e colocar outras pessoas na frente, especialmente quando você comemora as coisas boas que acontecem. Você toma a dianteira quando há perigo. Dessa forma, as pessoas vão apreciar sua liderança.”

  • Quem falou isso: Nelson Mandela, advogado, líder e ex-presidente da África do Sul. 
  • O que quer dizer: Uma lição importante sobre a liderança é que ninguém faz nada sozinho. Como líder, você não deve tomar a frente e, posteriormente, receber todo o crédito por isso. Ao contrário, se você só toma a frente quando necessário e celebra as conquistas de sua equipe, haverá maiores chances da sua equipe apreciar seu trabalho.

6. “O que você faz tem mais impacto do que o que você diz”

  • Quem falou isso: Stephen Covey, escritor.
  • O que quer dizer: Uma liderança que somente fala, delega tarefas e nunca bota a mão na massa terá menos impacto do que uma que está trabalhando lado a lado com as pessoas de sua equipe. 

7. “Você não precisa de um título para agir como líder.”

  • Quem falou isso: Desconhecido/Muitas atribuições.
  • O que quer dizer: Muitas pessoas acreditam que devem começar a desempenhar um papel de liderança quando se tornarem líderes propriamente. No entanto, as verdadeiras lideranças começam antes mesmo de terem um título. Primeiro, é necessário aprender a liderar a si para conseguir liderar outras pessoas. 

8. “O segredo para uma liderança bem sucedida atualmente é influência, e não autoridade.”

  • Quem falou isso: Kenneth Blanchard, escritor e consultor de negócios. 
  • O que quer dizer: Muito se acredita que liderar é sobre ter autoridade sobre outras pessoas. No entanto, é sobre influenciar, ou seja, ser capaz de fazer com que haja espaço de crescimento e desenvolvimento para outras pessoas, incentivando e motivando-as nesse caminho. 

9. “Se uma pessoa tiver sorte, uma fantasia solitária pode transformar um milhão de realidades.”

  • Quem falou isso: Maya Angelou, escritora e poetisa
  • O que quer dizer: Angelou aponta para o fato de que nós somos apenas uma pessoa, mas que nosso sucesso pode impactar no sucesso de mais pessoas ao longo da nossa vida. A gente só precisa sonhar e nos manter firmes nessa fantasia. 

10. “No quesito de estilo, vá com a correnteza. No quesito de princípios, fique firme como uma rocha”.  

  • Quem falou isso: Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos da América. 
  • O que quer dizer: Uma pessoa líder deve ser capaz de se adaptar às mudanças e mudar seu estilo quando lhe convém. No entanto, seus valores, missão e princípios devem se manter idênticos e guiá-la sempre quando necessário. É um bom mantra para uma liderança situacional

11. “Lidere e inspire pessoas. Não tente manipular ou gerenciá-las. Inventários podem ser gerenciados, mas pessoas devem ser lideradas.”

  • Quem falou isso: Ross Perot, empresário e político. 
  • O que quer dizer: É uma lição importante. Pessoas devem ser vistas como pessoas, e não como números. Elas têm necessidades, sonhos, expectativas e tudo isso deve ser levado em consideração. Um grande erro é lidar com pessoas da mesma forma com a qual você lida com resultados. Isso, inclusive, é um dos fatores que separa uma boa liderança de uma chefia autoritária. 

12. “Liderança e aprendizagem são indispensáveis uma para a outra.”

  • Quem falou isso: John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos da América. 
  • O que quer dizer: A pessoa na liderança nunca deve deixar de continuar se aprimorando e aprendendo. A aprendizagem é o que fará com que consiga ir cada vez mais longe. 

13. “Nunca dê uma ordem que não possa ser obedecida.”

  • Quem falou isso: Douglas MacArthur, militar. 
  • O que quer dizer: Devemos conhecer nossos limites, os limites das outras pessoas e a exigência das tarefas. Ao atribuir uma tarefa impossível de ser cumprida (muitas vezes apenas para transferir a responsabilidade dela para outra pessoa), estamos correndo o risco de sobrecarregar e desmotivar outra pessoa. 

14. “Ninguém é bom o suficiente para governar outra pessoa sem o consentimento desta.”

  • Quem falou isso: Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos da América;
  • O que quer dizer: Nenhuma pessoa líder será de fato líder se não tiver o respeito e o reconhecimento de sua equipe. Dessa forma, é importante sempre ter o consentimento das pessoas ao seu redor. 

15. “Fazer coisas grandiosas é difícil, mas comandar grandes feitos é ainda mais.”

  • Quem falou isso: Friedrich Nietzsche, filósofo alemão. 
  • O que quer dizer: Devemos ter ciência de que a arte de liderar não é algo fácil. Sempre queremos fazer coisas grandiosas, mas, talvez, o verdadeiro desafio seja fazer com que outras pessoas consigam fazer coisas grandiosas sob nossa liderança. 

16. “Um líder covarde é um dos tipos de pessoas mais perigosas que há.”

  • Quem falou isso: Stephen King, escritor.
  • O que quer dizer: Uma pessoa que está a frente de outras pessoas não responde só por ela, mas sim por um grupo de pessoas. Se essa pessoa não tiver atitudes que sejam consistentes e incisivas, isso pode custar bastante caro. Logo, uma pessoa “corajosa” para King possivelmente é uma que tem atitude e capacidade de entrar em ação quando necessário. 

17. “O melhor dos líderes é aquele que as pessoas mal sabem que existe. Quando seu trabalho está feito e seu objetivo cumprido, as outras pessoas dirão: nós fizemos isso nós mesmas!”

  • Quem falou isso: Lao Tzu, filósofo da China antiga. 
  • O que quer dizer: Uma frase que representa bem uma liderança liberal ou laissez-faire. Ela significa empoderar tanto a equipe que elas acreditem que grande parte do resultado seja resultado unicamente do esforço delas. Isso fará com que se motivem e acreditem mais nelas mesmas. 

18. “Um líder é um comerciante de esperança.”

  • Quem falou isso: Napoleão Bonaparte, líder militar. 
  • O que quer dizer: Ser líder é estar sempre disponível a negociar em prol da esperança: esperança de sua equipe, esperança de resultados e esperança de sucesso. Então, grande parte de seu trabalho é influenciar e inspirar pessoas a acreditarem mais em si mesmas e em seu trabalho. 

19. “Minha definição de liderança é: a capacidade e a vontade de agrupar homens e mulheres em prol de um propósito comum e de uma pessoa capaz de inspirar confiança.”

  • Quem falou isso: Bernard Montgomery, militar. 
  • O que quer dizer: A definição de liderança é bastante ampla e permite contribuições de diferentes perspectivas. Para esse líder, a liderança tem a ver com a junção de pessoas que querem a mesma coisa comandadas por uma pessoa que tem como característica a personalidade de inspirar confiança. 

20. “O mito mais perigoso sobre liderança é que líderes nascem assim — que há um fator genético para a liderança. Isso é um absurdo; na verdade, o que acontece é o oposto. Líderes são criados ao invés de nascerem assim.”

  • Quem falou isso: Warren Bennis, acadêmico e escritor. 
  • O que quer dizer: Há muitas pessoas que acreditam que existem certas lideranças que são fruto de uma predisposição genética, ou seja, que são líderes desde o nascimento. No entanto, toda liderança é criada a partir de bastante estudo, motivação e esforço!

21. “Torne-se a liderança que você seguiria voluntariamente, mesmo sem título ou cargo.”

  • Quem falou isso: Brian Tracy, palestrante. 
  • O que quer dizer: Parte do sucesso de uma pessoa líder é conseguir ser a liderança que ela deseja ter, pois significa que será justa e eficiente. A partir disso, ela pode começar sua própria trajetória enquanto liderança. 

22. “Uma excelente pessoa atrai outras excelentes pessoas e sabe como mantê-las em junção.”

  • Quem falou isso: Johann Wolfgang von Goethe, escritor.
  • O que quer dizer: Uma habilidade interessante para toda liderança é saber reconhecer quando está diante de uma pessoa que é excepcional. Outra habilidade importante é saber atraí-la e fazer com que ela se interesse pelo objetivo em comum, criando uma equipe excepcional. É uma boa frase para lideranças democráticas

23. “(…) A função de uma liderança é produzir mais líderes e não mais seguidores.”

  • Quem falou isso: Ralph Nader, advogado e líder político. 
  • O que quer dizer: A liderança deve focar em empoderar sua equipe e guiá-la rumo ao aprimoramento. Em vez de conseguir mais pessoas seguidoras, a liderança deve se preocupar em formar mais líderes a partir de sua equipe. 

24. “Liderança é elevar a visão de uma pessoa para altos objetivos, aumentar a performance de uma pessoa para altos patamares e a construção de uma personalidade para além de suas limitações regulares.”

  • Quem falou isso: Peter Drucker, professor e escritor.
  • O que quer dizer: A liderança é uma ferramenta empoderadora, que deve ser utilizada em prol de guiar sua equipe a ser sua melhor versão.  

25. “Liderança é a capacidade de traduzir visão em realidade.”

  • Quem falou isso: Warren Bennis, acadêmico e escritor. 
  • O que quer dizer: Para uma pessoa líder ser bem sucedida, ela deve ser capaz de executar aquilo que ela enxerga. Quanto maior for sua habilidade de conversão, mais longe e mais rápido ela chegará em seu objetivo. 

26. “Uma boa liderança não é sobre fazer grandes falas ou ser amado, liderança é definida por resultados e não atributos.”

  • Quem falou isso: Peter Drucker, professor e escritor.
  • O que quer dizer: Drucker quis dizer com sua frase que uma pessoa líder deve mostrar mais do que somente falar. Ser uma pessoa boa e fazer ótimos discursos motivacionais podem ser habilidades úteis mas não é o que define uma pessoa líder. Uma pessoa líder é vista a partir de quão bem ela se sai, no final das contas.

27. “Qualquer um pode segurar o timão quando o mar está calmo.”

  • Quem falou isso: Publílio Sírio, escritor latino. 
  • O que quer dizer: Uma pessoa líder prova seu valor a partir dos constantes desafios que enfrenta em sua jornada. Pois, se não houver desafios, não há crescimento. 

28. “Não se define grandes líderes a partir da falta de fraquezas, mas sim a partir da presença de qualidades bem definidas.”

  • Quem falou isso: John Zenger, jornalista. 
  • O que quer dizer: A liderança erra e também é falha, afinal, ninguém é perfeito! Logo, liderança não deveria ser associada com perfeição, mas sim com as qualidades que se tem. 

29. “Não posso lhe dar a fórmula para o sucesso, mas eu posso dar a fórmula para o fracasso, que é: tente agradar todo mundo.”

  • Quem falou isso: Herbert Swope, jornalista. 
  • O que quer dizer: Liderança não é sobre manter todas as pessoas da equipe felizes e satisfeitas. É sobre fornecer todas as ferramentas e possibilidades necessárias para seu crescimento e empoderamento. Mesmo em lideranças servidoras, em que a equipe é o foco, agradar todo mundo não deve ser uma opção. 

30. “Não posso lhe dar a fórmula para o sucesso, mas eu posso dar a fórmula para o fracasso, que é: tente agradar todo mundo.”

  • Quem falou isso: Herbert Swope, jornalista. 
  • O que quer dizer: Liderança não é sobre manter todas as pessoas da equipe felizes e satisfeitas. É sobre fornecer todas as ferramentas e possibilidades necessárias para seu crescimento e empoderamento. Mesmo em lideranças servidoras, em que a equipe é o foco, agradar todo mundo não deve ser uma opção.

31. “Liderança é sobre resolver problemas. O dia em que soldados pararem de trazer problemas é o dia que você deixará de liderá-los. Isso será pois perderam a confiança na sua ajuda ou porque acreditam que você não liga. Ambos os casos são falhas de liderança.”

  • Quem falou isso: Colin Powell, político, diplomata e militar. 
  • O que quer dizer: Se você é uma pessoa líder e tem que resolver problemas constantemente, saiba que isso é parte do seu trabalho. Logo, você deve tomar cuidado ao apontar que constantemente as pessoas trazem problemas para você resolver, pois pode acabar perdendo o apoio de sua equipe.

32. “Não é o grasnar, mas sim o voo do pato selvagem que faz com que o bando alce voo para seguí-lo.”

  • Quem falou isso: Provérbio tradicional chinês
  • O que quer dizer: Como líder, não adianta falar, você deve agir para que as outras pessoas sigam seu exemplo. 

33. “Ganhe sua liderança dia após dia.”

  • Quem falou isso: Michael Jordan, empresário e ex-jogador de basquete.
  • O que quer dizer: O caminho para se tornar líder não é fácil e também não começa espontaneamente. Devemos todos os dias nos prepararmos e nos aprimorarmos para um dia conseguirmos um papel de liderança. 

34. “Nunca diga para as pessoas como elas devem fazer algo. Diga o que elas precisam fazer e elas lhe surpreenderão com sua engenhosidade.”

  • Quem falou isso: George S. Patton, militar. 
  • O que quer dizer: Muitas vezes, por sermos líderes, já conhecemos como fazer algo e acreditamos ser a melhor forma de fazer, porém outras pessoas podem oferecer soluções mais simples e eficazes, basta darmos uma chance delas mostrarem sua criatividade.

35. “O desafio da liderança é ser forte sem ser rude; ser dócil sem ser fraca; ser resiliente sem ser tirânica; ser compreensiva sem ser preguiçosa; ser humilde sem ser tímida; ser orgulhosa sem ser arrogante; ser bem humorada sem ser insensata.”

  • Quem falou isso: Jim Rohn, empreendedor. 
  • O que quer dizer: Liderar é como patinar sob um gelo muito fino. Você deve tomar certas liberdades sem ultrapassar barreiras. Desse modo, esse constante equilíbrio deve fazer parte das características de uma pessoa líder. 

36. “O líder deve ser prático e realista, ainda que deve saber dialogar com o visionário e com o idealista.”

  • Quem falou isso: Eric Hoffer, escritor.
  • O que quer dizer: A pessoa líder não pode se fechar para oportunidades, e elas estão em todos os lados. Apesar de não poder deixar seu lado criativo e imaginativo tomar conta, a pessoa líder deve ser capaz de traduzir essas ideias dessas pessoas para transformá-las em realidade. 

37. “Não siga por onde o caminho leva. Em vez disso, vá onde não há caminho e deixe uma trilha.”

  • Quem falou isso: Muriel Strode, poetisa
  • O que quer dizer: Strode traduziu bastante sobre o que é a figura da pessoa líder. Essa pessoa, ao mesmo tempo que cautelosa, deve ser aquela capaz de abrir um caminho completamente novo para guiar sua equipe. E ela deve ir na frente, mostrando o caminho e guiando. 

38. “Liderança é uma série de comportamentos e não um papel para heróis.”

  • Quem falou isso: Margaret Wheatley, professora, palestrante e escritora.
  • O que quer dizer: Liderança não é sobre ser super-herói ou super-heroína. Ao contrário, é sobre aprender a se comportar, a gerenciar, a motivar e inspirar. São habilidades e não dons que nascem com a pessoa. 

39. “Se o objetivo principal do capitão fosse preservar seu navio, ele o deixaria para sempre no porto.”

  • Quem falou isso: Tomás de Aquino, filósofo e teólogo.
  • O que quer dizer: Liderar é sobre tomar alguns riscos. Mesmo que haja probabilidade de algumas perdas, ainda assim esses riscos são necessários para que haja progresso. 

40. “Inovação é o diferencial entre líder e seguidor.”

  • Quem falou isso: Steve Jobs, ex-diretor e fundador da Apple.
  • O que quer dizer: Por fim, Jobs deixa o conselho de que ser líder é também ter uma visão voltada para a inovação e para a novidade. Afinal, a liderança também permite inovar e criar novas soluções. 

O que achou desse conjunto de citações famosas? Foi suficiente para fazer com que você se inspirasse ainda mais? Caso já seja líder, utilize a sabedoria de outras pessoas líderes famosas para deixar sua gestão ainda mais efetiva. Caso almeje ser uma pessoa líder, utilize cada palavra como um pontapé inicial para construir sua carreira. 

Agora que você já se inspirou que tal conhecer a teoria do Pipeline de Liderança?

0 Shares:
Você também pode gostar