Dentre os grandes nomes do mundo da tecnologia que acumularam grande fortuna, Bill Gates está dentre os principais.

O bilionário e magnata conhecido por revolucionar a indústria dos computadores pessoais acumulou ao longo de sua vida uma grandiosa fortuna decorrente de seu trabalho.

No entanto, ultimamente ele tem surpreendido os meios midiáticos ao apresentar como ele pretende gastar todo esse dinheiro. Se ele cumprir com o que diz, ele pode inclusive deixar o rol de pessoas bilionárias do mundo.

Tem curiosidade para saber mais sobre a fortuna do magnata? Confira então esse dossiê completo sobre Bill Gates e sua fortuna, apresentado por meio do conteúdo abaixo:

Boa leitura!

Qual é a fortuna de Bill Gates?

Atualmente (última semana de setembro de 2022, quando este texto está sendo escrito) Bill Gates está com um patrimônio de 106 Bilhões de Dólares (USD).

É pertinente alertar, no entanto, que no momento de produção desse artigo está ocorrendo grande variação da fortuna de Bill Gates. No início de Setembro de 2022, de acordo com o índice da Bloomberg, o magnata tinha como patrimônio o valor total de 115 Bilhões de Dólares. Durante as semanas seguintes esse valor despencou até os valores atuais, apresentados acima.

Bill Gates fortuna gráfico mês de Setembro 2022
Variação da fortuna de Bill Gates Setembro/2022 – Fonte: Bloomberg

O valor atual é o menor inclusive dentro do período de um ano, de acordo com o gráfico disponibilizado pelo índice de Bilionários da Bloomberg.

Gráfico bill gates fortuna 1 ano
Variação da fortuna de Bill Gates Setembro/2021 a Setembro/2022 – Fonte: Bloomberg

Bill Gates é o homem mais rico do mundo?

Não.

Atualmente, mesmo com o valor de seu patrimônio em queda, Bill Gates se mantém como a quinta pessoa mais rica do mundo, de acordo com o índice de bilionários da Bloomberg. Abaixo, você poderá conferir como está o ranking atualmente:

#1ELON MUSKTecnologia245B (USD)
#2JEFF BEZOSTecnologia138B (USD)
#3GAUTAM ADANIIndustrial135B (USD)
#4BERNARD ARNAULTConsumo127B (USD)
#5BILL GATESTecnologia106B (USD)
#6WARREN BUFFETDiverso92.4B (USD)
#7LARRY PAGETecnologia90.8B (USD)
#8SERGEY BRINTecnologia86.9B (USD)
#9STEVE BALLMERTecnologia84.7B (USD)
#10LARRY ELLISONTecnologia82.9B (USD)
Tabela retirada da plataforma Bloomberg. Set/2022

Como Bill Gates se tornou um magnata bilionário?

Bill Gates construiu sua fortuna há muito tempo atrás, após consolidar a marca Microsoft juntamente com seu amigo Paul Allen.

Isso aconteceu quando Gates abriu o capital da empresa em uma oferta pública no ano de 1986. Na época, ele era dono de 49% das ações da Microsoft, o que fez com que ele se tornasse instantaneamente um milionário.

Com a venda de ações e dividendos, em 1995 ele fundou a empresa de investimentos e holding Cascade Investiments, que fez ele se tornar a pessoa mais rica do mundo na época, com 9.2 bilhões de dólares. A empresa serve para realizar investimentos em empresas de diversos setores.

Grande parte de sua fortuna, atualmente, vem desse empreendimento. De acordo com a Bloomberg, ele recebeu mais de 56 bilhões de dólares por meio da venda de ações e dividendos da Microsoft e outras companhias. A Cascade é dona de ações em diversas companhias que também abriram o capital para oferta pública.

Atualmente, Gates tem somente 1.3% das ações da Microsoft. O bilionário deixou a diretoria da empresa em Março de 2020.

O que Bill Gates pensa sobre sua fortuna?

Desde sempre, Bill Gates não incentiva o acúmulo de recursos financeiros e, quando se tornou a pessoa mais rica do mundo, ele chegou a confessar que não gostava do título por toda a atenção que ele recebia.

De acordo com suas próprias palavras, Gates afirma:

“Money has no utility to me beyond a certain point. Its utility is entirely in building an organization and getting the resources out to the poorest in the world.”

Bill Gates

Em tradução livre:

“Para mim, dinheiro só tem utilidade até determinado ponto. Sua utilidade pode ser inteiramente resumida a construir uma organização e levar recursos para as pessoas mais pobres ao redor do mundo.”

Em uma interpretação mais literal, é possível afirmar que Gates não acredita que o dinheiro deva ficar parado nas mãos de poucas pessoas. Assim como ele já demonstrou em diversas situações, para ele, esse dinheiro deve ser usado em prol de construir projetos que vão atender às necessidades de pessoas que não tem acesso a tantos recursos.

A partir dessas palavras, é possível inferir a propensão que Gates tem à filantropia. Posteriormente, no texto, exploraremos melhor os projetos de Filantropia de Bill Gates e o quanto de sua fortuna ele destina para esse fim.

Quanto vale a fortuna de Bill Gates?

Quando lemos o valor de 106 Bilhões de Dólares, podemos não ter tanta noção da quantidade de dinheiro. Por extenso, essa quantidade ficaria:

106.000.000.000

São muitos zeros, concorda?

Convertido para reais, na atual data, o valor se torna aproximadamente 568 Bilhões de Reais!

Para se ter uma ideia, esse valor é próximo de 4,5% do valor do Produto Interno Bruto de todo o Brasil! Ou seja, uma única pessoa tem em posse quase 1/20 da produção interna de um país tão grande quanto o nosso!

De acordo com cálculos realizados a partir do quanto sua fortuna cresceu em 2020, é dito que ele chegou a faturar até 1.300 dólares POR SEGUNDO!

Além disso, se Gates gastasse 1 milhão por dia, ele demoraria até 290 anos e alguns meses para gastar todo o seu dinheiro.

De acordo com pesquisas, mais da metade das pessoas brasileiras consegue acumular um patrimônio de, no máximo, 50 mil reais. Considerando uma pessoa que tem um patrimônio equivalente a esse valor, cada 1 real gasto por ela seria equivalente a 11 milhões de reais gastos por Gates.

Além disso, outras comparações podem ser utilizadas para se referir à fortuna de Gates. Ela equivale a:

  • 1.58% da riqueza acumulada das 500 pessoas mais ricas do mundo;
  • 1,8 Milhões de quilos de ouro;
  • 1.24 Bilhões de barril de petróleo bruto;

Como Bill Gates gasta seu dinheiro?

Investimentos

Como já dissemos, Bill Gates utiliza bastante de seu patrimônio em prol de investir em mais empresas. Grande parte desses investimentos são feitos por meio da empresa controlada por ele, a Cascade Investiments LLC. No final do primeiro semestre, a carteira de investimento da Cascade Investiments era avaliada em 35 bilhões de dólares.

Os investimentos são feitos majoritariamente em:

  • Hospitalidade;
  • Hotéis e Resort (Grupo Four Seasons);
  • Linhas ferroviárias (Canadian National Railway);
  • Saneamento básico e tratamento de água (Ecolab);
  • Energia (TerraPower);
  • Entre outros.

Imobiliário

Outro setor que recebe bastante investimento da fortuna de Bill Gates é o imobiliário. O magnata investiu bastante dinheiro na construção e aquisição de seus imóveis.

A casa de Bill Gates principal se chama Xanadu 2.0 (uma referência à mansão do filme Cidadão Kane):

Casa de Bill Gates, Xanadu 2.0

A propriedade tem aproximadamente 6130 metros quadrados e fica de frente para o lago Washington. A casa se localiza no Estado de Washington, em Medina. O estilo arquitetônico da casa é o Pacific Lodge e é bastante realçada por toda a tecnologia que comanda todos os cômodos da casa. Xanadu 2.0 tem 24 banheiros, 6 cozinhas e 6 lareiras, para além de uma biblioteca particular. O valor da casa foi estimado em 131 milhões de dólares recentemente.

Além de sua residência principal, Gates também começou a investir em propriedades na Flórida, na cidade conhecida como a capital mundial do hipismo, Wellington. Ao final de 2016, ele tinha 5 propriedades avaliadas em quase 36 milhões de dólares. Adicionalmente, ele comprou também uma fazenda de cavalos, muito por consideração a sua filha Jennifer Gates, que é uma amazona (praticante de hipismo) que ganhou diversos prêmios e que também é casada com um cavaleiro. No total, suas compras combinadas chegaram a quase 60 milhões de dólares.

Segundo boatos, Gates seria dono também de um ilha privada chamada Grand Bogue Caye, na costa do Belize, um país da América Central. Aparentemente, ele teria pago por volta de 25 milhões de dólares por essa ilha.

Ilha de Bill Gates

Veículos

Bill Gates também investe bastante em sua mobilidade. Como um grande fã de Porsches, Gates adquiriu uma grande quantidade de automóveis da marca, como por exemplo:

  • Porsche 911 (vendido em 2012 por 80.000 dólares;
  • Porsche 930 Turbo;
  • Porsche Taycan;
  • Porsche 959;

Esse último é dito como sendo muito raro, tendo somente poucas unidades disponíveis (por volta de 337).

Porsche 959, parte da fortuna de bill gates

Além dos Porsches, dizem que Gates também é dono de carros como Jaguar XJ6 e Ferrari 348. Porém, aparentemente, esses carros são mais para a coleção particular do magnata. Segundo entrevistas, para passeios habituais, ele usa carros mais comuns, como Mercedes ou uma Minivan (para levar toda a família).

Outros veículos que Gates supostamente é dono são dois Bombardier BD 700 Global Express, jatos fornecidos por uma das empresas que tem relações com a Cascade Investiments.

Bombardier Global Express

Colecionáveis

Bill Gates é um grande colecionador e arrematou itens bastante raros e interessantes para sua coleção particular.

O principal deles foi adquirido em leilão em 1994. O raro item foi um manuscrito original de Leonardo da Vinci do Codex Leicester, conhecido por ser uma reunião de anotações científicas dessa famosa personalidade histórica. O manuscrito foi adquirido por aproximadamente 30 milhões de dólares na época, equivalendo a 56 milhões de dólares atualmente. O artigo leva o título de quinto livro mais caro já vendido.

Codex Leicester Da Vinci

Além desse item em questão, Gates também adquiriu uma quantidade considerável de pinturas e obras artísticas raras, todas precificadas na casa dos milhões de dólares. Uma delas é o Lost on the Grand Banks, de Winslow Homer, adquirida por 36 milhões de dólares.

Lost on the Grand Banks Winslow Homer

Filantropia

Por fim, mas não menos importante, temos o investimento de Bill Gates na Filantropia. É seguro afirmar que, de todas as áreas citadas até então, essa é a que Gates mais dedica seu tempo e recursos.

Logo Fundação Bill e Melinda

Bill e sua ex-esposa, Melinda, fundaram juntos no ano de 2000 a Bill & Melinda Gates Foundation, a atualmente segunda maior instituição organizacional de caridade do mundo. O projeto, ao final de 2021, já havia direcionado um total de 65.6 Bilhões de dólares desde sua criação para projetos nas áreas mais diversas possíveis, atuando diretamente em questões humanitárias relevantes, como erradicação de doenças, melhorias na educação, criação de oportunidades e inserção de saneamento básico em zonas mais carentes.

Durante a pandemia do coronavírus, a fundação de Gates e Melinda financiaram diversas pesquisas de vacinas e na compra de equipamentos de segurança e testagem, auxiliando o mundo no combate ao vírus. Inclusive, durante os anos mais afetados pela pandemia, a fundação injetou mais dinheiro que governos inteiros, incluindo o dos Estados Unidos da América. Ao total, segundo dados da OMS, foram 751 milhões de dólares doados pela instituição de Melinda e Gates.

Além disso, Gates se envolveu em outra instituição de filantropia comandada por ele, sua ex-esposa e outro grande magnata, Warren Buffet, conhecida como The Giving Pledge. Essa instituição tem como objetivo firmar um acordo que convida as pessoas mais ricas do mundo a doarem a maior parte de suas fortunas para instituições de caridade durante vida ou após ela. Logo, quem assinar esse tratado, estará se propondo a cumprir com esse objetivo e deverá movimentar-se para garantir que seja cumprido.

Bill Gates vai doar todo seu dinheiro?

De acordo com o próprio Bill Gates, seu objetivo é conseguir doar toda sua fortuna até o fim de sua vida para a Bill & Melinda Gates Foundation.

Ele fez esse anúncio ao mesmo tempo que anunciou uma doação de 20 bilhões de dólares diretamente de seu patrimônio para a fundação em questão. O anúncio foi feito em Julho de 2022 via Twitter.

A intenção por trás dessa generosa doação é, como propôs, aumentar o orçamento anual da fundação para utilização em projetos. Atualmente, a fundação tem 6 bilhões de dólares de orçamento disponíveis para serem aplicados em projetos. A ideia é que, até 2026, esse orçamento se torne 9 bilhões de dólares.

Ao final, ele anunciou que estaria doando todo seu dinheiro até o final de sua vida: “Em relação ao futuro, eu planejo doar virtualmente toda minha fortuna à fundação. (Com essa decisão,) Eu vou descer e eventualmente sair da lista das pessoas mais ricas do mundo.

O fio no Twitter pode ser acompanhado aqui: https://twitter.com/BillGates/status/1547235392721629185?ref_src=twsrc%5Etfw

É importante, no entanto, ter noção de que não é tão simples doar toda sua fortuna, uma vez que ela se reestabelece rapidamente, a depender do mercado financeiro. Assim, pode ser um desafio para Gates conseguir alcançar seu objetivo.

Quanto Bill Gates já doou?

Considerando Bill e Melinda juntos durante todo o tempo de fundação e desenvolvimento da fundação deles, eles doaram na totalidade 50 bilhões de dólares desde 1994 (quando começaram no ramo). Em 2019, sozinho, Gates doou 519 milhões de dólares. Recentemente, como dito no tópico anterior, ele se propôs a doar 20 bilhões de dólares (sua maior doação até então), mesmo com isso impactando grandemente em seu patrimônio.

Desafio: será que você é capaz de gastar toda a fortuna de Bill Gates?

Você é uma pessoa boa em gastar dinheiro e acredita que seria capaz de gastar toda a fortuna de Bill Gates?

Pois então, um site da internet criou um mini-jogo em que são disponibilizados diversos produtos para compra. Você terá a fortuna de Bill Gates para gastar. É possível comprar desde produtos mais baratos (como um lanche ou refrigerante), até artigos de luxo, como cruzeiros e times de basquetebol.

Bill Gates fortuna jogo
Você consegue gastar toda a fortuna de Bill Gates?

Tente a sorte e veja como pode ser uma tarefa um pouco mais complicada do que se parece!

Esse jogo é interessante para demonstrar o tamanho do poder aquisitivo da fortuna de Gates traduzido diretamente em objetos.

Como vimos, a fortuna de Bill Gates é uma das maiores do mundo. Ele conseguiu sua fortuna a partir da criação de uma das maiores empresas de software do mundo, a Microsoft, famosa pelo sistema operacional Windows, que está presente na grande parte dos computadores pessoais.

O que achou de conhecer mais sobre esse tema? Agora, você pode conhecer a fortuna de outro magnata, aquele que lidera o ranking das pessoas mais ricas do mundo. Saiba quanto vale a fortuna de Elon Musk!

0 Shares:
Você também pode gostar