Não somente vive de trabalho o fundador e CEO da Tesla, Elon Musk. Para além de sua carreira e atuação na área de tecnologia, o empreendedor já deixou explícito que, nas horas vagas, gosta de fazer atividades simples e passar tempo com seus filhos. 

Ao longo dessas últimas duas décadas, Musk — que agora tem 50 anos — teve filhos em dois diferentes relacionamentos. Apesar de ser o homem mais rico do mundo, seus filhos não são muito expostos na mídia, com exceção de seu último filho, que viralizou nas redes sociais. 

Vamos conhecer então um pouco mais sobre os filhos de Elon Musk, quantas são, quem são e o que se sabe sobre eles? Confira abaixo um pouco do conteúdo apresentado nesse texto: 

Quantos filhos Elon Musk tem?

Até o presente momento de escrita deste texto, Elon Musk teve oito filhos, em dois relacionamentos distintos. No entanto, um deles faleceu quando ainda era um bebê. 

Quem são os filhos de Elon Musk?

1 – Nevada Alexander Musk

Nevada Alexander Musk nasceu em 2002 e é conhecido por ser o primogênito de Elon Musk, enquanto este ainda estava em seu casamento com a autora Justine Wilson. Seu nascimento foi em um período muito positivo da carreira de Musk, afinal, foi quando a SpaceX estava dando seus primeiros passos rumo à empresa que é atualmente e a PayPal estava para ser comprada pela eBay por 1.5 bilhão — montante que permitiria que Musk tornasse CEO da Tesla,e consequentemente, fosse o homem mais rico do mundo.  

Enquanto a negociação estava acontecendo, Nevada era recém nascido e estava em suas primeiras semanas de vida. Quando tinha 10 meses de vida, Nevada foi deixado para dormir e, posteriormente, seus pais notaram que não estava respirando. Mesmo com a ajuda dos paramédicos, não foi possível salvá-lo, pois ele já estava há muito tempo sem oxigênio. Nevada ficou ainda 3 dias internado, sendo sustentado por aparelhos. 

Foi um momento muito difícil tanto para Elon quanto para Justine, que viveram o luto de maneiras distintas. 

Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL)

A condição que acometeu Nevada se chama Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Nessa síndrome, ocorre a morte súbita de uma criança entre os 2 meses e 1 ano de idade, com maior incidência entre os 2 e os 4 meses. Essa é a maior causa de morte nessa faixa etária. Apesar de pesquisas e estudos, a causa para essa síndrome ainda é desconhecida. 

2 e 3 – Griffin e Xavier Musk

Logo após a morte de Nevada, Elon e Justine decidiram que queriam ter outro filho imediatamente. Com ajuda da fertilização in vitro, em 2004, Justine dá a luz a outros dois filhos gêmeos: Griffin e Xavier Musk.

Justine Wilson, Elon Musk e seus filhos Griffin e Xavier

Nascidos no dia 15 de abril de 2004, os gêmeos Griffin e Xavier Musk estão, atualmente, com 17 anos. Não se sabe muito sobre a vida pessoal de ambos, afinal, eles não estão ativos nas redes sociais. Também não se sabe qual será o destino profissional, acadêmico ou a carreira de ambos, tendo em vista que é esperado que estejam cursando o ensino médio neste momento. 

Entretanto, é provável que ambos iniciem suas carreiras em algumas das empresas dirigidas por seu pai. 

4, 5 e 6 – Kai, Saxon e Damian Musk

Dois anos depois, em 2005, Justine Wilson engravidou novamente com a ajuda da fertilização in vitro. Dessa vez, ela estava grávida de trigêmeos!

Musk e seus filhos, os gêmeos e os trigêmeos

No dia 1 de Janeiro de 2006, nasceram então os trigêmeos Kai, Saxon e Damian Musk. Atualmente, todos eles estão com 15 anos de idade e também não estão ativos nas redes sociais. Dessa forma, também não há muita informação sobre a vida particular de cada um deles. 

Musk e seus filhos em passeio recente
Elon Musk em passeio recente com os filhos e a até então namorada Grimes. 

7 – X Æ A-Xii

Elon e Justine terminaram seu relacionamento em 2008. Depois disso, Musk se casou mais algumas vezes (com a mesma pessoa) e passou por alguns outros relacionamentos. No entanto, nenhum desses relacionamentos geraram filhos ou filhas, até seu mais recente relacionamento, com a cantora canadense Grimes. Em janeiro de 2020, ela revelou ao mundo que estava grávida de X Æ A-Xii, outro menino, filho de Elon Musk. 

Originalmente, o nome era X Æ A-12, sofrendo alteração algumas semanas depois para X Æ A-Xii por questões legais do Estado da Califórnia. A criança, atualmente, está com quase 2 anos de idade. 

Por conta do curioso “nome”, X Æ A-Xii viralizou na internet e, por conta disso, há mais registros dele na internet do que de seus irmãos. Recentemente, ele chegou inclusive a aparecer em uma conferência de apresentação da espaçonave Starship do pai, saudando os participantes e fazendo pequenos comentários sobre o vídeo. 

Musk inclusive postou uma foto de seu filho usando um filtro com diversas tatuagens no rosto:

Filho mais novo de Elon Musk

O que significa X Æ A-Xii?

Grimes twittou acerca do nome do filho, explicando às pessoas usuárias que a seguem qual seria o significado e o motivo para a escolha do nome:

Segundo a cantora, X seria a variável desconhecida, Æ seria a escrita élfica para “Ai” — Amor em japonês e, também, inteligência artificial. Em relação à parte final do nome, A-12 refere-se à aeronave Lockheed A-12, avião que não tem armas nem defesas, sendo forte em batalha sem ser violenta. “A” também seria relacionado a Archangel, a música preferida dela. 

Em um tweet de resposta, Musk fez uma pequena correção, dizendo que Grimes errou o nome da aeronave preferida deles, que veio depois da A-12. Ao invés de SR-17, seria SR-71 (em referência à SR-71 Blackbird):

A internet rapidamente estranhou o nome tão diferente e não perdoou. Nas respostas ao tweet de Grimes, as pessoas que são fãs surgiram com diversos memes, brincando com o fato de que tanto Grimes quanto Musk flertam com a área de tecnologia voltada à inteligência artificial: 

“A enfermeira quando Elon e Grimes disseram qual era o nome do filho deles”

Como pronunciar X Æ A-Xii?

Segundo o próprio Musk afirmou em entrevista, X Æ A-Xii é pronunciado da seguinte forma:

X: é o nome da letra “X”, pronunciada na língua inglesa. Em português, a sonoridade equivale a “équis”.

Æ: Se pronuncia “Ash”, com a pronúncia americana. Passando para a pronúncia do português brasileiro, fica algo como “éch”. 

A-Xii: Na realidade, A-12. Tanto a letra, quanto o número se lêem de forma literal no inglês (a twelve). Porém, na pronúncia do português brasileiro, seria algo como “ei tuélv”. 

8 – Exa Dark Sideræl Musk, ou “Y”

Grimes e Musk tiveram o seu segundo filho no final de 2021. A menina Exa Dark Sideræl Musk, ou “Y”, como foi apelidada, foi gerada em uma barriga de aluguel.

A opção pela gestação, segundo informações, ocorreu para poupar Grimes de passar por todo o processo da gestação. Segundo a cantora, ela teve desmaios quando ficou grávida de “X”.

Já o nome, digamos, fora do padrão, mais uma vez, chamou a atenção.

Segundo Grimes, Exa vem de “Exaflops” (em que “Exa” é a ordem de grandeza de 10 elevada à 18ª potência). Já “Dark”, do inglês, pode ser “obscuro” e Sideræl ((pronúncia: sai-dir-i-el)) tem relação com o “verdadeiro tempo do universo, espaço-tempo profundo, não nosso tempo na Terra”

Os filhos de Elon Musk foram educados pelo YouTube e Reddit?

Durante uma entrevista na Clubhouse, Elon Musk é questionado acerca do seu ponto de vista sobre educação. A pergunta havia sido qual era a melhor forma de educar uma criança de 5 anos de idade no mundo atual, e quais seriam as previsões para a área da educação dentre os próximos anos. A resposta do empreendedor foi a seguinte:

Bem, minha observação (sobre o assunto) é que minhas crianças são em grande parte educadas pelo YouTube e Reddit. Acredito que lá deva existir lições também, mas, julgando pela quantidade de tempo que eles passam online, parece que a maior parte da educação deles está vindo na verdade de lá”.

Em adição, ele falou que pensa que a educação deveria ser tão interessante e excitante quanto possível e que videogames poderiam cumprir esse papel de engajamento. 

Onde os filhos de Elon Musk estudam?

No ano de 2014, Elon Musk relatou que ele tinha criado sua própria escola privada, principalmente pensando na educação de seus 6 filhos. Quando o próprio estava no período escolar, ele sofreu agressões e bullying, o que levou-o a descrever a experiência como tortura. Querendo evitar o mesmo destino para seus filhos, ele deu início ao projeto Ad Astra.

A escola é descrita como “exclusiva, misteriosa, inovativa e disruptiva” e tem seu próprio sistema. As pessoas estudantes são, além dos filhos de Musk, outras crianças selecionadas. A escola é localizada dentro das instalações da SpaceX na Califórnia. 

De acordo com a BBC, a escola criada por Musk tinha, no ano de 2018, um total de 40 alunos e alunas. 

Modelo educacional

De acordo com algumas informações disponibilizadas por Musk, a escola funciona um pouco diferente.

A primeira grande diferença é que não existe separação de idade entre as crianças. Segundo ele, não faz sentido existir essa separação pois cada criança tem suas habilidades e interesses em diferentes níveis independentemente da idade. Além disso, o foco é na resolução de problemas

A escola também funciona na base da ludificação, que é a técnica de inserir jogos e dinâmicas em assuntos que normalmente não estariam envolvidos com isso. 

Não existem notas escolares também. Existem avaliações menores pelos seus trabalhos mas, Musk explica, o objetivo não é qualificar estudantes e sim localizar e fomentar suas habilidades e competências

Currículo escolar

O currículo escolar também não é nada tradicional. A filosofia por trás da escola é de cunho experimental. Isso significa que não há um currículo ou metodologia específica, é somente a forma como Musk quer educar seus filhos e um pequeno grupo de crianças. 

Nessa escola, normalmente, estudantes têm aulas de Inteligência Artificial, Ciência aplicada, Programação e Design — grande parte aplicados a robôs. Não estão incluídas aulas como educação física, música e línguas estrangeiras (Musk acredita que softwares de tração em tempo real vão evoluir a um ponto em que não será mais necessário aprender outras línguas). 

5 curiosidades sobre os filhos de Elon Musk!

1- É possível que seus filhos não vão para a faculdade

Elon Musk não é muito entusiasta dos estudos universitários. Para ele, a universidade é, basicamente, “um lugar para se divertir e mostrar que você consegue fazer a tarefa de casa. Mas, definitivamente, não para aprender.”

Desse modo, como seus filhos estudam na Ad Astra, sua própria escola privada, é possível que eles não vão para uma universidade quando terminarem os estudos. 

2- Elon Musk quer ter mais filhos

Em respostas a algumas pessoas do Twitter, Musk deixou explícito que sua intenção não é parar de ter filhos ou filhas. Quando uma pessoa usuária disse que esperava que sua próxima criança fosse uma “menininha”, ele respondeu dizendo que também pensava assim, e, logo em seguida, escreveu com certeza que a próxima será uma garota:

3- X Æ A-Xii não chama Grimes de “mamãe”

Grimes, cujo verdadeiro nome é Claire Boucher, afirma que o bebê X, como ela chama carinhosamente, não a chama de “mamãe”, referindo-se a ela pelo nome Claire. 

Segundo relatos recentes da cantora, ela se sente um pouco estranha em ser chamada de mãe. Não que ela não goste ou tenha aversão, ela apenas não se identifica com o título. Ela acredita que o filho possa sentir essa distância, optando por chamá-la apenas de Claire. 

4- Justine e Elon têm a guarda compartilhada dos filhos

Quando se separaram em 2008, Elon e Justine pediram a guarda compartilhada dos filhos. No entanto, todo contato que eles têm acerca dos filhos é feito por intermédio de assistentes de Musk. A esposa residia, até 2010, na antiga casa do casal, em Bel-Air. 

5- Elon Musk se acha um ótimo pai

Ele mesmo disse isso em algumas entrevistas. Segundo ele, ele fica com os filhos um pouco mais da metade da semana e sempre leva eles quando vai viajar para fora da cidade. Além disso, ele falou que quando não está trabalhando ou dormindo, todo seu tempo é investido neles

As crianças também sempre visitam as instalações das empresas do pai e, anualmente, todos saem juntos para uma viagem de acampamento. Musk descreveu seus filhos como “o verdadeiro amor da vida dele”. 

Neste artigo, conhecemos um pouco mais sobre a história dos filhos de elon Musk, que, atualmente, são seis: Griffin, Xavier, Damian, Saxon, Kai e o pequeno X Æ A-Xii. Ainda há seu primeiro filho, Nevada Alexander, que faleceu um pouco antes de completar 1 ano de idade. Muito estigmatizado como o homem mais rico do mundo ou grande visionário do mundo da tecnologia, é interessante enxergar esse outro lado de Musk, uma um pouco mais pessoal e particular. 

Gostou de conhecer os filhos de Musk? Conheça agora quem são as pessoas que fundaram o Google!

Deixe um comentário
Você também pode gostar