Variáveis quantitativas: o que são, quais os tipos e 3 exercícios! 

A Estatística está em todos os lugares e é de extrema importância. Por meio dela, podemos analisar qualquer tipo de dado, até mesmo os mais complexos. Como parte fundamental delas, as variáveis quantitativas precisam ser aprendidas a fim de sanar possíveis dúvidas. Além disso, elas também podem servir para outras metodologias.

Ainda que a área de estatística não seja tão simples na hora do cálculo, ela é necessária. Algumas barreiras podem ser encontradas, assim como em qualquer outro percurso matemático. No entanto, com atenção aos detalhes, é possível chegar a um resultado assertivo para a questão.

Neste artigo, você verá:

O que são variáveis quantitativas?

As variáveis quantitativas são características facilmente descritas por meio de números. Esses números, por sua vez, são classificados de maneira contínua e discreta. Em seus conjuntos, muitas outras variáveis podem ser facilmente descobertas.

Veja, abaixo, quais são as variações desse tipo de cálculo matemático.

Variável quantitativa contínua 

Uma variável quantitativa contínua é aquela que pode ser avaliada em números. Esses números se mostram resultados de medições e, dessa forma, assumem valores com casas decimais. Dessa maneira, sua medida deve ser dada por meio de algum instrumento como, por exemplo, a massa, que é avaliada pela balança.

Exemplos de variável quantitativa contínua

Alguns exemplos usuais de uma variável quantitativa contínua são:

  • Escala contínua: por meio da reta real;
  • Peso: medido pela balança;
  • Pressão arterial: medido pelo esfigmomanômetro;
  • Tempo: medido por meio do relógio;
  • Idade: medida por meio dos anos.

Variável quantitativa discreta

A variável quantitativa discreta também faz parte das variáveis quantitativas. Ela é avaliada por meio de números que se mostram resultados de contagens. Dessa maneira, os valores apresentados sempre serão dados em números inteiros. Para deixar evidente: números decimais jamais poderão se enquadrar nessa categoria.

Veja, abaixo, alguns exemplos práticos da variável quantitativa discreta.

Exemplos de variável quantitativa discreta

Tendo em vista que a variável quantitativa discreta é medida por números inteiros, podemos dizer que as seguintes categorias se enquadram nessa conta:

  • Número de filhos;
  • Número de garrafas vazias;
  • Número de relacionamentos ao longo da vida;
  • Número de animais de estimação ao longo da vida.

Qual a diferença entre variáveis quantitativas e qualitativas?

As variáveis quantitativas apresentam, sim, diferença das variáveis qualitativas. A primeira delas representa valores numéricos, sejam eles inteiros ou decimais. No caso da segunda, podemos notar que ela exprime alguma categoria, qualidade ou atributo. Dessa maneira, fica mais simples fazer essa diferenciação.

De uma maneira geral, as variáveis qualitativas são aquelas que não apresentam quantidade. No entanto, podem ser definidas por meio de categorias, representando uma classificação. Sua função pode ser tanto nominal quanto ordinal. O nível de escolaridade, o gênero e a cor dos olhos são alguns exemplos desse tipo de análise.

3 exercícios resolvidos de variáveis quantitativas!

Para que o conteúdo fique fixo em sua memória, façamos alguns exercícios. Quanto mais houver prática, mais simples será assimilar o assunto, principalmente se ele estiver relacionado com Matemática e Estatística.

Exercício 1

Marque com V para verdadeiro e F para falso

  1. Número de filhos, cor dos olhos, religião e peso são variáveis qualitativas.
  2. Uma pesquisa que avalia o número de estudantes do Ensino Médio em uma escola utiliza as variáveis quantitativas.
  3. Uma triagem sobre a cor dos olhos, nacionalidade e gênero se baseia em uma variável qualitativa.

Resolução:

A ordem correta de respostas seria: F, V, V. A letra “a” está incorreta porque “número de filhos” e “peso” se enquadram nas variáveis quantitativas.

Exercício 2

Em um zoológico, é possível observar que 300 animais foram cadastrados. Para que seja possível atendê-los da melhor forma, uma pesquisa foi feita. Para que ela fosse levada adiante, características como porte, espécie e idade foram avaliadas. Outros pontos que foram analisados se referem à quantidade de refeições diárias e banhos. Então, visando finalizar a pesquisa, 160 animais aleatórios foram selecionados.

  1. Qual a população e a amostra da pesquisa?
  2. Quais são as variáveis quantitativas apresentadas?

Resolução: A população é de 300 animais cadastrados, enquanto a amostra é de 160 animais que foram escolhidos aleatoriamente. Com relação às variáveis quantitativas, é possível defini-las pelo número de refeições diárias e banhos.

Exercício 3

Das opções abaixo, quais delas representam variáveis quantitativas e quais representam variáveis qualitativas?

  1. Idade
  2. Peso
  3. Cor dos olhos
  4. Sabor do sorvete
  5. Tipo de música ouvido com frequência
  6. Quantidade de vezes que foi ao teatro

Resolução: As letras “a”, “b” e “f” representam variáveis quantitativas. Enquanto isso, as letras “c”, “d” e “e” representam variáveis qualitativas.

As variáveis quantitativas são ideais para definir, em quantidade, alguma categoria em específico. Dessa forma, continue praticando para garantir um maior conhecimento sobre o assunto. Isso vai gerar resultados cada vez melhores e assertivos.

Continue seus estudos sobre estatística lendo agora sobre o que é a frequência relativa!