Linux, Windows ou Mac OS: qual o melhor sistema operacional?

Escolher um computador novo é algo bem difícil. Além de se preocupar com preço, material, marca, bateria, tamanho… E, talvez, a decisão mais difícil seja o sistema operacional. Acertar na escolha entre Linux, Windows ou Mac OS é complicado pois a maioria das pessoas acham que toda essa discussão é algo muito complexo e preferem terceirizar essa decisão.

Mas, após ler este texto você perceberá que não é tão difícil quanto parece. Neste texto, trataremos do assunto de uma forma amigável, auxiliando na sua importante decisão.

O que é e para que serve um sistema operacional?

Sistema Operacional, ou SO (como muitos abreviam), é o nome dado a um sistema ou ainda um conjunto de softwares que tem a finalidade de gerenciar e coordenar todos os recursos (hardwares e arquivos) e programas de terceiros da máquina em questão

Máquina você pode não só entender como computador, mas também todos os “aparelhos inteligentes” que vemos no nosso dia-a-dia (tablet, celular, videogame, relógio inteligente, entre outros). 

Um sistema operacional pode se apresentar sendo um software muito complexo como também ser mais simples, dependendo muito de sua aplicação. Porém, todos têm o papel de fornecer uma abstração, uma interface, entre pessoa usuária e máquina, deixando toda experiência simples para qualquer pessoa conseguir usar. Afinal, no fim de tudo o computador só vai entender código binário e seria muito difícil utilizá-lo assim.

Além dessa função amigável, o SO tem algumas outras responsabilidades, por exemplo, dizer qual processo pode usar o processador por vez e por quanto tempo ele deve fazer isso, e também, garantir que um programa não interfira na execução de outro.

Qual o melhor sistema operacional?

Essa é a pergunta que muitas pessoas querem saber a resposta, é a pergunta que dá título a esse texto, e ela pode ser respondida de forma simples e rápida: depende muito do perfil de uso.

Não existe um SO melhor, pior ou um padrão, mas sim vários tipos diferentes que tendem a ser melhor em um aspecto, abrindo mão de outro. Neste artigo nós vamos falar dos principais, que são os mais utilizados em desktops e notebooks: Linux, Windows e Mac OS.

Como escolher o melhor sistema operacional para você? 15 dicas!

O objetivo dessa sessão não é ditar regras e amarrar sua escolha, logo, tentaremos apresentar algumas características de forma resumida que podem pesar na sua decisão final.

  • Windows
    • Menor curva de aprendizado, afinal, possivelmente você já teve alguma experiência com esse SO;
    • Maior quantidade de apps e jogos: as empresas costumam investir para alcançar o maior número de pessoas usuárias, e o Windows é o mais utilizado;
    • Maior compatibilidade com variadas peças de hardware;
    • Atualmente o SO mais suscetível a ser atacado por malwares, justamente por ser o mais famoso da lista;
    • Por vezes o mais vantajoso no meio empresarial.
  • Linux
    • Software totalmente grátis;
    • Existem várias distribuições que buscam atender várias necessidades distintas, muitas para quem é da área de TI;
    • Pessoas que procuram por grandes customizações no computador;
    • Ideal para computadores menos robustos ou antigos por ser o SO mais “leve”;
    • Acessível em modelos mais baratos, justamente por não incluir o preço da licença do software.
  • Mac OS
    • Indicado caso precise rodar apps dos 3 SOs, é possível graças a máquinas virtuais;
    • Grande integração com outros dispositivos (desde que sejam da marca Apple);
    • Possui dependência dos produtos Apple;
    • Custo mais elevado, principalmente comprando no Brasil;
    • O mais indicado para softwares gráficos.

Windows

Para quem ele é melhor?

Atende um público de uso mais cotidiano, doméstico e também o meio empresarial. Muito recomendado para pessoas que buscam entretenimento (jogos ou apps em geral) e para pessoas usuárias que não querem ter uma grande curva de aprendizado para usar o software.

Vantagens do Windows

Ser o SO mais famoso e utilizado ao redor do mundo tem seus benefícios. Windows é o que possui a maior variedade de programas que podem ser adquiridos tanto pela loja de apps ou instalação através de seus respectivos sites.

Conta também com uma alta compatibilidade com periféricos e hardwares de um modo geral (windows podem até ser utilizados em computadores Mac).

Uma característica bônus do Windows é de já oferecer há algum tempo suporte a telas sensíveis ao toque, algo diferencial se comparar com os outros SOs.

Desvantagens do Windows

Ao mesmo tempo que ser o SO mais famoso tem benefícios, também tem seu lado ruim. Por essa razão, a maioria dos programas mal intencionados são feitos para afetar o Windows, por isso tome cuidado com sites e aplicativos suspeitos.

Outro ponto que muitos relatam é sobre o Windows ser um SO “pesado” e funcionar melhor com computadores novos, enquanto que com computadores mais velhos ele fica lento e travando. Mas, comparando as últimas versões do Windows, a versão 10 já vem tentando resolver esse problema.

Custo-benefício

Aqui você pode optar pelo valor que você quer investir. Existem vários tipos de  máquinas disponíveis no mercado que rodam Windows, de todos os preços, desde as mais simples e baratas até as mais caras e cheias de recursos. Saiba que o valor é proporcional à qualidade dos materiais de hardware e à qualidade da assistência técnica.

O Windows é um produto de código fechado, ou seja, para utilizá-lo você precisa comprar sua licença, o que acontece geralmente é que esse preço já vem incluso no preço do computador e por vezes a pessoa cliente não percebe esse custo.

Instalação e uso do sistema

O Windows de modo geral sempre tenta facilitar para as pessoas usuárias, que na maioria das vezes não precisam se preocupar com a parte da instalação, pois a maior parte dos computadores que são vendidos já possuem esse sistema operacional instalado.

Mas, nos casos de precisar fazer a instalação, é necessário um CD ou pen drive para fazer o boot. O processo de instalação é simples e, como eu mencionei antes, o Windows tenta sempre facilitar para a pessoa usuária tornando a experiência mais tranquila possível, explicando e fazendo perguntas a cada passo.

Interface gráfica

O Windows possui uma interface gráfica simples para os olhos de muitas pessoas, pois já conta com a aceitação de seu público. Ele foi responsável por popularizar a navegação através de janelas.

As pessoas usuárias podem acessar os recursos do sistema pelo famoso menu Iniciar ou por atalhos localizados na área de trabalho. E esse comportamento já vem sendo o padrão há muito tempo, desde as versões mais antigas, como o Windows 95.

Segurança e privacidade

Como já mencionado, o quesito segurança é um problema no Windows, pois as pessoas hackers tendem a investir tempo em construir malwares justamente para tentar afetar o maior número de pessoas. 

Porém, vale destacar que a segurança está intimamente relacionada ao uso, então mais uma vez evidenciamos que você deve tomar cuidado com sites e apps duvidosos.

Por padrão, o Windows já possui um antivírus chamado de Windows Defender. Esse cumpre bem um papel de proteção para sua navegação na Internet, então apenas desabilite caso tenha um outro para executar no lugar.

E, sobre privacidade, nos termos de uso o Windows informa que coleta dados da pessoa utilizadora, de maneira anônima, para analisar o uso e funcionamento do sistema.

Suporte e atualizações

O suporte ao sistema é oferecido pela própria Microsoft (empresa desenvolvedora) através de fóruns, notícias e comunidades. Mas além desse, a empresa fabricante do seu computador também oferece outros tipos de serviços técnicos.

Na parte das atualizações, o Windows é atualizado frequentemente, e essas tendem a demorar um pouco na hora de desligar ou ligar o computador. Aqui, as atualizações necessariamente implicam na reinicialização da máquina e podem ter seu horário agendado.

As atualizações por vezes ocasionam em problema de drivers, mas é muito importante manter a versão em dia, pois constantemente estão trabalhando para melhorar a segurança do dispositivo.

Drivers

A instalação inicial do SO dá suporte a um pacote básico de drivers, somente quando um driver não é encontrado é que a pessoa usuária precisa ir atrás do download.

Para o caso do Windows, que tem uma alta flexibilidade com peças de hardware, é bom ter atenção ao conflito de drivers na hora de montar um computador do zero.

Software

Como eu já falamos em alguns momentos, o Windows é o SO mais famoso e mais utilizado ao redor do mundo, então, por conta disso, ele é quem possui a maior variedade de softwares desenvolvidos

Linux

Para quem ele é melhor?

Para pessoas usuárias que possuem uma maior familiaridade em usar o computador, tanto pessoas programadoras e profissionais de TI, como também curiosos no tema. Também vai servir muito bem para pessoas que estejam procurando um SO leve para ganhar em desempenho.

Vantagens do Linux

O Linux não é um SO muito utilizado mundo afora, principalmente comparado com o Windows, mas isso tem suas vantagens, existem menos malwares que são desenvolvidos para infectar um Linux.

Além disso o Linux é gratuito, software open source, e por essa razão qualquer pessoa pode visualizar e alterar seu código fonte, é um sistema muito customizável.

E em questão de desempenho, esse aqui é o mais leve da lista, é tão leve que pode ser executado diretamente de um pendrive. No momento da instalação do Ubuntu, você até consegue fazer um teste (rodando no pendrive) antes de instalar em seu computador.

Desvantagens do Linux

Uma desvantagem do Linux é a falta de um “atendimento técnico”. Muitas vezes as pessoas usuárias precisam se virar navegando em fóruns e comunidades em busca de soluções para seus problemas. 

O Linux segue muito forte uma ideia de personalização e código aberto, então novas pessoas usuárias podem acabar se perdendo nesse meio. Embora as distribuições usem a mesma base do kernel Linux, cada uma vai apostar em diferentes formas de instalação, atualizações, interface e funcionalidades.

Por fim, esse sistema possui uma compatibilidade mais limitada para componentes de hardwares.

Custo-benefício

A maior vantagem desse SO é ser totalmente gratuito, estando disponível sob Licença Pública Geral (GPL).

Caso você se interesse por comprar um computador que venha com Linux, é algo raro, mas existem modelos da Dell com esse sistema. A vantagem aqui é que como a pessoa consumidora não paga pelo software, a compra torna-se mais barata.

Instalação e uso do sistema

Anteriormente já foi dito que é raro encontrar computadores com esse sistema, então na grande maioria das vezes é necessário você mesmo fazer a instalação. Você vai precisar criar um pendrive bootável.

No momento da instalação, tudo é muito editável. Você vai se deparar com termos como: boot, UEFI, partições, swap, memória alocada e etc. Mas pode ficar tranquilo que atualmente já existem vários tutoriais que explicam detalhadamente o passo a passo, basta uma pesquisa rápida.

Interface gráfica

Se você considerar a distribuição Ubuntu (a mais conhecida), ela é um pouco similar ao Windows, portanto mais simples de usar para a maioria das pessoas. 

Porém, existem muitas distribuições, as mais famosas são: Linux Mint, Debian, Fedora e Ubuntu. Cada distribuição tenta trazer um diferencial e todas trazem muitas customizações na interface.

Mas, trazendo para um apanhado geral, tudo se resume a um sistema de menus e atalhos. Uma vantagem é que é possível salvar suas configurações e caso queira reinstalar o SO será fácil recuperar a customização.

Segurança e privacidade

O lado positivo de não ter muitas pessoas usuárias é de não ter muitos programas mal intencionados produzidos por pessoas criminosas, já que não faz sentido gastarem muito tempo olhando para o Linux.

Um ponto que também ajuda na segurança é a forte política de privilégios. Os apps rodam em modo usuário, enquanto que para modificar configurações é necessário senha do administrador.

E na questão de privacidade, a comunidade que mantém aquela distribuição costuma ter um forte controle, já que qualquer um pode ler o código e reportar uma coleta irregular de dados.

Suporte e atualizações

Mesmo não contando com um contato oficial, nesse sistema operacional tem-se a comunidade que trabalha a todo vapor quando um problema grave é detectado. Geralmente, você deve procurar por discussões em fóruns para ficar ciente do acontecimento e da solução que vão chegar, logo, saber inglês é importante nesses momentos.

As atualizações aqui também são constantes e gratuitas, sempre opcionais, então nada impede que você se negue a atualizar, e, também, a instalação pode ser feita sem precisar reiniciar a máquina.

Drivers

Na instalação, um pacote básico já vem pronto para ser utilizado. Caso seja necessário instalar algo mais, você será notificado.

Mas há também casos onde você terá de encontrar os drivers que deseja. O problema pode se tornar complexo caso o computador esteja muito personalizado ou foi montado do zero. 

Atualmente as fabricantes já estão disponibilizando versões oficiais de seus drivers, mas, além dessa opção, você pode acabar encontrando algo que seja criado e mantido pela comunidade.

Software

Como já foi dito anteriormente, esse SO não conta com muitas pessoas usuárias e o lado negativo é que por isso não existem tantos esforços para criar aplicativos e programas para funcionar nele

De toda forma, caso não tenha aquele aplicativo famoso do Windows que você já esteja acostumado a usar, na maioria dos casos você pode acabar encontrando softwares similares gratuitos que fazem as mesmas coisas.

Algumas distribuições possuem uma loja de apps que a pessoa usuária pode facilmente procurar e instalar.

Mac OS

Para quem ele é melhor?

Recomendado para pessoas usuárias que precisam utilizar softwares gráficos de edição de imagem e vídeo e também que dão importância para qualidade do acabamento e materiais do computador. Também vai atrair os perfis que dão importância a design, simplicidade e experiência de usuário na hora de utilizar o SO.

Vantagens do Mac OS

Um computador com esse sistema operacional já vem com alguns apps gratuitos, como é o caso dos apps de edição de texto, planilhas e apresentações. Se comparado ao Windows, lá esses aplicativos são pagos (pacote Office).

Além disso, utilizando uma máquina com SSD, uma boa quantidade de memória RAM e um processador i7 (ou superior) é possível executar máquinas virtuais que executam Windows ou Linux facilmente.

Desvantagens do Mac OS

Como muitas pessoas já sabem, esse SO desenvolvido pela Apple é apenas executado em computadores da própria Apple, com uma compatibilidade bem limitada para periféricos. Outro fator bem conhecido e relevante são os preços caros dessas máquinas que vão rodar o sistema, principalmente para quem quer comprar no Brasil.

Ou seja, com essa limitação de compatibilidade de hardwares e um SO que é muito restrito, se a Apple encerrar as atualizações de sua máquina, você ficará sem alternativas para fazer um upgrade, tendo que comprar um computador mais novo.

Custo-benefício

O que muitos podem não saber é que a licença para usar o SO em si não é tão cara, mas a questão financeira pode pesar na hora de obter a máquina da Apple, pois seus softwares foram desenvolvidos para apenas executarem em seus hardwares.

Instalação e uso do sistema

Em todos os computadores da Apple já estão instalados o próprio sistema operacional da empresa, então a maioria das pessoas não precisam se preocupar com esse detalhe. Há alguns casos em que podem querer reinstalar o SO ou fazer uma instalação limpa, e para isso podem procurar no suporte da Apple para saber mais informações.

Existem ainda as máquinas Hackintosh, que são computadores não Apple que as pessoas conseguem executar o Mac OS. É um processo complexo e não há garantias de que todos os recursos funcionem.

Interface gráfica

Usuários e usuárias de Mac OS costumam exaltar a simplicidade de utilizar o sistema e todo o design de sua interface gráfica, inclusive recomendando para pessoas  que estão começando a usar um computador. 

Talvez esse seja seu ponto mais forte, uma interface amigável, elegante e bastante intuitiva. Na tela principal, na parte inferior, ele concentra os programas mais utilizados e todos possuem animações para interação com a pessoa usuária.

Segurança e privacidade

Outro ponto forte do Mac OS é sua segurança, o sistema é derivado do UNIX e possui um sistema de permissões que garante uma boa proteção. Além disso, é válido destacar também que sendo um sistema com relativamente poucas pessoas usuárias, existem também menos ameaças, o que torna a coisa um pouco mais fácil.

Suporte e atualizações

O suporte oficial fica por conta da empresa que provê tal sistema operacional, por meio de seu site. Lá você encontra informações sobre as máquinas compatíveis de acordo com a versão do SO, tutoriais, ajuda para fazer backup e outras informações gerais

Quanto às atualizações, de tempos em tempos virão updates para as novas versões, desde que sua máquina seja compatível. O interessante no Mac OS é que ele não tem outras edições, segue apenas uma linha desde que foi lançado e ainda mantém o mesmo “background”: mesmo sistema de arquivos, barra de menu semelhante e a lixeira é quase idêntica.

Drivers

Por se tratar de um software específico que se executa com hardwares também específicos, é difícil você ter problemas com os drivers. Basicamente todo o conjunto já vem pronto para uso e novas atualizações do SO devem trazer as mudanças necessárias.

Algo muito diferente dos computadores Hackintosh. Nesse caso, a pessoa usuária precisa pesquisar na Internet por uma solução caso os recursos desejados não estejam funcionando da forma correta.

Software

Como já introduzido como uma vantagem, esse SO por padrão (e de forma gratuita) já apresenta softwares de edição de texto, planilhas e apresentações. Além desses, as pessoas usuárias também ganham outros bons softwares, como GarageBand (para trabalhar com áudio) e iMovie (edição de vídeo).

Saindo da lista dos gratuitos, você ainda vai se deparar com outros vários softwares de boa qualidade, muitos deles exclusivos Apple.

Além disso, um ponto extra é se você possui um iPad ou iPhone, todos esses dispositivos estão intimamente interligados, sendo possível compartilhar arquivos de uma maneira muito fácil.

Como foi apresentado, existem muitas variáveis que devem ser analisadas e ainda existem outras que não abordamos, o que torna a decisão de Linux, Windows ou Mac OS bastante pessoal. No fim das contas, não é possível apontarmos qual é o melhor ou o pior

Em termos básicos, todos têm suas semelhanças e desempenham as mesmas funções para um uso cotidiano, porém cada um foi construído com um objetivo diferente e obviamente vão se destacar por algo. Portanto, essa conclusão acaba sendo muito pessoal. Para você, qual o melhor Sistema Operacional?

Pelo seu interesse em ler esse texto você provavelmente deve estar em busca de um computador novo, se você é de TI não deixe de conferir esse outro texto que aborda o tema Notebooks para programar.