Linux: o guia prático para aprender a usar o Sistema Operacional

Muitas pessoas atualmente já utilizam o sistema operacional Windows por ele já ser instalado por padrão nos equipamentos que temos. Contudo, ele não é o único sistema operacional existente na tecnologia. Por exemplo, para fazer o manuseio de servidores, é mais indicado utilizar o Linux como o sistema operacional.

Contudo, usuários e usuárias podem se queixar de ser um processo trabalhoso utilizar Linux nos computadores, devido ao seu processo de configuração ser complexo, sua máquina não ter espaço suficiente em disco ou memória e, ter dificuldades em entender os comandos utilizados no terminal.

Porém, o aprendizado de Linux é uma peça fundamental para quem quer ter um diferencial em seu currículo. Além disso, você poderá realizar operações em servidores, conforme visto anteriormente. Quer aprender mais sobre o Linux? Vamos conferir mais sobre o funcionamento desse sistema operacional a seguir. Preparado(a)?

O que é Linux e como funciona?

O Linux é um sistema operacional como o Windows e o MacOs, por exemplo. Da mesma forma que ocorre nesses sistemas, podemos utilizá-lo para executar programas em um computador. 

A definição mais técnica dessa palavra é que Linux significa o nome do núcleo do sistema operacional, que chamamos de kernel. Kernel, por sua vez, é uma espécie de receita de bolo, que seriam instruções que controlam como serão utilizadas algumas peças do computador, como processador, memória, o disco rígido e dispositivos periféricos, como mouse e teclado.

Serão explicados mais detalhes do funcionamento e da estrutura mais adiante. 

Linux é Open Source?

Sim, o Linux é open source. Mas, o que isso quer dizer? Significa que ele possui o seu código-fonte aberto para a comunidade e qualquer pessoa pode adicionar melhorias nele, remoção de vulnerabilidades, etc. 

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo? Sim, isso mesmo! Open source significa justamente isso, colaborar com o código aberto. Nas próximas seções veremos que o Linux é basicamente um sistema operacional construído através da comunidade de programadores e programadoras colaborando com o seu desenvolvimento. 

Conheça a história do Linux!

O Linux, no ano de 1991, foi criado por um estudante finlandês chamado Linus Torvalds. Pelo nome, você deve reparar uma similaridade com o nome dado ao sistema operacional, não é? 

Porém, ele não foi uma criação do zero, afinal, foi uma variante lançada do Minix, que é um outro sistema operacional simples, criado por Andrew Tanenbaum, um professor e escritor de vários livros sobre computação.

Nesse caso, o Minix foi feito por Tanenbaum com o intuito de ensinar a computação para iniciantes e teve sua primeira versão lançada em 1987. Da mesma forma que o Linux, o Minix é de código aberto para as pessoas contribuírem com ele. E, um desses colaboradores foi Linus Torvalds. 

Mas, o Minix também foi uma inspiração em outra estrutura já construída: o Unix. Ele foi lançado em 1969, em um dos laboratórios da empresa AT & T. Ele foi rapidamente aceito nas universidades e corporações e, como resultado, temos que o Minix e o Linux ficaram quase iguais ao Unix. 

Linus Torvalds começou nos seus 20 anos a estudar o curso de ciência da computação na capital da Finlândia, Helsinque. Depois de dois anos, como ele tinha conhecimento na linguagem C, ele quis aproveitar isso para construir um terminal no computador 80386, para acessar o conteúdo relacionado ao Unix na faculdade. 

Com a evolução do projeto, Torvalds teve basicamente um funcionamento muito avançado de um kernel em sua máquina e, no ano de 1991, ele divulgou seu projeto. 

Contudo, o professor Tanenbaum fez algumas críticas ao projeto feito por Torvalds por rodar em um processador muito caro na época e na substituição da arquitetura feita por ele, algo que não ocorreu. Sendo assim, o projeto estava pronto, mas ainda não tinha um nome. Logo, juntou as seguintes palavras e criou o FREAX:

  • FREE – de grátis, livre;
  • FREAK – de monstruoso;
  • E a letra X para lembrar o Unix. 

Com o passar dos anos, o programador também finlandês, Ari Lemmke fez uma sugestão para que o projeto ficasse em uma rede acessível: ele criou em um servidor de transferência de arquivos (FTP) em uma pasta linux, que é basicamente uma mistura do nome de Torvalds com Unix, já que o nome Freax não agradava muito. E assim nasceu o Linux que utilizamos nos dias de hoje.

Como é a estrutura de um Sistema Operacional Linux?

A estrutura do funcionamento do Linux se dá pela seguinte imagem: 

Esquema de funcionamento do Linux

Ou seja, o kernel é uma espécie de intermediador que fica entre o hardware e o software do computador.  Dessa forma, os programas criados para fazerem a interação com o kernel foram criados por uma fundação chamada GNU. Logo, utilizar a expressão GNU/Linux ao invés de Linux é até mais correto para fazermos a referência ao sistema operacional.

Além disso, como vimos, o Linux é basicamente o núcleo do sistema operacional. Assim, para o seu perfeito funcionamento ser feito, precisamos utilizar algumas distribuições Linux, que garantem a interface navegável para usuários ou usuárias. Elas serão verificadas na seção a seguir.  

Quais as principais distribuições Linux?

Antes de verificarmos as principais distribuições que o Linux possui, vamos entender o que seria uma distribuição desse sistema. Uma distribuição seria um programa que contém o núcleo Linux nele e conjuntos de variáveis de software, que podem ser diferentes de uma distribuição a outra. 

No caso, essas variáveis são feitas e mantidas por pessoas presentes no mundo todo. Isso seria similar ao pacote NPM, os pacotes do NodeJS que possuem bibliotecas para muitas coisas e também são mantidos por programadores e programadoras de todo o mundo, etc. 

Cada distribuição tem sua particularidade e também vantagens e desvantagens. 

Vejamos a seguir, alguns exemplos de distribuições que são utilizadas atualmente: 

Linux Mint

Essa distribuição foi lançada no ano de 2006 e ela é baseada no Ubuntu. Seu principal propósito é o usuário ou usuária final. O Mint possui uma grande quantidade de ferramentas próprias (que seriam os mintys), porém, apresentam pouco aviso sobre segurança e problemas com relação à atualização constante da distribuição.

Linux Mint

Linux Ubuntu

Essa distribuição foi lançada no ano de 2004 e ela é baseada no Debian. Seu principal propósito é o usuário ou usuária final, assim com o Mint.

O Ubuntu possui uma documentação muito interessante para quem é iniciante, tem interface amigável, porém, apresenta muitas mudanças ao decorrer do tempo, o que pode desanimar as pessoas que utilizam essa distribuição. 

Linux Ubuntu

Linux Deepin

Essa distribuição foi lançada no ano de 2014. Ela possui uma interface muito amigável para quem utiliza ela em seu equipamento: 

Linux Deepin

Kali Linux

Essa distribuição foi lançada no ano de 2013 e teve sua origem na Suíça. Seu principal propósito é a segurança oferecida aos usuários ou usuárias perante a ataques cibernéticos. O Kali Linux é uma das mais completas e complexas distribuições no Linux e não é recomendada para iniciantes aprenderem, caso não tenham um conhecimento prévio do sistema operacional como um todo. 

Kali linux

Manjaro Linux

Essa distribuição foi lançada no ano de 2011 e teve sua origem em países europeus, como Alemanha, Áustria e França. Seu principal propósito é a simplicidade. Essa distribuição é rápida e intuitiva aos usuários ou usuárias que a utilizam, mesmo tendo raros problemas com os drivers de instalação. 

Manjaro Linux

Linux Debian

Essa distribuição foi lançada no ano de 1993 e possui uma comunidade muito grande de pessoas colaboradoras que ajudam no suporte e manutenção da distribuição, bem como no desenvolvimento de novos recursos. Seus pacotes são distribuídos da seguinte maneira: experimental, testing, unstable e stable. 

Essa distribuição é muito estável, apresenta milhares de pacotes de software e conta com um excelente controle de qualidade. Contudo, ela pode ter um ciclo de atualizações lento, por ser conservativa.

Linux Debian

Puppy Linux

Essa distribuição foi lançada no ano de 2005 e teve sua origem nos Estados Unidos.Trata-se de uma ferramenta pequena, mas que possui segurança para ser utilizada e é muito fácil de ser utilizada. Contudo, essa distribuição está mais presente em computadores mais antigos.

Puppy Linux

Linux OpenSUSE

Essa distribuição foi lançada no ano de 1992 e é muito recomendada para ser utilizada em computadores desktop. Seu principal propósito são os usuários ou usuárias satisfeitos(as). Essa distribuição tem uma quantidade diversificada de pacotes para utilização, bem como uma excelente documentação.

Contudo, ela por ter sido muito aprimorada com relação às interfaces gráficas, podendo apresentar lentidão em seu funcionamento. 

Linux OpenSUSE

Qual a melhor distribuição Linux para programar?

As mais recomendadas são a Linux Mint e a Ubuntu. Mas, isso é mais uma escolha pessoal do que uma recomendação, pois cada pessoa gosta de utilizar uma distribuição para o seu dia a dia. 

Ou seja, vão ter pessoas que gostarão mais de Ubuntu, e terão outras que gostarão mais de Mint ou ainda, outras que não gostem dessas duas e prefiram Debian e, está tudo bem! Cada pessoa poderá utilizar a distribuição que mais estiver familiarizado para programar.

Como escolher a melhor distribuição para você?

Nesse caso, o desenvolvedor ou desenvolvedora precisará de um pouco de curiosidade nesse ponto, pois: 

  • Terá que checar qual a interface gráfica traz mais comodidade para que seja utilizada diariamente;
  • Qual das distribuições se sente mais à vontade para utilizar;
  • Qual das distribuições trará mais resultados no seu cotidiano, com economia de tempo e produtividade.

Isso quer dizer que vou ter que testar uma por uma? Não necessariamente. Mas, quando você perceber que você já possui uma boa base no Kali Linux, por exemplo, é interessante você ampliar o seu repertório e, com calma, ir conhecendo outras distribuições.

Quais os principais Desktops/Interfaces gráficas Linux?

Para uma boa experiência do usuário, será necessário configurar uma interface gráfica em seu computador. Para isso, serão apresentadas quatro principais interfaces utilizadas no Linux: 

  1. KDE
KDE

Um ponto positivo do KDE é ser leve e ter uma boa experiência do usuário. Contudo, as ferramentas de personalização podem assustar um pouco as pessoas iniciantes, por serem massivas. 

  1. MATE
MATE

Ao utilizar o MATE, estamos utilizando um ambiente leve, simples e personalizável. Contudo, pode não haver uma boa experiência do usuário em seu uso.

  1. GNOME
Gnome

Ao utilizar o GNOME, estamos utilizando um ambiente personalizável e com boa UI. Contudo, não funciona ao ser utilizada em computadores mais antigos. 

  1. Cinnamon
Cinnamon

Ao utilizar o Cinnamon, estamos utilizando um ambiente com interface familiar e personalizável. Contudo, pode não ter uma boa experiência do usuário em seu uso.

Existem outras além dessas, mas são as que são mais utilizadas no ambiente Linux. Não existe certo ou errado com o ambiente das interfaces gráficas, vai da preferência de cada programador ou programadora. 

Mac OS, Linux ou Windows? Saiba qual escolher!

A seguir, verificaremos alguns requisitos que podem auxiliar você na escolha do melhor sistema operacional para utilizar: 

  1. Segurança

O Linux é o mais seguro dos três citados. Por ser o menos utilizado, pessoas cibercriminosas não utilizam ele para criar vírus ou malwares. O MacOs é o segundo colocado, pois ele utiliza um sistema de permissões próprio e seu núcleo herda o UNIX, pois é baseado em BSD.

Já no Windows, a cada dia aparecem novos problemas de segurança e muitas pessoas se aproveitam disso para coletar seus dados ou roubar seu dinheiro. É necessário utilizar um antivírus para ficar mais protegido ao utilizar o Windows. 

  1. Desempenho

Em relação ao desempenho, os três apresentam um desempenho satisfatório, mas o Linux vence nesse quesito também. Devido ao seu tamanho ser pequeno, pode ser armazenado em um CD ou pendrive. Os erros de performance que ocorrem nele estão relacionados ao carregamento de programas mais pesados, como jogos.    

  1. Usabilidade

Relacionado à usabilidade, o MacOS vence esse quesito. O sistema projetado pela Apple possui uma interface muito amigável e intuitiva com as pessoas que o utilizam, devido a grande presença de ícones.

Em segundo lugar aparece o Linux, que possui distribuições que contém interfaces bonitas de serem utilizadas e que são amigáveis às pessoas que utilizam. E, por fim, o Windows fecha a lista, pois a usabilidade dele não é tão ruim, mas as dos dois outros sistemas operacionais são melhores. 

  1. Aplicativos

Por ser a que está há mais tempo no mercado, a Apple Store vence esse quesito. As lojas de aplicativos tanto de Windows como de Linux possuem poucos programas disponíveis para serem baixados. 

  1. É open source? 

Todos os sistemas operacionais são open source, podendo ter colaboração de pessoas desenvolvedoras de software que queiram adicionar melhorias ou corrigir possíveis erros. 

  1. Preço

O Linux é o vencedor desse quesito, por ser gratuito. No MacOS, precisamos ter os dispositivos como iPhone e Mac, que possuem um preço bem elevado. Já o Windows custa em média 500 reais, isso é, para ter uma licença instalada. 

Quais as diferenças entre Linux e Unix?

Vejamos a seguir com algumas diferenças entre Linux e Unix, conceitos diferentes entre si: 

  1. Definição

Enquanto o Linux é um sistema open-source, disponível para todas as pessoas colaborarem, o Unix só pode ser utilizado pelos seus autores. 

  1. Onde é utilizado? 

Enquanto o Linux é utilizado em computadores, tablets e smartphones, o Unix é utilizado em servidores e estações de trabalho. 

  1. Custo

Enquanto o Linux é um sistema gratuito, os autores do Unix definem custos diferentes para os que desejam utilizá-lo. 

  1. Desenvolvimento

Enquanto o Linux foi desenvolvido pela colaboração de pessoas do mundo todo, o Unix foi desenvolvido pela empresa AT & T Labs. 

  1. Sistema operacional

Enquanto o Linux é apenas o kernel, o Unix é um pacote completo de todo o sistema operacional.

  1. Segurança

Ambos são altamente seguros, mas o Linux oferece maior segurança nesse caso.

  1. Solução de erros

Quando um erro é reportado no Linux, as pessoas do mundo inteiro começam a trabalhar nisso, de modo a resolver o problema o mais rápido possível. Já no Unix, os usuários e usuárias precisam que uma pessoa resolva o problema em tempo determinado.

Quais os 20 comandos Linux mais usados?

Vejamos uma listagem de alguns comandos que são muito utilizados no Linux: 

  • mkdir: cria um diretório;
  • rmdir: exclui um diretório;
  • ls: visualiza conteúdos existentes dentro de um diretório;
  • pwd: seria uma localização para você, que é exibida, de qual diretório atual você está no momento;
  • cd: realiza a navegação entre as pastas. Por exemplo, se você está na pasta Fotos e deseja acessar a pasta Férias, digite: cd Férias;
  • cat: serve para visualizar o conteúdo de um arquivo. Por exemplo: cat file.txt
  • cp: é utilizado para fazer uma cópia do diretório em que você está;
  • mv: é utilizado para mover arquivos dos diretórios, mas também pode ser utilizado para renomear os arquivos;
  • rm: exclui um diretório e todos os conteúdos que tiverem dentro dele;
  • grep: faz a procura de uma palavra específica em um arquivo;
  • locate: localiza um arquivo no Linux, procurando em todos os diretórios; 
  • find: localiza um arquivo no Linux, mas em um diretório específico;
  • head: comando que exibe as dez primeiras linhas de um arquivo;
  • tail: comando que exibe as últimas dez linhas de um arquivo;
  • diff: comando que faz a comparação entre dois arquivos, linha por linha;
  • kill: com o comando kill, você pode “matar”/encerrar tarefas;
  • ping: verifica o status de sua conexão com o servidor;
  • history: comando utilizado para verificar os comandos digitados anteriormente;
  • uname: exibirá informações detalhadas sobre o nome da máquina, versão do seu sistema operacional, kernel, etc.
  • man: comando de ajuda, caso você possua alguma dúvida em como utilizar algum comando no Linux.

Quatro benefícios de usar Linux

Vejamos a seguir algumas vantagens que o Linux possui para ser utilizado: 

  • O Linux é um sistema operacional que incentiva as pessoas a fazerem pesquisas para resolver determinados problemas que possam aparecer em sua utilização;
  • O fator segurança é muito importante no Linux, pois, nenhum programa pode ser instalado livremente. É necessário fornecer usuário e senha para instalação de qualquer programa;
  • O código é open source, ou seja, qualquer pessoa pode contribuir com melhorias em seu código-fonte;
  • É um sistema operacional gratuito, que pode ser baixado da internet.

Quatro desvantagens de usar o Linux

Vejamos a seguir algumas desvantagens que o Linux possui para ser utilizado: 

  • O suporte para a parte de hardware é inexistente;
  • Apesar de o sistema ser livre, as pessoas podem pagar para instalar programas em seus computadores;
  • Códigos complexos no Linux podem necessitar pessoas especializadas para analisar os códigos, gerando custos desnecessários para a instituição;
  • Problemas relacionados à performance, como lentidão e travamentos.

O Linux é seguro?

Sim! Se for comparado ao Windows, é mais seguro. Pois, uma das maiores preocupações do UNIX foi projetar um sistema seguro e esse pilar foi seguido do início ao fim do projeto. Os arquivos podem ter chaves de acesso e só pessoas autorizadas podem acessar ele, bem como qualquer programa instalado em seu computador, que precisará ser fornecido usuário e senha para não ser instalado programas maliciosos ou vírus. 

Além disso, se alguma pessoa encontrar alguma vulnerabilidade no sistema operacional, como o código-fonte do Linux é aberto, a falha poderá ser reportada e corrigida por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, sendo um trabalho em conjunto entre a comunidade.

Há exigências de Hardware para instalar o Linux?

Sim, há alguns requisitos mínimos para fazer o download do Linux em seu computador. São eles: 

  • Ter uma memória RAM de, pelo menos, 2 GB;
  • Ter um processador Intel, 500 MHz ou similar, que seja mais rápido
  • Pelo menos, 1 GB livre em seu disco, para instalações necessárias.

Linux download: como baixar e instalar a sua versão preferida?

Para instalar o Linux em seu computador, será necessário escolher uma distribuição. Nesse caso, será exibida a distribuição Ubuntu: 

  1. O primeiro passo será acessar o site oficial dela:
Site oficial Ubuntu
  1. Ir até a seção de Downloads e baixar a versão mais atualizada: 
Baixando versão para desktop
  1. Depois disso, será necessário gravar o arquivo gerado (que será uma ISO) em um CD ou DVD e, além disso, será necessário criar um pendrive bootável:
Criando pendrive bootável
  1. Após isso, devemos inserir a unidade removível em nosso equipamento e, seguir as instruções fornecidas para seguirmos com a instalação: 
Instalando ubuntu
Definindo Layout do teclado
Atualizações e outro software
Tipo de instalação
Selecionando espaço livre
Definindo tamanho da repartição
Colocando valores
Instalando
Colocando a localização
Criando usuário e senha no Linux Ubuntu

Se você seguiu os passos acima corretamente, a instalação se iniciará:

Iniciando instalação

Será necessário reiniciar a sua máquina e remover a unidade removível também: 

Reiniciando computador e Unidade removível

Depois disso, só entrar com seu usuário e senha: 

Logando com usuário e senha

É difícil se acostumar com o sistema Linux?

Como basicamente tudo na vida, isso dependerá do quanto você pratica os comandos básicos do Linux no seu tempo livre. Aprender esse sistema operacional deixou de ser uma coisa de “nerd”, ou seja, não é mais um assunto que somente as pessoas inteligentes dominam.

Quando você começar a utilizá-lo, certamente você verá alguma tarefa que é muito mais fácil ser realizada em outro sistema operacional. Isso é uma coisa que incentivará você a mudar seu hábito e sair da zona de conforto, pois nada adianta você querer conhecer uma nova ferramenta e ficar comparando ela com outras. 

Ou seja, se você vai aprender o Linux mais a fundo para migrar para ele, não quer dizer que o sistema operacional antigo não será mais utilizado. Precisamos entender que existem diferenças e peculiaridades em cada um, que necessitam do nosso conhecimento. 

Por que o Linux não se popularizou nos computadores pessoais?

Simplesmente pelo fato das pessoas não terem o trabalho de fazer o download do sistema operacional em seu equipamento. Apesar de ser uma ferramenta feita para desktops, essa é justamente a área em que é o calcanhar de aquiles do Linux. Mas, como isso é possível? 

Simples! Quando você comprou seu computador, provavelmente, ele já veio com o Windows configurado como o sistema operacional padrão nele, correto? Ou seja, como diz o ditado: “Em time que está ganhando, não se mexe” e, as pessoas se aproveitam disso para não precisar ter a árdua tarefa de instalar o sistema operacional em seu equipamento. 

Além disso, as empresas que produzem computadores não querem quebrar a padronização que possuem de instalar suas distribuições nas máquinas produzidas. Então, para que o Linux seja uma realidade nos desktops, as empresas precisariam deixar a implementação do Windows de lado em seus dispositivos. 

Conheça os aplicativos Linux para escritório!

Alguns aplicativos em Linux podem ser utilizados em nosso escritório, para maior produtividade. São eles: 

  • OPENOFFICE.ORG → ele é o principal concorrente do pacote Office oferecido pela Microsoft, contendo os recursos de planilhas, criação de documentos, dentre outros;
  • ABIWORD → esse programa é um editor de textos gratuitos, similar ao Microsoft Word, utilizado atualmente;
  • GNUMERIC → esse programa auxilia na construção de planilhas, armazenando dados estatísticos nela, similar ao Microsoft Excel. Inclusive, seu objetivo é justamente substituir o Excel para fazer planilhas.

Quais os principais jogos para Linux?

Alguns dos principais jogos para Linux, muito conhecidos, são o Counter Strike e o League of Legends. Contudo, há alguns outros jogos: 

  • Doom → jogo similar ao Resident Evil, envolvendo bastante batalhas sangrentas e armas;
  • Xonotic → também é um jogo que envolve armas e, você pode escolher a roupa que o personagem utilizará; 
  • Rocket League → esse jogo é basicamente um jogo de futebol, que você vai ter que jogar com carros. Sim, você não leu errado, é isso mesmo! Além disso, você também pode incorporar outros jogos, como basquete e hóquei.
  • SuperTuxKart → jogo de corridas popular no Linux, similar ao jogo Mario Kart, da Nintendo. 

Cinco atalhos Linux que vão facilitar seu uso!

Para auxiliar em sua produtividade no Linux, existem alguns atalhos disponíveis para serem utilizados. Vamos a eles: 

  • Fazer logoff: Para encerrar sua sessão, utilizamos as teclas Ctrl + Alt + Del. É necessário apertar elas juntas. 
  • Bloqueio de tela: o bloqueio de tela se dá com as teclas Ctrl + Alt + L. 
  • Abrir o terminal: para abrir o terminal em seu computador, apertamos as teclas Ctrl + Alt + T. 
  • Minimizar as janelas abertas: para isso, apertamos as teclas Ctrl + Alt + D.
  • Alternar aplicativos: o recurso é similar ao utilizado no Windows, que é o Alt + Tab, para alternar as janelas. 

Muito interessante esse assunto, não acha? Como vimos, o surgimento do Linux ocorreu por uma pasta criada no servidor FTP que junta o nome de Linus Torvalds e o Unix. Ele possui várias distribuições para serem utilizadas em conjunto com o desenvolvimento de uma aplicação, como Linux Mint e Ubuntu. 

Além disso, o Linux, se comparado com os demais sistemas operacionais, é o mais seguro, pois durante o desenvolvimento dele foi-se levado muito a sério a questão da segurança, para evitar ataques de malwares e vírus. 

Para continuar o aprendizado referente ao Linux, clique aqui para verificar um artigo sobre como descompactar arquivos no Linux, utilizando a extensão tar.