Linux download: as 12 melhores versões para você baixar agora!

Linux, talvez você já conheça, tenha ouvido falar ou até mesmo seja uma pessoa usuária experiente quando se trata desse sistema operacional. Linux é um termo popular para se referir a sistemas operativos de código aberto, ou seja, é gratuito e as pessoas podem contribuir para melhorar o sistema ou criar novas distribuições em cima de outras. Porém, o Download Linux é uma das coisas que podem ser um obstáculo para quem não a conhece muito bem.

Caso não conheça Linux ou não use porque não sabe instalá-lo, nesse texto vamos conversar sobre as principais distros (distribuições) e desmistificar o processo de instalação para que você mesmo consiga escolher a distribuição mais adequada e possa passar, caso queira, a utilizar esse sistema operacional.  

Nesse post você verá:

Qual distro linux escolher e como escolher a melhor?

Escolher uma distro linux pode ser uma tarefa simples ou complexa, tudo vai depender da sua necessidade e usabilidade que empregará com o seu sistema operacional. Por isso, listamos uma série de fatores que devem ser levados em conta antes de fazer essa escolha

Qual a minha necessidade? Vou fazer procedimentos básicos ou preciso de mais segurança possível? É importante atentar-se a isso durante o processo de escolha. 

Quais as necessidades da distro? Vou precisar de mais memória RAM do que minha máquina possui? Se o seu computador tiver pouca memória, talvez uma distro mais complexa não seja o ideal.

Qual o meu conhecimento sobre linux? Caso não possua, o ideal é iniciar por uma mais básica que possa ajudar nesse processo. 

Para ajudar, já adiantamos que não existe a melhor distro, e sim a melhor para resolver os seus problemas e atender a sua necessidade. Então, listamos uma série de distros e espero que você possa atentar-se e entender o que cabe melhor no seu caso para seu download Linux.

Quais as 12 melhores distribuições Linux para você baixar agora?

Como foi dito anteriormente, Linux possui diferentes distros e aqui vamos abordar as melhores e suas usabilidades. Esperamos que com base nisso você consiga escolher a melhor para as suas necessidades. 

Linux Mint

Conhecida como a queridinha das pessoas programadoras, Linux Mint vem ganhando cada vez mais espaço por ser uma distribuição híbrida, uma vez que foi feita baseada nas distros Debian e Ubuntu. Ela é caracterizada por possuir suporte para N idiomas. Além disso, é fácil de usar e possui fácil acesso a mais de 60.000 softwares. 

Linux Ubuntu

Popular entre as pessoas desenvolvedoras de aplicações web, é uma distro leve e de interface simples. É uma ótima opção para quem não possui um sistema operacional potente, uma vez que roda em qualquer PC. É importante destacar que proporciona um baixo consumo de energia da máquina, logo, é ótimo para ser usado em máquinas portáteis. Para instalá-lo, será necessário pelo menos 1GB de memória RAM e pelo menos 2GB de espaço no disco. Além disso, é importante destacar que a comunidade de Ubuntu é imensa, então, será fácil conseguir ajuda para utilizar caso necessário. 

Linux Deepin

Possui uma ótima interface, o que surpreendeu diversas pessoas usuárias. Somado a isso, uma das maiores ênfases nessa distro linux é a Loja de Aplicativos, uma vez que é fácil e intuitiva de usar, ou seja, uma pessoa usuária iniciante teria facilidade em prosseguir com o uso da distro. Para instalar, você precisa possuir pelo menos 2GB de memória RAM e 15HGB de espaço em disco. 

Kali Linux

Popularmente conhecida por ser voltada para tarefas relacionadas à cibersegurança, é amplamente utilizada por profissionais de Segurança da Informação. Nessa distro, existem diversas ferramentas projetadas para o sistema utilizadas por hackers, entre elas podemos citar atividades de violação de senhas, aplicações web, forensics, ataques a redes wireless e engenharia reversa, por exemplo. Esse sistema é geralmente encontrado em ambientes corporativos, dados a sua finalidade e complexidade, visto que é indispensável para segurança da informação.

Manjaro Linux

Baseado em Arch Linux, é recomendado para pessoas iniciantes em sistemas operacionais Linux, dado a sua baixa complexidade quando comparado aos demais sistemas. Também é conhecido por ser leve, visto que tem o objetivo de ser leve. Além disso, possui diversos componentes que auxiliam a funcionalidade de um bom ambiente de trabalho, permitindo à pessoa usuária escolher um pacote para a criação do ambiente de trabalho ideal. 

Linux Debian

Popularmente conhecida por ser uma das distros mais importantes do Linux. Ela não é baseada em nenhum outro projeto. Além disso, é caracterizado por ser extremamente seguro e estável, possuindo uma comunidade imensa que contribui para o desenvolvimento desse projeto. É importante destacar que essa distro é excelente para iniciantes, e é ótima também para o desenvolvimento de implementações em ambientes corporativos.

Puppy Linux

Mais uma distro com foco em segurança! O Puppy Linux é uma distro que foca na privacidade e é comumente utilizada por pessoas desenvolvedoras mais experientes. Para que funcione, faz parte da categoria de distro linux live, ou seja, roda direto na memória RAM e não é necessário nenhuma instalação. Vale destacar que essa distribuição foi desenvolvida do zero, ou seja, não é baseada em nenhuma outra distribuição. Para definirmos melhor, nem todo mundo considera Puppy Linux uma distro, e sim um conjunto de várias distribuições. Lembrando que, como roda diretamente na memória RAM e não precisa de distribuição, não será necessário espaço em disco.

Linux OpenSUSE

Conhecida por sua estabilidade entre pessoas programadoras. Essa distro possui duas versões disponíveis, a versão Tumbleweed e a versão Leap. A diferença entre as duas é que uma apresenta mais bugs, pois é mais recente, que é o caso da Tumbleweed, enquanto a versão Leap é mais antiga, no entanto, apresenta maior estabilidade. 

Linux Lite

Também entra na categoria de distros leves, uma vez que roda muito bem em máquinas mais antigas e não precisa de tanto espaço na memória RAM. Essa distro foi baseada no Ubuntu e possui interface gráfica XFCE. É importante falar que é um sistema bem parecido com o Windows, logo, facilita a transição daquelas pessoas que desejam mudar o sistema operacional. Nesse sentido, programas básicos como pacote office, multimídia e outros já vêm instalados de forma padrão. Se você estiver pensando em migrar de sistema operacional, talvez essa seja uma boa opção, e não se preocupe, em caso de dúvidas, a comunidade também vai lhe ajudar.  

MX Linux

Conhecido por ser um empreendimento cooperativo entre comunidades, uma vez que foi projetado para combinar elegância e eficiência com uma enorme estabilidade e desempenho sólido. É um sistema operacional leve e de fácil instalação, uma vez que já vem com diversas aplicações no MX Linux. 

CentOS

Amplamente utilizada em ambientes corporativos, CentOS possui versatilidade e é ótima para uso de gestoras e pessoas usuárias em ambientes corporativos, uma vez que possui uma interface gráfica simples. 

Arch Linux

Se você curte sistemas operacionais minimalistas, encontrou o sistema adequado. Arch Linux usa o gerenciador de pacotes Pacman e é conhecido também pela sua complexidade na utilização, então, caso você seja iniciante, talvez essa não seja a distro mais adequada. 

Como fazer o download do Linux e instalar? O passo a passo!

Agora, vamos instalar o Ubuntu 18.04 passo a passo. Dessa forma, você poderá tê-lo em seu computador Essa versão foi lançada em abril de 2018.

Imagem ISO do Linux

Para prosseguir com a instalação, o primeiro passo será realizar o download do arquivo para instalar em formato ISO. Para isso, você pode baixar aqui

Criando um pendrive no Windows com o Rufus

Para a criação de um drive bootável, iremos utilizar o Rufus. Para baixá-lo, clique aqui

Após esse passo, é necessário inserir o pendrive na sua porta USB, seja do notebook ou computador. 

Linux Download criando um Pen Drive

Agora, executando o programa aparecerá a seguinte mensagem:

Mensagem Pen Drive para download linux

Clique em sim e siga os próximos passos. Logo, selecione a imagem ISO do Ubuntu 18.04, clicando no botão abrir e no botão iniciar. 

Propriedades do Drive Linux

Após seguir todos os passos, clique em FECHAR.

O boot pelo Pendrive

Para executar com o pendrive, reinicie a sua máquina e após isso, pressione o botão F2 do seu computador até aparecer a tela principal da BIOS. 

Observação: isso depende da sua máquina, nem todo computador vai para a bios quando é pressionado F2, então certifique-se qual a tecla adequada para a execução desse passo. 

Quando estiver na tela BIOS, escolha a opção Boot Sequence. Logo aparecerá uma nova tela e você precisa marcar a opção Legacy. Para salvar as alterações, clique em Apply e para concluir clique em Exit.

Logo após o sistema ser iniciado, será apresentado a tela de instalação para o Ubuntu, como mostra a imagem abaixo. Você deve clicar na opção Instalar Ubuntu para iniciar o processo de instalação:

Instalar Ubuntu linux download

Escolha o idioma do seu teclado e clique em continuar (no caso, estamos escolhendo português)

Escolhendo Português

A próxima tela apresentará várias opções, entre elas o tipo de instalação.

Atente-se: se pretende realizar uma instalação mínima ou uma normal. Caso tenha conexão com internet durante a instalação, você já pode baixar as atualizações enquanto instala o Ubuntu e instalar software de terceiros.

Linux download instalação normal

Logo, o instalador mostrará as seguintes opções: 

  • Apague o disco e instale o Ubuntu — escolha essa opção se desejar que a sua máquina tenha apenas o Ubuntu instalado. Logo, você terá instalado em seu sistema.
  • Criptografar a nova instalação do Ubuntu por segurança — escolha essa opção para maximizar a segurança para seus discos e eles serão completamente criptografados, mas não é recomendado para iniciantes.
  • Utilize o LVM com a nova instalação do Ubuntu — escolha essa opção se quiser usar sistemas de arquivos com base em LVM.
Opção avançada

Para criar partições, clique em Nova Tabela de Partições 

Definindo partições Linux Download

Clique em Continuar.

Logo, selecione o espaço que tiver livre para criar uma nova partição.

Em Editar partição, defina o tamanho que precisará para a instalação do Ubuntu

Definindo tamanho de partições

Após confirmação da tarefa de criação de partição, selecione a partição /dev/sda5 ext4/ e instale para prosseguir.

Definindo tipo de instalação download linux

Você poderá escolher o fuso horário da sua cidade e continuar a instalação, no qual criará o seu usuário e senha. Após a criação do usuário, aguarde a instalação ser concluída e remova o pendrive, fazendo a reinicialização da sua máquina. Pronto, agora é só acessar o seu computador com usuário e senha e estará pronto para utilizar o seu Ubuntu.

Como baixar arquivos pelo terminal Linux?

Aqui nós vamos lhe apresentar duas maneiras para fazer o download de arquivos pelo terminal Linux. Os comandos podem ser utilizados em qualquer outra distribuição Linux. 

O comando Wget

Esse é um gerenciador de download para linha de comando, sendo um dos mais usados para sistemas Linux. Por meio dele, é possível baixar vários arquivos, um único arquivo ou até mesmo um site inteiro. É importante saber que você poderá utilizá-lo em segundo plano, ou seja, você pode fazer outras coisas no seu computador enquanto aguarda. 

Instalando o Wget

Atente-se que esses comandos devem ser utilizados no terminal. A maioria das distros já vem com esse comando pré-instalado, para realizar a instalação execute o comando:

sudo apt install wget

Baixando pastas usando o Wget

Execute o comando:

wget -r ftp://endereco-da-sua-escolha.com/diretorio

Baixando arquivos de nomes diferentes usando Wget

Execute o comando

wget -O nome_do_arquivo URL

Baixando arquivos ou páginas da web usando Wget

wget URL

Além do wget, existe também o curl, um comando extremamente popular para baixar arquivos diretamente do terminal Linux. 

Instalando Curl

Atente-se que esses comandos devem ser utilizados no terminal. A maioria das distros já vem com esse comando pré-instalado. Para realizar a instalação execute o comando:

sudo apt install curl

Baixando arquivos ou páginas da web usando Curl

curl -O URL

Baixando arquivos de nomes diferentes usando Curl

curl -o nome_do_arquivo_desejado URL

Aqui nós apresentamos apenas duas maneiras de baixar arquivos pelo terminal. Mas para isso existem diferentes ferramentas de linha de comando. Experimente, cada um vai se adaptar melhor de diferentes formas a determinadas ferramentas.

Esperamos que esse texto tenha sido útil. Agora você pode iniciar os seus estudos na área e descobrir qual a melhor distro e mais adequada para a sua utilização. Se você já conhecia sobre, esperamos que o texto tenha sido uma forma de aprofundar os seus conhecimentos e até mesmo apresentar novas distribuições, afinal, conhecimento nunca será de mais, não é mesmo?

Aqui, nós abordamos desde a definição, como escolher a distro certa, o processo de instalação de de download do Linux, as principais distros, entre outros. Sejamos pessoas desenvolvedoras da área de dados ou apenas pessoas que querem entender melhor sobre sistemas operacionais, Linux é super importante para o desenvolvimento de diversas aplicações, por isso a importância da sua utilização. 

Depois de fazer download do Linux, não esqueça de conferir o uso do tar, que é comum no universo Linux!