Agile Coach: o que é, atuação, como se tornar e salário!

O Coaching é uma tendência que vem se expandindo por todas as áreas nessas últimas décadas. Entretanto, seu surgimento se deu no ambiente corporativo como uma ferramenta organizacional. Atualmente, com as conhecidas metodologias ágeis, fez-se necessário o surgimento da pessoa profissional que auxilia na implementação delas nesses ambientes: o Agile Coach. 

Também conhecida como Coach Ágil, essa pessoa profissional entende de todas as técnicas necessárias para motivar e organizar equipes e squads de empresas de todos os tamanhos, focando nos princípios da metodologia ágil. 

Interessou-se por essa área e quer saber mais sobre ela, o que faz, formação e mercado? Não perca nada desse artigo, então, pois ele foi feito para você! Confira:

O que é Agile Coaching?

A pessoa que atua como Agile Coach ajuda a treinar pessoas e times corporativos para que se adequem às metodologias ágeis, além de garantir que haja resultados efetivos desses métodos. Parte de sua responsabilidade é fazer com que o processo de implementação da ferramenta seja bem sucedido e motivar as lideranças a adotarem a metodologia em sua forma de trabalhar.

O objetivo final de um Agile Coach é fazer com que haja melhores resultados na organização por meio de uma equipe bem preparada, capacitada e disposta a utilizar as metodologias ágeis. 

O que faz um Agile Coach na prática?

Falamos sobre a atuação de uma pessoa Agile Coach de maneira geral, mas quais são de fato as funções e deveres de um ou uma profissional dessa área? Vamos conferir algumas ações desempenhadas nessa profissão:

  • Auxiliar equipes e profissionais a ter uma melhor noção de prazos, estimativas e previsões;
  • Auxiliar a pessoa responsável por analisar as necessidades de clientes (Product Owner) a gerenciar melhor as expectativas do público alvo;
  • Guiar pessoas no papel de liderança;
  • Ajudar a manter um nível alto de rigor em relação aos padrões e critérios adotados pela empresa;
  • Manter um progresso contínuo;
  • Auxiliar a equipe de RH a manter o relacionamento com as pessoas colaboradoras de maneira alinhada com metodologias ágeis.

O que são as metodologias ágeis?

Muito falamos aqui sobre as metodologias ágeis e sua importância na atuação do ou da Agile Coach no ambiente de trabalho. Mas, afinal, o que são essas metodologias ágeis?

Essas metodologias são princípios elaborados e difundidos por meio de um manifesto que priorizam a otimização e praticidade nos processos de planejamento, produção, entrega e solução de problemas no ambiente corporativo, aumentando assim a produtividade e beneficiando a qualidade do produto final. 

Seus principais pilares incluem a priorização:

  • das pessoas e seus relacionamentos em detrimento a ferramentas e processos;
  • do pleno funcionamento de um processo ou software em relação a uma ampla documentação;
  • do desenvolvimento com participação ativa de clientes em detrimento a negociações e contratos entre partes interessadas;
  • da flexibilidade em notar que é necessário mudanças em relação a ideia de que se deve sempre seguir o planejamento inicial.

Para ser um Agile Coach preciso ter formação em Coach?

Não há nenhuma regulamentação para a profissão de Coaching no geral, então, não é obrigatório que o ou a Agile Coach tenha uma formação específica. Entretanto, nenhuma empresa, corporação ou startup contratará uma pessoa profissional sem uma experiência comprovada no assunto. 

Dessa forma, é interessante em formações iniciais na área do Coaching mais geral e também conhecimento e ampla experiência na implementação das metodologias ágeis. 

Onde atua o Agile Coach?

 Como já mencionamos em alguns tópicos anteriores, a pessoa que atua como Agile Coach tem sua atuação centrada em estabelecimentos que precisam de organização de equipes e adaptação às metodologias ágeis. 

Assim sendo, grande parte da área de atuação da pessoa profissional desse ramo do Coaching é em empresas, corporações, startups e outros modelos corporativos, independentemente do tamanho delas ou da quantidade de pessoas colaboradoras. 

Os 4 principais tipos de Agile Coach!

Os tipos de Agile Coach variam a partir da experiência de cada profissional, assim como o tempo de atuação deles dentro de uma corporação. Desse modo, os tipos são como níveis, os quais podem ser alcançados conforme a escalabilidade e o tamanho da empresa a ser organizada. 

1. Agile Coach de um time

Essa pessoa será responsável por todas as funções de adaptação e aplicação das metodologias organizacionais a partir de um time específico. Logo, a depender do tamanho da empresa, poderá haver mais de um desses profissionais, cada um focado em uma equipe específica. 

2. Agile Coach de times

Com a expansão da empresa e a necessidade de mais pessoas que auxiliem a implementar as metodologias nela, se faz necessário que haja alguém que se responsabilize por garantir a coordenação entre todas essas pessoas e seus respectivos times. Essa pessoa é conhecida como Agile Coach de times, no geral. 

3. Agile Coach especialista

Quando um ou uma Agile Coach consegue adquirir tanta experiência em um foco específico, essa pessoa se torna uma especialista. Isso significa que a atuação não será mais voltada para uma equipe, mas para uma área bem delimitada, como produto, desenvolvimento, clientes, qualidade, etc. 

4. Agile Coach corporativo

Esse último nível trabalha muito mais próximo dos cargos mais elevados da empresa, que pensam os processos e o planejamento no negócio. Esse tipo de Agile Coach atua na formulação de processos, ferramentas e metodologias mais voltados para a construção da estratégia de negócios da empresa. Assim, essa pessoa precisa ter um conhecimento muito grande na área de negócios e empreendedorismo. 

Quais são as diferenças entre o Agile Coach e o SCRUM Master?

Existem muitas metodologias ágeis, como Extreme Programming, Pair Programming, Kanban, Lean e SCRUM. Esse último é um modelo específico de gerenciamento de projetos e conjunto de técnicas muito adotado por empresas que têm diversas equipes interdependentes que precisam juntas entregar um produto final complexo. A pessoa que é responsável por implementar esse framework nas corporações e auxiliar equipes é a SCRUM Master. 

Apesar de trabalharem em confluência, essas duas pessoas profissionais têm deveres e papéis distintos dentro de uma organização. Isso significa que nenhuma está apta a substituir o papel da outra por completo. Pode-se dizer que a maior diferença está no foco de atuação de cada uma dessas profissões. Acompanhe:

AGILE COACHSCRUM MASTER
Pode trabalhar em diversas posições dentro da organização, a depender de seu tipo.Está atrelado(a) necessariamente à equipe de SCRUM. 
Sabe mais de uma metodologia ágil de maneira geral, incluindo ou não a SCRUM.É especialista no framework SCRUM somente.
É responsável por uma equipe ou mais, além de poder se especializar em uma área.É responsável somente por orientar a equipe SCRUM.
A duração do cargo pode variar de temporário a permanente. A duração do cargo depende de quanto tempo será necessária a equipe de SCRUM.

Como funciona o trabalho do Agile Coach? 6 Passos!

Vamos conhecer como funcionam as etapas de implementação das metodologias ágeis e de gestão das equipes na rotina de trabalho das pessoas que são Agile Coach:

  • Passo 1 – Compreensão: Consiste em analisar como a empresa funciona, como as equipes trabalham, o que já foi feito e o que ainda pode ser adotado para otimizar o processo.
  • Passo 2 – Empatia: Essa é uma das habilidades mais necessárias para um ou uma Agile Coach, afinal, essa pessoa precisará se colocar no papel das pessoas colaboradoras da empresa para entender quais podem ser as resistências, barreiras e medos. 
  • Passo 3 – Projeto: A partir do que foi analisado nas etapas anteriores, a pessoa Agile Coach projetará um plano de ação e decidirá a metodologia mais indicada para cada time. 
  • Passo 4 – Introdução: Após ter um projeto pronto, a pessoa profissional vai introduzir as mudanças necessárias e a nova metodologia aos poucos, auxiliando as pessoas colaboradoras e a liderança em cada ponto do processo. Todas as pessoas receberam apoio e terão sessões de Coaching para se adaptarem às mudanças. 
  • Passo 5 – Teste: Após a primeira introdução do projeto elaborado pela pessoa Coach, mais testes serão feitos, contando com feedbacks de colaboradores e colaboradoras até que todos os ajustes necessários sejam feitos. 
  • Passo 6 – Implementação e monitoramento: Ao fim, quando a pessoa Agile Coach sentir que a equipe está pronta para seguir por conta própria a partir da nova estratégia, ela será efetivamente implementada. A função da pessoa Coach será, então, monitorar e garantir que tudo continue a funcionar como deve. 

Quais as principais habilidades necessárias para ser um Agile Coach?

Conheça algumas das principais habilidades que uma pessoa que deseja seguir na área do Agile Coaching deve saber:

1- Manifesto Ágil

Não é segredo que uma pessoa que deseja ser Agile Coach precisa dominar e saber tudo sobre o manifesto ágil, uma vez que está até no nome da profissão. 

2- Resolução de problemas

O ou a Agile Coach deve ser um facilitador, logo, ajudar pessoas a resolver situações difíceis é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que quer ser Agile Coach. 

3- Conhecimento em negócios

A pessoa Agile Coach atuará diretamente com a organização corporativa. Isso significa que essa pessoa deve ter em mente como funcionam todos os processos de uma empresa, assim como as melhores técnicas e métodos para melhorar um negócio. Logo, é esperado que esse profissional tenha um vasto conhecimento acerca de negócios.

4- Conhecimentos em SCRUM, Kanban e outras metodologias ágeis

Não é necessário ser especialista em todas elas, pois isso demandaria muito tempo. Porém, quem deseja se tornar Agile Coach precisa ter uma noção do funcionamento de todas essas metodologias, uma vez que conviverá com outras pessoas que estarão focadas nesse assunto. 

Como se tornar um Agile Coach?

Como dissemos anteriormente, não existe nenhuma regra ou obrigação que diz que é necessário que Agile Coaches tenham uma formação específica. Porém, poucas empresas estarão dispostas a contratar profissionais que não tenham preparação para o cargo. Desse modo, você poderá construir suas habilidades de diferentes formas.

Primeiramente, Agile Coaching é uma vertente do Coaching tradicional. Logo, é importante ter uma base teórica e prática sobre essa área antes de especializar-se para o ambiente corporativo. Existem diversas instituições que preparam pessoas para serem profissionais de Coaching.

Uma vez que existe uma formação na área de Coaching, o foco deverá ser em metodologias ágeis e no Manifesto Ágil. Você pode encontrar instituições que preparam você para esse mercado na internet, ou até mesmo cursos e formações mais rápidas em plataformas. 

Qual o salário de um Agile Coach?

Segundo levantamentos de sites de vagas no Brasil, o salário médio para uma pessoa profissional em Agile Coaching se encontra em R$10.104,00, tendo como piso salarial o valor de R$7.979,00 e podendo atingir marcas superiores a 12 ou 13 mil mensais conforme a experiência e o tipo.  

Benefícios do Agile Coaching!

São muitos os benefícios que esse ou essa profissional pode trazer para empresas, dentre eles:

  • Descomplicar processos complexos;
  • Encorajar a equipe a encarar mudanças de uma maneira positiva;
  • Ajudar a economizar tempo, dinheiro e recursos;
  • Identificar e eliminar pontos problemáticos e obstáculos.

Limitações do Agile Coaching

Algumas das limitações encontradas pelas pessoas Agile Coaching geralmente envolvem as dificuldades de se alterar a estrutura empresarial quando esta já está bem definida, mesmo que não seja produtiva. Por vezes, pode ser um pouco complicado flexibilizar algo que está em funcionamento há tanto tempo, havendo inclusive resistência por parte das pessoas colaboradoras mais antigas. 

Neste artigo, conhecemos a profissão de Agile Coach e aprendemos sobre sua atuação e como essa pessoa pode fazer a diferença em times corporativos. Além disso, vimos como funciona sua atuação, as diferenças com outros cargos da área, como SCRUM Master e as habilidades necessárias para tornar-se uma pessoa profissional dessa área.

O que achou de conhecer sobre essa carreira? Espere que ainda não acabou! Você pode conferir agora mais sobre PNL, uma das metodologias utilizadas por Coaches de todas as áreas!