Comunicação: qual a importância e como se comunicar melhor?

Já imaginou um mundo em que não seria possível qualquer meio de comunicação entre seres humanos? Muito provavelmente não seríamos organizados como nos dias de hoje, já que comunicação é o elemento base para a fundação da sociedade

Em nossas vidas individuais, comunicar-se também tem sua importância. Somente o fato de conseguir estar lendo esse texto e compreendendo sua mensagem já indica que a comunicação está sendo posta em prática.

Comunicação é um dos pilares constituintes do conjunto de habilidades subjetivas conhecidas como soft skills. Neste texto, compreenderemos qual sua importância, tal qual seus benefícios ao ser desenvolvida em um âmbito profissional e pessoal. Confira:

Vamos nessa!

O que é comunicação? 

O termo “comunicação” tem sua origem no latim, cujo significado era próximo a “compartilhar entre todos” ou “tornar comum”. Logo, em sua essência, a troca de informação é a maior definição do que é comunicar-se; isso inclui ideias, conceitos abstratos, comportamentos e conteúdos escritos. Em outras palavras, comunicação é levar informação de um ponto a outro de diversos modos

O modelo de comunicação da teoria da informação

A teoria da informação procura de forma matemática e diagramática explicar os fenômenos da comunicação. O modelo proposto mais aceito pelos especialistas em linguagem é o de Roman Jakobson, feito em 1969. Vamos identificar quais são os elementos presentes na comunicação, de acordo com Jakobson:

  • REMETENTE: é a pessoa que envia a mensagem para outra que estará recebendo, a destinatária; 
  • DESTINATÁRIA: a pessoa que recebe a mensagem do remetente;
  • MENSAGEM: trata-se do conteúdo que está sendo transmitido;
  • CONTEXTO: Para chegar com sucesso ao destino, essa mensagem precisa estar dentro de determinado contexto, conhecido tanto por quem fala quanto pela pessoa que recebe;
  • CÓDIGO: forma de se transmitir a mensagem, por exemplo, a língua em que se está traduzida;
  • CONTATO: canal físico e psicológico entre a pessoa remetente e a destinatária, que permite a comunicação se estabelecer. 

Saber o esquema acima é importante para deixar em evidência o processo pelo qual a comunicação passa para ser efetuada e ajuda no entendimento dos demais tópicos a seguir. 

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do material sobre Profissões do Futuro e entenda quais outras carreiras farão sucesso no mercado.

Banner de download de ebook sobre Profissões do Futuro

Desvantagens de uma má comunicação:

Para que a comunicação seja considerada ruim ou pobre, alguns problemas precisam acontecer no modelo apresentado acima. 

Primeiro, pode ser que o contexto não seja comum entre quem fala e quem recebe a mensagem. Outra possibilidade é que o código seja desconhecido para a pessoa destinatária — como tentar falar com alguém em uma língua que você não conhece. No último dos casos, ruídos físicos (barulhos) ou psicológicos (distrações) prejudicam a transmissão da mensagem

Qualquer que seja o motivo para que a comunicação tenha sido atrapalhada, as consequências podem ser severas, como por exemplo:

Problemas de convivência

Pessoas que não conseguem se entender não conseguem conviver no mesmo ambiente por muito tempo. Seja no ambiente profissional ou escolar, pessoas têm diferentes formas de se comunicar. Pode ser que seja de falar pouco ou que então goste de falar um pouco mais. Se não houver comunicação entre os integrantes de uma equipe, o trabalho e resolução de problemas pode ser prejudicado, levando à falta de produtividade

Sem melhora no desempenho

Não compartilhar o que funcionou e o que não deu tão certo leva com que outras pessoas da equipe não saibam em que pontos podem melhorar e acreditem que o que estão fazendo seja suficiente. Tal fato contribui para que não haja o crescimento e evolução necessários em um ambiente saudável e comunicativo.  

Inconsistência nos projetos

A falta de comunicação adequada faz com que as pessoas colaboradoras não entendam de forma exata o que foi pedido. Logo, erros em projetos e suas consequentes reestruturações se tornam comuns, fazendo com que prazos sejam perdidos e tempo seja gasto desnecessariamente.

Qual a importância da comunicação?

Como já dito anteriormente, desenvolver uma comunicação efetiva pode ajudar em todos os aspectos da vida, sejam profissionais ou pessoais. 

Vamos supor que esteja procurando por uma vaga de emprego ou deseja um cargo superior ao seu na empresa em que trabalha. Ter boas habilidades comunicativas pode ser o elemento que define se será uma pessoa bem-sucedida ou não

Conforme for progredindo em sua carreira, a comunicação vai ficando cada vez mais importante; habilidades como saber quando falar, ouvir e questionar além de ser capaz de escrever de forma concisa e objetiva são qualidades primordiais para líderes e gerentes. Fora isso, ser uma pessoa comunicadora é inevitável para a construção de uma grande e duradoura rede de networking.  

Em relação à vida pessoal, saber como se comunicar de forma efetiva ajuda a melhorar qualquer relacionamento. Grande parte das brigas e conflitos pessoais acontece por conta de um erro de comunicação. As habilidade de saber escutar, compreender e desenvolver empatia pelos sentimentos do próximo são grandes aliadas de uma boa comunicação. 

Comunicação e tecnologia

Com a revolução tecnológica, a comunicação foi levada a outro nível, quase que a tempo real, percorrendo distâncias longínquas em questão de segundos. É evidente que esses dois mundos são interdependentes atualmente. 

A pessoa que trabalha na área de TI não só fica reclusa ao desenvolvimento e anonimato atrás da tela de um computador. O ramo da tecnologia pede cada vez mais por profissionais que tenham boas habilidades de comunicação interna na equipe e que saibam negociar. Isso porque atualmente os diversos setores da empresa apostam na comunicação para otimizar a produtividade. 

Com o crescimento da categoria dos freelancers na carreira em tecnologia, a criação de uma personal branding e a utilização de um poderoso marketing pessoal se tornou indispensável para se destacar dentre os demais nomes no mercado. Tudo isso exige boa comunicação e flexibilidade com relações humanas e pessoais. 

Outros pontos básicos são necessários para a pessoa que deseja fazer parte da área de tecnologia, já que lidar com clientes e colegas de trabalho são realidades diárias na rotina profissional de quem constrói carreira nesse ramo. Caso seja do ramo das startups, saber como apresentar um pitch, por exemplo, faz toda a diferença.

Como melhorar a comunicação?

Muito já explicamos acerca da comunicação e de sua importância, mas uma pergunta ainda paira no ar: como posso fazer para começar desenvolver minhas habilidades comunicativas? Confira a seguir algumas dicas que preparamos para ajudar você nessa trajetória tão benéfica:

Escuta ativa

Essa técnica consiste em realizar uma conversa que seja de fato eficiente, em que a pessoa destinatária se dedique em compreender e interpretar a mensagem em sua totalidade. Com todas as distrações e as constantes notificações, é difícil conseguir manter a atenção em um determinado ponto por muito tempo, o que torna tal modalidade rara atualmente. 

Por meio da escuta ativa é possível evitar que a mensagem chegue em pedaços para quem a recebe, impedindo que sua interpretação seja feita de forma errônea. Em outras palavras, a técnica serve para tentar atenuar a quantidade de ruídos no canal de comunicação entre pessoa remetente-destinatária. 

Para garantir a escuta ativa, permita que a pessoa que conversa com você tenha tempo suficiente para expor sua mensagem, e tente recebê-la sem aplicar julgamentos pessoais. Além disso, procure demonstrar interesse pelo que é dito, fazendo perguntas e colocando-se sempre na posição de quem fala. Evite ao máximo mexer em redes sociais enquanto pratica a escuta ativa.

Assertividade

Por mais que possa parecer, assertividade pouco tem a ver com acertos. Ela é uma forma de se posicionar comportamentalmente frente às demais pessoas. Alguém que é assertivo é capaz de transmitir sua mensagem de forma objetiva e nítida, sem causar enganos ou erros. Porém, não se engane, ser assertivo não envolve ser uma pessoa rude ou agressiva. 

Para trabalhar sua assertividade, procure fazer uma análise profunda antes de estabelecer o canal de comunicação. Identifique todos os pontos que possam ofender a pessoa e os evite, porém não omita nenhuma informação. Parabenize aquilo que funciona antes de passar críticas construtivas que não tenham viés pessoal ou intimidatório. Quando errar, admita suas falhas e partilhe suas vitórias sempre que algo der certo. 

Negociação

Uma negociação é uma disputa retórica que ganha quem tiver os melhores argumentos. Um de seus objetivos principais é convencer a outra parte que seu ponto de vista e solução garantem benefícios para ambos os lados. É evidente que isso não será conseguido na base da insistência ou chateação, por isso é uma forma muito eficaz de colocar as habilidades comunicativas em prática

Na hora de colocar em prática as habilidades em negociação, lembre-se de que a comunicação deve ser objetiva e explícita. Conhecer a pessoa com quem se negocia é o ponto mais importante, pois isso definirá quais serão os rumos que a conversa deve tomar, os argumentos que devem ser apresentados e os limites para que se possa chegar com a proposta. Seja sempre uma pessoa natural e apresente seu ponto com calma e cordialidade, deixando qualquer disputa de ego de fora. 

Dar e receber feedbacks

Os feedbacks são essenciais para garantir que haja evolução em qualquer atividade que se proponha a fazer. Entretanto, receber críticas, por mais que sejam construtivas, nunca é uma tarefa fácil. Por esse motivo que essa ferramenta é tão útil na hora de ajudar a melhorar a comunicação. Saber como passar um feedback, seja positivo ou negativo, assim como receber um de bom grado, fazem parte de uma boa comunicação

Portanto, procure sempre ser alguém justo ao dar ou receber uma crítica, e nunca leve para o lado pessoal. Fazer com que a outra pessoa não sinta que a crítica tenha sido uma forma de atacá-la faz parte de conseguir transmitir com sucesso uma mensagem. Portanto, praticar esse método pode ser muito benéfico.

A comunicação faz parte dos seres humanos desde antes da formação da sociedade e até os dias de hoje garante com que consigamos transmitir nossas ideias e pensamentos, além de resolver nossos conflitos e ajudar na construção de uma carreira profissional de sucesso

Gostou do nosso conteúdo? Leia agora um pouco sobre o que é autodesenvolvimento e o que fazer para alcançá-lo!