Resolução de problemas: 10 dicas para superar desafios!

Situações difíceis de entender e lidar são comuns no dia a dia. Denominadas “problemas”, essas situações podem representar obstáculos que atrasam nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Muitas vezes os problemas não são devidamente reconhecidos ou não recebem a atenção necessária para ser solucionados. Por isso, grande parte dos relacionamentos e dos negócios falham pela falta da resolução de problemas.

Portanto, a habilidade de resolução de problemas é muito buscada por pessoas empregadoras em uma entrevista de emprego ou no dia a dia empresarial — afinal, o sucesso da empresa é reflexo da capacidade de solucionar desafios. Então, vamos mergulhar no mundo das soft skills e conhecer a fundo essa habilidade? Confira os tópicos que preparamos para você abaixo!

O que é resolução de problemas?

Resolução de problemas é uma das soft skills relacionadas à habilidade de determinar a causa de um problema e encontrar uma solução eficaz. Ela deve vir interligada com uma série de outras soft skills, que juntas compõem uma pessoa profissional capacitada para superar desafios, como:

Resolução de problemas é a habilidade da pessoa profissional do futuro?

Ao pensar em profissionais do futuro, estamos pensando naquelas pessoas que conseguem lidar com as inúmeras demandas de um mercado de trabalho que está surgindo agora e que sabem manusear as ferramentas e técnicas necessárias para ser mais produtivas. 

Logo, para essa pessoa, problemas não podem representar obstáculos intransponíveis, mas sim desafios a serem superados. Como os desafios são constantes, quem tiver essa habilidade conseguirá maior destaque.

A resolução de problemas ainda será essencial para a pessoa profissional do futuro, já que a inteligência artificial não consegue substituir a flexibilidade do raciocínio humano

Por que a resolução de problema é considerada uma soft skill?

O termo “soft skills” se refere a um conjunto de habilidades que não podem ser quantificadas em avaliações técnicas, conjunto esse ao qual a resolução de problemas é pertencente. 

Isso acontece porque não existe uma fórmula ou metodologia rígida para ensinar resolução de problemas. Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de técnicas, treinamentos e ferramentas que vão preparar a pessoa para enxergar onde estão os problemas e conseguir visualizar as saídas mais viáveis.

Logo, por não representar um conteúdo técnico que pode ser quantificado em provas e avaliações, resolução de problemas é uma das soft skills.

Quais os principais benefícios da soft skill de resolução de problemas?

Desenvolver a habilidade de resolução de problemas é importante não só para a carreira, como também para relacionamentos interpessoais e para objetivos pessoais. Vamos conhecer agora uma série de vantagens que a resolução de problemas trará para sua vida.

O impossível se torna possível

Algumas vezes, estamos dentro de uma situação complicada e caímos no senso comum: “é impossível resolver isso!”. Com a habilidade resolução de problemas, isso não é verdade! O pensamento crítico aliado a uma ótima habilidade de resolução de problemas poderá fazer com que você encontre saídas para os problemas mais difíceis.

Você se destaca!

Pessoas com maior capacidade de resolução de problemas normalmente são indicadas para ocupar cargos de liderança. Isso ocorre porque resolver problemas garante a produtividade da companhia e faz com que as pessoas que estão em cargos superiores ao seu te vejam como uma pessoa dedicada e disposta a ajudar na empresa.

Aumenta a confiança

Não importa se você está construindo uma carreira em tecnologia, marketing ou qualquer outra área, resolver problemas fará com que seu nível de confiança aumente. Com isso, você não perdará tempo se preocupando excessivamente com problemas que possam surgir e tomará decisões mais rapidamente.

Quais metodologias podem ser usadas para chegar à resolução de problemas?

Para gerenciar corretamente um problema e garantir uma solução prática e eficaz, uma pessoa pode seguir alguns passos para organizar as informações e facilitar a resolução de problemas. Vamos conhecê-los!

1. Defina o problema

O primeiro passo é diagnosticar o problema real para que a solução não seja só uma medida paliativa. É importante:

  • Diferenciar fatos de opiniões;
  • Consultar todas as pessoas envolvidas para levantar mais informações;
  • Determinar em qual processo o problema recai;
  • Evitar tentar resolver esse problema sem ter informações suficientes.

2. Crie soluções alternativas

Ao invés de focar apenas em uma possível solução, levante várias soluções para o problema. Essa etapa pode ser mais efetiva se feita em grupo em uma sessão de brainstorming. Para esse passo, considere:

  • Não avaliar quais das alternativas é mais viável, mas sim, escutá-las com atenção;
  • Incluir todas as pessoas envolvidas na criação de alternativas;
  • Especificar alternativas a curto e longo prazo.

3. Avalie e escolha uma alternativa

Com o passo anterior concluído, chegou o momento de avaliar quais das alternativas levantadas merecem destaque. Para isso, leve em consideração:

  • Avaliar soluções de maneira imparcial;
  • Avaliar alternativas relativas aos objetivos desejados;
  • Avaliar consequências possíveis e prováveis.

4. Implemente a solução

Por fim, coloque sua solução em prática. Nesse passo, você deve:

  • Planejar e implementar um teste inicial da alternativa escolhida;
  • Monitorar resultados a longo termo;
  • Dar e receber feedbacks.

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? 10 dicas essenciais!

Como dissemos anteriormente, resolução de problemas não é algo que pode ser ensinado de maneira metódica e técnica, como um curso de inglês ou de programação. A pessoa que quer desenvolver essa soft skill pode seguir técnicas e métodos para resolver problemas, mas eles serão pouco eficazes se ela não tiver desenvolvido a habilidade em si. Para tanto, vamos conferir algumas dicas de como melhor desenvolvê-la.

1. Aprenda a pesquisar

É fundamental desenvolverhabilidade de pesquisa para resolver problemas com mais assertividade. Você pode aprender a pesquisar e obter resultados melhores por meio de networking, brainstorming ou buscando certificações na sua área.

2. Seja analista

Abordar as informações de uma forma mais analítica também ajuda a desenvolver a resolução de problemas. Pense quais soluções são mais efetivas para o desafio que está na sua frente e analise quais os possíveis resultados de cada ação tomada. 

3. Procure por oportunidades para colocar em prática

Não existe melhor forma de desenvolver uma habilidade do que colocá-la em prática. Logo, procure inserir-se em situações novas e fora da zona de conforto que precisarão de resolução de problemas. Se não tiver um resultado tão expressivo da primeira vez, não desanime! Na próxima você se sairá melhor!

4. Observe outras pessoas resolvendo problemas

Outra forma muito eficaz de aprender é observar outras pessoas fazendo algo. Logo, acompanhe uma pessoa que é muito boa em resolução de problemas, anote quais passos ela tomou, como ela abordou a situação e quais foram os métodos que ela utilizou para chegar na solução.

5. Pratique em cenários fictícios

É possível encontrar na internet diversos livros e treinamentos que trazem situações-problema fictícias para que você coloque em prática suas habilidades. Como é um ambiente simulado, falhar não trará consequências para você e servirá de bastante aprendizado!

6. Crie sua própria metodologia

Como dissemos anteriormente, não existe uma maneira de desenvolver essa habilidade. Logo, aprender a aprender é uma habilidade importante na hora de desenvolver a resolução de problemas, tendo em vista que você deve adequar o aprendizado à forma como se sentir confortável. Logo, escreva aquilo que funcionou para você e siga por esse caminho. 

7. Utilize ferramentas organizacionais

Algumas ferramentas organizacionais são pensadas para poupar tempo e aumentar a produtividade, tornando mais óbvias as soluções para um problema. Podemos citar oDiagrama de Ishikawa, o Mapa Mentalou até mesmo a análise SWOT.

8. Aprenda a decidir

A indecisão pode ser uma grande inimiga da resolução de problemas. Quando não conseguimos nos decidir qual solução é a mais indicada, acabamos nos perdendo e isso leva a uma insegurança geral. Saber quando é a hora ideal de arriscar e tomar uma decisão é essencial para a resolução de problemas

9. Dance!

Você sabia que dançar tem um impacto positivo no processamento neural, o que possibilita que novos caminhos neurais contornem os bloqueios da dopamina no cérebro? Isso significa que dançar pode fazer com que você pense melhor e, consequentemente, encontre soluções mais adequadas para os problemas!

10. Pratique a “distância psicológica”

A distância psicológica é uma técnica que visa o distanciamento de uma situação, nos retirando do centro da ação. Logo, para utilizar a distância psicológica, devemos tomar a perspectiva de outra pessoa ou encarar o problema de uma forma improvável.

Existem comprovações de que essa distância mental entre quem tenta resolver o problema e o problema em si abre o leque para soluções mais criativas. Isso acontece porque pensamentos abstratos levam a conexões que anteriormente pareciam não estar relacionadas, o que gera soluções inusitadas.

A resolução de problemas é uma habilidade muito útil para o cotidiano e, especialmente, para o ambiente de trabalho. A pessoa que apresenta a habilidade de resolução de problemas consegue ser mais auto confiante e destacar-se dentre as demais. Além disso, situações que antes pareciam impossíveis tornam-se passíveis de serem resolvidas. 

Gostou do nosso artigo sobre resolução de problemas? Que tal aproveitar a visita ao nosso blog e aprender um pouco mais sobre outra habilidade essencial na vida pessoal e profissional, a empatia?