Função SE Excel: quais as principais e como usar?

O Excel é muito popular pelas suas fórmulas e manipulação de dados. Fazer operações básicas, que uma calculadora faria, como soma, subtração, multiplicação e divisão, são apenas as mais simples dos cálculos que o Excel é capaz de fazer. É possível utilizar condicionais lógicos no Excel também, auxiliando essas operações básicas a se tornarem mais complexas. Esse é o papel da função SE Excel.

Ao pensarmos mais em lógica de programação, começamos a utilizar mais o pensamento lógico, e, com isso, enxergamos mais de um resultado possível para uma mesma célula. Mas isso não precisa ser difícil, nem complexo! Uma das mais simples e usadas é utilizar algum tipo de condição para determinado resultado. Aqui entra a função SE do Excel.

Confira o conteúdo que preparamos para você sobre o assunto:

Boa leitura!

O que é a função =SE() Excel e para que serve?

A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite fazer comparações lógicas. A função SE pode ter dois resultados: um se a comparação for verdadeira e outra se a comparação for falsa.

Sabe quando pensamos “SE algo acontecer, faça isso, senão faça aquilo”? Essa é a condição que precisamos, a estrutura básica da função SE. 

Quais as principais funções =SE() no Excel?

  • =SE()

Essa função tem a seguinte estrutura: 

=SE(condição; valor se a condição for verdadeira; valor se a condição for falsa).

Um exemplo para usar essa função seria verificar se a pessoa é ou não maior de idade. A condição seria ela ser maior que 18 anos, ou seja >=18. 

Exemplo Função SE Excel
  • =CONT.SE() 

Essa função serve para contar a quantidade de células com uma determinada condição. Ela tem a seguinte estrutura:

 =CONT.SE(intervalo; condição).

Um exemplo, contar a quantidade de vezes que uma cidade aparece em uma lista. Nesse caso, temos um intervalo fixo (A2:A6) e a condição é ser igual a cada uma das células das cidades. 

Exemplo Função CONT.SE() Excel
  • =SOMASE() 

Essa função serve para somar as células apenas as que respeitam uma determinada condição. Ela tem a seguinte estrutura: =SOMASE(intervalo; condição; [intervalo da soma]).

Um exemplo, você pode querer somar apenas os valores de uma coluna que são maiores que 8.

Exemplo =SOMASE

Ou você também pode verificar a condição em uma coluna e somar usando outra. Por exemplo, queremos somar as idades de todas as pessoas com o nome Pedro.

Somando com condições
  • =MEDIASE()

Essa função serve para calcular a média das células que respeitam uma determinada condição. Ela tem a seguinte estrutura:

 =MEDIASE(intervalo; condição; [intervalo da média]).

Um exemplo, você pode querer calcular a média apenas dos valores de uma coluna que são maiores que 8.

Fazendo média com condições função MÉDIASE

Ou você também pode verificar a condição em uma coluna e calcular a média usando outra. Por exemplo, queremos saber a média das idades de todas as pessoas com o nome Pedro.

Função =MÉDIASE

Como usar a função =SE() Excel com outras funções?

Uma forma muito poderosa de usar as funções do Excel é juntar duas ou mais funções em uma mesma fórmula. No caso da função SE, podemos usar como condição uma outra função, para compor a fórmula. 

Por exemplo, se queremos que todas as pessoas que tiveram uma média maior que 6 sejam aprovadas e quem tiver média menor que 6 seja reprovada, conseguimos usar a função SE junto com a função MEDIA, igual o exemplo abaixo:

Usando a função SE com outras funções

Podemos também usar outra função na parte verdadeira ou falsa da fórmula. Por exemplo, se quisermos que quem tenha média acima de 6 seja aprovada, entre 4 e 6 vá para recuperação e abaixo de 4 seja reprovada, vamos precisar deixar essa fórmula mais elaborada:

Usando a função SE com outras funções 2

Como usar a função =SE() com duas ou mais condições?

Quando precisamos adicionar mais condições na função SE, podemos fazer o uso das funções E, OU ou NÃO. 

A função E serve para verificar se as duas condições são verdadeiras. A função OU para verificar se uma das condições é verdadeira. E a função NÃO para reverter a condição, ou seja, para que não seja igual ao valor. 

Se você percebeu, no último exemplo, usamos a função E, para dizer que a média tinha que ser maior que quatro E menor que 6. 

Como pudemos perceber, a função SE no Excel é muito simples de usar e pode trazer muito mais lógica e flexibilidade para suas planilhas. Ela também pode ser combinada com várias outras fórmulas para se tornar ainda mais poderosa! 

Sempre que você pensar em alguma condição ou na estrutura “SE algo acontecer, faça isso, senão aquilo”, você consegue usar essa função. E aí, gostou do artigo e quer continuar aprendendo sobre Excel? Então aproveite para conferir o post completo sobre Excel.