Como calcular porcentagem no Excel?

Você sabe como calcular porcentagem no Excel? Essa é uma plataforma muito utilizada para organizar planilhas e, também, possibilitar um maior controle financeiro, seja ele individual ou de uma empresa com profissionais de TI. É por isso que todas as suas funcionalidades precisam ser devidamente exploradas.

No entanto, é possível dizer que o Excel não é uma plataforma tão intuitiva. É preciso saber como manuseá-la para que os resultados esperados sejam apresentados na tela. Por muitas vezes, algumas pessoas até precisam se submeter a cursos para alcançar um conhecimento mais avançado.

Ainda assim, quando o assunto é aprender a como calcular porcentagem no Excel, não há o que temer. Todo o processo é muito simples e rápido, facilitando a vida de quem precisa realizar cálculos de maneira ágil e sem empecilhos.

Neste artigo, você vai ver:

O que é porcentagem?

A porcentagem, representada pelo símbolo %, é uma divisão de um número qualquer por 100. Quando falamos de 34%, estamos nos referindo a trigésima quarta parte de 100. Sendo assim, sempre que o símbolo for visto, é necessário se lembrar que há uma referência a uma parte de 100.

Além disso, o cálculo de porcentagem pode ser dividido em três formas diferentes: percentual, fracionário e decimal. O cálculo desse valor geralmente é realizado por meio de uma multiplicação entre frações ou de números decimais. Sendo assim, as quatro operações precisam ser devidamente dominadas para chegar ao resultado esperado.

No entanto, quando falamos sobre como calcular porcentagem no Excel, as coisas mudam de figura. Isso porque os cálculos são realizados pela própria plataforma, usando tecnologia. Ainda assim, um conhecimento básico pode facilitar na hora de compreender os números expressos em sua tabela.

Percentual, fração e decimal: as três representações de uma porcentagem!

Assim como mencionado anteriormente, existem três formas para expressar uma porcentagem. São elas:

  • percentual;
  • fração;
  • decimal.

Cada uma delas têm um significado diferente e podem ser úteis em um determinado contexto. Confira, abaixo, o que cada uma representa e para que servirá durante um cálculo.

Forma percentual

A forma percentual é aquela que ocorre quando um determinado número pode ser definido pelo símbolo % (por cento). Isso quer dizer que o resultado obtido será uma parte de 100. Assim como explicado no início do artigo sobre como calcular porcentagem no Excel, o número que for expresso com o símbolo da porcentagem será a parte de um todo.

Alguns exemplos são:

  • 5%
  • 39,7%
  • 132%

Forma fracionária

A forma fracionária também pode ser um alvo dos seus cálculos. É por meio dela que seremos capazes de encontrar uma fração irredutível ou uma fração simples que está sobre a base de 100.

  • 5/100
  • 39,7/100
  • 132/100

Forma decimal

Por fim, ainda há a forma decimal. Ela é uma possibilidade de representação que acaba sendo gerada após a realização de um cálculo para encontrar a porcentagem. Para chegar nesse resultado, é preciso fazer a divisão.

  • 0,05
  • 0,397
  • 1,32

Quando usar o cálculo de porcentagem? Principais aplicações!

Antes de aprender como calcular porcentagem no Excel, é necessário saber quando a sua aplicação deve ser feita. Esse tipo de cálculo acaba se mostrando muito amplo e útil em diversas áreas, ainda que pareça um pouco restrito quando paramos para pensar sobre ele.

As principais aplicações da porcentagem estão voltadas para as seguintes áreas:

  • Saúde: na área da saúde, a porcentagem é utilizada para realizar cálculos nutricionais, massa magra e taxa de líquidos;
  • Estatística e probabilidade: em estatística e probabilidade, o cálculo é feito para encontrar resultados estatísticos e probabilísticos;
  • Imposto de renda: para que o Imposto de Renda possa ser calculado, é preciso ter em mãos a porcentagem da sua renda para chegar ao valor que deve ser pago;
  • Matemática financeira: utilizada nas definições de taxas de juros, bem como de rendimentos;
  • Concessão de descontos: utilizada no setor comercial, promovendo descontos de 10, 20, 50% e assim por diante;
  • Questões trabalhistas: utilizada no caso de taxas e multas que, comumente, são expressas em forma de porcentagem.

Como calcular porcentagem no Excel? 2 maneiras diferentes!

Existem muitas maneiras de saber como calcular porcentagem no Excel e elas podem ser extremamente úteis para garantir agilidade nas contas. Conheça, abaixo, alguns métodos que poderão otimizar o seu tempo.

Método 1

Imagine que uma loja de eletrônicos está planejando uma semana de ofertas. Até aqui, o consumidor sabe qual o percentual de desconto que terá em cada produto, mas não quanto isso representa em valores reais. 

A fim de solucionar essa dúvida, ele pode criar uma tabela com quatro colunas. Assim como a demonstrada abaixo:

Método 1 calcular porcentagem no Excel

Já, para descobrir quantos reais ele terá de desconto, é preciso multiplicar o valor total pela porcentagem aplicada sobre ele. Confira. 

Resultado

Método 2

Fazendo o caminho inverso do método 1, imagine que agora o consumidor sabe o quanto ele terá de desconto em reais, mas quer saber quantos porcentos isso representa do valor total. 

Seguindo a mesma tabela, é preciso dividir o valor do desconto pelo valor total e multiplicar o resultado por 100, veja a fórmula abaixo:

Método 2 calcular porcentagem no Excel

Depois de tudo isso, fica simples saber como calcular porcentagem no Excel. Os métodos mencionados poderão ser extremamente úteis tanto no trabalho quanto na sua vida pessoal, ajudando a compreender os valores reais de produtos e, também, do cálculo de impostos sobre eles.

Quer saber mais sobre Excel e facilitar a sua rotina? Descubra como concatenar utilizando essa ferramenta!