Autogestão: o que é, importância e como aplicá-la na área de tecnologia!

Quando pensamos na organização de uma empresa, normalmente vêm à cabeça modelos fortemente hierárquicos e inflexíveis, com uma grande tendência verticalizada. Entretanto, tais modelos já estão sendo considerados parte do passado. Com a ascensão de startups e outras formas de se fazer negócio, novos modelos organizacionais estão surgindo. Um deles é a autogestão. 

Por meio da autogestão, é possível outorgar uma maior liberdade e flexibilidade para tomada de decisões, o que confere ao modelo uma praticidade invejável. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa forma de organização tão curiosa? Confira o material que preparamos:

  • O que é autogestão?
  • Quais os principais benefícios da autogestão?
  • Qual a importância de aplicar a autogestão na área de tecnologia?
  • Como aplicar e melhorar a autogestão? 5 dicas práticas!

Prepare-se, e vamos lá!

O que é autogestão?

Pode-se considerar autogestão como o modelo de administração pautado na divisão igualitária da gestão de uma tarefa ou atividade, levando as pessoas colaboradoras a assumir um papel decisivo e mais participativo em relação à organização. A divisão e delegação das tarefas são feitas de maneira democrática, respeitando a legitimidade da escolha coletiva.

Entretanto, isso não significa que não haverá pessoas em um papel de liderança. A diferença é que tais líderes são pessoas reconhecidas e validadas em sua posição pela maioria, e terão como responsabilidade a organização geral, como a divisão de times, estabelecimento de prazos e normas e encaminhamento de demandas. 

Essa figura foca menos na cobrança em relação à produtividade, já que, no modelo de autogestão, todas as pessoas compreendem a importância de seu trabalho para o desenvolvimento mútuo. 

A autogestão pode ser também aplicada a trabalhos que não sejam relacionados a modelos empresariais. É possível desenvolver a autogestão em trabalhos remotos, home office e freelancer, por exemplo. 

Quais os principais benefícios da autogestão?

A implementação dessa forma de administrar a empresa pode conferir uma série de vantagens para a produtividade e motivação geral no ambiente de trabalho. Por exemplo:

Desenvolvimento de um espírito de liderança

Ao fazer com que muitas tarefas de uma posição de liderança sejam distribuídas entre todas as pessoas profissionais, permite-se que elas consigam desenvolver habilidades essenciais, somente adquiridas por meio de uma certa atribuição de responsabilidade. Além disso, faz com que se sintam valorizadas e reconhecidas pelo seu desempenho. 

Melhoria da comunicação interna

Um problema que muitas empresas enfrentam é a falta de comunicação entre setores, o que leva a diversos erros e confusões que atrasam a produtividade. Ao delegar a tarefa de administrar a todas as pessoas, é mais fácil de que elas compreendam a relevância de uma comunicação efetiva para atingir objetivos mútuos, o que melhora o networking pessoal e otimiza a gestão. 

Qual a importância de aplicar a autogestão na área de tecnologia?

Com o avanço das startups, unindo o mercado de T.I. ao mundo dos negócios, as pessoas que trabalham no ramo precisam se adaptar e desenvolver uma série de competências e habilidades necessárias para trabalhar em uma equipe.

Muitas vezes, o trabalho de uma pessoa profissional de T.I. envolve muita proatividade e independência. Porém, quando colocado dentro de uma empresa, é necessário que esse trabalho esteja em constante sintonia com o das demais pessoas de uma forma sistêmica

Por conta desses motivos é evidente a adoção da autogestão para muitas empresas do mercado tecnológico. Como em diversas situações as tarefas podem ser realizadas de maneira autônoma e simultânea, saber como comunicar-se, gerir seu próprio tempo e estar ciente do trabalho das demais pessoas colaboradoras são características importantes na hora de se pensar em começar uma carreira em uma empresa de tecnologia

Como aplicar e melhorar a autogestão? 5 dicas práticas!

É da área de tecnologia ou percebeu que a autogestão seria de extrema importância para você? Então vamos descobrir como podemos desenvolvê-la ainda mais! Preparamos algumas dicas para mostrar como você pode melhorar essa habilidade e adicioná-la ao seu currículo profissional:

Estabeleça uma rotina

Essa dica é essencial, ainda mais para aquelas pessoas que querem praticar a autogestão no home office ou trabalho freelancer. Organize tudo que deve ser feito em uma agenda e planeje cuidadosamente um horário para cada uma das tarefas. Caso não faça isso, pode ser que acabe se esquecendo de algo ou então conflitando duas tarefas ou mais.

Evite procrastinar

A procrastinação pode parecer inevitável, ainda mais quando existe um cansaço físico e mental. Para essa dica, é importante estabelecer intervalos de trabalho e horários regulares para refeições e descanso. Uma boa tática para evitar esse mal é a utilização de técnicas para aumentar a produtividade, como a Pomodoro, que consiste em focar por 25 minutos na tarefa, e tirar 5 minutos de pausa. 

Gerencie seu tempo

Em um ambiente empresarial, é muito comum que várias tarefas cheguem a todo momento e se acumulem com as que já estão em andamento. Para evitar que tudo acabe se tornando uma grande confusão, a gestão do tempo se faz imprescindível. Saiba exatamente quando e o que deve ser feito, colocando prioridades e deixando prazos em evidência.

Organize seu ambiente de trabalho

É impossível tentar melhorar a autogestão sem ter um ambiente de trabalho impecável. Um ambiente de trabalho organizado fará com que tenha sempre à mão tudo que necessitar e evite perder tempo desnecessariamente procurando aquele contrato ou então determinado documento que você tinha certeza que havia colocado em cima da mesa, por exemplo. 

Espelhe-se em outras lideranças

Uma forma eficaz de se melhorar rapidamente a sua autogestão é observar como outras pessoas bem-sucedidas fazem. Afinal, se funciona para elas, funcionará para você também! Veja como elas definem prioridades, metas e como lidam com crises e obstáculos. Dessa forma, será mais fácil quando for sua vez de tentar se gerir sem a ajuda de terceiros. 

A autogestão é um modelo de organização em que as decisões e gerenciamento de tarefas é feita de forma democrática e horizontal. Desenvolver habilidades relacionadas à autogestão é um passo na conquista do trabalho dos sonhos e de uma carreira de sucesso

Gostou do nosso artigo? Que tal aprender sobre o que são metodologias ágeis e como elas funcionam?