O momento da escolha de uma carreira ou mesmo da mudança para outra pode ser  uma grande passo na vida de qualquer pessoa e, com isso, é preciso avaliar todas as vantagens e desvantagens dessa decisão, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre a carreira na área de tecnologia, como Sistema da informação, Inteligência Artificial, Internet das coisas (IoT) e outros assuntos que podem ser do seu interesse:

  • O que é uma carreira em tecnologia?
  • Mercado de trabalho em tecnologia
  • Oportunidades de carreira
  • Valorização da pessoa de tecnologia
  • Impacto social da área de tecnologia
  • Habilidades para uma carreira em tecnologia

O que é uma carreira em tecnologia?

Uma carreira em tecnologia existe uma gama de oportunidades e possibilidades no mercado de trabalho. 

A qualificação na área de Tecnologia da Informação (TI)  pode levar a pessoa a diversas áreas de grandes prestígio como: programação, correspondendo hoje a 40% das vagas de TI, engenharia de software, cloud computing, virtualização, analista de segurança e de sistemas, entre outros setores.

Assim, um único curso pode levar a pessoa a diversos lugares ocupacionais e, também, a construir uma carreira sólida.

Mercado de trabalho em tecnologia

O mercado de trabalho em tecnologias do Brasil é um dos setores que mais vem crescendo e desenvolvendo novas áreas e oportunidades para os profissionais.

É possível perceber essa expansão com os dados de 2015, em que o país enfrentava o início de uma recessão enquanto setor de Tecnologia da Informação já crescia em uma taxa de 4,2%. No ano de 2017, período de demissões em massa em grandes empresas, o mesmo setor cresceu 7,2%.

Assim, pode-se perceber a solidez do mercado de tecnologias, além do espaço de crescimento que é proporcionado para quem deseja se tornar um profissional.

Oportunidade de carreira

Apesar do mercado investir na área de tecnologias, há poucas pessoas programadoras e especialistas no país, não conseguindo preencher a demanda de um setor que cresce mais a cada ano.

Para se ter uma ideia, hoje existem mais de 5 mil vagas em startups brasileiras, além do surgimento de mais de 70 mil novas vagas na área no mundo todo. Em contrapartida, as universidades de TI formam apenas 46 mil profissionais ao ano, dando espaço para o crescimento.

Por conta disso, há um alto índice de empregabilidade e um alto reconhecimento de quem estiver capacitado para preencher essas vagas tão cobiçadas.

Além disso, como há uma alta demanda no mercado, é comum que empresas passem a competir para obter profissionais, de maneira que, com um alto conhecimento técnico, seja possível escolher a melhor oportunidade para você, de acordo com os benefícios de cada empresa.

Valorização do profissional de tecnologia

Com a expansão do mercado de tecnologias no Brasil, as pessoas passaram a serem vistas como membros essenciais para o crescimento de empresas e do desenvolvimento econômico do país.

Uma pesquisa da Korny Ferry mostrou que, de 2012 para 2017, o mercado de tecnologia obteve um reajuste salarial de 53%, proporcionando outros benefícios como a estruturação de um plano de carreira e o estímulo a aprofundar-se nos estudos da área.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, a média salarial de um profissional no mercado de tecnologia da informação é por volta de R$9.000,00, variando entre as qualificações de cada profissional.

Impacto social da área de tecnologias

O setor de tecnologias no mercado é responsável pelas grandes criações e inovações que se tornaram essenciais para pessoas consumidoras hoje em dia.

Estas são as responsáveis por criar processos de programação que agilizam e facilitam o dia a dia dos usuários e usuárias no meio digital, trazendo a redução de processos e diminuindo o atrito entre comunicações.

É por meio das tecnologias que há as grandes transformações no nosso sistema, tornando-as as novas inventoras da nossa geração.

Habilidades para uma carreira de tecnologia

Para se desenvolver em uma carreira de tecnologia é importante agregar algumas habilidades que poderão te ajudar neste processo de aprendizado.

A programação possui uma linguagem muito técnica e exclusiva da área, em que é necessário fazer associações rápidas e expandir habilidades de lógica. Por conta disso, pratique exercícios de matemática e aproxime-se de matérias que irão aumentar seu processo cognitivo.

Outra ação importante no mundo das tecnologias é desenvolver o seu inglês, afinal, a linguagem programática é global e será necessário se comunicar pelo idioma.

E ai? Gostou das dicas? Então não perca tempo e comece a aprender programação hoje mesmo com a Trybe!

1K Shares:
Você também pode gostar