A inteligência artificial, um dos assuntos mais discutidos atualmente, tem sido tema de análises, estudos e projetos de empresas de diversos mercados. Dos assistentes virtuais às ferramentas de análise de dados, a IA está presente nas mais diversas áreas e permite desenvolver soluções eficientes e de aplicação prática para empresas, negócios e para o usuário final.

No entanto, muita gente ainda não conhece as capacidades da inteligência artificial ou ainda acredita que ela trará impactos negativos para o mercado de trabalho. Apesar disso, é uma área que tem demonstrado um grande crescimento nos últimos anos e que merece atenção especial dos profissionais que atuam no setor.

Por isso, explicaremos agora o que é inteligência artificial e como ela surgiu, abordando os principais elementos da IA. Além disso, contaremos um pouco sobre seu impacto no mercado de trabalho, suas principais aplicações, abordando como ela pode ser positiva para os profissionais que atuam com tecnologia. Veja os detalhes abaixo:

Boa leitura!

O que é inteligência artificial? Entenda!

Quando falamos em inteligência artificial, estamos tratando da habilidade de uma máquina em aprender funções similares às desempenhadas por seres humanos. Com isso, a inteligência artificial pode ser aplicada nas mais diversas áreas e setores.

Ela pode ser utilizada em assistentes virtuais, carros autônomos, ferramentas industriais, equipamentos inteligentes ou até mesmo para produzir uma xícara de café de acordo com as preferências e características de um determinado cliente.

Como surgiu a inteligência artificial

Apesar de ter se tornado um assunto popular nos últimos anos, a inteligência artificial não é um conceito novo. Ele surgiu em 1940, quando filósofos e cientistas começaram a estudar quais seriam os meios de processamento de informação necessários para que a máquina fosse capaz de realizar uma ação humana. Dentre ele estava compreender informações de voz, analisar dados, gerenciar processos e até mesmo desenvolver estratégias de negócio.

Quais são seus principais elementos

Atualmente, quando falamos em inteligência artificial, é comum encontrarmos três principais elementos: o aprendizado da máquina, o Deep Learning e o Processamento de Linguagem Natural, que podem estar, ou não, interligados. Veja detalhes de cada um baixo.

Aprendizado da máquina

O aprendizado da máquina, também conhecido como machine learning, é um ramo de atuação da inteligência artificial que visa possibilitar aos computadores funcionalidades autônomas, por meio de aprendizado.

Isso significa que deixou de ser necessário inserir ordens diretas para a execução de tarefas, já que a máquina passa a interpretar dados e tomar decisões por meio de algoritmos, analisando informações, padrões e probabilidades.

Deep learning

O Deep Learning, que pode ser traduzido para o português como aprendizado profundo, é um aprimoramento do aprendizado da máquina e se traduz em ferramentas que são capazes de aprender novos conceitos e processos a partir de instruções básicas.

Dentre as aplicações que já utilizam esse tipo de tecnologia, é possível destacar os algoritmos de indicação de conteúdo. Eles indicam novas séries, filmes ou músicas que o usuário pode gostar, de acordo com seus hábitos e gostos. Afinal, todo mundo já se viu assistindo algo que foi recomendado por uma plataforma e que tinha tudo a ver com seus gostos. Esse é o papel dos algoritmos de conteúdo!

Processamento de linguagem natural

Por último, é interessante conhecer também o conceito de processamento de linguagem natural. Como o nome diz, essa é uma área da inteligência artificial responsável por compreender a comunicação natural entre as pessoas. Seja por meio de texto, voz ou símbolos, e traduzi-la de forma compreensível para a máquina.

Ferramentas de tradução em tempo real, como o Google Tradutor e, mais recentemente, as ferramentas de assistentes pessoais, como a Siri, da Apple, e a Google Assistente, da Google. Eles utilizam esse tipo de tecnologia para compreender e contextualizar melhor as interações com os usuários e a máquina.

Como a inteligência artificial impacta o mercado de trabalho?

O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho é inegável. Processos repetitivos e manuais, como o preenchimento de planilhas, a gestão de dados de segurança e até mesmo a triagem de atendimentos de clientes são tarefas que já podem ser executadas com o auxílio da IA e automatizadas por quaisquer empresas.

Além disso, novas ferramentas e processos de trabalho, mesmo em setores mais tradicionais ou que não estão diretamente envolvidos com tecnologia, são impactados pelo avanço da inteligência artificial e suas inovações.

Advogados, médicos, contadores e engenheiros já possuem ferramentas que permitem executar suas tarefas de forma mais inteligente e ágil, enquanto novas soluções tecnológicas são criadas e aprimoradas todos os dias.

Explicaremos com mais detalhes a respeito das inovações trazidas pela tecnologia de inteligência artificial e sua aplicação junto ao trabalho humano ao longo de nosso texto!

Conheça algumas aplicações de inteligência artificial

Agora que você entendeu melhor o conceito de inteligência artificial e seu impacto no mercado de trabalho, é interessante conhecer também algumas das principais aplicações de IA que já estão presentes em nosso dia a dia. Confira:

  • serviços de atendimento ao cliente;
  • gestão de colaboradores;
  • análise de dados;
  • assistentes pessoais;
  • mecanismos de segurança.

Entenda porque ela é positiva para os profissionais de tecnologia

Como você deve ter percebido, há uma tendência mundial de crescimento e aprimoramento quando o assunto é inteligência artificial. Logo, é importante entender como ela pode ser positiva para os profissionais de tecnologia e como se preparar para aproveitar esse desenvolvimento.

Listamos abaixo alguns dos pontos positivos da inteligência artificial para os profissionais de tecnologia e como ela deve impactar o mercado nos próximos anos. Confira agora!

Maior demanda por profissionais qualificados

A utilização e o desenvolvimento de projetos de inteligência artificial demandam conhecimentos específicos e capacitação do profissional. Por isso, é válido dizer que seu crescimento é muito positivo para as pessoas que atuam em áreas voltadas ao ramo, que passam a ter mais possibilidades de trabalho.

Com o desenvolvimento de habilidades e projetos que utilizam inteligência artificial, os profissionais de tecnologia podem se destacar da concorrência e conquistar oportunidades melhores, com grandes chances de crescimento profissional.

Por isso, a necessidade de profissionais de tecnologia especializados em inteligência artificial deve crescer nos próximos anos nos mais diversos setores, como alimentação, segurança, gestão de pessoas e até mesmo em processos jurídicos.

Novas oportunidades de negócio em mercados tradicionais

Por último, é importante destacar também que o crescimento da inteligência artificial tende a abrir novas oportunidades não somente nas empresas mais tecnológicas, mas em mercados tradicionais, o que significa que soluções inovadoras e que utilizem a IA se tornarão cada vez mais presentes.

Como é possível concluir, a IA faz parte da revolução tecnológica que traz mudanças significativas para as mais diversas áreas e que possui capacidade para alterar as relações de trabalho em todo o mundo.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, ela possui um impacto positivo e que se sobrepõe aos temores de substituição das pessoas pelas máquinas. Além disso, sua evolução cria uma demanda cada vez maior por pessoas especialistas em tecnologia.

O que você achou de entender o que é inteligência artificial, de saber como ela surgiu, e seu impacto no mercado de trabalho e aplicações?

Se você gostou desse conteúdo e deseja acompanhar as atualizações, não deixe de conferir nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Twitter.

0 Shares:
Você também pode gostar