Não é de hoje a utilização do termo TI — ou Tecnologia da Informação — em nossas vidas cotidianas. Na verdade, esse conceito está presente já faz algum tempo e a humanidade fez um trabalho incrível ao adaptar-se às novas tecnologias proporcionadas por esse novo meio de comunicação global. 

Estamos vivendo o que muitas pessoas chamam de Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0. Essa nova indústria só foi capaz de se consolidar e dar uma passo adicional para o futuro da comunicação e da tecnologia graças a instauração da internet e da Tecnologia da Informação na Revolução Industrial Anterior. 

O que é muito curioso é que, mesmo décadas após seu surgimento, a área de TI prossegue firme em seu constante processo de evolução, reinventando-se gradualmente conforme a tecnologia e novas tecnologias surgem.

O que acha de aprender mais sobre a Tecnologia da Informação, ou TI? Em caso afirmativo, reparamos um conteúdo repleto de informações relevantes e interessantes, suficiente para fazer com que você saiba tudo o que precisa sobre essa área. Confira o conteúdo apresentado a seguir:

Boa leitura!

TI

O que é TI?

TI, ou Tecnologia da Informação, engloba o uso de qualquer computador, dispositivo de armazenamento, redes de comunicação, infraestrutura e processos gerais que envolvam criar, editar, armazenar, proteger e compartilhar todo tipo de conteúdo eletrônico

Geralmente, cria-se uma distinção entre a área de TI em um âmbito mais comercial — que inclui tecnologia computacional e telecomunicações — e a tecnologia utilizada para uso individual e pessoal. Apesar do uso comercial ser mais aflorado, algumas pessoas acreditam que TI envolva inclusive a esfera particular. 

O termo, TI, é atribuído a Harvard Business Review, que tinha por objetivo criar uma separação entre as máquinas construídas especialmente para cumprir com uma função — ou seja, tinham um escopo de trabalho bem reduzido — daquelas que poderiam ser programadas para executar ações diversas. 

História breve e evolução da TI!

Desde o surgimento do computador moderno, houve um aumento expressivo na quantidade de informação digitalizada, compartilhada e consumida pela sociedade global. Com a informação chegando mais rapidamente, o ritmo de evolução da tecnologia tem aumentado gradativamente. Porém, como foi que o mundo ficou conectado dessa forma? A história da TI nos conta!

Podemos iniciar essa história no final do século 19 para início do 20, com o surgimento das primeiras formas de telecomunicação. Essa época foi marcada pela invenção de diversos dispositivos mecânicos que conseguiam aproximar um pouco mais as pessoas ao redor do mundo. Estamos falando das máquinas de pulso que emitiam Código Morse, do telefone, do Rádio… Tais dispositivos foram o pavimento da estrada para chegar até a Tecnologia da Informação. 

No início, essas máquinas utilizavam interruptores eletromecânicos para controlar a abertura e o fechamento de circuitos elétricos. Posteriormente, elas foram substituídas por interruptores eletrônicos, que conseguiam abrir e fechar circuitos de maneira muito mais rápida. Isso permitiu ampliar a velocidade de informação transmitida, o que resultou na criação do primeiro computador eletrônico para propósitos gerais, o ENIAC

Esse fato abriria as portas para que, décadas depois, a internet fosse inventada, em 1969. Entretanto, essa rede ainda era privada e não estava disponível ao alcance das mãos, como atualmente. Apenas instituições militares utilizam-na para fins próprios. 

A década de 80 foi muito importante para esse processo, pois foi quando começaram a surgir os primeiros computadores de uso pessoal e também, ao final dela, houve a invenção da World Wide Web e a consequente facilitação ao seu acesso. Isso fez com que houvesse um câmbio no mercado e na indústria mundial, rapidamente sendo impactada por essa nova modalidade de comunicação e troca de informações. 

Essa época ficou conhecida como Terceira Revolução Industrial, ou era da Informação. A partir disso, o termo TI foi cunhado e passou a participar ativamente da vida de grande parte da população mundial. 

Quando é o dia do profissional de TI?

O dia do profissional de TI é celebrado em 19 de Outubro, que foi a data escolhida para homenagear a todas as pessoas que atuam nessa área, muito devido também à sua importância no mercado e na economia mundial. 

Quais são as principais áreas de atuação da pessoa profissional de TI?

Ao atuar na área de TI, a pessoa pode escolher uma ampla variedade de caminhos a se percorrer, tudo por conta da grande versatilidade dessa área. Vamos conhecer quais são os principais ramos da área de TI, assim como um pouco sobre suas características principais!

Desenvolvimento

A subárea de Desenvolvimento é o carro-chefe da área de TI. Isso se sustenta pelo fato de que essa atividade é o pilar da construção de programas, softwares e sistemas, além da programação de computadores. Essa área esteve presente desde o início e ajudou a estruturar o que é conhecido por TI atualmente. 

Apesar de ser um ramo de TI, a área de Desenvolvimento por si só é muito abrangente. Ela inclui toda a parte de codificação e instrução de computadores em linguagem de máquina. Além disso, inclui também a lógica e a construção de soluções inovadoras para determinadas situações. 

Dentro de Desenvolvimento, encontra-se:

Dados

Outra subcategoria básica da área de TI é a de dados, que inclui diversas ramificações por sua vez. É nítido que o constante crescimento do número de dados digitalizados seria uma questão a ser tratada dentro da área de TI, afinal, tais dados precisam ser geridos, armazenados, processados, protegidos, etc. 

Com isso, surgem divisões que se preocupam em estruturar todos esses dados separados pela rede e transformá-los em informações úteis, a ciência de dados e o processamento de dados

Com essa organização, surge a necessidade de armazená-los em grandes bancos que precisam ser geridos por alguém. Assim surgem analistas de bancos de dados, entre outras funções muito importantes. 

Logo, os dados são parte crucial não só de TI, mas da realidade atual.

Suporte Técnico

Existem pessoas para programar as máquinas e outras para cuidar dos dados inseridos nelas, perfeito. Mas, e quando uma máquina apresenta mau funcionamento? Por conta disso, a área de suporte técnico de TI é outro pilar fundamental de sua existência. Sem essa área, não seria possível reutilizar as máquinas, causando um enorme desperdício.

Administração de Redes

Essa pode ser uma categoria que não é tão famosa quanto às demais, afinal, seu trabalho é mais nos bastidores de toda a ação. A administração de redes garante que todos os terminais e as topologias de rede de uma empresa, por exemplo, estejam corretamente estruturados, logo, pensando em toda infraestrutura desse processo

Segurança da Informação

Apesar de estar presente desde os primórdios da área de TI, atualmente sua importância está muito mais evidente, sendo caso inclusive de legislações próprias, como a LGPD. Com o aumento de crimes cibernéticos e o maior envolvimento de dados sensíveis das pessoas na internet, essa área tem se expandido cada vez mais, sendo uma das grandes apostas para o futuro. 

A segurança da informação, portanto, é referente a toda a estruturação de uma estratégia para manter a integridade e a confiabilidade de um sistema e todos seus dados

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

Essas duas áreas, que geralmente andam conjugadas, são algumas das “filhas mais novas” da área de TI. Com muitas expectativas e demanda para os anos futuros, ambas áreas prometem abrir portas para o avanço da área de TI e da criação de Novas Tecnologias. 

Inteligência Artificial, ou IA, diz respeito à capacidade de ensinar uma máquina a desempenhar pequenos papéis de maneira mais independente, sem ser necessário que uma pessoa execute seu programa todas as vezes, por exemplo. 

Aprendizado de Máquina é a área de desenvolvimento de estratégias e soluções que permitam que essas máquinas consigam aprender novas informações e coletar dados sem a alimentação constante de uma pessoa humana. 

Quais as diferenças entre Tecnologia da Informação e Sistemas da Informação?

Agora que já conhecemos um pouco melhor sobre a Tecnologia da Informação, a famosa TI, talvez possa acabar ficando uma dúvida se tal termo é equivalente ao “Sistemas da Informação”, que apresenta estruturas semelhantes. Por conta disso, preparamos uma tabela para exemplificar as principais diferenças entre essas duas áreas tão distintas:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)SISTEMAS DA INFORMAÇÃO (SI)
Definição:Tecnologia da Informação diz respeito a tudo que envolve o estudo, a criação, o projeto e gerenciamento de informações e dados digitais em um Sistema InformacionalReferente à informação em um panorama mais geral, indo além da tecnologia propriamente
Origem:O termo foi criado após o surgimento de uma rede de computadores para uso comercial e profissional.Existe desde que informação é transmitida, ou seja, antes mesmo dos primórdios da tecnologia, na era conhecida como pré-mecânica. 
Foco:É focado em sistemas e funcionamento de máquinas, desde seu software até seu hardware. Pode utilizar uma variedade de frameworks e metodologias em prol de alcançar os objetivos necessários

Quais as profissões em alta na área de TI?

Vamos conhecer agora alguns cargos da área de TI que estão revolucionando o mercado de trabalho e, portanto, estão com alta demanda. Confira:

Ethical Hacking

Pode parecer estranho, mas, atualmente, a famosa pessoa pirata da internet pode conseguir um trabalho muito bem remunerado! Estamos falando dos White Hats, pessoas praticantes do Ethical Hacking.

Como já explicado em pontos anteriores do texto, a segurança da informação se tornou uma grande problemática nos dias atuais, o que fez com que muitas empresas começassem a correr contra o tempo para garantir que seus sistemas não sejam alvo de ciberataques. 

Com isso, pessoas com conhecimento em Hacking são contratadas para simular um ciberataque e expor falhas que a equipe de segurança da empresa ainda não conseguiu identificar. Dessa forma, pensando na estratégia do inimigo, muitas empresas e corporações conseguem fortalecer sua infraestrutura. 

Desenvolvimento de jogos

Foi-se o tempo que jogar videogame era brincadeira de criança. Atualmente, o gaming não é somente um estilo de vida, um hobby, como também um esporte! Isso abre caminho para um mercado cada vez maior e cheio de oportunidades na área de desenvolvimento de jogos

Uma das categorias que mais fazem sucesso dentro dessa carreira é a de desenvolvimento de jogos mobile, ou seja, para dispositivos móveis. Essa é considerada uma área muito promissora, tanto atualmente, quanto para o futuro. 

Desenvolvimento e Design Web

Essa é uma das carreiras que estão em alta e que possivelmente não deixarão de estar por um bom tempo, afinal, a importância de estar presente no World Wide Web é gigantesca para qualquer negócio!

Dessa forma, pessoas que saibam construir sites e portais online, assim como aquelas que são responsáveis pelo design moderno e fluido da página são essenciais para o mercado de trabalho tecnológico

Desenvolvimento Front-end, Back-end e Full Stack

Tanto Front-end e back-end quanto Full Stack são muito pertinentes e bem remuneradas no mercado atualmente. 

O desenvolvimento Back-end é responsável por toda a parte de funcionamento da estrutura de uma aplicação, sistema ou site. Assim, estamos falando de tudo que não vemos ao executar um programa. Em uma analogia rasa, é como colocar as engrenagens de um relógio para funcionar. Linguagens back-end muito bem reconhecidas pelo mercado são JavaScript, Python, PHP e Ruby. 

o Front-end é responsável pela experiência que a pessoa usuária terá. Dessa forma, essa pessoa terá que pensar como será o funcionamento de botões, imagens, o relacionamento entre um elemento e outro que será exposto na tela. Linguagens famosas para essa área são CSS e HTML.

A pessoa Full Stack será aquela que se aventurará por todos os âmbitos da produção de uma aplicação, tanto os bastidores, quanto a experiência com a pessoa usuária. Por conta disso, ela é muito importante por fazer a ponte entre essas duas modalidades, unindo o melhor de dois mundos. É evidente que a pessoa Full Stack pode não ter o tempo e os recursos necessários para se aprofundar tão bem em ambas, mas seu conhecimento deve ser o suficiente para conseguir trabalhar dos dois lados. 

Quais são as Soft Skills exigidas para a área de TI?

As soft skills são habilidades que se perpetuam no âmbito interpessoal e são mais abstratas, desse modo sendo difícil quantificá-las com provas ou outras formas de avaliação. Essas habilidades são requisito para uma série de áreas do atual e competitivo mercado de trabalho, e para a área de TI não é diferente! Vejamos algumas das mais necessárias:

Resolução de Problemas

Talvez essa seja a soft skill que mais seja necessária para uma pessoa que deseje adentrar a área de TI. Afinal, grande parte dos trabalhos nessa área exigem a criação de estratégias ou soluções para obstáculos ou dificuldades. É o princípio da programação, do desenvolvimento e de muitas outras subáreas. 

Logo, ter a capacidade de tomar os melhores caminhos para resolver um problemas é uma habilidade imprescindível. 

Colaboração

A palavra “Informação” está inclusive no título do conceito de “Tecnologia da Informação”. E a informação pressupõe ligação com pessoas ou outras entidades, afinal, ela deve ser passada, conectando tudo como uma espécie de rede. Desse modo, trabalhar com TI, mesmo que suas tarefas sejam feitas de modo solitário, não será isolado da participação de tarefas de outras pessoas

Logo, saber colaborar e comunicar-se é necessário para que a informação consiga ser passada adiante da forma mais íntegra e nítida, sem ruídos ou interrupções. 

Criatividade

A área de TI é a linha de frente no mercado em relação à inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. Grande parte das novidades passam, de certa forma, por TI. Assim, obter a capacidade de pensar fora da caixa e conseguir criar é primordial para uma carreira sólida e duradoura nessa área

Quais as principais Hard Skills para se destacar na área de TI?

Diferentemente das soft skills, as hard skills são as habilidades técnicas. Elas são quantificáveis e podem ser aprendidas. Para o mercado de trabalho, são interessantes as habilidades técnicas seguintes:

  • cibersegurança: conjunto de técnicas para a proteção de dispositivos e servidores contra ataques maliciosos. 
  • cloud computing: conhecimentos sobre nuvem e as melhores estratégias para otimização e evolução da infraestrutura.
  • DevOps: implementação de metodologia ágil em ambientes de desenvolvimento.
  • Análise de Dados e Gerenciamento de Big Data: Analisar, gerenciar e tratar dados, inclusive os que são muito grandes para sistemas tradicionais. 
  • Internet das coisas: obter conhecimento em programação de endpoints e desenvolvimento de programas para o controle e monitoramento de sistemas automatizados. 
  • Linguagens de programação.
  • Desenvolvimento para dispositivos móveis. 

Quais são os principais desafios de uma carreira em TI?

Apesar da área de TI ser uma das mais promissoras e com maior demanda, isso não anula o fato de que existe uma série de desafios para as pessoas que desejam trilhar esse caminho. Alguns desses desafios desafios são: 

Currículo necessário

Por vezes, pode ser difícil se adequar ao currículo necessário por empresas que estejam necessitando de profissionais da área. Esse é um dos motivos de porque há tanta vaga sobrando no mercado para profissionais da área de desenvolvimento, por exemplo. 

A verdade é que não é da noite para o dia que uma pessoa conseguirá se especializar e obter as habilidades técnicas necessárias para servir em determinado cargo. Como não existe uma formação específica na área de tecnologia e cada um pode fazer sua trajetória de aprendizagem, fica difícil manter controle sobre isso também. 

Atualização Constante

Novas tecnologias surgem todos os dias. Isso inclui novos dispositivos, novas linguagens de programação, novas funções no desenvolvimento, novas ferramentas de ataque cibernético. Isso faz com que o conhecimento de uma pessoa da área se torne obsoleto em poucos anos se esta não continuar estudando. 

Desse modo, a atualização dos conhecimentos deve ser constante. Uma pessoa da área que não tenha interesse em ler e aprender mais poderá rapidamente ficar para trás

Gerenciamento de atividades

Empresas atualmente contam com um número variado de modelos e estruturas organizacionais. Isso significa que, muitas vezes, as pessoas deverão se organizar para conseguir entregar suas tarefas dentro de prazos especificados. Isso exige muita disciplina e organização!

Como começar uma carreira em Tecnologia da Informação?

Depois de tudo isso, é possível que você tenha desenvolvido um interesse especial por essa área e queira saber como pode iniciar sua carreira, afinal, há boa remuneração, estabilidade e possibilidade de evolução constante. Preparamos alguns passos para você, confira:

1. Pesquise mais sobre cargos e áreas de atuação desejadas

É interessante você começar pensando em qual posição você deseja trabalhar. Não precisa ser a posição inicial, pode pensar alto, como por exemplo, pessoa Engenheira de Software ou Analista de Dados. O importante é ver se há afinidade com a área e interesse em aprender sobre

2. Crie um Checklist

Coloque nessa lista todas as coisas necessárias para chegar até o cargo que você pensou, desde habilidades técnicas, soft skills, possíveis impedimentos, entre outros. 

3. Estude

Hora de colocar o estudo em dia! Comece aprendendo as habilidades necessárias, como programar, por exemplo. É importante não desanimar e sempre manter controle sobre o que está aprendendo, assim como de sua evolução. 

4. Conecte-se com pessoas da área de TI

Participe de eventos do cargo escolhido e faça contatos com pessoas que tenham cargos semelhantes ao que você almeja. Demonstre ser uma pessoa empática, interessada e proativa, desse modo, elas poderão recomendar você para vagas!

5. Trabalhe como Freelancer para obter experiência

Muitas pessoas no mercado de trabalho não contratarão para um cargo ou vaga sem antes terem uma comprovação de sua experiência. Nesse quesito, comece pegando pequenos projetos Freelancer para realizar e construa sua própria experiência inicial. Se possível, peça para que as pessoas que contrataram seus serviços escrevam uma recomendação de como foi trabalhar com você no projeto. 

6. Prepare-se para uma entrevista técnica

As entrevistas técnicas serão o que definirá sua entrada em um cargo de seu desejo. Por isso, estude bem e tenha certeza de que domina assuntos técnicos relacionados à vaga. Algumas perguntas podem ser, por exemplo:

“Fale sobre uma vez que você encontrou um bug e como resolveu a situação.”

“Qual seu conhecimento em PHP?”

“O que é DevOps?”

Como está o mercado de TI atualmente?

Os rumos do mercado de TI mudaram drasticamente desde o primeiro quadrimestre de 2020, quando houve o grande aumento nos casos de COVID-19, levando a uma pandemia mundial. Algumas empresas não conseguiram lidar com o impacto que a pandemia trouxe, tendo que fechar suas portas. Entretanto, as que conseguiram manter-se vivas tiveram que rapidamente digitalizar todos os processos e tornar todas as relações de trabalho remotas

Isso acabou abrindo muitas oportunidades para alguns setores de TI, afinal, as operações digitais se tornaram mais urgentes do que nunca. Cada vez mais pessoas programadoras e empresas de soluções são necessárias para auxiliar nessa passagem para o digital. A influência da tecnologia é agora onipresente, forçando uma mudança que antes aconteceria apenas daqui há alguns anos

Áreas que antes pareciam distantes, como cloud computing, agora são altamente procuradas. Novas tecnologias estão cada vez mais encontrando espaço dentro de soluções empresariais, e, com isso, surge uma urgência para o desenvolvimento de novas medidas de cibersegurança e segurança da informação. 

Qual a média salarial do mercado de TI?

É difícil definir uma média salarial para uma área tão abrangente e repleta de cargos como a de TI. Entretanto, de acordo com pesquisas e amostragens, é possível ter uma noção do salário de alguns cargos da área, confira:

CARGOSALÁRIO MÉDIO MENSAL EM R$
Programador Front-end4.317,33
Desenvolvedor Mobile4.317,33
Engenheiro de Software9.393,65
Gerente de Desenvolvimento de Sistemas12.149,77
Cientista de Dados (Data Scientist)6.891,62
Tecnólogo em Segurança da Informação6.354,72
Designer de Games4.065,77

8 sinais de que a área de TI foi feita para você!

Será que você está perdendo tempo ao não seguir em uma carreira de TI? Como ter certeza de que você estará fazendo o que gosta? Reunimos 8 sinais de que talvez sua aptidão esteja ligada à área de TI. Faça o Checklist e marque aquilo que se encaixa em você:

[ ] Você precisa de constante estímulo e acha entediante quando não há mudança nas coisas;

[ ] Você ama aprender coisas novas;

[ ] Você se acha uma pessoa colaborativa e comunicativa;

[ ] O que muitas pessoas consideram como falhas, você observa oportunidades de crescimento e experimentação;

[ ] Você gosta de ver o impacto que o seu trabalho traz para a vida das outras pessoas;

[ ] Você gosta de muitos assuntos que não estão diretamente conectados ao mesmo tempo, como Arquitetura e Medicina.

[ ] Você gosta de resolver problemas e quebra-cabeças e acredita ser uma pessoa que os resolve com criatividade;

[ ] Por último e mais importante, você AMA tecnologia.

Se você marcou a maioria, pode ter certeza que a área da tecnologia da informação é para você! Pode pesquisar qual sua profissão ideal que você com toda certeza encontrará!

Nesse artigo, viajamos um pouco nos conceitos e na história da Tecnologia da Informação, ou, como gostamos de chamar, a TI. Aprendemos muito sobre seus conceitos, suas áreas, as profissões que ela engloba e as habilidades necessárias para conseguir construir uma carreira sólida e duradoura. Além disso, fizemos uma breve leitura de como está o mercado de trabalho atual e conferimos alguns salários médios de algumas profissões ligadas a ela. 

A TI é uma área em constante crescimento e desenvolvimento que promete estar cada vez mais presente em nosso dia a dia, até mesmo nos momentos em que não estamos utilizando nenhum dispositivo. No futuro, sabemos que essa área terá alta demanda e que precisará cada vez mais de pessoas profissionais capacitadas para ocuparem as vagas que estarão sendo criadas dia após dia. 

O que achou de aprender sobre TI? Não termine sua aprendizagem por aqui, aproveite e leia um pouco sobre Tecnologia Financeira e descubra como essas duas áreas estão se sobrepondo rapidamente!

0 Shares:
Você também pode gostar