Coach de carreira: o que é e 5 motivos para contratar!

Pensar nos rumos a tomar para a construção da carreira pode não ser a tarefa mais fácil, uma vez que os caminhos são muito diversos e podem ter uma vasta gama de ramificações. Pensando em auxiliar quem precisa de um direcionamento mais assertivo, existe uma pessoa profissional dedicada especialmente a ajudar a formular seus objetivos profissionais e trajetória: o Coach de carreira.

Essa pessoa profissional pode ser de grande ajuda, especialmente quando você ainda tem incertezas sobre as direções que deve tomar na carreira. Coaches de carreira vão te ajudar a descobrir qual é a sua vocação para que o trajeto profissional seja mais objetivo, sem desvios, como uma mudança de carreira. 

E você? Já descobriu qual é sua carreira e quais são seus objetivos pessoais a longo prazo? Se a resposta for incerta, então, este texto é para você! Conheça mais sobre a profissão de Coach de carreira neste artigo, no qual vamos falar sobre:

Com certeza será um boa leitura!

Coach de carreira: o que é?

O Coaching de Carreira é uma modalidade voltada à orientação e direcionamento com foco na mudança de performance, promovendo transformações necessárias para que seja possível o desenvolvimento e alcance daquele objetivo profissional tão sonhado. Uma pessoa Coach de carreira pode auxiliar em diversos aspectos, seja na escolha de qual faculdade seguir ou até mesmo como exercitar a liderança em seu ambiente de atuação. 

Para entendermos melhor sobre essa especialização, precisamos conhecer a fundo alguns tópicos importantes. Confira a seguir! 

O que é carreira?

Fazendo parte de um campo amplo de atuação e escolhas, ao falar sobre carreira podemos ter em mente diversas definições — que variam dentro da modalidade de coaching de acordo com as necessidades da pessoa coachee. 

A definição mais geral diz que carreira é a maneira em que são apresentadas as profissões, ocupações e vocações profissionais. Entretanto, existe uma outra definição que diz que carreira pode ser voltada ao progresso e desenvolvimento qualitativo de atitudes e ações, podendo ser tomadas por meio de uma longa trajetória profissional em uma área em específico.  

A carreira dentro do coaching significa um processo vivenciado por todas as pessoas que buscam desenvolvimento, seja para a possibilidade de escolha de qual curso seguir na universidade, qual ocupação pretende estar a longo prazo, como desenvolver habilidades interpessoais na área de atuação, entre outros. Ou seja, uma abordagem híbrida dessa definição.

O que faz um Coach de Carreira?

A atuação de profissionais em coaching de carreira pode ajudar a pessoa que procura por auxílio a:

  • Visualizar e manter o rumo na criação de planos concretos para busca de um emprego;
  • Priorizar e desenvolver as etapas que consistem essas ações; 
  • Realizar networkings de maneira eficaz;
  • Preparar-se para entrevistas, sejam elas profissionais ou acadêmicas.

Em todos os itens listados acima, a pessoa profissional de coaching de carreira oferece conhecimento e uma nova perspectiva acerca do desenvolvimento necessário e almejado. Sendo assim, a pessoa coaching também se atentará à capacidade e responsabilidade das pessoas que contratam essa modalidade de serviço por suas metas definidas e até mesmo os resultados almejados e alcançados.   

Importância do Coaching de Carreira!

A modalidade de coaching de carreira é uma aliada muito importante para todas as pessoas que buscam um maior desempenho ou uma profissão ideal, partindo do princípio da valorização de habilidades pessoais e seus objetivos.

Buscando resultados por meio de recursos e técnicas voltadas a área comportamental e humana, a pessoa profissional coaching valoriza e segue o caminho do desenvolvimento profissional e pessoal, permitindo assim um melhor desempenho e capacidade para que sejam possíveis resultados qualitativos e transformadores para a construção da trajetória profissional.

Todas as conquistas de clientes de uma pessoa profissional coaching de carreira só serão possíveis por meio de um plano de ação — que, se bem consolidado, pode gerar resultados bastantes satisfatórios! 

Optar por auxílio de uma pessoa profissional de coaching de carreira pode significar também apoio e desenvolvimento de habilidades, que em sua maioria são descobertas por meio de sessões e metodologias que possibilitam a visualização de pontos importantes a serem melhorados e na maximização de resultados.  

5 motivos para contratar um coach 

Lendo este texto, você pode estar se perguntando se chegou o momento em sua trajetória profissional de contratar os serviços de uma pessoa Coach de carreira. Para te ajudar nessa decisão, selecionamos 5 motivos que podem indicar se o serviço pode ser vantajoso para o momento atual da sua vida. Confira!

1- Caso você esteja se sentindo sem saída

Por vezes nos sentimos como se estivéssemos em uma prisão, sem saber quais decisões tomar. Quando essa situação se aplica ao âmbito profissional, tempo é dinheiro (literalmente!). Então, se você sente que não tem mais resultados expressivos e que há estagnação, pode ser a hora de contratar uma pessoa Coach de carreira.

Afinal, permitir-se estar nesse estado por muito tempo pode ser perigoso para sua saúde física e mental, além de ajudar na construção de quadros como a síndrome do impostor. Para sua carreira, esses sintomas podem ser prejudiciais. Logo, uma pessoa Coach de carreira te ajudará a se colocar de volta ao controle!

2- Caso você tenha enviado inúmeros currículos e não recebeu nenhum retorno

Currículos profissionais e portfólios são ferramentas importantes para garantir uma ótima primeira impressão em pessoas recrutadoras. Se você já perdeu as contas de quantas vezes seu currículo foi rejeitado ou ignorado, pode ser que algo esteja errado com ele! 

Existem situações em que um currículo pode estar desalinhado com os objetivos do mercado profissional ao qual você está tentando se inserir — é possível que seu currículo não está valorizando suas habilidades e competências, por exemplo. 

O motivo disso é que muitas pessoas que procuram emprego não compreendem a fundo como funciona o processo de seleção de empresas e o que elas de fato estão buscando. É aí que entra a ajuda da pessoa Coach de Carreira! Essa pessoa entende por completo como funcionam tais processos, ajudando você a conseguir um trabalho na área desejada.

3- Caso você precise fazer uma grande transição de carreira

Não há nada de errado em querer mudar de carreira. Afinal, antes tarde do que nunca! É muito comum chegar a uma certa altura da carreira escolhida e perceber que talvez ela não esteja trazendo tantas realizações pessoais quanto gostaríamos

Se você decidiu mudar para uma carreira em tecnologia, por exemplo, pode contar com profissionais da área de coaching de carreira para garantir que essa importante mudança seja feita dentro dos moldes da realidade, com embasamento e muita racionalidade. Assim, você garante que a transição seja suave e que não haja tanto impacto em sua vida.

4- Caso você tenha medo de entrevistas!

Já é difícil por si só conseguir entrevistas para determinados cargos, tendo em vista a grande competitividade do mercado de trabalho. Essa etapa da construção da carreira é uma das mais importantes, uma vez que representa o momento que te separa de uma possível trajetória profissional. Com tudo isso, é natural que entrevistas sejam aterrorizantes para algumas pessoas — afinal, nem todos conseguem se sair tão bem sob pressão.  

Nesse caso, não perca sua chance de conseguir a vaga! Uma pessoa Coach de carreira é preparada para fazer com que esse processo seja mais tranquilo. Essas pessoas profissionais conduzem diversas entrevistas testes que vão te auxiliar a pensar em estratégias para fazer com que sua performance aumente e você consiga de fato demonstrar toda sua capacidade para pessoas entrevistadoras!

5- Caso você tenha problemas com Networking

Dentro do mercado de trabalho, poucas coisas são tão poderosas quanto uma boa rede de pessoas influentes que recomendam seu trabalho ou oferecem oportunidades de crescimento. Porém, chegar até essa rede não é um trabalho simples e pode ser especialmente dificultoso para grande parte das pessoas.

Assim, Coaches de carreira também te auxiliam a estar mais confortável e confiante consigo e com o processo de conhecer novas pessoas para que seja possível construir essa rede de contatos. 

Como encontrar um coach de carreira? 10 perguntas para identificar o melhor!

Apenas ao dar uma busca pela internet ou pelas redes sociais, encontraremos diversas pessoas que são Coaches de Carreira. Entretanto, nesse momento devemos ter um pouco de cuidado. Como a área de Coaching ainda não possui regulamentação centralizada, a formação de Coaches varia bastante. Dessa forma, é importante sempre conferir se a metodologia daquela pessoa em específico funciona para você.

Pensando nisso, trouxemos 10 perguntas para você fazer para a pessoa Coach de Carreira antes de contratá-la, confira:

1- Como funciona sua abordagem?

É importante certificar-se que a metodologia da pessoa Coach é confortável para você. Afinal, se você não estiver com disposição, não obterá resultados.

2- Quais ferramentas você utiliza?

A pessoa Coach utiliza ferramentas novas, modernas, atualizadas e certificadas?

3- Você tem experiência na minha área de atuação?

Esse é um ponto importante, afinal, a pessoa Coach que já tem experiência na sua área saberá lidar melhor com determinadas situações.

4- Como é seu histórico de clientes satisfeitos?

Quem faz um bom trabalho na área de Coaching de carreira provavelmente terá uma lista de depoimentos de sucesso. Sempre pergunte por eles antes de contratar!

5- Quais são os resultados que eu posso esperar?

Esse é um ponto de alinhamento que deve ser feito antes de contratar a pessoa profissional. Afinal, não ter uma visão definida sobre onde vocês chegarão faz com que não haja uma certeza de que vocês estão olhando para a mesma direção.

6- Quais são as maiores barreiras para o meu sucesso?

Fique de olho! Uma pessoa profissional já sabe de antemão quais serão alguns dos desafios que você enfrentará.

7- Como você espera me ajudar a lidar com meus obstáculos?

Assim como a pergunta anterior, essa mostrará se, além de ter uma ideia de quais problemas poderão surgir, se a pessoa já pensa em como ajudará você a superá-los.

8- Você será capaz de me corrigir quando eu estiver errado(a)?

Clientes acima de tudo são clientes. Muitas pessoas não gostam de serem corrigidas por alguém que elas contratam. Essa pergunta, além de demonstrar que você está com disposição para aprender, ainda confere a liberdade para que a pessoa corrija suas ações que não são tão produtivas.!

9- Qual o seu tipo de cliente ideal?

Caso a pessoa Coach defina alguém que não tenha nada a ver com você, talvez ela não seja uma pessoa que se encaixará bem com suas demandas.

10- O que será feito caso nós não combinemos?

Essa pergunta é crucial, afinal, sessões de Coaching são acima de tudo uma forma de relacionamento. Se ele não der certo, você terá que pagar por todas as sessões mesmo assim? É importante certificar-se disso.

Qual a diferença entre orientação de carreira e coaching?

Orientação de carreira e Coaching são duas áreas complementares, o que significa que ambas trabalham juntas. O Coaching de carreira auxilia na orientação de carreira, podendo ser um dos serviços oferecidos para quem o contrata. Por sua vez, a orientação de carreira atua única e exclusivamente para auxiliar a pessoa a decidir qual rumo profissional tomar e qual curso universitário seguir.

Em outras palavras, o Coaching pode se utilizar da orientação de carreira, mas tem uma atuação muito mais ampla do que apenas essa área de aconselhamento

Quanto custa um Coach de Carreira?

Os valores de uma sessão com pessoas profissionais de coaching de carreira podem variar conforme as necessidades da pessoa cliente, mas também do reconhecimento na área da pessoa profissional. Portanto, é importante se atentar no método de aplicação e quem será a pessoa responsável por suas sessões. 

Os valores das sessões, conforme necessidades e reconhecimento, podem começar nos R$100,00 e chegar até mesmo ao valor mais alto de R$600,00.  

Benefícios do Coaching de Carreira

Confira a seguir 3 benefícios de contratar uma pessoa profissional em coaching de carreira: 

  • Diminuição do tempo na procura de um novo emprego;
  • Fornecimento de motivação para realização e cumprimento de metas;
  • Auxílio na formulação de um plano de ação que possibilite o desenvolvimento da pessoa cliente.

Limitações do Coach de Carreira

Entretanto, assim como todas as áreas, essa também possui algumas limitações. A seguir, confira 3 limitações que você poderá encontrar na área de coaching de carreira: 

  • Valores altos para a realização de determinadas atividades;
  • Pessoas podem aplicar golpes ao se passar por profissionais em coaching de carreira;
  • Possibilidade de um tempo maior e cansativo na busca de melhores abordagens ou caminhos certeiros.

Coach de carreira é uma pessoa profissional que atua pensando em otimizar e tornar mais assertiva sua relação com a construção da sua trajetória pessoal. Independentemente da área escolhida, essa pode ser uma saída interessante para quando estiver sem saber como prosseguir, sentir que sua vida profissional está estagnada, ou quando encontra dificuldades em entrar no seu nicho profissional.

Gostou de conhecer sobre essa profissão? Que tal agora você conhecer nosso guia completo de como ter uma carreira de sucesso?