Mindset: o que é, quais os tipos, como mudar o seu?

E se a gente dissesse para você que sua mente e a forma como você posiciona suas crenças e pensamentos influencia e muito no seu sucesso? É isso o que a especialista em psicologia de Stanford, Carol Dweck, afirma. De acordo com ela, a forma como acreditamos e escolhemos acreditar desempenham importante papel no nosso desenvolvimento e, consequentemente, no sucesso. Dentro de áreas como Coaching e psicologia, isso recebe o nome de mindset. 

Com o tempo, esse termo foi se popularizando em meio ao ambiente corporativo e convertendo-se em jargão. Muitas pessoas falam sobre “mindset”, porém, nem todas compreendem de fato o que ele é e como fazer para converter o seu na melhor versão possível.

Pensando nisso, nós criamos esse conteúdo para explicar minuciosamente tudo possível acerca desse tema, para que você possa também direcionar suas crenças e pensamentos para o sucesso. Confira, abaixo, o conteúdo destacado:

Boa leitura e vamos lá!

O que é Mindset?

Carol Dweck, pesquisadora e professora de psicologia social de Stanford, criadora do conceito de mindset
Carol Dweck, pesquisadora e professora de psicologia social de Stanford, criadora do conceito de mindset

Podemos pensar Mindset como uma tendência ou inclinação de pensamento, ou, em outras palavras, uma forma de se pensar. O mindset contempla pensamentos e crenças (desde as mais simples até as mais enraizadas) e como eles vão definir o seu comportamento, como você se apresenta para o mundo, como você age e a forma como você lida com suas emoções. Esse “pacote de pensamentos” impacta diretamente na sua relação com o mundo e como as outras pessoas veem e percebem você.

Esse conceito foi melhor desenvolvido e difundido pela professora e pesquisadora de psicologia social da universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Carol Dweck. Ele foi de grande contribuição para as áreas da psicologia que trabalham a motivação, a personalidade, as relações interpessoais e o desenvolvimento pessoal, como, por exemplo, a psicologia humanista

Quais os tipos de Mindset?

Dentro da teoria de Dweck, existem apenas dois tipos básicos de mindset, que se encontram em dois extremos de um espectro. Isso significa que uma pessoa pode se encontrar em qualquer posição entre os dois tipos de mindset, apresentando características gradativas a qualquer um dos lados, além de poder estar localizada em algum dos extremos. 

Espectro do Mindset

TIPO 1: FIXED MINDSET — MINDSET FIXO

Fixed Mindset, ou Mindset fixo, é um tipo de mindset em que o pensamento é condicionado a acreditar que habilidades e competências intelectuais — como inteligência emocional, talento, comunicação — são características fixas e inatas (que nascemos assim e ponto final). Consequentemente, tais habilidades são impossíveis de serem aprendidas em vida, além de serem imutáveis. Dentro desse tipo de mindset ainda existe a crença de que há uma forte relação entre sucesso e essas habilidades inatas, e que tal sucesso ocorre praticamente sem esforço.

Pense agora quantas vezes você já não ouviu — ou até mesmo falou — frases como: “Eu sou de humanas, lógica e matemática simplesmente não é pra mim.”, ou “Meu pensamento é mais analítico, logo, eu sou incapaz de compreender sentimentos.”. Esses são alguns exemplos cotidianos de Mindset fixo. 

Um outro exemplo seria uma pessoa cantora bastante talentosa. Costumamos dizer que alguém nasceu com o “dom” de cantar e que é um talento impressionante e extraordinário. Ademais, é bem comum acreditarmos que, por não nascermos com esse talento, não somos capazes de cantar e ter sucesso nessa área, por consequência. 

No entanto, será que, caso colocássemos prática, esforço, estudo e tempo, não seríamos nós capazes de mudar isso e nos tornarmos mais habilidosos, seja no que for? Voltando no exemplo de pessoas cantoras — que são o maior exemplo de “talento inato” para muitas pessoas — , é bastante comum encontrar exemplos de pessoas bem sucedidas nesse ramo artístico em lares de famílias que já estavam envolvidas nele. Por conta disso, não seria possível que essas pessoas somente acreditaram que era possível ser boas em algo e colocaram bastante esforço, dedicação e paixão desde cedo?

É sobre isso que fala o outro tipo de Mindset.

TIPO 2: GROWTH MINDSET — MINDSET EXPANDIDO

Como começamos a dizer no tópico anterior, o Growth Mindset — ou Mindset expandido/desenvolvido — diz respeito a pessoas que têm sua forma de pensamento e crenças voltados à ideia de que é possível desenvolver suas habilidades por meio de esforço, experiência, dedicação e determinação

Isso não significa acreditar que qualquer pessoa pode apresentar, da noite para o dia, o desempenho excepcional em uma área digna de uma genialidade única — como Einstein, por exemplo — , mas acreditar que alguém pode se tornar cada vez melhor com o devido tempo, esforço e dedicação. 

Abaixo, você pode conferir um pouco mais da diferença entre ambos extremos do espectro do Mindset:

DIFERENÇAS ENTRE MINDSET FIXO E EXPANDIDO:

FIXED MINDSETGROWTH MINDSET
Habilidades são inatas (surgem desde o nascimento) e continuam inalteradas ao longo da vida. Habilidades não necessariamente são talentos inatos, podendo serem melhorados e desenvolvidos ao longo da vida. 
Falhas e erros são pontos inalteráveis na história pessoal de alguém que estarão sempre presentes. Falhas e erros são necessários para que haja espaço e oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento por meio delas. 
Enxerga feedbacks como uma forma de ataque pessoal. Compreende a existência do feedback e enxerga nele uma oportunidade de desenvolvimento
Busca realizar as tarefas mais fáceis que dependem do menor esforço possível.Aceita tarefas desafiadoras que dependem de um grande esforço por acreditar que isso fará com que aprenda e se desenvolva mais. 
Desiste ao menor sinal de problemas ou obstáculos.Acredita que problemas e obstáculos são inevitáveis e os utiliza como uma forma de experimentar soluções inovadoras e criativas.
Foco em realizações quantificáveis e fixas (como notas, troféus, etc.).Foco na jornada de desenvolvimento pessoal e profissional individual.
Menor chance de assumir riscos criativos.Maior chance de assumir riscos e descobrir novas habilidades e oportunidades.

Como se forma o Mindset?

De acordo com a pesquisa da professora Dweck, o mindset começa a ser formado na infância e na forma de tratamento que as crianças recebem das autoridades — sejam elas professoras, tutoras, pais e mães ou responsáveis legais. 

Primeiramente, ela e sua equipe de pessoas pesquisadoras identificaram que um mindset fixo é formado a partir do momento em que crianças são elogiadas e reconhecidas pelos seus talentos e habilidades, como rótulos. Por exemplo, crianças rotuladas pelas autoridades como “inteligentes” eram mais propensas a desenvolver esse tipo de mindset. Afinal, isso passava a mensagem de que: “Ou você é algo, ou não é. Ou tem algo, ou não.”, sem possibilidade de alteração.

As crianças propensas a desenvolver o Growth Mindset eram aquelas que, diferentemente, recebiam elogios referentes ao esforço empregado ao tentar cumprir uma tarefa. Com isso, elas passavam a acreditar que, caso falhassem, poderiam ser melhor sucedidas na próxima vez e melhorar.

Apesar de nossa infância e forma de criação ditarem muito de como pensamos e agimos atualmente, isso por si só não significa que não podemos desenvolver outro tipo de mindset ao longo da vida. Se acreditássemos nisso, de certo estaríamos ainda reproduzindo um mindset fixo! Logo, é possível mudar hábitos e converter nosso mindset para um Growth Mindset. 

Quais os impactos do Mindset?

O Mindset, independentemente do tipo, impactará em diversos âmbitos da vida da criança — e sua consequente fase adulta. Ele será responsável por como os desafios e tarefas serão abordados, como essa pessoa receberá críticas e feedbacks e como ela se posicionará frente a oportunidades

Crianças com Growth Mindset serão aquelas que são ávidas em aprender e descobrir coisas novas, o que impactará positivamente no ambiente acadêmico. Elas se tornarão pessoas adultas mais empáticas com as demais e que dificilmente se retrairão frente a um desafio. 

Já as pessoas adultas provenientes de crianças com Mindset fixos estarão fadadas a resultados medianos, por acreditarem que não possuem o que é necessário para ser “inteligente” ou “talentosa”. Por conta disso, elas não terão motivação para tentar e descobrir coisas novas e certamente desistirão frente a um desafio. 

De acordo com Dweck, pessoas com mindset fixo estarão constantemente buscando nas outras pessoas a aprovação que elas precisam receber delas mesmas, em que cada posicionamento é necessário colocar à prova a sua inteligência e personalidade. Para elas, é tudo ou nada. Ou se é aceita, ou rejeitada. Ou se ganha, ou se perde. 

Qual a relação entre Mindset e Atitude?

Primeiramente, atitudes podem ser definidas como a forma de se posicionar ao avaliar os aspectos de uma pessoa, objeto ou situação de uma certa maneira. Esse posicionamento pode ser positivo, negativo ou misto (como quando não sabemos o que sentimos em relação a determinada pessoa). A atitude é formada de componentes emocionais (como nos sentimos), componentes cognitivos (como pensamos) e componentes comportamentais (como nos comportamos).

Logo, sua atitude será uma reação que é resultado de como você pensa, age e sente. O Mindset, por sua vez, é como a moldura com a qual você recorta o mundo e o apreende, moldando as maneiras de pensar, agir e sentir, e, consequentemente, gerando uma atitude

Qual a relação entre Mindset e Crenças?

Crenças podem ser descritas como verdades individuais sem possibilidade de serem concretamente provadas que são moldadas por experiências, intuições, idéias e diversos sentimentos, como medo, desejo, paixão, etc. As crenças nos ajudam a ver o mundo e, em alguns casos, podem acabar sendo limitantes, impedindo que atuemos ou demos os passos necessários para continuar nossa trajetória de desenvolvimento pessoal.

São as nossas crenças de mundo que definirão como enxergaremos nós e as demais pessoas. Por conta disso, são as crenças que desenvolvemos que vão delinear nosso mindset. Se elas forem crenças limitantes, elas podem fazer com que nosso mindset seja mais fixo

Qual o meu tipo de Mindset? Teste!

Quer saber qual o seu tipo de mindset? Confira, abaixo, o teste que preparamos para auxiliar você a reconhecer qual o tipo de mindset que lhe é predominante. Lembre-se de que o mindset é um espectro, logo, você pode estar em qualquer lugar entre os dois tipos.

Destaque dentre as sentenças abaixo quais as 5 que você mais se identifica: 

1. Sou capaz de aprender coisas novas e desenvolver minha inteligência;

2. Tem gente que é naturalmente boa em algumas coisas, já em outras não. 

3. Não vejo problema em desistir antes mesmo de tentar se algo for realmente muito difícil;

4. Não vejo problema em pedir ajuda quando preciso. 

5. Pessoas que têm muito sucesso geralmente são aquelas que já nasceram com um “dom” natural para alguma coisa. 

6. Estudar, dedicar-se e praticar são formas de adquirir uma nova habilidade ou melhorar o desempenho em alguma área em específico.

7. Se eu não sei algo, como Matemática, dificilmente me interessarei por algo relacionado. 

8. Nessa vida, só existem duas alternativas: ou você ganha, ou você perde. Ou você é bem sucedido, ou você falha. 

9. Eu me sinto muito inteligente quando consigo resolver um problema difícil, quando eu resolvo algo de forma fácil ou quando eu resolvo algo em que eu estou há um longo tempo trabalhando. 

10. Erros me ajudam a perceber que aspectos precisam ser melhorados. 

RESPOSTAS

As frases 1, 4, 6, 9, 10 são referentes a um Growth mindset;

As frases 2, 3, 5, 7, 8 são referentes a um Fixed mindset;

A partir da quantidade de frases de cada grupo que você selecionou, você pode ver para qual lado você tem mais propensão. Um exemplo, se você se identificou com 3 frases de Growth mindset e 2 de Fixed mindset, seu mindset tende para growth mindset, mas ainda há bastante trabalho pela frente! 

Como mudar meu Mindset? Passo a passo!

Se você acredita que poderia expandir e desenvolver um pouco mais seu mindset, você já está no caminho certo! Dificilmente será tarde demais para reconhecer nossas limitações e começar a moldar uma nova forma de pensar e enxergar a vida. Para ajudar você nesse processo, reunimos algumas dicas de como você pode dar o pontapé inicial nesse processo. Vamos lá?

PASSO 1: RECONHEÇA-SE

O primeiro passo para começar a jornada de desenvolvimento e expansão do Mindset é aprender a conhecer-se. O autoconhecimento é essencial para que você saiba reconhecer o que você acredita, quais são suas crenças e suas atitudes em relação ao mundo. Lembre-se que o mindset é um espectro ou contínuo, significando que você pode não ser completamente fixo ou desenvolvido, mas residir em algum lugar no meio do caminho entre os dois. 

Saber quais comportamentos e atitudes levam a um fixed mindset pode ser um desafio, mas é extremamente importante para compreender o que precisa ser mudado. Se você não sabe muito bem como é um pensamento de mindset fixo, deixamos abaixo algumas exemplos de como eles podem aparecer:

“Será que eu consigo fazer isso? Não é como se eu tivesse talento…”

“Se você não tentar, você pode se preservar e evitar a decepção de falhar.”

“Todo mundo vai saber que você é uma farsa e não tem nenhum talento”

“Não é minha culpa, é culpa de…”

“Isso realmente poderia ter dado certo se você tivesse nascido pra isso.”

PASSO 2: RECONHEÇA AS ESCOLHAS

Uma tarefa difícil para quem tem um fixed mindset é conseguir enxergar que todos temos outras escolhas e opções — o tempo todo! A forma como você age, como você interpreta, como você responde a alguma coisa não é a única e definitivamente constitui uma escolha que você inconscientemente faz

Portanto, o segundo passo é praticar reconhecer essas diferentes alternativas. Um exemplo concreto: quando uma pessoa lhe fizer uma crítica ou dar um feedback construtivo, a saída mais próxima seria aceitar que o motivo para isso é sua falta de talentos e habilidades específicas. No entanto, por que não interpretar isso como um sinal de que é o momento de aperfeiçoar suas habilidades e desenvolver-se ainda mais? Afinal, pensar assim também é uma escolha. 

PASSO 3: PENSE DIFERENTE

Pode ser difícil de fato pensar com um Growth Mindset a princípio — e acreditar nisso. Porém, com o tempo e prática, assim como tudo, você logo estará se moldando para isso. Logo, ao enfrentar ideias e pensamentos que soem como mindset fixo, combata-as com a alternativa de um growth mindset

Você pode fazer isso das seguintes maneiras:

  • Adote o “ainda”: “Não fui capaz de fazer isso” — “Não fui capaz de fazer isso ainda”.
  • Substitua frases sintaticamente negativas e estáticas por outras afirmativas que denotem ações futuras: “Não fui capaz de fazer isso ainda” — “Ainda serei capaz de fazer isso”. 

PASSO 4: ACEITE DESAFIOS

É natural sentir medo frente a novas oportunidades ou novos desafios. Vamos supor que você sempre quis atuar, mas tem medo de falar em público. Você pode começar fazendo aulas de teatro ou participando de um grupo, mas aceite esse desafio. 

A tendência natural de um fixed mindset é, apesar do desejo, mudar de ideia e aceitar que você não é capaz de fazer isso, ou porque já está muito tarde, ou porque não tem talento, ou porque as outras pessoas rirão de você… Porém, não importa. Isso somente é um medo de sentir rejeição e falhar em algo que você realmente aprecia. Porém, se você nunca tentar e até mesmo falhar uma vez, você não poderá melhorar e desenvolver essas novas habilidades

PASSO 5: FOQUE NA SUA JORNADA PESSOAL

Se você aceitar novos desafios e embarcar em novas experiências somente para provar para as outras pessoas o quanto você é uma pessoa habilidosa e talentosa, você ainda estará repetindo e alimentando um mindset fixo. 

Procure desenvolver uma vontade por desenvolvimento pessoal próprio. Pense aonde você quer chegar e quem você quer ser, independentemente do quão improvável ou difícil possa parecer para você no momento, e use isso como foco para sua motivação

Ao tirar o foco da constante necessidade de aprovação social e colocá-lo em objetivos que beneficiarão você por requererem que você continue constantemente se aprimorando, será mais fácil ter consciência de que o que importa é o caminho e o que você pode aprender com ele, e não o destino final e seu resultado. 

O que é um Mindset Coach?

Mindset Coach é a pessoa profissional da área de Coaching que atua com foco no mindset da pessoa coachee, ou seja, nas suas crenças e padrões de pensamento. Seu objetivo é auxiliar a pessoa a reconhecer qual seu tipo de mindset, questioná-lo e moldá-lo para que se torne um Growth mindset. 

Para isso, essas pessoas profissionais utilizarão de algumas técnicas e ferramentas que ajudam a questionar e compreender suas verdade e sua realidade, além de reconhecer seu Lócus de controle, que é o quanto a pessoa acredita que tem controle da sua vida em relação às influências externas. Algumas das técnicas incluem programação neurolinguística e hipnoterapia.

3 dicas de Mindset Coach para seguir!

1. Saia da sua zona de conforto

Sair da zona de conforto inclui adotar comportamentos e atitudes que normalmente não fazem parte de nosso cotidiano, quando uma pessoa está completamente relaxada e tranquila. Sair da zona de conforto envolve assumir alguns riscos e tentar algo completamente novo que não esteja completamente ao seu controle. Essa atitude provou-se diversas vezes muito eficaz no desenvolvimento de um growth mindset. 

2. Aprenda a elogiar

Elogios, ou feedbacks positivos, são bastante importantes para ajudar outras pessoas ao nosso redor a se motivarem e também a perceberem suas habilidades mais proeminentes. Porém, evite fixar um adjetivo na pessoa, como “inteligente” ou “esperta”. Isso fará com que seja criado um patamar de expectativas que nem em todas ocasiões essa pessoa poderá alcançar, além de que as demais pessoas também poderão acreditar que não são capazes por não se assemelharem a ela.

Ao invés disso, reconheça o esforço e a tentativa de cada pessoa, independentemente do resultado

3. Encoraja outras pessoas

É comum encontrar pessoas perpetuando verdades que são reservadas a um fixed mindset. Ao escutar isso de alguém, procure encorajá-la a pensar de maneira flexível e ajude-a a perceber que, se ela se sente assim, ela também pode melhorar e se desenvolver para tornar-se uma melhor versão de si mesma

3 livros sobre Mindset!

Mindset: A nova psicologia do sucesso — Carol S. Dweck

Capa livro mindset

Da própria criadora do conceito, Carol S. Dweck, Mindset: a nova psicologia do sucesso é um livro que reúne todo o conhecimento de anos de pesquisa da autora e professora, ensinando como podemos alcançar nosso sucesso a partir de uma mudança em nosso comportamento. É uma leitura indispensável se você quer conhecer mais sobre a teoria de Dweck e aprofundar-se no assunto. 

Pense como um imperador — Donald Robertson

Capa livro pense como um imperador

Robertson traz em Pense como um imperador uma das maiores dicas para desenvolver um growth mindset: preocupe-se com você e com o que você pode mudar, não com o que é inevitável e está fora de seu controle. Utilizando histórias de um imperador romano e conhecimentos de pesquisas psicológicas, o autor ajuda a trabalhar a resiliência com técnicas e estratégias de mindfulness

Do Mindset ao Mindflow — Tiago Petreca

Capa livro do mindset ao mindflow

Petreca aborda em seu livro um aspecto muito importante acerca do mindset: como continuar mantendo a motivação e o desejo de desenvolvimento em um mundo que está cada vez mais incerto, volátil, caótico e ambíguo? Do Mindset ao Mindflow é um livro que ajuda no processo de autoconhecimento e de construção do growth mindset nos dias de hoje. 

Como podemos inferir, mindset é um conceito bastante amplo que envolve mais que somente um traço de personalidade. É uma forma de ver, enxergar, interpretar e traduzir o mundo em ações e atitudes. Isso pode ser o que nos separa de um futuro brilhante e bem sucedido.

Dessa forma, passe a notar como você pensa e age, e identifique padrões de pensamento referentes aos tipos de mindset. Com uma mudança nesse ponto, você verá que será mais fácil abordar a vida e os seus constantes desafios de uma maneira mais satisfatória.

Agora que você conheceu os tipos de mindset, que tal conhecer outro conceito, a comunicação não violenta? Aprendê-la também contribuirá — e muito — com o desenvolvimento de um Growth Mindset!