Tomada de decisão: qual a importância e como desenvolver?

Diariamente passamos pelo processo de tomada de decisão, uma vez que em nosso caminho constantemente aparecem situações que nos obrigam a fazer escolhas. Para algumas pessoas, ter que fazê-las é mais difícil do que para outras, porque quando escolhemos uma alternativa as demais são deixadas para trás. Isso acontece nas situações mais simples — o que comer hoje? — até nas mais complexas — qual carreira devo seguir?

Independentemente da circunstância, essa soft skill é a mais presente em seu cotidiano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, já que decidir é inevitável e, na maioria das vezes, necessário. Por isso, vale a pena tirar um tempo para compreender qual a importância da tomada de decisão e quais são os passos para que você não escolha da maneira errada.

Se interessou e quer desenvolver essa habilidade da melhor forma? Então, acompanhe este post e descubra:

Vamos lá? Boa leitura!

O que é tomada de decisão?

Em síntese, tomada de decisão é o processo de escolher algo. Normalmente, a pessoa ou a equipe tem, no mínimo, duas opções e deve se decidir qual delas é a melhor para o cenário específico. Para que esse processo ocorra de forma eficaz, uma série de habilidades devem ser utilizadas e algumas etapas podem ser seguidas.

Decidir requer, principalmente, atitude e pensamento crítico. Caso essa decisão seja em grupo, umaboa comunicação é essencial também. Com essas soft skills, torna-se mais fácil tomar uma decisão e, possivelmente, será mais difícil cometer erros.

Afinal, escolher sem medo de errar e com base nas suas experiências é tão importante quanto analisar todas as opções e quais as possíveis consequências que as acompanham. Somado a isso, comunicar-se de forma simples e clara permite que todas as pessoas da equipe visem os mesmos objetivos em prol da empresa.

Qual a importância da tomada de decisão?

A tomada de decisão é o passo que define o nosso futuro. A partir de cada escolha, surgem consequências positivas e negativas. Cabe à pessoa ou equipe descobrir qual decisão é a ideal para o futuro e com quais consequências está disposta a lidar. Para te explicar melhor a importância dessa habilidade, dividimos este tópico em tomada de decisão pessoal e tomada de decisão em organizações. Confira!

Tomada de decisão pessoal

Provavelmente, em algum momento da sua vida você sentiu receio ou ansiedade de fazer a escolha errada, certo? No entanto, cedo ou tarde teve que se decidir e enfrentar as consequências que vieram com a sua escolha. Independentemente de qual tenha sido ela, isso interferiu no seu futuro e até mesmo nas suas próximas escolhas. É por meio delas que você trilha seu caminho, por isso a tomada de decisão é tão importante!

Imagine que você é uma pessoa que está iniciando na área de programação e precisa decidir entre fazer o curso tradicional em uma universidade ou investir em cursos específicos na área. Qualquer que seja a sua escolha, ela definirá uma parte importante do seu futuro e lhe trará resultados positivos e negativos. Cabe a você analisar quais os prós e contras, bem como o que combina mais com as suas metas e carreira dos sonhos.

Tomada de decisão em organizações

Ao trabalhar em uma startup ou empresa, você terá que lidar com uma equipe e tomar decisões em conjunto. Caso ocupe um cargo de liderança, fazer escolhas será ainda mais importante. Qualquer que seja o seu papel na companhia, as decisões tomadas por você e pela equipe definirão os resultados obtidos por ela. Por isso, todas as pessoas profissionais devem estar em harmonia e colaborar entre si na hora de decidir qual a melhor opção para o negócio. Do contrário, a empresa não progride e isso afeta todas as pessoas integrantes.

Suponhamos que a empresa de TI em que trabalha convoque uma reunião para definir o regime de trabalho — home office ou presencial. Decidir pelo trabalho remoto pode significar uma economia para empresa porque não há gastos com escritório, mas também é possível que haja dificuldade na gestão de tempo de trabalho por parte das pessoas colaboradoras. Por isso, a decisão trará consequências significativas para o negócio, bem como para as pessoas que trabalham nele.

Quais os tipos de tomada de decisão?

Agora que você já sabe o que é a tomada de decisão e a importância que ela tem, é hora de saber quais os tipos que existem. Veja nos tópicos a seguir!

Decisão racional

Esse modo de decidir considera números, resultados precedentes, dados, etc. Ou seja, tudo aquilo que envolve bastante análise e raciocínio. Ao acatá-la, é mais difícil cometer erros e, consequentemente, ter que lidar com arrependimentos.

Decisão intuitiva

Ao contrário da decisão racional, escolher utilizando a intuição não utiliza lógica ou raciocínio. Nesse caso, a decisão é feita considerando um sentimento ou sensação interna que nos leva a descartar algumas opções e escolher uma que nos atrai mais.

Vale ressaltar que essa talvez não seja a melhor maneira de fazer uma escolha, principalmente quando ela trará consequências para outras pessoas ou para a empresa em que trabalha. O mais prudente é analisar dados e os possíveis resultados.

Decisão colaborativa

O próprio nome já resume do que se trata esse tipo de decisão. Esse modelo é o melhor a ser colocado em prática no ambiente empresarial, porque depende da colaboração de outras pessoas.

São vários os benefícios de adotar esse modelo: primeiramente, o processo de tomada de decisão conta com a participação de várias pessoas, ou seja, são vários os pontos de vistas e formas de enxergar o que é melhor para a empresa; em segundo lugar, todas as pessoas profissionais têm a oportunidade de participar e se desenvolver. Uma pessoa na liderança pode ser importante nesse caso, desde que ela atue de forma democrática.

Além disso, algumas ferramentas como o brainstorming e o mapa mental podem auxiliar na visualização nos pontos que precisam ser analisados para que se tome uma decisão.

Conheça as 5 etapas do processo de tomada de decisão

Com o propósito de evitar falhas durante o processo e obter bons resultados, vamos explicar a você cada etapa do processo de tomada de decisão. Acompanhe a seguir.

Passo 1: identificação da oportunidade ou problema

O primeiro passo para tomar uma decisão eficaz é definir qual o problema ou a oportunidade que merece atenção e requer uma decisão. A partir disso, é possível visualizar com nitidez qual o ponto central a ser analisado.

Desde o começo dessa etapa, é fundamental que os participantes do processo participem ativamente caso seja uma decisão colaborativa. No processo individual — na carreira de freelancer, por exemplo — as mesmas etapas são seguidas, mas contam com apenas uma cabeça pensante.

Passo 2: maneiras de solucionar

Assim que o problema ou oportunidade for definido, é hora de pensar quais são as alternativas que podem ser acatadas. Lembre-se de manter os pés no chão! Não considere como opção uma alternativa que dificilmente poderá ser escolhida e executada. De nada adianta eliminar as demais alternativas e decidir por algo fora do seu alcance ou da empresa. Foque em opções viáveis e de acordo com o cenário atual.

Passo 3: análise das possibilidades

Depois de elencar as alternativas, é chegada a hora de analisá-las, seja individualmente ou ao lado da equipe. Esse é o momento de colocar em um papel ou lousa quais os prós e contras de cada uma delas. Possivelmente, essa é a etapa mais importante, porque é nela que será definida qual decisão deverá ser tomada.

Vale lembrar que muitos fatores podem ser considerados durante o passo três, tais como: experiências precedentes, consequências da escolha, sonhos almejados, custo-benefício, tempo de execução, etc.

Passo 4: execução da escolha

A execução da decisão que foi tomada requer dedicação e preparação para lidar com as consequências que acompanham a escolha. É chegado o momento de colocar em prática a sua escolha! Contanto que você tenha seguido corretamente o passo a passo do processo, é pouco provável que você sofra com surpresas desagradáveis. Afinal, todos os resultados da escolha foram analisados na fase três.

Passo 5: Acompanhamento dos resultados

Por último, deve-se observar quais foram os efeitos que surtiram a partir da decisão tomada, analisar se foram os esperados e, caso não tenham sido, em quais pontos houve falhas que impediram os resultados previstos antes da decisão.

Matriz SWOT: conheça essa ferramenta para ajudar na tomada de decisão!

Uma das ferramentas que podem te auxiliar na tomada de decisão é a matriz SWOT — FOFA, em português. Ela auxilia na visualização das mudanças necessárias para melhorar o desempenho da empresa ou da pessoa profissional.

Ao ser estruturada, a análise SWOT resulta em uma matriz, a qual deve ser dividida em dois quadrantes: internos — forças e fraquezas — e externos — oportunidades e ameaças. Por meio da análise desses quatro pontos, é possível traçar objetivos utilizando o pensamento sistêmico. Veja no exemplo a seguir!

IMAGEM-MATRIZ SWOT

Dessa forma, fica nítido quais pontos precisam de melhoria e quais já estão trazendo resultados positivos. Consequentemente, torna-se mais fácil saber quais pontos precisam de uma tomada de decisão.

Muitas vezes, fazer escolhas pode nos causar angustia. Por isso, compreender a importância da tomada de decisão e quais etapas podem ser seguidas para evitar arrependimentos é o caminho para acabar com esse receio.

Viu só como essa soft skill faz parte do seu cotidiano? Agora, aproveite a visita em nosso blog e descubra o que é mapa conceitual e como ele pode ajudar na sua carreira!