Distribuições Linux: as 20 principais e como escolher a melhor?

Se você trabalha majoritariamente com o Windows e deseja mudar para algum outro sistema operacional, pois a plataforma já não satisfaz mais suas necessidades, uma das alternativas é o Linux que conta com uma enorme diversidade de distribuições que oferecem diversos aplicativos, interfaces e formas de funcionar.

Uma das tarefas mais difíceis na hora de trocar de sistema operacional no Linux é a escolha, o leque de possibilidades que temos é praticamente infinito e podemos dizer que é quase impossível destacar todas as diferenças das distribuições.

Temos em torno de 500 a 600 distribuições ativas no momento que esse texto está sendo escrito, desse modo, separamos as 20 principais distribuições da internet para ajudar a escolher uma. Continue lendo o nosso texto para entender mais sobre essas distros (distribuições). 

O que são as distribuições Linux?

Uma distribuição Linux é um sistema operacional feito do kernel Linux, ferramentas do GNU, alguns programas adicionais e um gerenciador de pacotes. Também é encontrado com um versão de servidor e de desktop.

O termo correto é distribuição Linux, mas em todo canto da internet é chamado de distro, uma maneira abreviada de dizer distribuição. Foi definida essa palavra pois sistemas como o Debian ou Ubuntu “distribuem” o kernel Linux junto com todos os softwares e utilitários necessários (como gerenciador de rede, gerenciador de pacotes, ambientes de desktop, etc) para que possa ser usado como um sistema operacional.

As distribuições também assumem a responsabilidade de fornecer atualizações para manter o kernel e outros utilitários atualizados.

Logo, o Linux em si é apenas o kernel, enquanto que as distribuições do Linux são os sistemas operacionais. Esta é a razão pela qual chamamos essas distribuições de sistemas operacionais baseados em Linux

Quais as 20 principais distribuições Linux?

Logo abaixo você verá um resumo de cada distribuição Linux que encontramos com uma certa relevância na internet.

Linux Mint

Linux Mint é uma distribuição Linux criada a partir de uma comunidade baseada no Ubuntu. É amada por pessoas usuárias casuais e profissionais na área da tecnologia. Mesmo abandonado o suporte a versão 20 do Snap, o Mint ainda é bem popular.

Linux Mint Distribuições linux

A interface que o Linux Mint usa é Cinnamon que não faz o usuário se sentir estranho. Para a maioria das pessoas que utilizam o Windows, o Linux Mint vai parecer bem confortável. Você consegue iniciar aplicativos clicando em um botão no canto inferior esquerdo.

Ao mudar para o Linux, o sistema de arquivos é diferente. Há muitas coisas novas que você terá que descobrir ao mudar para o Linux, mas com o Mint, a interface é bem amigável para o usuário final. Aumentando consideravelmente a usabilidade e performance.

O Linux Mint é a melhor distribuição para usuários novatos no mundo do Linux. É estável e rápido para realizar qualquer tipo de atividade de uma pessoa normal, como assistir vídeos, ouvir música e podendo até jogar um pouco.

Você pode baixar a ISO do Linux Mint na sua página oficial de download.

Linux Ubuntu

Desenvolvido por uma empresa chamada Canonical, o Ubuntu é baseado em um dos muitos derivados do Linux Debian. Esse software chegou ao mercado em 2004. As pessoas programadoras na época perceberam os destaques do sistema e sua facilidade na programação. A interface de linha de comando permitia que fosse usada uma sintaxe mínima para escrever programas. O Ubuntu tem três versões, todas desenvolvidas para diferentes propósitos.

Linux Ubuntu Distribuições linux

O GNOME é o gerenciador oficial do Ubuntu para a área de trabalho. Também temos por padrão o Firefox, LibreOffice, Gimp, Audacious e Rhythmbox para fechar a linha de aplicativos que vêm com o sistema.

A versão mais recente atualmente é a 21.04 LTS, que também é chamada de Hirsute Hippo. Nessa nova versão existem diversas melhorias e mais apelo ao visual dos ícones.

Ubuntu é a base das seguintes distribuições:

  • Lubuntu
  • Kubuntu
  • Linux Mint

O Ubuntu é o melhor tipo de sistema operacional para pessoas que estão começando no mundo do Linux. Podemos começar utilizando os aplicativos mais comuns e, com o decorrer do tempo, aprimorar o uso.

É possível baixar a ISO do Ubuntu clicando aqui.

Linux Deepin

Deepin é uma distribuição baseada em Debian (era baseada em Ubuntu até a versão 15 lançada no final de 2015) que tem como objetivo fornecer uma interface elegante, confiável e amigável.

Linux Deepin

Ele não inclui apenas o melhor que o mundo de código aberto tem a oferecer, mas também criou seu próprio ambiente de área de trabalho chamado DDE ou Deepin Desktop Environment, que é baseado no kit de ferramentas Qt 5. Deepin concentra muito de sua atenção no design intuitivo. 

Seus aplicativos desenvolvidos internamente, como Deepin Software Center, DMusic e DPlayer, são feitos sob medida para pessoas usuárias médias. Por ser fácil de instalar e usar, o deepin pode ser uma boa alternativa do Windows para uso doméstico e no escritório.

Pode ser baixado através do seu site oficial.

Kali Linux

Offensive Security é a empresa responsável pelo Kali Linux. Ele por si só é uma distro Linux baseada em Debian. Foi projetado para ajudar principalmente profissionais da área de segurança com seus inúmeros testes.

Kali Linux

Vem com ferramentas como:

  • Nmap
  • Metasploit Framework
  • Maltego
  • Aircrack-ng

Especialistas em segurança cibernética e estudantes são o alvo principal do Kali Linux. Principalmente, porque o Kali disponibiliza certificações que são reconhecidas pelo mercado afora, como a Kali Linux Certified Professional e Penetration Testing with Kali.

Usando o gerenciador de pacotes APT, a sua versão mais recente é a de 2022.1. Se aventure no mundo da cibersegurança baixando a ISO agora mesmo.

Manjaro Linux

Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, amigável e voltado para desktop baseado no Arch Linux.

Manjaro

Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo de lançamento estável, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e extensa configurabilidade de desktop.

O Manjaro Linux oferece o XFCE como as principais opções de desktop, bem como KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para pessoas usuárias mais avançadas. Faça o download do Manjaro agora mesmo.

Linux Debian

Debian é a distribuição mais antiga e mais popular do Linux. Como qualquer outro distro de peso, fornece uma ambientação muito agradável e rápida. Atualmente, sua última versão é a 11, que também é chamada de Bullseye.

Debian

O projeto como um todo disponibiliza um monte de pacotes de software, e suporta praticamente todos os dispositivos de computadores da arquitetura recente.

As três principais branchs de desenvolvimento do Debian são:

  • Estável
  • Teste
  • Instável

Sua versão estável é a recomendada para servidores e usuários desktop. Isso porque é mais estável e confiável, raramente você vai precisar perder o seu tempo tentando arrumar algum bug. Normalmente essa é a versão que você instala no seu computador.

A versão de teste é contínua e oferece as versões mais atualizadas dos programas. É muito instável geralmente e provavelmente vai surgir algum bug no meio do caminho. Também não recebe nenhum tipo de patch de segurança.

Por último, seu ramo instável é onde o desenvolvimento é mais ativo. É a parte mais experimental e mostra-se como uma plataforma perfeita para que as pessoas desenvolvedoras contribuam para o código.

Não esqueça de entrar no seu site oficial e baixá-lo o quanto antes.

Puppy Linux

Puppy Linux é mais uma distribuição Linux. A diferença aqui é que o Puppy é extraordinariamente pequeno, mas cheio de recursos. O Puppy inicializa em um ramdisk e, ao contrário das distribuições de live CD que tem que extrair coisas do CD, ele carrega na RAM. Isso significa que todos os aplicativos começam em um piscar de olhos e respondem à entrada instantaneamente

Puppy Linux Distribuições Linux

O Puppy Linux tem a capacidade de inicializar através de um cartão flash ou qualquer dispositivo de memória USB, CD ROM, disco Zip ou LS / 120/240 Superdisk, disquetes, disco rígido interno. Ele pode até usar um CD-RW / DVD-RW formatado em várias sessões para salvar tudo de volta no CD / DVD sem a necessidade de nenhum disco rígido.

Faça o download e teste a velocidade dessa distribuição.

Linux OpenSUSE

O OpenSUSE é mais uma das distribuições Linux que tem como objetivo fornecer uma interface moderna e rápida para pessoas usuárias de desktop e desenvolvedoras de todo mundo.

OpenSUSE

São dois ramos de desenvolvimento principais: SUSE Leap, que é a versão estável e que é voltada para as pessoas usuárias, como também para as pessoas desenvolvedoras. Tornando a escolha perfeita para quem quer ajudar no desenvolvimento de código aberto.

Em contrapartida, temos o SUSE Tumbleweed, que seria a versão de teste contínua com as mais recentes versões de software e IDEs. O TumbleWeed é fácil para qualquer pessoa usuária avançada ou desenvolvedora de software, graças principalmente ao seu grande número de pacotes disponíveis.

O seu gerenciador de pacotes é o Yast e é muito recomendável para que você administre os seus programas e desenvolva aplicativos com ele. 

Baixe o OpenSUSE Linux.

Linux Lite

Linux Lite é uma distribuição Linux amigável para iniciantes baseada no lançamento de suporte de longo prazo (LTS) do Ubuntu e utilizando o desktop XFCE.

Linux Lite Distribuições Linux

O Linux Lite é voltado principalmente para pessoas usuárias ativas do Windows. O objetivo é fornecer um conjunto completo de aplicativos para auxiliá-las em suas necessidades diárias de computação, incluindo um pacote de escritório completo, reprodutores de mídia e outros softwares diários essenciais.

Baixe o Linux Lite.

MX Linux

MX Linux é uma distribuição Linux feita para desktop baseada na branch “Stable” do Debian e é um empreendimento cooperativo entre o antiX e as antigas comunidades MEPIS Linux.

Mx Linux

Utiliza o XFCE como a área de trabalho padrão (com edições separadas do KDE Plasma e Fluxbox também disponíveis), é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade e desempenho sólido.

Baixe o MX Linux.

Linux CentOS

O Linux CentOS é mais um sistema operacional gratuito que tem como objetivo criar um ecossistema de código aberto confiável. Ele é baseado no RHEL, e é uma das alternativas do Red Hat Enterprise Linux por ser gratuito. 

CentOS

A sua última versão estável é a 8.5.2111 e oferece muita confiança e estabilidade por utilizar o RHEL. Permitindo que as pessoas usuárias aproveitem todas as atualizações gratuitas.

Baixe o Linux CentOS.

Arch Linux

Arch Linux é a distribuição que foi projetada para pessoas usuárias avançadas ou especialistas em Linux. Sendo possível configurar e personalizar o sistema da maneira que a pessoa usuária quiser. Podemos dizer também que o Arch é voltado para pessoas que gostam de ter controle sobre o seu sistema operacional.

Arch Linux

O sistema de versionamento do Arch é atualizado constantemente, ou seja, é contínuo, e se for necessário, você consegue atualizar todos os pacotes pelo terminal.

É utilizado o gerenciador de pacotes Pacman e também temos o AUR (Arch User Repository) que é a comunidade detentora dos pacotes de software. A sua versão mais recente é a 2022.03.01.

Baixe o Arch Linux.

Linux Zorin OS

Zorin OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu projetada especialmente para iniciantes no Linux. Possui uma interface gráfica de usuário semelhante ao Windows e muitos programas semelhantes aos encontrados no Windows.

Linux Zorin Distribuições Linux

O Zorin OS também vem com um aplicativo que permite executar vários programas do Windows. O objetivo final da distribuição é fornecer uma alternativa Linux ao Windows e permitir que as pessoas usuárias do Windows aproveitem todos os recursos do Linux sem complicações.

Baixe o Zorin OS.

Linux Slackware

O lançamento oficial do Slackware Linux foi feito por Patrick Volkerding e é um sistema operacional Linux avançado. Foi projetado com o objetivo de ser um sistema fácil de usar e é principalmente estável.

Linux Slackware

Inclui a maioria dos aplicativos mais recentes enquanto tenta manter um senso de tradição, proporcionando simplicidade e facilidade de uso junto com a flexibilidade e poder, o Slackware tenta trazer o melhor de todos os mundos.

O Slackware Linux oferece a pessoas usuárias novas e experientes um sistema completo, equipado para servir em qualquer capacidade, desde uma estação de trabalho pessoal a um servidor em uma sala de máquinas. 

Um leque completo de ferramentas de desenvolvimento, editores e bibliotecas atuais estão incluídos para quem deseja desenvolver ou compilar programas nele.

Baixe o Linux Slackware.

Oracle Linux

O Oracle Linux é uma distribuição Linux para a classe empresarial e é suportada pela Oracle que a constrói a partir dos pacotes do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Oracle Linux Distribuições Linux

Alguns dos recursos especiais do Oracle Linux incluem um kernel Linux desenvolvido sob medida e rigorosamente testado denominado “Oracle Unbreakable Kernel“, forte integração com os produtos de hardware e software da Oracle, incluindo a maioria dos aplicativos de banco de dados e todas as outras funcionalidades disponíveis no mercado.

Baixe o Oracle Linux.

Elementary OS

Elementary OS é uma distribuição de desktop baseada no Ubuntu.

Elementary OS

Alguns de seus recursos mais interessantes incluem um ambiente de área de trabalho personalizado chamado Pantheon e muitos aplicativos personalizados, incluindo fotos, músicas, vídeos, calendário, terminal, arquivos e muito mais. Ele também vem com alguns aplicativos familiares como o navegador Epiphany e um fork do Geary Mail.

Baixe o Elementary OS.

Linux Fedora

Fedora dentre as distribuições linux é a que mais se destaca por ser realmente simples e prover uma grande quantidade de aplicativos previamente instalados. Isso a torna uma distribuição muito amigável e que facilita a entrada de novas pessoas usuárias.

É flexível e poderoso, baseado no Red Hat, também é utilizado como ambiente de teste da transição do Red Hat. Foi feito tanto para sistemas de desktop, servidores e ecossistemas IoT. É utilizado principalmente para fins de desenvolvimento e muito útil para pessoas desenvolvedoras e estudantes.

Fedora

O Fedora utiliza como gerenciador de pacotes padrão o DNF e tenta oferecer o que tem de melhor em programas no RPM. A sua versão mais recente é a Fedora 35.

Baixe o Fedora Linux.

Tails Linux

The Amnesic Incognito Live System (Tails) é uma distro baseada em Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo na Internet.

Tails Linux

O sistema vem com várias aplicações de Internet, incluindo um navegador web, cliente IRC, cliente de e-mail e mensageiro instantâneo, todas pré-configuradas com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado. Para conseguir isso, o Incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Baixe o Tails Linux.

Linux Raspbian

Raspberry Pi OS (anteriormente Raspbian) é um sistema operacional gratuito baseado no Debian e otimizado para o hardware do Raspberry Pi (a arquitetura do processador ARMHF). 

Linux Raspbian

Nesse sistema, temos um pouco mais de 35.000 pacotes pré-compilados em um formato agradável para fácil instalação em um Raspberry Pi.

A primeira versão foi desenvolvida em junho de 2012, mas a distribuição continua ativa, desenvolvida com ênfase na melhoria da estabilidade e desempenho de todos os pacotes Debian possíveis.

Embora o Debian produza uma distribuição para a arquitetura arm, ela é compatível apenas com versões posteriores à usada no Raspberry Pi (CPUs ARMv7-A e superiores vs CPU ARMv6 do Raspberry Pi).

Baixe o Linux Raspbian.

Linux Pop!_OS

Pop! _OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que utiliza o GNOME como sua área de trabalho personalizada. 

Pop Linux Distribuições

Pop! _OS é projetado para não ter nenhum item na área de trabalho, a fim de permitir que a pessoa usuária se concentre no trabalho. A distribuição é desenvolvida pelo varejista de computadores Linux System76.

Baixe o Linux POP!_OS.

Como escolher a melhor distribuição Linux para você? 5 dicas!

Escolher uma distribuição Linux é algo pessoal. Dependendo muito do que você pretende fazer, abaixo listamos as possíveis distros de acordo com o seu nível de aprendizagem.

  • Ubuntu e Linux Mint: adequado para iniciantes, experientes e servidores.

    Ubuntu é atualmente a mais popular das distribuições Linux. Ele é construído em um núcleo do Debian, mas tem um ciclo de lançamento mais regular, sendo mais polido, mais fácil de usar e tem grande apoio financeiro.

    É uma distro totalmente gratuita, portanto, materiais com copyright, como software de reprodução de DVD, não vêm como padrão com o Ubuntu, você deve fazer o download e instalar separadamente.

    Se você não gosta da aparência do desktop Ubuntu mais recente (chamado Unity), o Linux Mint é baseado no Ubuntu, feito para iniciantes e ainda oferece uma versão GNOME ou KDE.
  • Red Hat, CentOS e Fedora: Adequado para iniciantes, experientes e servidores.

    Costumava ser muito popular, fácil de usar e com um bom instalador. Tem algumas peculiaridades pouco convenientes como o pacote de software RPM que sofre de problemas de dependência, mesmo com o sistema YUM.

    RHEL (Red Hat Enterprise Linux) é a versão Enterprise não gratuita que oferece essa distribuição, vem com suporte completo por telefone e é apoiada por testes rigorosos.

    CentOS é a versão gratuita que é derivada do RHEL, mas geralmente fica atrás dela e, evidentemente, não vem com suporte corporativo.

    O Fedora utiliza a última geração do Red Hat que contém todos os softwares e aplicativos recentes, no entanto, também pode sofrer com menos estabilidade do que seus equivalentes de nível empresarial por ser uma versão muito recente.
  • SuSE Linux: adequado para iniciantes e experientes.

    SuSE já foi uma distribuição Linux alemã independente, que mais tarde foi comprada pela Novell, que logo depois a vendeu para a VMWare.

    Agora é uma excelente distro que contém bons manuais e documentos, com uma grande quantidade de software excelente e um suporte brilhante. A sua versão empresarial é ótima para uso corporativo com um amplo suporte de negócios, tendo parceria com empresas como a SAP (e VMWare).

    O instalador do software ainda depende do sistema RPM da Red Hat, que pode acabar sofrendo de problemas nas dependências, no entanto, isso tem ocorrido cada vez menos ultimamente.
  • Slackware e Arch Linux: Adequado para pessoas experientes e servidores.

    Slackware foi provavelmente a primeira distribuição Linux. Voltado para entusiastas de configurar cada detalhe do seu sistema e também para o mercado de servidores que procuram obter cada pequena gota de desempenho do servidor.

    Bastante difícil de instalar, usa pacotes .tar.gz em vez dos populares .deb ou .rpm. Se você curte o Linux mais avançado, mas não gosta de ter que compilar tudo, talvez o Arch seja para você, pois ele oferece níveis de personalização semelhantes aos do Slackware.
  • Debian: Adequado para pessoas usuárias intermediárias e avançadas.

    É a distribuição Linux mais bem estabelecida do mercado, contém os pacotes DEB combinados com o sistema apt-get que resolve o problema do gerenciador de pacotes do RPM no Redhat, Suse e Mandriva.

    Também é tradicionalmente conhecido por estar mais atrasado do que algumas outras distribuições linux, pois é um sistema bem estável e que passa por muitos testes antes de lançar uma nova versão.

    Hoje em dia é a base para muitas distribuições modernas e fáceis de usar, como o Ubuntu e o Linux Mint.

Vamos lá, se você é apenas uma pessoa novata que ouviu falar recentemente do Linux e não utilizou nenhuma distribuição, então instale o Ubuntu. É a distro que mais parece com o Windows e que provavelmente fará se acostumar mais rápido. Por começar de baixo e ir avançando aos poucos, ele vai lhe atender em todos os aspectos e serviços avançados também. O processo de instalação é fácil, tem uma interface de usuário simples e um bom terminal.

Uma alternativa ao Ubuntu pode ser o Linux Mint, nele temos todos os recursos do Ubuntu com uma interface mais enxugada e sólida.

Se você já é profissional em Linux e deseja tentar uma distro diferente, então você pode escolher entre o Fedora, Debian ou Arch Linux. Se você curte fazer pentesting ou algo semelhante, escolha o Kali Linux, ele vem com um grande número de ferramentas embutidas que tornam o seu trabalho muito mais simples.

O mundo do Linux é tão grande quanto qualquer outro universo tecnológico. Nele temos a separação das lógicas internas (kernel) com os aplicativos e a interface do usuário, essa sendo a distribuição que está sendo rodada. 

Temos em nossas mãos a possibilidade de escolher qualquer tipo de distribuição possível, das mais antigas até as mais recentes. Na prática, a maioria das distros são baseadas em outras mais antigas, como o Debian, Fedora, etc, e o que realmente muda é o design, usabilidade e segurança, que são pontos muito importantes.

A escolha de um sistema operacional pode ser uma tarefa muito complicada no Linux. Sendo assim, a recomendação inicial é que iniciantes devam utilizar o Ubuntu, mas nada impede de instalar outras versões, como o Linux Mint que também é muito famoso e poderoso.

Quer entender mais sobre o Linux? Leia sobre os Comandos Linux: 25 que toda pessoa que usa Linux precisa conhecer!