Gráfico de pizza: para que serve, como fazer e exemplos!

As representações gráficas são muito úteis no dia a dia, principalmente para expressar valores e mostrar disparidades. Com o gráfico de pizza não poderia ser diferente, afinal, ele é responsável por expor resultados diferentes e mostrar, de maneira nítida, quais índices estão em maior proporção. Além disso, ele é muito utilizado em planilhas do Excel

Esse tipo de gráfico pode ser utilizado nas mais variadas ocasiões, seja para um demonstrativo simples de um trabalho escolar ou para uma apresentação complexa na empresa. Dessa maneira, aprender sobre ele, sua constituição e as suas principais funções ajudará no momento em que for necessário expor dados.

Para ajudar você a conhecer mais essa útil ferramenta, confira os tópicos que preparamos abaixo:

O que é o gráfico de pizza e para que serve?

Um gráfico de pizza é um tipo de gráfico circular que tem o intuito de expor um conjunto de dados relacionados. Dessa maneira, ao colocá-los lado a lado, é possível apresentar percentuais de algumas informações que, de certo modo, estão relacionadas e precisam ser analisadas em proporção.

Seu nome é dado graças ao seu formato circular, que muito se assemelha ao de uma pizza, bem como por causa das fatias que representam a porcentagem dos dados analisados e comparados. Essa apresentação é a mais recomendada para quem precisa destacar contrastes marcantes entre as informações colocadas no gráfico.

O gráfico de pizza tem como serventia analisar as partes menores que envolvem dados e informações. Na maior parte dos casos, esses dados envolvem metas, números de clientes, vendas, faturamento mensal ou uma estimativa de vendas. Também podem representar uma média de idade da população ou a diferença da taxa de natalidade nos últimos anos.

Exemplo de gráfico de pizza

Como é composto um gráfico de pizza?

Um gráfico nesse formato pode ser composto pelos mais variados elementos. Isso porque ele representa a composição de algum valor relativo para categorias distintas. No final, os elementos inseridos no gráfico formam um todo e pertencem à mesma temática

Para que seja mais fácil visualizar os dados, alguns elementos são necessários.

Cores

O gráfico de pizza apresenta cores diferentes a fim de separar elementos diferentes. A representação tanto pode ser feita com tonalidades de uma mesma cor ou com uma paleta ampla, visto que é sempre importante destacar as diferenças entre as informações apresentadas.

A quantidade de cores dependerá exclusivamente da quantidade de categorias inseridas no gráfico. Muitas vezes, a grande quantidade de tonalidades na tela implica na acessibilidade, principalmente porque pessoas daltônicas apresentariam sérios problemas para identificar do que se tratam as divisões.

No entanto, as coisas também não ficam mais fáceis quando diferentes tonalidades de uma mesma cor são aplicadas. O problema está, justamente, na dificuldade de diferenciar cada uma das categorias levando em consideração a proximidade da cor. Isso causa um pouco de confusão em determinados casos.

Cores em um gráfico de Pizza

 

Legendas

As legendas são elementos indispensáveis na construção do gráfico. Elas fornecem explicações importantes acerca do conteúdo disponibilizado no gráfico. O posicionamento poderá fazer toda a diferença na hora de interpretar os dados e outras informações presentes. Quanto mais distantes as legendas estiverem do gráfico, maiores serão as chances de haver dificuldades para compreender a informação que desejamos passar.

Categorias

As categorias servem para delimitar o gráfico de pizza. Cada uma delas representará um conjunto de elementos diferentes como, por exemplo, um grupo que tem idade entre 12 a 16 anos e um grupo que tem idade entre 32 e 36 anos. No entanto, quanto mais categorias forem adicionadas, mais chances de sua área ser pequena e dificultar a visualização.

O mais comum é que as categorias sejam organizadas do maior valor para o menor, no sentido horário. Isso porque, de acordo como fomos ensinados a ler, essa é a maneira mais fácil e confortável de analisar as informações ao mesmo tempo em que as assimilamos.

Categorias

Formatos

Geralmente, os formatos são definidos com o objetivo de deixar o gráfico mais bonito ou mais prático. Dessa maneira, podemos dizer que a modificação em seu formato tem a ver com a estética e a adequação da apresentação que será feita. O recurso de Pizza 3D, por exemplo, é um dos mais famosos.

Diferentes formatações de um gráfico de pizza

No entanto, o mais comum é que vejamos o gráfico tradicional, como uma gravura separada por cores. Ainda assim, se alguém deseja fazer com que a sua apresentação ganhe alguns pontos a mais, é possível utilizar o recurso tridimensional.

Quando usar gráficos de pizza? Principais aplicações!

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando usar o gráfico de pizza. No entanto, esse formato pode ser definido como uma maneira de simplificar, e harmonizar, um gráfico comum. Geralmente, podemos ver as barras na vertical para indicar algum assunto que exige uma amostra das disparidades.

Suas aplicações são as mais variadas, desde trabalhos escolares quanto apresentações importantes do trabalho. Desde que seja possível mostrar uma diferença entre as proporções dos dados, esse tipo de gráfico se aplica, demonstrando, em imagem,  as disparidades entre os elementos.

Como fazer um gráfico de pizza no excel? O passo a passo

Você sabe como fazer um gráfico de pizza no Excel? Essa é uma ferramenta muito importante e que pode ser utilizada para trabalhos em empresas ou trabalhos escolares. Por possuir diversas funções, fica ainda mais simples planejar esse tipo de gráfico no programa.

Vamos ao passo a passo?

Montando o gráfico

1. Primeiro, é necessário selecionar os dados que serão utilizados no gráfico por meio das ferramentas de dentro da planilha;

Tabela inicial

2. Em seguida, clique em “inserir” e “inserir gráfico de pizza ou de rosca”. Basta escolher o gráfico mais apropriado de acordo com as ilustrações que forem disponibilizadas;

Clicando na ferramenta gráfico de pizza

3. Clique no gráfico selecionado e, depois, escolha os ícones ao lado do seu gráfico para adicionar as informações finais.

  • Se desejar mostrar ou ocultar alguma informação, basta clicar em “Elementos de Gráfico”;
  • Caso deseje alterar a cor ou o estilo do seu gráfico de maneira rápida, é só clicar em “Estilos”.
Inserindo o gráfico na planilha

3 exemplos de gráficos de pizza!

Assim como foi visto anteriormente, este tipo de gráfico pode ter diversas funções, desde uma apresentação complexa para uma reunião de trabalho ou um demonstrativo em uma apresentação escolar. Veja, abaixo, 3 exemplos práticos de como utilizar essa representação para destacar as diferenças entre as informações.

Exemplo 1

Uma pesquisa, feita com 1.000 brasileiros, questionou qual a estação do ano favorita de cada um deles. A partir das respostas, os seguintes dados foram obtidos: 46% escolheram o inverno, 31% indicaram a primavera, 13% informaram ser o verão e 10% elegeram o outono.

Exemplo de gráfico de Pizza 1

Exemplo 2

Uma empresa decidiu montar um gráfico de pizza a fim de mostrar a evolução de seus lucros ao longo de quatro meses. Setembro apresentou um crescimento de 27%, Outubro 35%, Novembro 16% e Dezembro apresentou crescimento de 22%.

Exemplo 2

Exemplo 3

Uma pesquisa visou encontrar as disparidades entre as idades de estudantes que ingressaram em um único ano no Ensino Médio em uma determinada escola. Descobriu-se que 70% tinham idade entre 14 e 15 anos, 27% entre 15 e 16 anos e 3% entre 16 e 17 anos.

Exemplo 3

Conclusão

O gráfico é, sem dúvida alguma, uma das formas mais simples de apresentar ideias e mostrar a disparidade entre as informações. Por isso, ele pode ser usado tanto em reuniões de trabalho quanto em feiras de ciência, desde que tragam os dados bem explicitados.

É sempre importante fazer uma avaliação da situação antes de utilizar o gráfico de pizza. Ele deve ser utilizado em situações onde há poucas categorias e, de preferência, que elas sejam dicotômicas. As cores e os formatos também fazem a diferença, permitindo que a legenda seja bem posicionada.

Aprenda agora mais sobre Excel, agora sobre a montagem de Dashboards que também facilitam e muito a visualização!