For PHP: executando um código até a condição ser falsa!

Em seus estudos e práticas como pessoa desenvolvedora, é certo que, em algum momento, você precisará utilizar estruturas de repetição em suas aplicações, já que é você quem definirá quantas vezes uma determinada lógica será executada. Nesse artigo, vamos verificar o funcionamento do laço for no PHP, conhecido como For PHP. 

O laço for é o mais complexo dessa linguagem e, algumas pessoas podem apresentar alguma dificuldade para utilizá-lo e entender como funciona sua escrita. Além disso, pessoas que desenvolvem podem trabalhar com códigos legados que estejam com laços de repetição difíceis de entender, pelas suas variáveis, condições, dentre outros.

Contudo, o laço for PHP tem uma escrita similar se comparado com outras linguagens, como C#, JavaScript, linguagem C, dentre outras e, seu entendimento é muito importante, pois uma vez entendido em uma linguagem, você conseguirá aplicar a sua lógica em qualquer outra. Ficou curioso para ver como o For PHP funciona? Vamos explorá-lo a fundo nesse artigo. Venha com a gente!

O que é For PHP e como funciona?

O For php é um laço de repetição no PHP que é utilizado quando o desenvolvedor ou desenvolvedora sabe quantas repetições deverão ser executadas. No caso, esse laço de repetição realizará as operações necessárias até que a contagem de repetições seja finalizada ou que sua condição declarada seja falsa. 

Vamos verificar a imagem abaixo, para um melhor entendimento dessa estrutura: 

Esquema de funcionamento do laço de repetição For PHP

Na foto acima, verificamos que: 

  • Todo laço For PHP inicia com uma condição, a qual é verificada se é verdadeira, inicialmente;
  • Caso essa condição não seja verdadeira, o script já irá para o final dele. 
  • Caso seja verdadeira, a variável será incrementada, até o final da contagem necessária, declarada pela pessoa desenvolvedora. 

Imaginemos o seguinte exemplo: um desenvolvedor quer fazer um laço For PHP que exibirá os números: 1, 2, 3, 4, 5 na tela. Para isso, a quantidade de elementos na estrutura será igual a 5, concorda? E, conforme ele faz a exibição desses números, será incrementado +1 para o valor do próximo número, não é? Veja:

  • Exibe o número 1;
  • Incrementa +1;
  • Exibe o número 2;
  • Incrementa +1;
  • Exibe o número 3.

O processo acima será feito até chegar no número 5, para finalizar a execução da estrutura.
No For PHP, há também a possibilidade de ser feito decremento de números, além de incrementos. Ou seja:

  • Se você quer exibir os números de 1 a 5, você incrementará +1;
  • Se você quer exibir os números de 5 a 1, você decrementará -1;

Legal! Entendi. Mas, como é que é feito esse processo de exibir os números na tela? Esse será o assunto da próxima seção. 

Qual a sintaxe?

A sintaxe do for php, funciona da seguinte forma: 



for (valor_inicial; valor_limite, incremento_ou_decremento);
  • valor_inicial: seria onde a sua variável se iniciaria para começar a ser executada. Com base no exemplo anterior dos valores de 1 a 5 serem exibidos na tela, o valor_inicial seria igual a 1.
  • valor_limite: seria a quantidade de repetições que sua variável irá ter. No caso, no exemplo anterior, o valor de repetições seria igual a 5. 
  • incremento_ou_decremento: seria a opção que você utilizará, para incrementar ou decrementar a variável declarada para a estrutura. O incremento funcionará com o (++) e o decremento funcionará com o (–). 

No caso, se formos colocar em prática o exemplo dado anteriormente, seu código ficaria assim: 

<?php

for($x=1; $x <= 5; $x++) {

    echo $x; 

}

 

?>

Lembrando que todas as variáveis no PHP, quando forem declaradas, precisam ter o símbolo cifrão ($) antes delas.
No caso, o script acima terá o seguinte resultado, que será a impressão dos cinco primeiros números na tela: 

Resultado do For PHP

Para o decremento, basta você colocar a variável $x–, e a impressão de elementos ficará: 54321. Você também poderá utilizar estruturas de decisão (if e else), junto com o For PHP. Mas, não se preocupe, pois, mais elementos com códigos serão demonstrados mais adiante. 

3 dicas para aplicar ao usar o For PHP

Algumas dicas de utilização do For no PHP: 

  • No exemplo anterior, declaramos uma variável $x. Mas, isso não é uma boa prática, que seria a declaração de variáveis sem sentido algum. O ideal é que a declaração de variáveis seja possível de ser compreendida por outras pessoas desenvolvedoras.
  • Os três parâmetros da estrutura (valor_inicial, valor_limite, incremento_ou_decremento), são valores obrigatórios na função. Se você esquecer de passar algum deles, seu script apresentará erros; 
  • Lembre-se sempre de fazer o incremento ou o decremento de sua variável declarada, para não causar um loop infinito e uma sobrecarga de utilização de memória de seu sistema. 

5 Exemplos do loop For PHP na prática!

  • Exemplo 1: Impressão dos números de 1 a 15 na tela: 
<?php

for($inicio=0; $inicio <= 15; $inicio++) {

    echo $inicio."\n"; 

}

?>

Nesse caso, a variável $inicio foi iniciada com o número 0, que seria a condição inicial, e, ela irá até o número 15. O sinal seria o de menor ou igual, para pegar todos os números menores ou iguais ao 15, incluindo ele. Depois disso, foi feito o incremento da variável e, os números foram exibidos na tela, através da função echo do PHP: 

Resultado do código com incremento

O \n utilizado seria para deixar os números um em cada linha. 

  • Exemplo 2: Impressão de números pares até o número 20 na tela: 
<?php

for($numero_par=0; $numero_par <= 20; $numero_par++) {

    if($numero_par % 2 == 0) {

        echo $numero_par."\n"; 

    }

}

 

?>

Para o código acima, será necessário capturar o resto da divisão dos números (representado pelo símbolo de porcentagem (%)), pois, todo número que possui resto da divisão igual a zero, é um número par, certo? 

Nesse caso, a variável $numero_par foi iniciada com o número 0, que seria a condição inicial, e, ela irá até o número 20. O sinal seria o de menor ou igual, para pegar todos os números menores ou iguais ao 20, incluindo ele. Depois disso, foi feito o incremento da variável e, os números foram exibidos na tela por meio da função echo do PHP: 

Somente números pares de 1 a 20 For PHP
  • Exemplo 3: Impressão de números ímpares, decrementando eles, do 15 até o 1: 
<?php

for($numero_impar=15; $numero_impar >= 1; $numero_impar--) {

    if($numero_impar % 2 == 1) {

        echo $numero_impar."\n"; 

    }

}

 

?>

Para o código acima, também será preciso necessário o resto da divisão dos números, mas agora, o resto da divisão precisará ser igual a um, para o número ser um número ímpar, concorda? 

Nesse caso, a variável $numero_impar foi iniciada com o número 15, que seria a condição inicial, e, ela irá até o número 1. O sinal seria o de maior ou igual, para pegar todos os números maiores ou iguais ao 1, incluindo ele. Depois disso, foi feito o decremento da variável e, os números foram exibidos na tela por meio da função echo do PHP: 

Descrescente ímpares
  • Exemplo 4: Impressão de itens de um array utilizando for.

Sim! Você poderá juntar arrays para imprimir elementos na tela, conforme o exemplo a seguir: 

<?php

$produtos = array('Arroz', 'Feijão', 'Macarrão', 'Farinha de trigo', 'Molho de Tomate');

for($produto = 0; $produto < count($produtos); $produto++) {

    echo "O produto na posicao: " . $produto . " é " . $produtos[$produto] . "\n";

}

 

?>

No exemplo acima, foi declarado um array com o nome $produtos, com alguns produtos presentes na mesa das pessoas brasileiras. Foi feito um laço de repetição, iniciando no valor 0 com a variável $produto, utilizando a função count(), que verifica o tamanho numérico de itens que um array terá (no caso, como se inicia no 0 a contagem, terão 4 elementos). 

Foi incrementada a variável $produto e, no echo, foi feita uma customização da mensagem, para qual posição está determinado produto, entre colchetes ([]), devido a variável $produto ser índice de um array. O resultado na tela será o seguinte: 

Produtos alimentícios Array com For PHP
  • Exemplo 5: Imprimir os números de 0 a 15, mas de 3 em 3.
<?php

for($inicio=0; $inicio <= 15; $inicio+=3) {

    echo $inicio."\n"; 

}

?>

Nesse caso, a variável $inicio foi iniciada com o número 0, que seria a condição inicial, e, ela irá até o número 15. O sinal seria o de menor ou igual, para pegar todos os números menores ou iguais ao 15, incluindo ele. Depois disso, foi feito o incremento da variável utilizando o operador +=, adicionando um incremento igual a 3, para o exemplo e, os números foram exibidos na tela, através da função echo do PHP: 

De 0 a 15, de 3 em 3

Esse laço de repetição é muito interessante, concorda? Você utilizará muito ele para organizar listas que virão de locais externos, como APIs, para os dados serem exibidos na tela de forma ordenada, respeitando alguma condição definida por código ou pelo banco de dados. 

Ele possui três parâmetros, que seria a condição inicial e final de onde começa e termina o laço For PHP, além do decremento ou incremento, que será utilizado na estrutura. 

Para continuar seus estudos, confira o PHP Explode!