Len python: como saber a quantidade de elementos numa lista?

A função Len() ou Len Python existe para que possamos evitar de ter que ficar contando no dedo quantos itens tem uma lista ou quantas vezes aquele programa está entrando em um bloco de código. Ao utilizar essa função, é possível ter de imediato o resultado que precisamos.

Ficou curioso ou curiosa para saber mais sobre a função Len() e quais são os seus benefícios? Se sim, fique com a gente e tenha uma ótima leitura!

O que é e para que serve o método len() Python?

Len () é uma função integrada ao Python que é utilizada para obter o número de itens em um determinado objeto, string, array, listas, entre outros. É um método bastante utilizado no desenvolvimento de programas.

Quando aplicamos a função Len() em uma string por exemplo, ela retorna a quantidade de caracteres que possui, ou seja, o comprimento. Uma de suas maiores utilidades é a verificação de itens em uma lista extensa, já que é possível utilizar a função Len() para a contagem de caracteres de uma lista.

Imagine o seguinte cenário: um programador ou uma programadora precisa contar a quantidade de nomes de usuário cadastrados em um software de uma festa com muitos convidados. Não é possível contar um por um no dedo. Então, ao utilizar a função Len Python, isso faz com que a pessoa programadora tenha a resposta desejada de imediato.

usuariosFesta = ["Mariana","Gabriela", "Nathalia", "Julia", "Silvana", "Giovana", "Gustavo", "Gabriel", "Silvio", "Diego", "Ben"]
print("Foram encontrados", len(usuariosFesta), "usuarios cadastrados na festa!!!")
### RESULTADO
# Foram encontrados 11 usuarios cadastrados na festa!!!

Entenda a sintaxe desse método!

A sintaxe utilizada para verificar o comprimento de um dicionário, de uma lista, de uma string entre outros, é bem simples. Você pode verificar no código fonte abaixo:

len(sequence)
#OU
len(collection)

Quais os parâmetros do método len() Python?

Os parâmetros inseridos no método Len() são bem simples. Como ele serve para verificar o comprimento de um item, o código retorna um valor inteiro. Então, supondo que eu tenho uma string com o nome “Sorvete de morango”, consequentemente ele irá retornar o valor 18, pois, ao realizar a verificação de caracteres, os espaços também são incluídos.

A função Len() aceita dois tipos de parâmetros, sendo eles:

  • sequence: string, lista, tuplas e bytes.
  • collection: dictionary

Valor de retorno do método len() Python

Ao utilizar uma função para desenvolver um programa, podemos ficar confusos em relação ao que a função vai retornar ou o que é necessário inserir para que ela retorne o que desejamos.

A função Len(), assim como algumas outras funções do Python, é bem simples. Como ela tem por objetivo retornar o comprimento do item inserido, o retorno dela sempre vai ser algum número ou automaticamente um erro. Esse erro pode acontecer por ter escrito errado a sintaxe ou por colocar um valor inválido, como podemos ver no exemplo abaixo:

Sucesso:

retorno= "sucesso"
print(len(retorno))
### RESULTADO
# 7

Erro:

retorno= "Erro"

print(len retorno )


### RESULTADO

Traceback (most recent call last):
  File "/usr/lib/python3.8/py_compile.py", line 144, in compile
    code = loader.source_to_code(source_bytes, dfile or file,
  File "<frozen importlib._bootstrap_external>", line 846, in source_to_code
  File "<frozen importlib._bootstrap>", line 219, in _call_with_frames_removed
  File "./prog.py", line 3
    print(len retorno )
              ^
SyntaxError: invalid syntax

During handling of the above exception, another exception occurred:

Traceback (most recent call last):
  File "<string>", line 1, in <module>
  File "/usr/lib/python3.8/py_compile.py", line 150, in compile
    raise py_exc
py_compile.PyCompileError:   File "./prog.py", line 3
    print(len retorno )
              ^
SyntaxError: invalid syntax

5 exemplos de uso do len() Python!

Podemos utilizar a função Len() em diferentes situações e de diversas formas. Abaixo, você vai ver alguns exemplos práticos que podem auxiliar no desenvolvimento de um programa.

Verificando o comprimento de uma string

No código fonte abaixo, temos uma variável com uma string. Percebe-se que, ao utilizar a função len(), é possível obter o resultado de quantas letras temos nessa string, incluindo os espaços encontrados.

Suponha que você precise inserir o nome de um cliente em um determinado documento, mas ele possui um limite de caracteres. Para que o cliente não tenha que se preocupar em ficar contando as letras do seu nome e os espaços dados, é possível utilizar a função para obter o resultado de forma rápida, como podemos ver no código abaixo:

nomeCliente = "Nome completo"
print("O nome do cliente tem", len(nomeCliente), "letras")
###RESULTADO
# O nome do cliente tem 13 letras

Verificando o comprimento de uma lista

No código abaixo, temos uma lista com alguns nomes. Ao utilizar a função Len(), é possível realizar a contagem de itens obtidos dentro dessa lista.

test = ["Maria", "João", "Gabriela", "Matheus"]
print("A lista contem", len(test), "nomes")
### RESULTADO
# A lista contem 4 nomes

Verificando o comprimento de um dicionário

O dicionário também é uma collection bastante utilizada em Python, pois traz uma grande facilidade no momento de realizar determinadas verificações.

Suponha que, ao chegar ao mercado, você tenha certa quantidade de itens que devem ser comprados, mas deseja saber quantos itens foram inseridos no dicionário. Então, utilizando a função Len(), você tem um resultado imediato, como podemos verificar no código abaixo:

fruits = {"Abacate" : 2, "Melancia": 10, "Morango" : 40, "Banana" : 21}
print(len(fruits))
###RESULTADO
# O dicionario possui 4 itens

Verificando Loop

O método Len() também é bastante utilizado com outros métodos, como o Python for. Sendo assim, é possível realizar a contagem de quantas vezes determinado bloco é executado, como podemos ver no código abaixo.

Nesse cenário, temos algumas cores em uma determinada lista, sendo uma cor diferente da outra. Ao utilizar o método Len(), é possível realizar a contagem de cores que a variável colors possui. Após isso, o método “for” começa a percorrer mostrando o nome e o valor de cada cor.

colors = ["Vermelho 1", "Preto 2", "Azul 3", "Rosa 4", "Marrom 5"]

for color in range(0, len(colors)):
	print(colors[color])
    
### Resultado
    
# Vermelho 1
# Preto 2
# Azul 3
# Rosa 4
# Marrom 5

Ao desenvolver um software utilizando a linguagem de programação Python, talvez você precise saber o comprimento de um dado. Ao utilizar a função Len(), não é necessário que a pessoa desenvolvedora fique quebrando a cabeça para procurar uma solução: é possível realizar essa contagem em apenas uma linha de código ou no máximo duas.

A função Len() é uma das mais utilizadas no mundo da programação por conta da sua praticidade, além de poder ser utilizada com outros métodos. Dessa maneira, o Len Python contribui mais e mais para a agilidade no momento do desenvolvimento de softwares.

Gostou do nosso conteúdo? Você também pode ler mais sobre como Python se tornou a linguagem de programação mais popular do mundo.