Autoconhecimento: 6 dicas para se autoconhecer!

Uma das frases mais utilizadas dentro da filosofia é “conhece-te a ti mesmo”, normalmente atribuída ao filósofo Sócrates (470 a.C – 399 a.C). Essa frase emblemática é entendida como um símbolo do autoconhecimento e acredita-se que sua realização leva a uma vida mais autêntica e plena

O autoconhecimento é uma sabedoria milenar, que está presente na sociedade desde muito tempo e que pode se tornar uma grande aliada para o êxito nos âmbitos profissional e pessoal de sua vida. Mais do que isso: o autoconhecimento é a chave para que você consiga aprender o que é relevante para sua vida, e o que não é. Afinal, como encontrar o emprego dos sonhos se você não sabe quais são suas aspirações, objetivos de vida e pontos fortes?

Logo, evoluir o autoconhecimento fará com que você visualize um panorama do seu passado e de seu atual contexto, podendo se preparar melhor para o futuro. Portanto, essa é uma das soft skills que você precisa aprimorar! Então, acompanhe os tópicos que abordaremos neste texto!

Boa leitura!

O que é Autoconhecimento?

De acordo com a enciclopédia de filosofia de Stanford, “autoconhecimento” pode ser definido como o conhecimento de uma pessoa sobre suas próprias sensações, pensamentos, crenças e estados mentais. Por sua vez, o autoconhecimento diferencia-se do conhecimento externo — ou aquele que adquirimos por meios técnicos e acadêmicos, também referenciados como pensamentos e crenças de outras pessoas.

Ou seja, quando nos engajamos em um processo autoavaliativo de nossas ações e pensamentos, podemos definir se estamos de fato pensando ou agindo de acordo com nossos princípios e valores. Autoconhecimento é exercício diário que utiliza essas premissas para que a gente consiga julgar nossas próprias decisões e comportamentos diante das mais diversas situações.

Quais as desvantagens de não se autoconhecer?

As consequências da ausência de reflexão sobre si podem ser catastróficas nos rumos profissionais e pessoais. Confira algumas delas a seguir.

Sensação de estagnação

Essa sensaçãose refere à impressão de que não há alterações ou mudanças significativas na vida, não importa quanto tempo passe. Isso devido ao fato de que uma pessoa pode estar cometendo os mesmos erros em sua carreira ou repetindo os mesmos comportamentos nocivos nas relações pessoais — o que a distancia cada vez mais de seu sucesso. 

Falta de reconhecimento de suas qualidades

Sem o autoconhecimento, dificilmente uma pessoa consegue identificar quais são seus pontos fortes, impossibilitando que eles sejam celebrados quando necessário. As consequências desse não-reconhecimento incluem a falta de motivação e de vontade de continuar crescendo e se desenvolvendo em sua carreira, bem como uma tendência a desistir de projetos pessoais. 

Falta de compreensão das fraquezas

O autoconhecimento deve trazer à luz quais são nossos maiores defeitos e como essas características afetam nosso relacionamento com as outras pessoas. Quando não refletimos sobre nossas fraquezas, não compreendemos como elas impactam nossa vida social e no networking. Muitas oportunidades podem ser perdidas por conta disso, causando também a sensação de estagnação de que já falamos. 

Qual a importância e vantagens do Autoconhecimento?

Autoconhecimento é importante pois quando há uma melhor compreensão de quem somos, podemos experienciar a vida, pensamentos e paixões de forma total, além de desenvolver uma noção mais apurada da nossa singularidade enquanto seres individuais. 

Por isso, uma pessoa que se conhece é capaz de se empoderar e tomar as rédeas das decisões, evitando se deixar ser levada pela correnteza. Além disso, o autoconhecimento permite:

  • fortalecer ainda mais as áreas que já são fortes, assim como identificar as áreas que precisam ser trabalhadas;
  • definir objetivos mais nítidos e assertivos para a realização pessoal e profissional;
  • admitir que não temos a resposta para todas as perguntas;
  • admitir os próprios erros;    

Autoconhecimento na vida pessoal

O autoconhecimento é a característica principal para uma vida pessoal feliz e mais significativa. Dificilmente encontraremos uma pessoa que não queira ser feliz, ter um propósito de vida, um objetivo a perseguir e manter relacionamentos saudáveis. Para equilibrar e alcançar todos esses elementos, o autoconhecimento é a resposta.

Apesar disso, é muito comum que as pessoas tenham dificuldade em reconhecer a importância do autoconhecimento no dia a dia — inclusive, muitas vezes isso chega a ser um desafio. Por isso, vamostentar exemplificar como o autoconhecimento pode transformar nossa vida diária e quais são suas vantagens

1. Ser capaz de nomear emoções

Pode parecer óbvio, já que grande parte das pessoas é capaz de saber quando estão com raiva, assustadas ou felizes, mas nem sempre é tão fácil identificar o que estamos sentindo, já que sentimentos são conceitos abstratos que não podem ser definidos por limites ou categorizados metodicamente. 

Portanto, ao longo do dia podemos ser surpreendidos por uma emoção que não sabemos identificar de primeira. Consequentemente, não podemos ser capazes de reagir a ela da melhor maneira. 

O autoconhecimento não apenas permite identificar com mais nitidez esses sentimentos, mas também que possamos saber como dar vazão a esses sentimentos de maneira saudável, sem afetar outras pessoas ao nosso redor. 

2. Aprender a reconhecer mecanismos de defesa

Durante nossa vida, somos marcados por eventos e situações diversas, tanto ruins, quanto boas. Cada um desses eventos deixará uma marca em nosso desenvolvimento cognitivo. Quando a informação é muito difícil de ser processada, ou as emoções se tornam muito confusas, é comum que nossa mente crie mecanismos de defesa para impedir o desequilíbrio da nossa sanidade. 

Apesar de ser um recurso próprio de nossa mente, muitas vezes os mecanismos de defesa representam limitações que impedem nosso avanço ou fazem com que a gente perca oportunidades de aprender e nos desenvolver.  

Para lidar com esses mecanismos de defesa, o autoconhecimento é a chave. Ele leva à compreensão de quais foram os eventos que representaram gatilhos que ativam mecanismos e, assim, podemos evitar que eles voltem a aparecer. Desse modo, somos capazes de evoluir.

3. Saber o que procurar em um relacionamento

Relacionamentos de qualquer tipo envolvem duas pessoas tentando se compreender mutuamente. Como já é complicado uma pessoa se compreender, imagine quando adicionamos mais uma a essa equação!

Sem autoconhecimento é muito mais difícil entender quais são nossas necessidades em um relacionamento, seja amoroso, amigável ou profissional. A consequência disso é uma relação instável, conturbada e muitas vezes frustrante. 

Logo, o autoconhecimento nos ajuda a reconhecer o que esperamos da relação com as outras pessoas. Além disso, ainda somos capazes de entender como abordar essas necessidades sem sobrecarregar a pessoa com quem estamos nos relacionando — o que desenvolve ainda mais a habilidade da empatia

Faça um exercício e responda às perguntas a seguir internamente: o que você mais valoriza na amizade? Quais são as características ideais de uma pessoa com quem você se envolveria romanticamente? Você é capaz de expressar o que precisa das outras pessoas em sua vida? Refletir sobre as respostas dessas perguntas é um ótimo jeito de começar a se conhecer no âmbito pessoal.

Autoconhecimento na vida profissional

Levando em consideração nosso mercado de trabalho altamente competitivo, somos pessoas dirigidas a acreditar que devemos saber de tudo o tempo todo ou então as outras pessoas questionarão nossas habilidades. O autoconhecimento nos ensina que isso não é exatamente uma verdade. 

Sendo você uma pessoa ciente ou não de suas fraquezas, todas as pessoas ao seu redor serão capazes de percebê-las. Logo, ao invés de seguir o senso comum e tentar escondê-las sem sucesso, uma pessoa autoconsciente admite suas fraquezas e procura melhorá-las sempre, criando uma sensação de integridade, respeito e confiança para quem vê — características que são essenciais para qualquer liderança, por exemplo. 

Isso é especialmente verdade quando aplicado em determinadas situações, como na evidenciada a seguir:

Entrevistas de emprego

Um dos melhores momentos para se autoconhecer é durante uma entrevista de emprego. Atualmente, pessoas empregadoras buscam não somente por especificações técnicas, mas também por uma pessoa com umconjunto de competências pessoais que serão um adicional para a empresa. 

Tendo isso em mente, é muito comum que perguntas de cunho pessoal surjam durante as entrevistas. Nesse momento, o que vai diferenciar uma pessoa candidata de outra é sua capacidade de comover as pessoas por meio de suas palavras e experiências pessoais. Pode ser a história mais simples do mundo, sem muitos acontecimentos, porém, se contada da maneira certa, pode ultrapassar qualquer outra história.

Essa técnica, conhecida como Storytelling, é utilizada para fazer com que uma história conecte duas ou mais pessoas por meio de suas emoções — no caso, pessoa entrevistada e entrevistadora. Levando isso em consideração, é imprescindível destacar que o autoconhecimento é o principal pilar de uma técnica de Storytelling bem aplicada. 

Mas como uma pessoa é capaz de descrever uma experiência em sua vida de maneira emotiva se ela não compreende os motivos e ambições que levaram ao acontecimento? Logo, o conhecer mais sobre você é primordial desde os primeiros passos da vida profissional, até mesmo para conseguir um emprego sem ter a devida experiência profissional.   

Saiba a melhor área de atuação para você!

Na hora de decidir qual área de atuação seguir, o autoconhecimento é essencial. Não existe nenhum problema em mudar de ideia e transicionar de carreira em qualquer momento da vida, entretanto, vamos concordar que acertar a área de atuação desde o princípio confere ainda mais tempo para conseguir avançar e ter uma carreira de sucessomais rápido.

Ao fazer uma decisão tão expressiva como essa, é praticamente impossível acertar de primeira sem ter autoconhecimento. Isso porque autoconhecimento significa conhecer de perto suas ambições, receios e o que traz auto realização para você. Tendo esses elementos bem definidos, o caminho profissional torna-se nítido.

Logo, conhecer-se é um elemento central para o sucesso profissional, seja na relação com colegas de trabalho e superiores, no momento de contar uma história pessoal em uma entrevista de emprego, ou antes, quando ainda está decidindo qual rumo tomar. 

Como funciona o processo de autoconhecimento?

O processo de autoconhecimento não é rápido e fácil. Ele exige dedicação, trabalho duro e muita força de vontade. Para entender melhor como funciona o processo de preparar a nossa mente para nos conhecermos, separamos alguns passos que indicam como dar início ao autoconhecimento. Confira!

1. Comece a reparar nas coisas que deixam você feliz

Pode ser qualquer coisa, desde as mais simples até as mais complicadas. Tem pessoas que gostam de estudar, outras de trabalhar e algumas preferem viajar ou até mesmo comer algum alimento específico. Não importa o que seja, nem se representa algo aceitável ou ruim, o primeiro passo para o autoconhecimento é questionar-se o motivo pelo qual alguma coisa faz com você se sinta bem

Quando o fizer, escreva a resposta em um pedaço de papel. A tradução do sentimento para uma linguagem cognitiva e limitada faz com que você tenha que ser o mais preciso possível ao descrevê-lo. 

2. Tente definir-se

É muito comum começar uma apresentação dizendo o que estudamos, com o que trabalhamos e nossas conquistas pessoais. Porém, somos mais do que isso. Procure responder à questão “Quem sou eu?” de maneira profunda e relevante, descartando conquistas superficiais. 

Isso fará com que você passe a ter uma verdadeira perspectiva de quem você é, para além dos aspectos que você normalmente quer que as outras pessoas saibam sobre você. Permita-se ser uma pessoa sincera consigo.

3. Reflita sobre sua vida

Parte essencial do autoconhecimento é a auto reflexão. Pense sobre os maiores acontecimentos de sua vida, como eles impactaram você e qual foi sua reação. Pondere se você reagiu de uma maneira aceitável ou descabida. Imagine se haveria outros desfechos para cada um desses acontecimentos. 

Grande parte de seu comportamento hoje tem relação com os episódios passados da sua vida que moldaram quem você é. Logo, sempre há algo novo a aprender sobre você a partir da reflexão sobre eles. 

Seguindo esses três passos, você vai poder mergulhar fundo em sua própria consciência.

Como se autoconhecer? 6 dicas para desenvolver o autoconhecimento!

Agora que você já sabe como começar, é hora de colocar o processo de se conhecer em prática. Por isso, aqui vão 6 dicas.

1. Entenda sua trajetória pessoal e profissional

Uma das primeiras coisas que deverão ser feitas na prática do autoconhecimento é um balanço sobre sua trajetória pessoal e profissional. Para isso, é interessante colocar no papel todos os marcos importantes da sua vida que representaram um ponto de mudança significativo para você.

Não se preocupe quanto ao formato, pode ser em uma linha do tempo, fluxograma, desenho, ou o que achar melhor! O importante é que seja algo visual para facilitar a observação de todos esses marcos. A partir disso, você vai ser capaz de compreender como chegou onde você está nesse momento.

2. Conheça seus pontos Fortes e Fracos

Enxergasr seus pontos fortes e fracos pode ser um pouco difícil no começo, mas você pode contar com ajuda de alguns testes de personalidade e ferramentas.

Uma delas é a análise SWOT, uma ferramenta consiste em uma exposição visual de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa técnica é tão útil que pode ser utilizada também no âmbito profissional, para identificar em que ponto as coisas não estão indo muito bem.

3. Feedback: deixe as pessoas te ajudarem a se autoconhecer!

Amada por uns e temida por outros, essa poderosa ferramenta consiste em um retorno qualitativo sobre determinado tópico, em que outra pessoa dá seu parecer sobre algo. Independente de como você lida com feedbacks, essa técnica é muito eficaz para o autoconhecimento, já que diversas vezes nossa própria visão nos consome. Com isso, não conseguimos enxergar nossos próprios pontos de melhoria. 

Porém, a forma como você lida com feedbacks demonstra quais e onde estão alguns de seus bloqueios. Para muitas pessoas, feedbacks acabam se tornando sinônimos próximos de críticas, o que acaba sendo gatilho para diversos mecanismos de defesa, especialmente se você for uma pessoa perfeccionista. 

Tenha em mente que outras pessoas podem nos ajudar no processo de autodescobrimento e que isso é saudável — desde que elas entreguem feedbacks construtivos e não apenas elogios que queremos ouvir ou críticas sem ação propositiva, é claro.

Além disso, seja uma pessoa disponível para receber feedbacks. Tente não levá-los a nível pessoal, como um ataque às suas capacidades intelectuais ou técnicas. Para isso, tente nutrir o sentimento de que a evolução é necessária e constante, e que nunca sabemos tudo sobre determinado assunto. Dessa forma, será mais fácil aceitar quando alguém levantar um ponto a ser melhorado e você será uma pessoa ainda mais colaborativa.

4. Programação Neurolinguística (PNL)

A programação neurolinguística (PNL) é uma ciência que busca em modelos mentais padrões para nos auxiliar a descobrir de que modo se dá nossa aprendizagem e comportamentos. Ela é uma grande aliada do autoconhecimento por buscar cientificamente maneiras de organizar nossos sentimentos em relação a nós mesmos, às outras pessoas e à realidade. 

Portanto, estudar um pouco mais sobre PNL pode ajudar seu processo de autoconhecimento por meio das diversas técnicas e teorias que explicitam nossos padrões mentais, fazendo que conheçamos melhor nossos comportamentos. É como se fosse um “hack” para o autoconhecimento, logo, vale muito a pena conferir mais sobre o assunto! 

5. Livros sobre autoconhecimento

O autoconhecimento é um assunto muito em alta e que tem sido estudado por diversas pessoas profissionais de muitas áreas. Desse modo, muitos livros estão sendo lançados com o intuito de auxiliar as pessoas a entenderem ainda mais sobre si mesmas e conseguirem progredir no desenvolvimento dessa característica. Algumas pessoas autoras renomadas nessa área são Mario Sérgio Cortella e Carol S. Dweck.

6. Exercícios de autoconhecimento

Por fim, podemos exercitar o autoconhecimento com algumas práticas úteis, que serão explicitadas a seguir:

Mindfulness

O mindfulness é, ao mesmo tempo, uma ferramenta para nosso autodescobrimento e uma característica inerente das pessoas. Por ser uma prática fácil, ela é perfeita para treinar o contato com seu eu interior, conhecendo-o por completo. Além de ajudar nessa descoberta, o mindfulness ainda ajuda a reduzir o estresse, aumentar o foco e potencializar a memória. 

Essa prática muito famosa é adotada por diversas instituições e empresas como parte de sua grade de horários devido ao fato de que ele, comprovadamente, melhora o bem estar e desempenho pessoal. Portanto, o mindfulness pode ser um grande amigo de quem está no processo de autoconhecimento

Seja uma pessoa aberta a novas experiências!

Novas experiências significam novos desafios e emoções, que também são sinônimos de crescimento pessoal. Não tenha medo de lançar-se ao desconhecido, pois é somente com esse embate de experiências fora da zona de conforto que nos conheceremos de fato. 

Autoconhecimento é uma habilidade que pode ser o diferencial na vida de qualquer pessoa — tanto profissional quanto pessoal. Por meio dele, podemos impressionar no Storytelling em uma entrevista de emprego, compreender melhor nossas fraquezas e limitações, melhorar nossas relações interpessoais e, consequentemente, nos tornarmos indivíduos com maior inteligência emocional. Para começar o processo de autoconhecimento, precisamos refletir sobre nossas vidas e aprender sobre quem de fato somos. 

O que achou de descobrir acerca do processo de autoconhecimento? Se gostou, aproveite para conferir agora sobre Criatividade, outra habilidade imprescindível para qualquer situação!