Imagine fazer o que se gosta e ainda receber por isso? Pode parecer uma realidade muito distante, entretanto, as possibilidades do mercado para quem quer encontrar o emprego dos sonhos melhoraram muito nos últimos anos. As profissões evoluíram, os ambientes de trabalho estão em constante atualização e inclusive ingressar em um novo mercado vem se tornando uma possibilidade cada vez mais viável.

Quem busca o trabalho ideal deve ter em mente quais são suas prioridades pessoais e profissionais. A satisfação virá em alguma área que conjugue a maior quantidade de metas pessoais. Por isso, é importante ter clareza de quais são seus objetivos.

Para começar a pensar sobre a carreira ideal, é muito importante se informar sobre vários aspectos do mundo do trabalho. Neste artigo, vamos mostrar 6 passos para que você consiga delinear seus planos para o emprego dos sonhos.

  • Veja como descobrir qual é o seu emprego dos sonhos
  • 6 passos para conseguir o seu emprego dos sonhos

Confira!

Veja como descobrir qual é o seu emprego dos sonhos!

É muito importante levar em consideração que as profissões que existiam há dez anos não são idênticas às de hoje. Algumas mudaram, outras deixaram de existir, além do surgimento de áreas que nem mesmo seriam imagináveis antes, como as pessoas que atuam em hacking ético, por exemplo.

Pensando nisso, ao imaginar a profissão que deseja, vá além! Pode ser que o modelo CLT tradicional seja uma boa para você, ou então, você prefira a liberdade de ser freelancer e fazer seus horários. Imagine uma semana de trabalho ideal:

  • quais são seus horários?
  • com quem você se encontra para trabalhar?
  • você precisa sair de casa?
  • suas tarefas são dinâmicas, cheias de novidades?
  • seu ritmo de trabalho é acelerado ou tranquilo?
  • você vai ter contato com clientes?

Essas ideias mais gerais servem como guia para escolher a área de atuação e as formas de conquistar seu emprego dos sonhos. Lembrando que as oportunidades do mercado oferecem bons exemplos para quem não sabe por onde começar. Por isso, pesquise vagas e relatos que parecem interessantes para conferir se o trabalho atende às suas aspirações!

6 passos para conseguir seu emprego dos sonhos

Para alcançar suas metas pessoais e profissionais, é importante agir! Ficar apenas nos planos não trará crescimento. Para ajudar nessa empreitada, vamos mostrar seis passos que colocam você mais perto do emprego dos sonhos!

1. Busque especialização

O mercado valoriza quem busca aprendizado e aprimoramento constantes. As coisas mudam cada vez mais rápido e novos conhecimentos e habilidades são cruciais para avançar na carreira.

Quando procurar por especialização, leve em conta a área em que pretende atuar e as habilidades esperadas de quem ocupa seu emprego dos sonhos. Quem for mais qualificado sai na frente da concorrência, por isso, faça da preparação o seu diferencial.

Alguns elementos são comuns a qualquer profissional de sucesso. Estamos falando das soft skills, que devem ser desenvolvidas por profissionais das mais variadas áreas e formas de trabalho. Se ainda não decidiu o foco de sua carreira, não perca tempo e trabalhe no desenvolvimento dessas habilidades para enriquecer seu currículo.

2. Faça contatos

Por mais que as profissões promissoras envolvam muita tecnologia, inovação e agilidade, o mercado é feito de pessoas. Nunca perca de vista o poder de conexões significativas com colegas, pessoas que ministram cursos e especializações e, até mesmo, as pessoas da chefia.

Ter uma boa rede de contatos não quer dizer partir para a bajulação, nem ser uma pessoa interesseira. Relacione-se, desenvolva interesse e curiosidade sobre o trabalho de outras pessoas e aprenda com elas.

As relações significativas vão trazer ganhos mútuos de forma natural, sem que seja necessário pressionar ou exigir. Usufrua dos aprendizados e da companhia de outras pessoas que trabalham em suas áreas de interesse e descubra a força de uma boa rede!

3. Mostre serviço

Conseguiu uma oportunidade de emprego, trabalho ou um serviço freelancer? Mostre serviço!

Mesmo que as tarefas que você executa hoje não sejam seu emprego dos sonhos, tudo o que você aprende no caminho leva até ele. É importante demonstrar habilidades, interesse e, acima de tudo, uma boa ética de trabalho. Ser conhecido como uma pessoa trabalhadora nunca fez mal à reputação de ninguém, certo?

Todas as oportunidades em sua carreira servirão como forma de mostrar seu valor. Não perca nenhuma delas e entregue sempre o melhor trabalho possível!

4. Demonstre proatividade

Identificou uma melhoria que pode ser implementada em algum processo? Soube de uma novidade que beneficiará a empresa em que trabalha? Hora de mostrar proatividade!

Atuar dessa forma não quer dizer intromissão. Muito pelo contrário: a ideia é agir coletivamente para otimizar processos, criar oportunidades e mudar as coisas. Não faça tudo por conta própria: apresente suas ideias para outras pessoas, converse sobre o assunto e leve suas estratégias de ação para o debate.

5. Peça mais

Está sentindo que o aprendizado estagnou em suas atividades? Peça por novas atribuições! Demonstre explicitamente quais são seus objetivos, que tipo de atividade poderia ser interessante para você e veja meios de acolher novas demandas em seu trabalho.

Assim, você conseguirá novas experiências e demonstrará maturidade profissional. Quando todos sabem que você gosta de novos desafios, fica mais fácil oferecer oportunidades diferentes.

6. Conte para as pessoas

Leu um artigo sobre desenvolvimento full stack e gostou da área de atuação? Quer se especializar nisso, deseja saber mais sobre o assunto? Anuncie suas intenções!

Quando você expõe seus sonhos, interesses e curiosidades, isso ajuda as outras pessoas em sua rede a oferecer oportunidades. Ao contrário do que dizem, os sonhos não devem ser guardados a sete chaves.

Sempre que houver espaço e a outra pessoa tiver interesse em seu progresso, divida suas expectativas profissionais. Isso cria um referencial positivo e aumenta suas chances de chegar no trabalho ideal.

Mais do que desejar, é importante colocar em prática. O emprego dos sonhos só será alcançado se o caminho para chegar lá for trilhado. Não é necessário ter completa clareza sobre o que quer fazer de sua vida. Comece onde está e aja de forma positiva, visando a aprender e se desenvolver sempre.. Sua atitude é uma grande geradora de oportunidades.

Agora que você sabe mais sobre buscar seus objetivos pessoais e profissionais, veja 10 dicas de sucesso profissional para alavancar sua carreira!

0 Shares:
Você também pode gostar