Cada profissão tem os seus desafios e as suas particularidades, mas todas as áreas proporcionam uma oportunidade em comum: o sucesso profissional. Ter uma carreira bem-sucedida está no topo da lista de muitas pessoas. Afinal, evoluir do estágio para uma vaga efetiva e, posteriormente, alcançar cargos gerenciais ou até mesmo empreender é sinal de desenvolvimento.

Crescer traz reconhecimento e nos ajuda a deixar a nossa marca por onde passamos. Sem contar os ganhos financeiros, o networking e o aprendizado com a evolução. Neste post, vamos falar mais sobre a trilha para ser um profissional de sucesso, trazendo temas como:

  • o que é sucesso profissional;
  • o que fazer para obter sucesso profissional;
  • o que não fazer para obter sucesso profissional.

Boa leitura!

O que é sucesso profissional?

É importante destacar que o sucesso profissional vai muito além do retorno financeiro. Ganhar dinheiro é bom e nos possibilita viver bem, viajar, adquirir bens, entre outras coisas. Porém, uma carreira bem-sucedida pode ser avaliada sob várias perspectivas:

  • abrir o próprio negócio ou trabalhar como home office;
  • ter o nome reconhecido no mercado;
  • ganhar prêmios e títulos por projetos, promoções ou feedbacks positivos;
  • conquistar um cargo de gestão com um alto salário.

Enfim, podemos dizer que uma das principais definições para o sucesso profissional tem a ver com fazer o que você gosta. Ganhar bem é uma consequência disso. Encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal — maior contato com a família e tempo para se dedicar a viagens ou projetos — e profissional é, para muitas pessoas, sinônimo de sucesso.

No mercado, a geração millennial, por exemplo, valoriza muito mais estar em um ambiente inovador e que ofereça um propósito do que ter um salário alto. A remuneração é importante, claro, mas as condições de trabalho e a satisfação pessoal falam mais alto.

Portanto, o sucesso está diretamente ligado ao desejo por algo, aos passos necessários para torná-lo real e à conquista dos seus objetivos individuais — salário, modalidade de trabalho, cargo, equilíbrio, reconhecimento, títulos ou prêmios.

O que fazer para obter sucesso profissional?

Ao chegar até aqui, vimos que o sucesso profissional pode estar atrelado ao reconhecimento no mercado, conforto financeiro, equilíbrio na qualidade de vida e espaço para inovação. Seja qual for a sua motivação, vamos compartilhar dicas práticas para ajudar você a trilhar esse caminho rumo ao topo e a uma carreira bem-sucedida. Acompanhe!

1. Fazer o que se gosta

Esse foi o primeiro tópico que levantamos ao falar sobre como ser um profissional de sucesso. Trabalhar com o que você gosta é a melhor forma de ter uma carreira bem-sucedida, um bom retorno financeiro e a satisfação pessoal. Afinal, ao seguir o caminho contrário, a profissão pode se tornar desgastante e gerar níveis de estresse desnecessários.

2. Definir e alcançar metas

Para crescer, precisamos estipular alguns objetivos profissionais. Assim, conseguimos manter o foco para conquistá-los. Sabia que as suas metas são os melhores indicadores de sucesso profissional? Portanto, pegue papel e caneta ou crie uma planilha no Excel e comece a anotar o que você quer alcançar — no curto, médio e longo prazo — e aonde quer chegar.

3. Encontrar o ponto de equilíbrio

Dividir o tempo entre a família, os amigos, os projetos pessoais, as viagens e o trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, encontrar o equilíbrio se tornou sinônimo de uma carreira de sucesso, além de requisito essencial na hora de escolher uma vaga. Assim, a satisfação pessoal é tão importante quanto a realização profissional.

4. Praticar o autoconhecimento

O crescimento vem a partir do conhecimento que você tem sobre os seus pontos fortes e o que ainda precisa melhorar. Isso vale para a vida pessoal e profissional. Ao se autoconhecer, fica mais fácil deixar as suas qualidades em evidência e desenvolver habilidades que ainda não domina para destacar no seu planejamento de carreira e sucesso profissional.

5. Desenvolver a inteligência emocional

Uma das principais características avaliadas nos processos de recrutamento e seleção é a inteligência emocional. Ter o controle sobre os seus sentimentos é essencial para construir um bom relacionamento interpessoal, trabalhar em equipe e lidar com as dificuldades no meio do caminho. O seu sucesso profissional depende dela!

6. Investir em cursos e treinamentos

A trilha rumo ao topo também depende do seu grau de conhecimento. Investir em cursos e treinamentos pode abrir novas portas profissionais e oportunidades de crescimento dentro e fora da empresa. O desenvolvimento constante deve levar em conta competências técnicas e comportamentais (liderança, resiliência, gestão do tempo, resolução de problemas, etc.).

O que não fazer para obter sucesso profissional?

Assim como listamos algumas dicas práticas para trilhar o caminho de um profissional de sucesso, vamos compartilhar atitudes que podem levar à direção oposta. São hábitos que impedem as pessoas de seguir e crescer. Se você se identificar com um ou mais deles, já sabe o que fazer. Afinal, eliminá-los é essencial para o seu crescimento. Vamos lá?

7. Procrastinar

Você sabe o que é procrastinação? A palavra é bem comum para quem costuma acompanhar a sua produtividade no dia a dia. Conhece o ditado “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”? Pois ele define bem o significado de procrastinar. É quando adiamos a entrega de uma tarefa ou um compromisso, o que pode impactar no seu crescimento.

8. Acumular muitas tarefas de uma vez

Assim como deixar de fazer as coisas, acumular muito trabalho não é bom. O primeiro impacto é na qualidade das entregas. Sem contar o desgaste físico e psicológico, que acaba afetando o seu desempenho. Quando há uma quantidade muito grande de tarefas para fazer, o foco se perde e o rendimento diminui.

9. Não saber delegar demandas

Ter muito trabalho pode ser um indicativo de que é hora de começar a delegar as demandas para profissionais parceiros. É preciso muito cuidado nesse momento, já que a escolha das parcerias pode afetar o tempo, a qualidade e o retorno financeiro de forma negativa. Contar com pessoas de confiança ajudará a manter as entregas dentro do planejamento previsto.

10. Não separar o pessoal do profissional

Lembra quando falamos que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um indicador de sucesso? Para que funcione, você deve saber separar os dois momentos para que nem um, nem outro afetem o seu desempenho no trabalho ou até mesmo o seu relacionamento com a família e os amigos.

Viu só como muitos fatores influenciam o sucesso profissional? Tão importante quanto ganhar dinheiro é encontrar o equilíbrio, fazer aquilo que gosta, conquistar o reconhecimento, estar em um ambiente inovador ou receber prêmios. Para ter uma carreira bem-sucedida e chegar ao topo, você pode seguir as dicas que compartilhamos aqui sobre o que fazer e os hábitos que deve evitar para não tropeçar no meio do caminho.

Gostou de aprender mais sobre sucesso profissional? Então não deixe de conferir nosso conteúdo sobre marketing pessoal, ele pode ser um grande apoio na sua jornada!

0 Shares:
Você também pode gostar