Ao pensar nos caminhos de nosso desenvolvimento pessoal, começar em uma nova área pode ser um grande desafio, não é mesmo? E isso acontece principalmente quando falamos de carreiras relacionadas à tecnologia e programação, nas quais há uma procura cada vez maior, além de um grande número de profissionais adentrando o mercado para aproveitarem o aquecimento no setor.

Uma das formas de conseguir maior destaque e ter melhores resultados em sua carreira, seja iniciante ou avançada, é por meio do desenvolvimento do marketing pessoal, algo extremamente necessário nos dias atuais. Neste artigo vamos mostrar para você:

Boa leitura!

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é, de forma geral, um conjunto de metodologias, estratégias e ferramentas que auxiliam você a conseguir elevar sua imagem pessoal no mercado, conquistando maior valor agregado a sua figura.

Em outras palavras, são as ações realizadas dentro das boas práticas do marketing, cujo objetivo é fazer com que seu potencial público veja você de maneira positiva. Porém, é importante ressaltar: não diz respeito a uma projeção inventada, ou seja, você demonstrará para as pessoas quem realmente é, com suas habilidades, pontos positivos, qualidades de carreira, entre outros.

Nesse sentido, você utiliza o marketing pessoal para melhorar a forma como seu nome é encarado no mercado, dentro dos objetivos e estratégias traçados no seu plano de negócios pessoal.

Qual a importância do marketing pessoal?

Agora você deve estar se perguntando: ok, mas como o marketing pessoal pode ser, de fato, relevante na minha carreira? Bom, se deseja ter sucesso, é importante saber que esse conceito pode ser sua maior ferramenta.

Em um mercado tão disputado como o de tecnologia, por exemplo, é significativo contar com mecanismos para colocar-se à frente da concorrência e eles podem render uma série de vantagens para sua carreira no longo prazo.

Alguns dos benefícios de um marketing pessoal bem trabalhado são:

  • gerar diferencial competitivo;
  • tornar-se uma autoridade nas diversas áreas de TI;
  • conseguir atrair um maior número de clientes;
  • ser mais conhecido pelo seu público-alvo;
  • obter indicações para trabalhos;
  • conseguir maior engajamento do seu público em potencial.

Melhores dicas para melhorar seu marketing pessoal

Bom, agora que você já entendeu o que é marketing pessoal, vejamos como aplicá-lo e se tornar referência.

1. Trabalhe bem a sua imagem virtual

Pode parecer clichê, mas trabalhar sua imagem nos ambientes virtuais (como redes sociais) é fundamental para conseguir fazer um bom marketing pessoal. Afinal, as pessoas associam nosso lado profissional com o que mostramos ali.

Se você deseja mostrar uma imagem descontraída, sua linguagem e suas publicações devem estar de acordo com isso. Agora, quer passar uma imagem de autoridade mais séria? Então, é fundamental trabalhar isso no seu dia a dia. Lembre-se de que as pessoas verão você de acordo com a imagem que passa — além disso, é importante se preocupar também em ser uma pessoa honesta e espontânea.

2. Mostre-se como autoridade

Principalmente na área tecnológica, sejam empresas ou pessoas físicas, querem contratar alguém que realmente domine a área na qual está inserido. Por isso, é importante que a pessoa, ao realizar seu marketing pessoal, sempre se coloque como uma autoridade em seu nicho de atuação.

Assim, um insight importante é: faça publicações com dicas ou conselhos que demonstrem o quanto você conhece determinados assuntos. Dessa forma, conseguirá maior atenção do seu público e aumentará as chances que procurem você para novos trabalhos.

3. Fique atento ou atenta a sua postura

Se existe algo que o público nota e fica bastante ligado é a postura como profissional. Isso diz respeito tanto ao seu comportamento, que mostra sua conduta pessoal, quanto aos seus trejeitos físicos em conversas face a face.

Se sua postura transmite confiança e autoridade, as pessoas que desejam contratar seu serviço se sentirão mais tentadas a fechar contrato com você. Já se sua postura reflete insegurança, falta de simpatia, problemas de autoimagem, entre outros, seu potencial cliente poderá não querer fazer negócios.

4. Saiba ouvir

Boas pessoas profissionais são aquelas que conseguem gerar uma boa empatia com seu target. Isso significa que elas conseguem ouvir quais são as demandas por parte do seu público e responder a elas de forma positiva, mostrando-se atentos para as questões que são importantes para eles.

Por isso, mostre-se uma pessoa atenta, busque a escuta ativa, pergunte quais são as questões que afligem quem está a sua frente, tenha consideração pelo problema demonstrando compreender o que está ocorrendo, entre outros pontos relevantes.

5. Trabalhe a sua comunicação

Independentemente do seu objetivo com o marketing pessoal, saber se comunicar bem é vital. Por isso, você deve saber passar sua mensagem para o público de forma clara e direta.

Isso também é fundamental quando falamos sobre o período de vigência do contrato com clientes, ou seja, você precisa comunicar adequadamente as etapas dos processos de desenvolvimento, por exemplo, tirando dúvidas e alinhando os procedimentos da melhor forma, de modo a minimizar erros e garantir uma melhor entrega.

6. Invista em qualificação (bônus)

Quando busca um serviço específico, você deseja contar com o apoio de profissionais que realmente saibam o que está fazendo, não é mesmo? Ter uma boa qualificação conta bastante para o seu marketing pessoal e para se colocar na frente da concorrência do setor.

Por exemplo, ao aprimorar seus conhecimentos, você se torna mais bem cotado pelo público, por se colocar, mais uma vez, em uma posição de autoridade. Sendo assim, conte com cursos de formação no setor, que poderão render ótimas oportunidades futuras.

Contar com o marketing pessoal é fundamental para quem quer entrar no mercado, mas não sabe muito bem por onde começar. Com essas dicas, é possível melhorar sua imagem, conquistar seus primeiros clientes e construir uma carreira de sucesso.

Gostou deste conteúdo? Quer mais dicas exclusivas? Então não deixe de conferir o guia completo para atingir uma carreira de sucesso.

0 Shares:
Você também pode gostar