Um dos grandes desejos de toda pessoa é desenvolver uma trajetória profissional bem-sucedida e conquistar uma carreira de sucesso. No entanto, com um mercado cada vez mais competitivo, é necessário se preparar para que isso seja possível.

É importante pensar em seu futuro desde cedo, já que é necessário adquirir bagagem em sua área de atuação e desenvolver as habilidades certas para trilhar um caminho profissional bem-sucedido.

Apresentamos neste artigo um guia completo sobre o que é necessário saber e desenvolver para conquistar uma carreira de sucesso e mostramos os principais conhecimentos, habilidades e ações para atingir seus objetivos profissionais. Confira abaixo e tenha uma ótima leitura!

Tenha um plano de carreira

Quando falamos em plano de carreira, é muito comum que as pessoas se sintam confusas, já que essa parece uma expressão intimidadora. Como o mercado de trabalho e os interesses podem mudar a qualquer momento, planejar a carreira como um todo pode parecer difícil, mas esse é um processo fundamental para o sucesso.

Desenvolver esse planejamento significa definir quais são seus objetivos profissionais, entender quais são as habilidades requisitadas para atingir suas metas e também quais são as experiências necessárias.

O plano de carreira consiste em um estudo estratégico, que visa levar a pessoa de seu estado atual profissional para o estado desejado (onde quer estar dentro de um período de tempo determinado).

Para isso, é recomendado realizar uma avaliação sincera de seu momento de carreira, das habilidades e experiências que você já possui e também definir quais são os seus objetivos profissionais dentro de um determinado período de tempo — que pode ser um ano, dois, cinco ou mais.

Depois de entender o estado atual, é necessário compreender quais são as etapas profissionais até o objetivo. Para quem está na posição de analista de programação e deseja chegar à gerência, por exemplo, isso pode significar o progresso para coordenação e depois gerência.

Caso essas habilidades ainda não façam parte de sua experiência profissional, é necessário ainda compreender quais são os caminhos para obtê-las ou desenvolvê-las completamente e quais experiências, estudos e formações podem auxiliar em seu desenvolvimento.

Saiba absorver e trabalhar os feedbacks recebidos

Uma das habilidades mais importantes para profissionais que buscam desenvolver uma carreira de sucesso é a habilidade de absorver e trabalhar os feedbacks recebidos — sejam eles positivos ou negativos, de colegas de trabalho ou de gestores.

A cultura de feedback consiste em avaliações periódicas, transparentes e honestas, que permitem entender quais os pontos fortes e fracos profissionais, de maneira a facilitar seu aprimoramento e garantir os meios necessários para sua evolução.

No entanto, nem sempre o feedback é positivo, como em casos onde a pessoa executou uma tarefa ou processo de forma errada ou precisa aprimorar uma habilidade técnica. Nesses casos, é bem comum sentir frustração, porém é fundamental compreender o feedback como um processo útil para o crescimento profissional.

Ao receber um feedback negativo, é necessário entender onde está o erro, quais foram os processos ou escolhas que causaram o resultado indesejado e também mapear quais ações podem ser adotadas para que ele não volte a ocorrer.

Procure se aprimorar constantemente

Um profissional de sucesso está em constante aprendizado, o que significa que é importante se aprimorar de forma contínua. Para isso, é possível adotar diversas estratégias, como a realização de cursos, leitura, participação de workshops, desenvolvimento de projetos de estudo e também a interação com profissionais da mesma área ou até de setores distintos ao seu.

Como o mercado está em constante evolução, é necessário que se busque atualizar seus conhecimentos e habilidades, para que seja possível desenvolver suas funções de forma eficiente e garantir bons resultados.

Além do conhecimento técnico, é importante que se busque também aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas, capacidade de liderança e controle e execução de tarefas, já que essas são ferramentas importantes para o crescimento profissional.

Por isso, é interessante compreender quais são as habilidades fundamentais para determinada posição ou carreira, entendendo também quais são os meios possíveis para aprender ou aprimorar tais conhecimentos.

Trabalhe as suas hard e soft skills

Por muito tempo, as habilidades técnicas profissionais, também conhecidas por hard skills, foram o fator de maior importância para a contratação em uma vaga de emprego. No entanto, com a evolução do mercado de trabalho, as soft skills também passaram a ter peso na tomada de decisão.

Quando falamos em soft skills, estamos tratando das habilidades e competências pessoais que estão ligadas às características de cada profissional e são responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de trabalho, pela comunicação organizacional e pela interação das pessoas da empresa.

Boa oratória, criatividade e lideranças são exemplos de soft skills que estão diretamente relacionadas ao perfil de cada profissional e podem variar de acordo com as demandas de cada tarefa ou função e com a experiência de trabalho.

as hard skills são as habilidades técnicas, como programação, escrita criativa ou cálculo, que podem ser aprimoradas de forma objetiva, por meio de cursos e formações específicos.

Para quem deseja atingir uma carreira de sucesso, no entanto, tanto as hard quanto as soft skills são importantes. Enquanto as hard skills são responsáveis pela qualificação técnica, as soft skills determinam seu perfil profissional e sua interação com colegas de trabalho, por exemplo.

Não tenha medo de ousar

É comum sentir insegurança ao adotar estratégias diferentes ou mesmo ousar em seus projetos, mas esse é um passo importante para o desenvolvimento profissional e para conquistar visibilidade na carreira.

Ousar profissionalmente significa sair do lugar comum, buscar opções criativas e abordagens diferentes para a solução de problemas e encontrar maneiras de executar as tarefas de forma mais eficiente, inteligente e ágil.

É importante, no entanto, compreender quais são as abordagens que podem trazer resultados positivos e quais podem prejudicar a reputação e o desenvolvimento do trabalho. Você deve avaliar quais são os benefícios de uma nova abordagem e compreender quais são os resultados esperados.

Invista em networking

O desenvolvimento profissional está diretamente ligado aos contatos feitos ao longo do tempo e pelas conexões desenvolvidas. Por isso, investir em networking é fundamental para uma carreira de sucesso.

Fazer networking significa estabelecer e cultivar relações profissionais de qualidade, com pessoas de diferentes áreas e nos mais variados ambientes de trabalho, buscando oferecer auxílio profissional em sua área de atuação e aprender com cada pessoa.

É importante destacar que o networking é feito a todo momento, já que se está em contato com outras pessoas em todos os momentos da carreira. No entanto, muitas pessoas buscam realizar networking apenas quando estão desempregados ou buscando uma mudança de carreira, o que pode prejudicar as relações profissionais.

Além disso, o networking está diretamente relacionado ao desenvolvimento da marca pessoal, que trataremos a seguir — portanto, é importante que ele seja feito com cuidado, de forma inteligente e de maneira a privilegiar conexões de qualidade.

Aprimore a sua marca pessoal

A sua reputação é a sua marca e pode influenciar também em como você é visto pessoalmente. Por isso, é necessário tomar os mesmos cuidados que se tem com uma marca empresarial, visando garantir sua visibilidade positiva no mercado.

Também é fundamental realizar ações que aprimorem sua marca pessoal, como produzir conteúdo de qualidade em diferentes plataformas, como o LinkedIn, participar de eventos, treinamentos e capacitações e realizar o networking de forma eficiente.

Além disso, os cuidados com a marca pessoal são os mesmos recomendados para aquelas que desejam obter sucesso no mercado: ser transparente, prezar pela honestidade e qualidade do trabalho oferecido e desenvolver projetos que agreguem valor às empresas em que se atua.

Tenha autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade importante para o desenvolvimento pessoal, mas também é parte importante do desenvolvimento profissional.

Ter autoconhecimento significa compreender quais são suas habilidades, suas limitações e os passos necessários até os objetivos traçados no plano de carreira. Tudo isso permite avaliar sua área de atuação e identifique quais cargos e funções lhe interessam mais.

Controle a sua inteligência emocional

Outra soft skill fundamental para uma carreira de sucesso, a inteligência emocional é considerada uma característica muito importante para profissionais que desejam se desenvolver de forma eficiente e conquistar seus objetivos.

Ter inteligência emocional significa saber lidar com as diferentes demandas, obstáculos e dificuldades da jornada profissional, aprendendo com os erros e sabendo avaliar os meios para superá-los.

Ter controle da inteligência emocional significa ter mais motivação e conseguir lidar com as situações adversas de forma positiva, encontrando os meios necessários para atingir os resultados desejados e conquistar os objetivos traçados por ele.

Atue em uma área que goste

Para que você possa se dedicar completamente ao seu desenvolvimento profissional, é fundamental encontrar uma área de atuação que o agrade e que traga satisfação pessoal —além, é claro, dos resultados esperados para a carreira.

Cada área profissional oferece remunerações distintas, portanto é importante entender também quais são as opções que fazem sentido com suas pretensões salariais, objetivos financeiros e pessoais e também qual o salário ideal para a realização de seus projetos pessoais e profissionais.

Isso é importante para que você se sinta satisfeito e realizado na execução de suas tarefas e tenha motivação para buscar evoluir dentro de sua área. Ao desenvolver atividades que lhe agradam e atuar em uma área que goste, você terá mais satisfação para trabalhar e enfrentar os desafios de sua rotina.

Não tenha medo de pedir ajuda

Muitos profissionais se sentem inseguros quando é necessário pedir ajuda de colegas de trabalho ou mesmo de superiores hierárquicos. No entanto, para o crescimento profissional e a conquista de uma carreira de sucesso, esse comportamento não deve existir.

Ao encontrar uma dificuldade, é muito importante que o profissional não se sinta limitado ao buscar por ajuda, mas enxergue esse processo como uma maneira de se aprimorar, de desempenhar suas funções de forma mais eficiente e também de adquirir novos conhecimentos.

Além disso, ao pedir ajuda de colegas, você também criará novas conexões e poderá entender como o trabalho do outro funciona, como contribui para a execução de suas atribuições e também como é possível auxiliá-lo em suas tarefas.

Tenha proatividade

Uma habilidade muito importante para a carreira profissional é a proatividade. Isso significa assumir a responsabilidade por suas ações, enxergando os obstáculos existentes durante os processos e antecipando possíveis problemas, além de trabalhar de forma a solucioná-los.

Para isso, é necessário ter iniciativa, o que significa que o você deverá antecipar as demandas e executar as tarefas existentes sem que seja necessário que um superior ou colega de trabalho exija seu cumprimento.

A proatividade é enxergada como um sinal de conhecimento técnico e habilidade de autogestão, já que a pessoa identifica quais são as as tarefas e processos necessários para a execução de suas funções enquanto colaborador.

Também vale destacar que uma pessoa proativa não estabelece culpa, mas foca na solução para os problemas e dificuldades, sem sentir vergonha por pedir ajuda ou buscar o auxílio de profissionais mais experientes ou com habilidades técnicas distintas das suas.

Leve as experiências negativas como aprendizado

Todo profissional está sujeito a experiências positivas e negativas ao longo de sua carreira. Entretanto é fundamental que se adote uma abordagem estratégica mesmo nas situações negativas.

Apesar dessas experiências causarem descontentamento e frustração, é fundamental compreender a fundo quais foram suas causas, entender quais escolhas acarretaram o resultado ruim e como é possível evitar que isso se repita.

Para garantir o desenvolvimento profissional, é necessário encarar os percalços como lições, que desenvolvem as habilidades técnicas e a desenvoltura profissional, já que isso aprimora o conhecimento e a autoavaliação.

É interessante também ser honesto na avaliação das causas do resultado negativo, compreender se existem habilidades que devem ser aprimoradas ou aprendidas e também como realizar as tarefas ou processos de maneira mais eficiente e bem-sucedida.

Além disso, uma pessoa de sucesso não busca esconder suas falhas e erros, mas aprende com elas, busca auxílio e se aprimora constantemente, usando as situações negativas como fator de motivação.

Tenha uma boa postura no ambiente de trabalho

Tão importante quanto as habilidades técnicas, sua postura em uma empresa também é um elemento de grande importância para o desenvolvimento da carreira e pode representar um passo importante nessa jornada.

Ter boa postura no ambiente de trabalho significa manter relações saudáveis com colegas de trabalho e superiores hierárquicos, respeitar as regras de conduta estabelecidas pela empresa e também desenvolver seu trabalho da melhor forma possível.

Isso significa que é muito importante manter a ética profissional, já que essa é uma soft skill considerada fundamental por especialistas de gestão de pessoas e que pode diferenciar duas pessoas que possuam o mesmo escopo técnico ou histórico semelhante.

Vale destacar também que a boa postura no ambiente de trabalho contribui para a percepção positiva do profissional por parte da equipe e da gestão, o que pode acelerar o desenvolvimento e permitir uma promoção ou mudança de área.

Aprenda sobre assuntos que podem lhe ajudar indiretamente na sua profissão

O conhecimento técnico é fundamental para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, mas para quem deseja se destacar no mercado, é interessante também aprender sobre outros assuntos e temáticas que possam contribuir, mesmo que indiretamente, para sua profissão.

Isso significa que é interessante a quem atua com design, por exemplo, compreender o funcionamento de um sistema de gerenciamento de tarefas, enquanto profissionais de programação podem trazer lições importantes caso estudem gestão de pessoas e metodologias ágeis.

Ao desenvolver habilidades de diversas áreas e disciplinas, o profissional se destaca no mercado e passa a suprir demandas que possam surgir na empresa, além de ganhar uma visão mais ampla de mercado e da organização em que está inserido.

Busque entender qual o posicionamento de mercado da empresa em que você trabalha, as principais tarefas das equipes que a integram e os assuntos e habilidades que podem ser interessantes para seu desenvolvimento profissional — e estude como aplicá-los em sua rotina.

Colaborar com a equipe como um todo

Uma pessoa de sucesso desenvolve contatos e está sempre presente para auxiliar nos processos e tarefas de sua equipe, já que o crescimento profissional envolve também os bons resultados dos projetos executados pelo time e desenvolvidos em conjunto.

Por isso, é importante que você seja colaborativo com o restante da equipe, não se restringindo à execução de tarefas que estão diretamente ligadas a sua função. É bastante comum que as pessoas pensem que fazer algo que está fora de seu escopo de contrato pode ser prejudicial para a carreira, mas essa pode ser uma oportunidade de crescimento.

Como as equipes são compostas por pessoas de diferentes áreas e talentos, desenvolver um trabalho eficiente em equipe é uma excelente maneira de conhecer novas pessoas, de potencializar resultados e de criar conexões para networking.

Além disso, o mercado demanda cada vez mais que as pessoas sejam multidisciplinares, o que significa que mesmo conhecimentos diversos aos da área de atuação são interessantes e podem ser considerados diferenciais no momento de uma promoção, por exemplo.

Por isso, ao desenvolver projetos em equipe, você deve se mostrar disponível a aprender com cada um dos membros do time e participar do desenvolvimento do projeto de forma colaborativa.

É importante destacar que as dicas que listamos acima são interessantes tanto para quem está começando no mercado de trabalho e deseja se desenvolver quanto para quem que está buscando uma transição de carreira ou mesmo migrando de área profissional.

Recapitulando

Como é possível concluir, uma carreira de sucesso depende de diversos fatores como planejamento, organização e desenvolvimento pessoal e profissional. Para isso, é necessário estruturar o plano de carreira e definir quais são as prioridades, os objetivos de curto, médio e longo prazos e as estratégias para essas conquistas.

Além disso, o desenvolvimento das habilidades, tanto soft skills quanto hard skills, o estudo e aprimoramento constantes e a busca por conhecimento são pontos basilares para uma carreira de sucesso.

O que você achou do nosso guia para uma carreira de sucesso? Esperamos que tenha entendido quais são os processos importantes para evoluir, quais habilidades são fundamentais e como se preparar para isso.

Se você se interessa por este tipo de conteúdo não deixe de conferir o perfil e habilidades de profissionais do futuro.

1 Shares:
Você também pode gostar