A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e, por isso, têm se destacado os profissionais capacitados para lidar com essa constante evolução. Mas afinal, quais são as habilidades e o perfil do profissional do futuro?

Essa é uma questão de grande importância, já que muitas profissões de destaque estão perdendo espaço e outras, como a pessoa programadora de software, por exemplo, já se destaca como as mais buscadas e rentáveis do mundo.

Explicamos agora, em detalhes, quem é o profissional do futuro, quais são as suas principais características, falamos das habilidades que ele deverá ter e também contamos quais são as principais profissões do futuro. Aproveite o conteúdo abaixo:

Boa leitura!

Quem é o profissional do futuro?

Quando falamos do profissional do futuro, estamos nos referindo à pessoa que possui as características, conhecimentos e habilidades, para o desenvolvimento das demandas que o mercado de trabalho exigirá nos próximos anos.

Esse profissional, que atuará nos mais diversos setores da economia, se destaca por sua versatilidade, facilidade de adaptação, conhecimento em distintas áreas e por seu perfil de liderança, o que faz dele uma excelente adição para times de pequenas, médias e grandes empresas.

Saiba quais as características do profissional do futuro

Agora que você entendeu quem é o profissional do futuro, é interessante conhecer algumas das características que estão ganhando cada vez mais destaque nos processos seletivos.

Listamos abaixo características pessoais e profissionais que consolidam a importância de uma pessoa especialista para as empresas que desejam conquistar resultados cada vez melhores. Confira!

Atenção às tendências do mercado

Com as mudanças e progressos da tecnologia, que estão cada vez mais rápidos, é fundamental que as pessoas sejam capazes de conhecer e compreender as tendências do mercado em que estão inseridos.

Por isso, uma característica fundamental do profissional do futuro é sua atenção a essas tendências, já que isso permite que ele traga novas ideias, apresente projetos de vanguarda e desenvolva processos de forma inteligente.

Conhecimento técnico especializado

Outra característica é o conhecimento técnico especializado em sua área de atuação. Isso significa que, ainda que seja fundamental compreensão generalista e multidisciplinaridade, também será importante a especialização técnica. Isso para que a pessoa se destaque dentro e fora da empresa.

Isso significa que o profissional deve conhecer, estudar e dominar as tecnologias mais avançadas de sua área. Uma pessoa da área de TI, por exemplo, deve conhecer e dominar os usos da inteligência artificial em sua área de atuação, enquanto um gestor de processos deve conhecer as metodologias ágeis e as ferramentas automatizadas de gestão.

Perfil analítico e multidisciplinar

O profissional de sucesso no futuro também deverá ter perfil analítico, voltado ao estudo, compreensão e análise de dados, visando fundamentar decisões de forma mais inteligente. Mas ele também deverá ser multidisciplinar, compreendendo os fundamentos e conceitos das diversas áreas que compõem a equipe em que está inserido.

Competência colaborativa

Também será fundamental a competência colaborativa, o que significa que essa pessoa deverá atuar de forma eficiente em equipes multidisciplinares, auxiliando em processos e tarefas diversos, visando o desenvolvimento eficiente dos projetos que faz parte.

Habilidade de autogestão

A autogestão demanda habilidade específica do profissional e é uma característica daqueles que se destacarão no futuro. Ela significa ser capaz de avaliar demandas, suas prioridades, prazos e estratégias, sem que seja necessário o microgerenciamento dos processos pela empresa.

Pensamento crítico

Por último, é interessante destacar que o pensamento crítico é uma característica de grande importância para o profissional do futuro. Como ele, a pessoa terá mais liberdade de decisão e maior escopo de atribuições, é fundamental que saiba avaliar de forma crítica os processos e tarefas, visando definir prioridades e estratégias de forma inteligente e eficiente.

Veja quais habilidades o profissional do futuro deverá ter

Agora que você já conheceu algumas das características do profissional do futuro, é interessante também saber quais as habilidades exigidas dessa pessoa. 

Liderança, tomada de decisões, comunicação, adaptabilidade e pensamento sustentável serão fundamentais para que o profissional se destaque no mercado de trabalho. Veja detalhes de algumas delas!

Capacidade de liderança

O profissional do futuro deve ser capaz de se autogerenciar e de exercer o papel de liderança nos projetos e empresas em que estiver envolvido. Essa habilidade é fundamental para que ele possa atuar em equipes multidisciplinares e desenvolver projetos que escalam e ganham destaque dentro da empresa.

A capacidade de liderança também envolve a tomada de decisões, que está diretamente relacionada ao pensamento crítico. Ser capaz de fazer escolhas importantes, mesmo sob pressão, é uma habilidade valorizada e que permite ao profissional garantir resultados cada vez melhores.

Excelente comunicação

A comunicação interpessoal também é uma habilidade importante para o profissional do futuro. Ela é responsável pela interação de qualidade entre os colaboradores e também com os clientes.

Adaptabilidade

A adaptabilidade é importante para pessoas que desejam atuar em empresas em crescimento, como as startups, onde é necessário se adequar a diversas mudanças e necessidades distintas ao longo dos projetos.

Pensamento sustentável

Pensar de maneira sustentável também é uma habilidade do profissional do futuro, já que a sustentabilidade é uma demanda cada vez maior e que deve ganhar ainda mais espaço nas discussões e objetivos das empresas nos próximos anos.

Conheça as principais profissões do futuro

Agora que já explicamos as características e habilidades do profissional do futuro, é interessante também conhecer as principais profissões que ganharão ainda mais destaque nos próximos anos. Vale destacar, no entanto, que apenas o diploma de graduação não é mais diferencial profissional, sendo fundamental a experiência prática e o desenvolvimento das habilidades técnicas e socioemocionais. Veja abaixo algumas delas, de acordo com sua área de atuação!

Áreas técnicas de comunicação:

  • Marketing digital;
  • Growth Hacking;
  • Customer Success;
  • Inside Sales;
  • Consultor (a) de negócios virtuais.

Áreas técnicas de tecnologia:

  • Cientista de dados;
  • Especialista em inteligência artificial e aprendizado da máquina;
  • Programador (a) e desenvolvedor (a) de softwares;
  • Especialista em automação industrial.

Como é possível concluir, o profissional do futuro deve contar com uma série de habilidades distintas, tanto técnicas e objetivas (hard skills) quanto cognitivas e subjetivas (soft skills) para que possa se destacar no mercado e garantir as melhores vagas.

Profissionais da área de tecnologia, como programadores e desenvolvedores de software, em especial, tendem a se destacar ainda mais no mercado. Isso porque mesmo as áreas mais tradicionais, como direito, medicina, engenharia, dentre outras, terão demanda direta por esse tipo de especialista.

Gostou de saber mais sobre as características dos profissionais do futuro?  Se você gostou do conteúdo e deseja acompanhar as atualizações, não deixe de conferir nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Twitter.

0 Shares:
Você também pode gostar