As metodologias ágeis — práticas de gerenciamento empresarial que procuram otimizar processos e fornecer resultados concretos mais rápido — se tornaram indispensáveis para alguns modelos empresariais nos últimos anos por conta de sua capacidade em aumentar a produtividade e fazer com que uma pequena equipe possa trazer grandes resultados. Uma das mais famosas é a metodologia Scrum. Para conseguir aplicá-la corretamente na empresa, é necessário uma pessoa profissional que a domine por completo: estamos falando da Scrum Master. 

A partir da pessoa Scrum Master, a metodologia Scrum pode ser executada com precisão, levando ao melhor aproveitamento desse framework de gerenciamento. 

Quer saber mais sobre essa profissão, seus benefícios, salário e quais habilidades são necessárias para se tornar Scrum Master? Então, acompanhe o conteúdo a seguir:

Boa leitura!

O que é Scrum Master?

Scrum Master é a pessoa que trabalha diretamente com a aplicação da metodologia Scrum em uma empresa, com foco em pequenas sequências de tarefas chamadas Sprints. O papel da pessoa Scrum Master tem bastante relação com o Coaching, uma vez que deve motivar sua equipe e manter-se flexível para enxergar oportunidades de mudanças benéficas para ela

Essa pessoa deve dominar todas as normas e valores da metodologia Scrum, uma vez que ela será responsável por fazer com que tanto a equipe Scrum quanto as demais equipes envolvidas saibam a teoria e a prática desse framework de gerenciamento

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do material sobre Profissões do Futuro. O Scrum Master é uma profissão do futuro, mas há muitas outras. Entenda quais outras carreiras farão sucesso no mercado.

Banner de download de ebook sobre Profissões do Futuro

O que é a metodologia Scrum e como ela funciona?

Scrum é uma metodologia ágil utilizada amplamente em diversas áreas, porém, mas famosa na de desenvolvimento de software. Ela consiste em um conjunto de práticas organizacionais que são rápidas, flexíveis e efetivas que servem para proporcionar uma resposta às pessoas clientes em relação ao projeto que está sendo desenvolvido. 

Dessa forma, seu objetivo principal é criar um canal de comunicação transparente, demonstrar a responsabilidade da equipe e mostrar evolução no projeto. 

Seu funcionamento é dado por meio de blocos de tarefas de curta duração, chamadas Sprints, que podem ter de 2 a 4 semanas. Cada Sprint é independente e gerará um resultado separado, que deverá passar pelo processo de reflexão e feedback ao final. Muitas vezes, esse resultado funciona como uma prévia do produto final, que é demonstrado para as pessoas clientes para mostrar o crescimento no projeto. 

O programador pode ser o Scrum Master?

Sim, a pessoa programadora e/ou desenvolvedora também pode ser Scrum Master, uma vez que o que vai de fato fazer com que ela se destaque e ocupe esse posicionamento são suas habilidades em comunicação, liderança e gerenciamento. 

A única questão a ser considerada é se o acúmulo de funções não levará à pessoa desenvolvedora ou programadora a se sobrecarregar. Normalmente, é interessante que cada pessoa cumpra plenamente uma única função.

O que faz um Scrum Master?

Scrum Master é o que liga e mantém a engrenagem da metodologia Scrum funcionando em uma determinada empresa. Apesar disso, essa pessoa não se envolve diretamente no processo. Seu trabalho é apenas acompanhar de perto a equipe, garantir que todas as pessoas estejam conseguindo realizar todas as tarefas dentro do tempo, fazer revisões, dar feedbacks e ajudar no planejamento das próximas sprints

O motivo para isso é que a equipe Scrum funciona por conta própria. Cada integrante sabe qual seu papel e funciona autonomamente. Assim, o papel da pessoa Scrum Master é monitorar e garantir que todas as coisas estão funcionando como deveriam. 

Antes de seguir para o próximo tópico, deseja saber quanto recebe alguém que trabalha em alguma profissão digital? Faça o download do Guia das Profissões Digitais e confira a remuneração de profissionais, juniores, plenos e sêniores de 30 carreiras digitais.

banner para download de guia das profissões digitais 2022

Quais são as hards e softs skills necessárias para se tornar Scrum Master?

Vamos conferir agora uma lista de habilidades — tanto técnicas quanto interpessoais — necessárias para que uma pessoa possa ocupar o cargo de Scrum Master dentro de uma organização.

Hard Skills

As hard skills são chamadas assim pois são aprendidas por meio de cursos, treinamentos e estudos, não sendo possível dispor delas naturalmente, uma vez que envolvem conhecimentos técnicos. Elas podem ser medidas por meio de uma prova e quantificadas em avaliações quantitativas. 

Para a pessoa Scrum Master, as hard skills vão variar de acordo com a área em que sua organização atua. Por exemplo, se é uma empresa de desenvolvimento de software, é imprescindível conhecer um pouco sobre linguagens de programação, Git, entre outros. 

No entanto, algumas hard skills necessárias são mais gerais, sendo elas:

Metodologia Ágil e Scrum

Parece redundante dizer que a pessoa Scrum Master deve conhecer a fundo a metodologia Scrum, no entanto, essa é a habilidade técnica mais necessária. Afinal, todo o trabalho da pessoa será pautado em acompanhar e aplicar tal framework na empresa

Além disso, é importante também conhecer metodologias ágeis no geral, assim como ter conhecimento em outras metodologias que não são somente a Scrum. 

Coaching

Grande parte do papel dessa profissão passa por analisar, dar feedbacks, motivar a equipe Scrum e localizar onde sua equipe pode melhorar. Dessa maneira, conhecer e ter habilidades de Coaching pode ser fundamental para que esse olhar seja desenvolvido.

Soft Skills

As soft skills são habilidades que se encontram no campo da troca interpessoal, e somente são percebidas durante o cotidiano de atuação da pessoa. Dessa forma, não é possível aprendê-las por um método tradicional e avaliá-las numericamente com uma prova, como as hard skills. 

O conjunto de soft skills mais importante para uma pessoa que almeja ser Scrum Master é:

Colaboração

Uma pessoa Scrum Master deve não só ser uma pessoa colaborativa como saber difundir essa habilidade entre as pessoas em sua equipe. Afinal, um grande pilar da metodologia Scrum e sua atuação em organizações é o trabalho em equipe

Comunicação

Muito da responsabilidade de uma pessoa Scrum Master é entregar mensagem e comunicar-se não só com sua equipe mas também com pessoas clientes. Assim, ela deve saber falar no momento certo, assim como ser uma excelente ouvinte quando necessário. Além disso, ela deve dominar a arte de comunicar feedbacks para sua equipe em reuniões particulares. 

Flexibilidade

Durante a adaptação para a metodologia ágil Scrum ou durante qualquer outra situação, é certo que alguns obstáculos ou desafios poderão surgir. A pessoa nessa profissão deve estar preparada para qualquer contratempo, devendo ser flexível e adaptando-se às necessidades e mudanças quando preciso. 

Liderança

É importante ter em mente que essa skill de liderança não deve ser exatamente por parte da pessoa Scrum Master, uma vez que ela não exercerá, exatamente, um papel de liderança. Porém, ela deve saber exatamente o que é necessário para estar na liderança, auxiliando às demais pessoas da equipe a desenvolverem essa skill enquanto identifica quais obstáculos estão impedindo isso de acontecer. 

Empatia

Como lidará diretamente com pessoas, suas pressões, sentimentos, obstáculos e limitações, a pessoa Scrum Master deve ser empática o suficiente para se colocar no lugar da outra pessoa e compreender seus sentimentos. Assim, ela será capaz de auxiliar as pessoas da equipe a enxergarem melhores resoluções para seus próprios problemas

Quais são as responsabilidades de um Scrum Master?

Até então, já sabemos quem é a pessoa Scrum Master e o que ela faz. No entanto, quais são suas responsabilidades no dia a dia? Apesar de não ser possível definir exatamente o papel de cada Scrum Master dentro de cada organização — afinal, cada equipe Scrum tem um nível diferente de independência e necessidade de apoio da pessoa Scrum Master —, as responsabilidades a seguir estão geralmente presente em sua atuação:

1 – Facilitar organização de reuniões Scrum diárias;

Foco: As Scrum diárias são reuniões rápidas de 15 minutos que acontecem todos os dias no mesmo lugar e no mesmo horário. É realizada para que as pessoas colaboradoras estejam todas sincronizadas. A pessoa Scrum Master deve ser capaz de intervir, facilitar e garantir que ela ocorra sem problemas. 

2 – Auxiliar a pessoa Product Owner no planejamento das reuniões de Sprints;

Foco: A pessoa Scrum Master participa de reuniões de planejamento de sprints para evitar que haja um sobrecarregamento da equipe ou que acabe ocorrendo uma deformação do escopo (scope creep). Além disso, ele auxilia na criação de sub tarefas específicas e na estimativa de dados e resultados. 

3 – Participar de reuniões de Sprint, absorver feedbacks e aplicá-los efetivamente;

Foco: A pessoa Scrum Master deve estar atenta a feedbacks de pessoas colaboradoras em reuniões para se antecipar e aplicá-las como for conveniente. 

4 – Fazer retrospectiva de Sprints, analisando onde pode ser otimizada;

Foco: A reunião de retrospectiva é a última de uma sprint, com objetivo de ver o que deu certo e o que ainda pode ser melhorado. Uma das responsabilidades da pessoa Scrum Master é anotar as áreas que ainda têm espaço para crescimento, quais serão as ações da próxima sprint e novas ações para serem provadas.

5 – Garantir o gerenciamento do quadro Scrum;

Foco: A pessoa Scrum Master funciona como a administradora do quadro Scrum, que serve para demonstrar um ou mais projetos em colunas que representam o progresso. O quadro deve mostrar os trabalhos que ainda não começaram, os que estão em andamento e os que já foram concluídos. Por isso, a pessoa Scrum Master deve garantir que todos os cartões do quadro estejam atualizados e operantes. 

6 – Garantir o correto funcionamento de toda as ferramentas da metodologia Scrum;

Foco: Dentro da metodologia Scrum, diversas ferramentas podem ser adotadas para medir o desempenho, manter registro do progresso e garantir o fluxo de trabalho. Dentre as responsabilidades da pessoa Scrum Master, está a de garantir que todas as ferramentas estejam atualizadas, funcionando e que todas as pessoas saibam como utilizá-las e consultá-las. 

7 – Realizar encontros individuais com cada integrante da equipe ou de pessoas clientes;

Foco: Os encontros individuais — ou One on Ones — não são unânimes em todos os casos da aplicação da Scrum. Algumas pessoas Scrum Master não veem necessidade, enquanto outras (especialmente as que lidam com equipes novas e pouco experientes) acham que elas são relevantes para alinhar e reforçar pontos importantes. De qualquer forma, é responsabilidade da pessoa Scrum Master analisar a equipe com quem trabalha e decidir se esses encontros são necessários. 

8 – Realizar consultas e pesquisas 

Foco: A pessoa Scrum Master fica responsável por se consultar com membros da empresa e stakeholders internos com o intuito de coletar feedbacks e melhorar o desempenho da equipe Scrum. 

9 – Ajuda a identificar onde há obstáculos e problemas no fluxo de trabalho, eliminando-os;

Foco: Os roadblocks são qualquer obstáculo que atrapalhe o desempenho da equipe. Parte do papel da pessoa Scrum Master é prever quais poderão ser esses roadblocks ou contar com a ajuda da equipe Scrum para identificá-los. Depois, ele deve ajudar a solucionar esse problema. 

10 – Fazer relatórios de desempenho e produtividade;

Foco: A pessoa Scrum Master precisa realizar, regularmente, relatórios que indicam como anda o desempenho da equipe e em qual ritmo, perfomando uma avaliação qualitativa da produtividade. Ela pode contar com ferramentas e gráficos para expor essas informações e dados. 

11 – Identificar o que prejudica a equipe e fazer o que estiver disponível para ajudá-la. 

Foco: Se algo não estiver funcionando adequadamente em uma equipe Scrum, isso é responsabilidade da pessoa Scrum Master. Dessa forma, mesmo que seja totalmente fora da área de atuação, se estiver prejudicando a equipe, a pessoa Scrum Master terá de realizar.

Qual a diferença entre o Product Manager e o Scrum Master?

Não seria incomum encontrar ambos cargos em uma empresa trabalhando lado a lado. Porém, apesar disso, muitas pessoas não enxergam a separação entre a pessoa Product Manager e a Scrum Master. Product Manager é responsável por pensar e analisar todo o processo do produto, desde seu planejamento até sua entrega no mercado consumidor. Vamos conferir mais algumas diferenças entre esses dois cargos:

SCRUM MASTERPRODUCT MANAGER
Faz parte da metodologia ágil ScrumNão faz parte de nenhuma metodologia ágil
Ajuda a equipe a utilizar a metodologia Scrum para construir o melhor produto possívelÉ responsável por todas as etapas e processos do produto
Seu foco é na equipe e em sua produtividadeSeu foco é em atender as necessidades de clientes, os objetivos e valores da empresa e entregar um produto pertinente
Não é uma posição administrativa ou de autoridade;É uma posição de autoridade e liderança
Analisa e elimina obstáculosAnalisa o processo como um todo

Qual a diferença entre o Product Owner e o Scrum Master?

Diferentemente da posição de Product Manager, a pessoa Product Owner também é uma participante ativa da equipe Scrum, trabalhando lado a lado com a pessoa Scrum Master. Product Owner é responsável por criar e gerenciar o backlog, uma lista de afazeres que contempla o projeto, além de garantir que o serviço ou produto obtenha o máximo de valor para a empresa. Além disso, tais profissões são diferentes nos seguintes aspectos:

SCRUM MASTERPRODUCT OWNER
Planeja e ajuda a executar a metodologia ScrumÉ responsável pelo backlog do projeto
Elimina possíveis obstáculos do processo de desenvolvimento do produto e monitora o desempenho da equipe nas SprintsTrabalha em conjunto com a pessoas Product Manager para planejar o processo do produto e sua visão
Auxilia o Product Owner a conferir se o backlog está atualizado, trazendo feedbacks e relatórios da equipeGerencia o backlog para ter certeza de que está atualizado e que toda equipe tem acesso
Avalia o progresso por meio do desempenho da equipe e se estão fazendo as tarefas da Sprint em tempo;Avalia o progresso por meio do desenvolvimento

Quais os benefícios do Scrum Master?

Para as pessoas interessadas em uma posição de Scrum Master, é importante notar que esse cargo tem algumas vantagens. Vamos conhecer quais são os benefícios de se trabalhar como Scrum Master:

  • Não é necessário ser expert na área de produto ou conhecer a fundo o mercado, como Product Manager ou Product Owner, afinal, seu foco é na equipe e no processo. 
  • É uma profissão que é bastante flexível e não exige tanto trabalho sob pressão;
  • Pode ser uma boa oportunidade para pessoas que almejam impactar seu ambiente de trabalho;
  • É uma profissão que desenvolve skills de diferentes áreas, o que possibilita mais oportunidades a partir dela;

Quais as dificuldades?

Por outro lado, essa profissão também não está isenta de alguns desafios, como por exemplo:

  • Pode ser complicado manter as atividades diárias e recorrentes com os diferentes rumos que o processo pode tomar;
  • Pode haver bastante burocracia interna para lidar;
  • Muitas vezes, algumas organizações enxergam o papel de Scrum Master como não tão essencial quanto outros, o que faz com que exista uma pressão maior em provar o desempenho;
  • Pode haver conflitos de mentalidade e formas de trabalho entre diferentes formas de gerenciamento da empresa;

Por que se tornar Scrum Master?

Há alguns motivos pelos quais é interessante investir em uma carreira de Scrum Master. O primeiro e mais substancial está na procura. A metodologia Scrum é uma das metodologias mais famosas e mais utilizadas por empresas de todos os tipos e tamanhos, devido à sua eficácia e baixa dificuldade de compreensão em comparação com outras. Dentro da metodologia Scrum, a pessoa Scrum Master é uma das posições mais importantes

Adicionalmente, trabalhar nesse cargo colocará as habilidades de comunicação e colaboração à prova diretamente. Assim, tal pessoa poderá praticar e desenvolver ainda mais essas habilidades, colocando-a em destaque em qualquer outra posição ou empresa que venha a trabalhar. 

Sendo uma pessoa Scrum Master, ela ainda será capaz de compreender e aprender formas de melhorar o fluxo de trabalho de si mesma e de outras pessoas à sua volta, ajudando a desenvolver um melhor e mais eficiente ambiente de trabalho. 

Ainda, algumas pessoas conseguem popularidade e experiência o suficiente para ampliar suas carreiras para outras áreas relacionadas, como por exemplo, Agile Coach

Quanto ganha um Scrum Master?

Outra vantagem para se trabalhar como Scrum Master é o salário dessa posição. No Brasil, de acordo com sites que realizam pesquisas de salários, essa posição recebe em média R$ 8.038,00, podendo alcançar patamares mais altos que R$10 mil a depender da empresa. 

Como está o mercado de trabalho para um Scrum Master?

De acordo com uma análise da conjuntura atual, algumas pessoas chegaram à conclusão de que o mundo atual poderia ser chamado de VUCA, ou seja, volátil, incerto, complexo e ambíguo. 

Com isso, cada vez mais empresas necessitam de agilidade para entregar um produto que pode se tornar obsoleto no instante seguinte. Por conta disso, houve um aumento na procura por metodologias ágeis, aumentando a demanda por profissionais dessa área. 

Dessa forma, pode-se afirmar que — inclusive no Brasil, em que tais profissões são recentes — já existe uma alta procura por pessoas profissionais com tais habilidades. Isso demanda profissionais qualificados que ainda não existem abundantemente no mercado, o que indica que é uma área bastante fértil para investir. 

Um exemplo disso é que o Fórum Econômico Mundial, em um relatório sobre profissões do futuro, indicou que Scrum Master estaria em sexto lugar na área de desenvolvimento de produto. 

Em síntese, essa área de metodologia ágeis e tal posição devem continuar em alta pelos próximos anos, e, possivelmente, devem ter uma demanda cada vez maior. 

Como se tornar um Scrum Master?

É necessário notar que Scrum Master dificilmente é uma posição em que você consegue simplesmente entrar diretamente no mercado sem ter experiência prévia. Além disso, não há formações acadêmicas ou cursos de graduação que entregam um título específico para a área. 

Dessa forma, a forma mais comum que existe é construir carreiras em determinadas áreas, envolver-se com a metodologia Scrum e, por fim, demonstrar ter as habilidades necessárias para se ocupar a vaga

Algumas das carreiras iniciam nas seguintes posições: 

  • Gerente de Projetos;
  • Analista de Processos;
  • Pessoa desenvolvedora;
  • Analista de Requisitos;
  • Analista de Sistemas;
  • Tester;
  • Marketing;
  • RH;

Essas posições contemplam algumas das habilidades necessárias para se trabalhar à frente de uma equipe de Scrum. No entanto, para toda e qualquer área, é necessário aprofundar conhecimentos no framework Scrum e em metodologias ágeis, como já dito anteriormente no texto. 

Para isso, há algumas formações ou cursos disponíveis na internet que promovem treinamentos e certificações na área. 

Em conclusão, neste artigo conhecemos a função de Scrum Master, pessoa que está diretamente envolvida com o time de Scrum e serve para guiar as pessoas colaboradoras a partir de suas práticas, normas e teoria. Faz parte de seu papel remover obstáculos e acompanhar as Sprints para que não haja contratempos ou impedimentos externos que evitem que ela seja cumprida a tempo.

Adicionalmente, essa posição atualmente tem ampla procura no mercado, uma vez que as metodologias ágeis estão se tornando mais comuns dentro das estruturas organizacionais das empresas, corporações e startups. 

Agora que sabe tudo sobre a profissão de Scrum Master, conheça mais profissões que estarão impactando o mercado de trabalho no futuro!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar