Aprender Python do ZERO: confira as 4 melhores opções!

imagem do alto de pessoa digitando em notebook com livro sobre Python ao lado

Aprender Python é uma excelente escolha, pois além de sua sintaxe ser bastante simples, o mercado de trabalho para essa linguagem está bastante aquecido. A linguagem de programação é utilizada em diversas frentes, como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, até desenvolvimento da web, ciência de dados, raspagem e desenvolvimento de sistemas incorporados.

Criado em meados de 1990, o Python se tornou uma das linguagens mais populares do mercado da tecnologia, se destacando por sua sintaxe simples de fácil legibilidade e sua versatilidade. Ele pode ser usado em diversas áreas de desenvolvimento e possui muitos recursos que facilitam sua utilização e trazem mais agilidade na construção das aplicações.

Apesar de sua versatilidade, o Python tem limitações de velocidade, visto que o programa não é rápido na execução de códigos. É excelente em aplicações web, mas não possui tanto destaque quando se fala de aplicações mobile. Por isso, tem essa desvantagem quando comparado a outras linguagens.

Então, se interessou e quer saber mais sobre como aprender Python do zero? Veja o que vamos abordar neste artigo:

Fique com a gente e boa leitura!

O que é Python e para que serve?

Python é uma linguagem de programação de alto nível, orientada a objetos que possui uma tipagem dinâmica: por ser uma linguagem de uso geral, tem capacidade de ser executada em quase todas arquiteturas de sistema, sendo projetada para ser usada em uma variedade de aplicações, como desenvolvimento de software e web, automação, ciência de dados, entre outras. É muito versátil, interativa e popular.

Sintaxe de Python!

A sintaxe do Python é bastante simples e de fácil leitura, e isso garantiu com que essa linguagem de programação se destacasse no mercado se tornando tão popular entre as demais.  Vamos conhecer no próximo tópico alguns comandos da sintaxe Python.

Conheça a estrutura básica de um código Python!

Para conhecer mais a fundo sobre cada estrutura, sugiro que você confira este artigo do nosso guia para quem quer aprender Python. A estrutura básica é a seguinte:

//Variáveis podem ser atribuídas

reais = euros * taxa

//Podemos inicializar mais de uma variável

a, b = 10, 20
a = 10
b = 20

//Valor nulo (null)

dolar = none 

//Saídas

print("Welcome to Trybe!")

//Saídas com variáveis

string_1 = "Trybe"
string_2 = "Tecnologia"
print("Vamos estudar na %s. 'É a melhor escola de %s." % (string_1, string_2))

//Entradas 

nome  = input("Qual seu nome?")
idade = input("Qual sua idade?")
profissao = input("Qual sua profissão?")

print("Meu nome é %s, Minha idade é %s, " \
"Minha profissão é %s." % (nome, idade, profissao) )


//Indentação forma errada

def spam():
bolas = 15
return bolas

print(spam())

//Identação forma certa

def spam():
    bolas = 15
    return bolas

print(spam())


//Blocos

/*
  if/elif/else
  for/else
  while/else
  def
  try/except /finally/else
  class
  with
*/

//Tipos de dados básicos

/*
Números: int, long, float, complex
Booleanos: bool (true, false)
Strings: str e unicode
Listas e tuplas: list, tuple
None: Null
Dicionários: dict
Arquivos: file
*/

//Operadores

/*

/ = divisão
* = multiplicação
- = subtração
+ = soma
% = resto da divisão
** = potência
max = máximo valor de números
min = mínimo valor de números
abs = absoluto
random = randômico

*/
 
 
 //Strings 
  
 nome = "Trybe" 

//Condicionais

if valor == True:
    print("true")
else:
    print("false")  
  
if valor > 5:
    return 1
elif valor < 5:
    return -1
else:
    return 0  
  
  
//Laços de repetição

//for
lista = ["T", "r", "y", "b", "e"]
for item in lista:
    print item
"""
T
r
y
b
e
"""

//while

count = 0
while count <= 10:
    print(count)
    count += 1
  

//Listas

nomes = ["Maria", "João", "Pedro", "Ana"];
nomes[0]   # 'Maria'
nomes[1]   # 'João'
nomes[2]   # 'Pedro'
nomes[3]   # 'Ana'

Vale a pena aprender Python?

Sim, vale a pena aprender Python, pois sua linguagem de estrutura simplificada facilita no desenvolvimento. Se comparado a outras linguagens como o Java por exemplo, os códigos escritos são de 3 a 5 vezes menores.

Usado por cerca de 48,24% das pessoas desenvolvedoras em todo mundo, o Python se tornou popular e muito versátil a ponto de ser utilizado em diversas áreas na tecnologia, o que garante uma maior empregabilidade para quem conhece a linguagem.

Essas e outras características fazem do Python uma boa escolha, pois possui versatilidade, é open source e está disponível gratuitamente, tem uma boa legibilidade, dispõe de bibliotecas de desenvolvimento poderosas e permite uma excelente escalabilidade.

Aprender Python é difícil?

Python é fácil de aprender, podendo ser uma ótima escolha para pessoas desenvolvedoras em início de carreira. Dizemos que sua sintaxe é de fácil entendimento porque ela é fortemente tipada, ou seja, quem está programando precisa dizer explicitamente o tipo de dado que será utilizado (variáveis, parâmetros, valores, etc).

Além disso, a curva de aprendizado com o Python é bem menor que com outras linguagens, levando em geral cerca de 6 meses para aprender os fundamentos básicos. Claro que como toda linguagem, existem os patamares de dificuldades, sendo que o nível avançado requer muita dedicação da pessoa desenvolvedora.

Como aprender Python? As 4 melhores opções!

  Trybe

     Prós

A Trybe tem um plano de aprendizagem com cursos em Desenvolvimento Web em que estudantes saem do 0 e se tornam pessoas desenvolvedoras em um período de 12 meses. O aprendizado vai além das habilidades técnicas de programação (hard skills) incluindo também o desenvolvimento de soft skills (habilidades socioemocionais). 

Além disso, a Trybe possui preparações para processos seletivos e viabiliza conexões com oportunidades de trabalho. Ela também dispõe de conteúdos no blog do site sobre diversos temas — inclusive bastante coisa sobre Python.  

Uma das maiores vantagens é que você não precisará pagar nada pelo curso durante seu período. A escola permite que você só comece a pagar pela formação depois de conseguir um trabalho com uma remuneração mínima de R$3.000,00 por mês (valores atuais). 

     Contras

O curso é bem intenso por ser bastante completo e ser conduzido em um    período de 12 meses, exigindo foco nas atividades, muito estudo e dedicação por parte da pessoa estudante. 

     Tempo de aprendizado

    12 meses.

   Udemy

     Prós

Diversas opções de cursos de Python com preços diferenciados. Dá acesso vitalício aos cursos comprados, com direito a certificado. Existe a opção de visualizar os cursos antes de comprar, o que garante uma escolha ideal para a necessidade da pessoa consumidora.

     Contras

Pessoas instrutoras não precisam ser qualificadas ou especialistas para criar um curso.

Tempo de aprendizado

Estudantes compram os cursos e aprendem no seu próprio ritmo.

  Curso em vídeo Gustavo Guanabara

    Prós

Existem muitos cursos ofertados por essa plataforma, em especial os cursos de Python divididos em: 

  • Mundo Python 1 
  • Mundo Python 2
  • Mundo Python 3

    Contras

Exige uma dedicação especial, visto que o aluno faz prova para obter o certificado com 70% de acertos para aprovação ao final do curso.

    Tempo de aprendizado

Cada curso tem um tempo específico (40 horas cada) mas a pessoa estudante consegue fazê-los no seu próprio ritmo.

Python Academy

    Prós

O conteúdo do curso oferece um aprendizado completo em Python, do básico ao avançado. As aulas são gravadas com duração de 10 a 25 minutos com exercícios de fixação dos conteúdos das aulas, o que garante um aprendizado completo da linguagem em questão. 

    Contras

Para quem procura um curso gratuito, o Python Academy não é uma opção, visto que é pago. Porém vale o investimento, pois o certificado de conclusão é reconhecido pelo MEC.

   Tempo de aprendizado

A pessoa estudante pode fazer as aulas no seu próprio ritmo.

5 dicas para aprender Python!

Bom, pode ser que entrar em um curso para aprender Python não seja o seu foco agora ou que você queira se aventurar a começar de modo autônomo. Então, confira estas 5 dicas:

  1. Acesse fóruns, blogs e sites com conteúdos sobre Python. No Youtube tem muito conteúdo com vídeos aulas para reforçar o aprendizado.
  2. Inicie um projeto próprio em Python e guarde-o no repositório que escolher para ir aprimorando sempre que puder.
  3. Codifique todos os dias para ajudar na memorização, mas lembrando sempre de fazer pausas para descansar a mente e deixá-la produzir com mais calma.
  4. Programe em pares, interagindo em plataformas com outras pessoas desenvolvedoras e tente ensinar o que sabe, pois a gente também aprende ensinando.
  5. Contribua em plataformas Open Source e mexa nos códigos das pessoas (no GitHub, por exemplo, é possível fazer isso). 

Em quais áreas você pode atuar aprendendo Python?

Já citamos anteriormente algumas das áreas que aplicam por conta da sua versatilidade. Vamos conhecer mais algumas:

  1. Desenvolvimento Web e Mobile;
  2. Big Data;
  3. Inteligência Artificial;
  4. Computação gráfica;
  5. Segurança da Informação;
  6. Data Science (incluindo o Machine Learning);
  7. Automação de Scripts;
  8. Indústria de Jogos.

Como instalar Python em seu computador?

Clique neste link para instalar o Python. Existem diferentes versões disponíveis, e o mais adequado é baixar a última versão. Siga os comandos assim como você faria com qualquer outro programa e finalize a instalação. 

Criando seu primeiro código em Python! Hello World!

Diferentemente de outras linguagens de programação, o Python usa uma linguagem bem mais simples de ler e escrever e utiliza o comando abaixo para escrever no console:

print("Hello World !")

Qual interpretador usar?

Um interpretador é um programa que executa outros programas, ele lê o código Python escrito e executa as instruções que ele contém. O Python Virtual Machine é o motor de execução do Python que interpreta seu byte code compilado.

O Python fornece um Shell Python, que é usado para executar um único comando Python e exibir o resultado. Também é conhecido como REPL (Read, Evaluate, Print, Loop) que lê o comando, imprime o resultado e faz um loop de volta para ler o comando novamente.

Qual IDE usar?

Uma IDE é um software muito útil que atua como editor de texto, depurador e compilador. IDEs são projetados para tornar a codificação mais fácil para pessoas desenvolvedoras. Existem várias IDEs muito boas para serem utilizados com Python, separamos algumas bastante utilizadas no mercado:

  • Pydev

Ambiente de desenvolvimento integrado que possui recursos para sua codificação em Python, como: refatoração de código, depuração gráfica, análise de código, entre outros. Você pode conferir mais em https://www.eclipse.org/ ou http://pydev.org/.

  • Pycharm

Seu diferencial é permitir a execução de testes enquanto codifica. Você pode testar um arquivo de teste, uma única classe de teste, um método ou todos os testes em uma pasta e ver seus resultados no executor de testes com com estatísticas de execução. Além disso, ele facilita a navegação pelo código de teste. Confira em https://www.jetbrains.com/pycharm/.

  • Visual Studio Code

Algumas pessoas preferem essa IDE por ter sido desenvolvida pela Microsoft para os sistemas Windows, Linux e macOS. O Visual Studio Code é um editor de código-fonte que inclui recursos, como: suporte para depuração, controle de versionamento, realce de sintaxe, função autocompletar de código inteligente e refatoração de código. Veja mais no site https://code.visualstudio.com.

  • Atom

O Atom foi desenvolvido pela GitHub e seu diferencial é ser uma IDE de código aberto. Está disponível para Windows, Linux e macOS e você pode conferir em https://atom.io/.

  • IDLE

É o ambiente de desenvolvimento integrado de referência do Python e se destaca por facilitar o uso das bibliotecas e funções da linguagem, pois disponibiliza em um único lugar todos os seus recursos. Conheça mais sobre o IDLE em https://docs.python.org/3/library/idle.html.

  • Spyder

Ambiente open source desenvolvido em Python com foco no público de pessoas engenheiras, cientistas e analistas de dados. Possui alguns recursos que facilitam o dia a dia dessas pessoas, como: modo de introspecção, browser de pesquisa on-line para navegar nas bibliotecas e recursos da linguagem, histórico de cada comando imputado no console e muito mais. Veja as funcionalidades do Spyder na íntegra em https://github.com/spyder-ide/spyder.

  • Thonny

Thonny é o ambiente de desenvolvimento para quem está começando a aprender Python! Dentre suas funções, a principal é oferecer uma visualização detalhada de pilha de camadas para que a pessoa programadora iniciante em Python consiga fazer a inspeção do código com mais facilidade. Para conhecer mais e baixar o Thonny basta acessar o link https://thonny.org.

  • Wing 

Leve e com muitas funcionalidades, o Wing é uma IDE que possui todas as principais funcionalidades que você precisará em um ambiente de desenvolvimento para fazer a inspeção de códigos, depuração e testes. Seu maior diferencial é o tempo de experiência: 22 anos no mercado e contando! Você pode conferir mais sobre o Wing em https://wingware.com/downloads.

Conclusão

Segundo as pesquisas, o Python lidera o primeiro lugar no ranking entre as linguagens mais populares utilizadas na atualidade, além de estar entre as linguagens que mais cresceram nos últimos anos, aumentando 1,5 vezes sua relevância no mercado. 

Por isso, podemos dizer que aprender Python é uma escolha bastante certeira, pois a curva de aprendizado é bem mais fácil se comparado a outras linguagens de programação do mercado e sua sintaxe é mais simples, o que confere uma agilidade no desenvolvimento.

O Python possui uma versatilidade que garante sua aplicação em diversas áreas na tecnologia, aumentando a empregabilidade da pessoa programadora que decide se especializar na linguagem!

Essas e outras características tornaram o Python a linguagem de programação mais popular do mundo. Quer entender mais a fundo como isso acontecer? Então confira nosso artigo sobre o assunto!