Life Coach: o que é e como ele pode ajudar! Vale a pena?

O Coaching é uma prática que, naturalmente, está muito ligada ao ambiente corporativo e esportivo, uma vez que constituem parte de sua origem. Entretanto, com o passar do tempo, essa prática passou a se estender também para outras esferas da vida, como a pessoal. Dessa forma, pode-se aplicar suas metodologias e práticas em prol de uma vida mais organizada e, consequentemente, mais feliz. Surge assim o Life Coach.

Essa profissão atualmente é uma tendência, e diversas pessoas — famosas, inclusive — passaram a adotá-la como carreira e estilo de vida. Para muitas pessoas, uma ajuda profissional para organizar, gerenciar e motivar-se a colocar a vida em ordem pode ser o que falta para o sucesso em todos os âmbitos, inclusive profissional. 

O que acha de conhecer mais sobre essa profissão, sua história, benefícios, tipos, entre 

outras informações? Então, veja só o conteúdo que preparamos para você:

O que é Life Coaching?

Life Coach é uma pessoa profissional que foca no bem estar e auxilia pessoas a progredir e evoluir em suas vidas. Parte de seu trabalho envolve definir objetivos, identificar possíveis bloqueios e a formulação de um plano de ação para superar as dificuldades. Essa pessoa pode ajudar as pessoas coachees a melhorarem suas carreiras, relacionamentos pessoais e a rotina diária.

Ao criar essa estratégia, a pessoa Life Coach define seus pontos fortes e fracos, além de auxiliar na busca pelo potencial máximo, fornecendo o suporte necessário para uma mudança permanente.

A tradução de Life Coaching para a língua portuguesa pode ser algo como “Treinamento e motivação para a vida cotidiana”, considerando os diversos sentidos da expressão “Coach” na língua inglesa e na portuguesa. 

História do Life Coaching!

O Life Coaching emerge na década de 80, a partir da ramificação do Coaching geral. Entretanto, sua popularidade só foi alcançada a partir dos anos 90 e 2000. As primeiras pessoas Life Coach tinham como foco único e exclusivo o planejamento de vida, porém, com o tempo, essa área cresceu para englobar também áreas como relacionamento, finanças, carreira, saúde e bem estar no geral, sempre voltado para a vida pessoal. 

Os principais tipos de Life Coach!

Assim como a vida tem muitas faces diferentes, abrangendo uma diversidade de temas e assuntos, o Life Coaching tem vários enfoques distintos para conseguir abarcar todas essas questões. Dessa forma, cada Life Coach pode escolher se especializar em uma ou mais áreas da vida pessoal, auxiliando você no ponto em que mais precisa. Dentre os tipos de Life Coach, se encontram:

  • Saúde e bem estar;
  • Vício e sobriedade;
  • Relacionamentos íntimos e profissionais;
  • Dieta e emagrecimento;
  • Saúde financeira na vida pessoal;
  • Divórcio;
  • Mente e espiritualidade;
  • Soft Skills (habilidades interpessoais);
  • Vida familiar.

Além desses tipos, sempre estão surgindo novos enfoques conforme a necessidade apresentada por coachees. Logo, essa profissão não se esgota, uma vez que sempre está acompanhando as tendências e questões cotidianas conforme as mudanças sociais. 

Quais as diferenças entre um Life Coach e um Personal Coach?

Apesar dos nomes serem bem diferentes entre si, ambas expressões podem ser designadas para profissionais que têm a mesma atuação. Tanto a pessoa Life Coach quanto a Personal Coach têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da coachee e seu desenvolvimento pessoal. Logo, a nomenclatura fica a critério da pessoa profissional, como ela deseja ser reconhecida. 

Entretanto, é verdade que o escopo de trabalho da pessoa Personal Coach pode ser um pouco mais reduzido que a da Life Coach, uma vez que é como que seu objetivo seja mais voltado para a obtenção e expansão de habilidades da pessoa coachee, como inteligência emocional, criatividade e empatia. Porém, isso não deve ser considerado uma regra fixa, havendo flexibilidade para a atuação dessa pessoa.  

Motivos para contratar um Life Coach

“Por quais motivos eu deveria contratar um ou uma Life Coach?” você pode estar se perguntando neste exato momento. Muitas são as razões pelas quais as pessoas contratam esse tipo de profissional, uma vez que elas podem ser o impulso necessário para a mudança em muitas áreas da vida. Dentre os motivos mais comuns apresentados pelas pessoas coachees e que Life Coaches estão habituados a lidar estão os seguintes:

  • Irritabilidade frequente;
  • Níveis de estresse e ansiedade altos o suficiente para atrapalhar a rotina diária;
  • Dificuldade em deixar hábitos ruins para trás;
  • Falta de motivação ou objetivos na vida;
  • Bloqueio criativo constante.

O que esperar de uma sessão Life Coaching?

Assim como outras vertentes do Coaching, o ou a Life Coach atenderá você em sessões particulares com uma duração que varia entre 45 minutos e uma hora. Essa sessão pode ser semanal, quinzenal ou mensal, a depender da necessidade da pessoa coachee. Nessa fase, será decidido como funcionarão as sessões e uma agenda será criada, sempre com a interação constante entre Coach e Coachee. 

As primeiras sessões serão de identificação. A pessoa Life Coach fará um levantamento de metas e objetivos a curto e longo prazo que você espera alcançar, mesmo que você ainda não saiba exatamente quais são eles. É importante saber que essas respostas serão encontradas por você, uma vez que o papel da pessoa Coach é só fazer as perguntas certas e guiar você a um caminho de automotivação e desenvolvimento. 

Depois disso, serão atribuídas tarefas e ferramentas. Por vezes, você deverá fazer análises como a SWOT e a Roda da vida, que demonstram como estão distribuídas as prioridades da sua vida. Essas ferramentas também definirão quais são suas habilidades a serem melhoradas e quais já estão estabelecidas como seus pontos fortes.

Uma vez que todas as informações sobre sua vida estejam evidentes para você, a pessoa Life Coach lhe ajudará a criar um plano personalizado para alcançar seus objetivos e desejos, prevendo certos obstáculos que podem surgir no meio do caminho. As sessões continuarão até que você consiga atingir o que foi estipulado nas primeiras sessões. 

Qual impacto um Life Coach pode ter em sua vida?

O Life Coaching não é só apoiado por depoimentos que atestam sua eficácia, alguns estudos e pesquisas comprovam que há resultados benéficos para pessoas que decidem adotar um estilo de vida novo com a ajuda de uma pessoa profissional dessa área

Por exemplo, um estudo bibliográfico baseado em avaliações qualitativas e quantitativas atestou que há uma tendência a uma melhora na autoestima e no empoderamento próprio após pessoas terem se encontrado com um ou uma Life Coach. 

Outro estudo sugere que há uma série de impactos positivos para o desenvolvimento pessoal e obtenção de resultados, assim como uma ótima plataforma para a psicologia positivista e para a pesquisa de mecanismos psicológicos envolvidos em uma mudança para a população que não apresenta quadros clínicos mentais. 

Quais os benefícios de fazer Life Coaching?

Uma das maiores vantagens em ter um acompanhamento de uma pessoa Life Coach é a possibilidade de ganhar uma nova perspectiva frente aos acontecimentos e rumos da vida. Dessa forma, eventos que anteriormente poderiam causar ansiedade e receio podem ser resolvidos de uma forma mais simples do que se espera. Além disso, Life Coaches podem trazer uma série de benefícios que incluem:

  • Maior equilíbrio das esferas da vida;
  • identificação de medos e ansiedades;
  • Aumento na criatividade;
  • Maior segurança financeira;
  • Maior bem estar e saúde;
  • Satisfação na área profissional
  • Relacionamentos mais fortes e duradouros.

Quais as limitações ou desvantagens do Life Coaching

O Life Coaching também tem suas desvantagens e limitações. É importante saber delas antecipadamente pois, se algumas forem consideradas empecilhos, pode ser que você não se adapte com esse tipo de auxílio. Vamos conferir algumas das limitações a seguir:

  1. Os resultados não são imediatos;
  2. Por ser muito abrangente, pode ser difícil encontrar uma pessoa profissional especialista na área que você necessita;
  3. Pela ausência de regulação, podem haver pessoas fraudulentas e não qualificadas. Portanto, deve-se sempre checar as recomendações e experiências prévias da pessoa, assim como se a formação é válida. 
  4. O Life Coaching é somente um acompanhamento motivacional, dessa forma, ele não substitui uma terapia clínica. 

Não confunda Coaching com Terapia!

Como dito já no tópico anterior, é importante ter em mente que a pessoa profissional de Life Coaching não tem formação e nem permissão para tratar de traumas referentes ao passado ou de situações que envolvam condições clínicas ou distúrbios

Assim, mesmo que seja benéfica a atuação de Life Coaches, seu papel não é curar ou providenciar alívio para questões de saúde mental, apenas fornecer apoio e motivação para que objetivos sejam cumpridos. Um exemplo: um Life Coach pode ajudar uma pessoa que teve problemas com alcoolismo a manter-se motivada a continuar sóbria, ouví-la ativamente e ajudá-la a criar planos para não cair novamente no vício. Entretanto, o Life Coach não tratará de casos de vício e ajudará uma pessoa a superar esse problema, somente um profissional da área poderá fazer isso. 

Confira algumas diferenças entre Life Coach e Terapia:

LIFE COACHINGTERAPIA
Auxilia em questões pertinentes à organização da vida.Trata condições mentais e distúrbios;
Não existe nenhuma formação específica ou exigida por regulamento. Necessita obrigatoriamente de graduação na área e especialização.
Não segue nenhum código ou regulamento.Segue um código de conduta bem rigoroso. 

Exemplo de Life Coach!

Existem muitas pessoas que atuam sob a descrição de Life Coach, Coach de Vida ou Personal Coach. Um exemplo que ganhou destaque recentemente foi o caso da atleta e modelo brasileira Mayra Cardi.

Mayra participou da nona edição do reality show Big Brother Brasil e utilizou seus conhecimentos como nutricionista para começar sua carreira de Life Coach, auxiliando inclusive muitas pessoas famosas. Atualmente, ela atua como Coach de Emagrecimento. 

Life Coach é um trabalho real?

Não há dúvidas de que Life Coaching é uma profissão legítima, com um mercado aquecido e em constante crescimento. Assim como outras vertentes do Coach, o Life Coach é uma maneira de organizar sua vida e mudar sua perspectiva em relação à ela. Apesar de não haver uma formação específica para essa profissão, você pode unir conhecimentos multidisciplinares (como nutrição, recursos humanos, desenvolvimento pessoal) para trabalhar nessa área. 

Qual o salário de um Life Coach?

Geralmente, as pessoas Life Coach cobram a mesma quantia que outras vertentes do Coaching, com sessões começando com R$100,00 para quem está iniciando, podendo variar de R$600 até R$1000,00 para aquelas pessoas que já têm experiência e nome consolidado no mercado. 

Conhecemos a profissão de Life Coach que está muito em moda atualmente, principalmente dentre as pessoas famosas. Afinal, nem sempre organizar a vida pessoal é uma tarefa simples, e sua má gestão pode atrapalhar outras áreas da vida. É importante lembrar que Life Coaches não substituem terapia ou aconselhamentos psicológicos. 

Gostou do nosso artigo? Conheça agora a Programação Neurolinguística, famosa metodologia adotada por Coaches de todas as vertentes!