Empatia: qual a importância e como praticar essa soft skill?

É muito provável que em algum momento você tenha ouvido falar sobre empatia, mas não saiba como defini-la com exatidão. Essencialmente, empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. O conceito parece simples, mas colocá-lo em prática requer paciência e dedicação.

No entanto, desenvolver essa capacidade é fundamental tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, uma vez que essa soft skill é indispensável para manter relações interpessoais harmônicas.

Tendo isso em mente, preparamos este artigo para lhe ajudar a compreender e introduzir essa habilidade em seu dia a dia. Confira a seguir:

Vamos lá? Boa leitura!

O que é empatia?

Sabe aquele ditado “não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você”? Pois então, empatia muito tem a ver com esse pensamento. Em síntese, esse termo de origem grega significa pensar na outra pessoa e entender como ela se sente.

Praticar a empatia requer que não julguemos e encaremos a situação considerando apenas a própria perspectiva, vivência e bagagem emocional. Tal habilidade só pode ser exercida se observarmos os problemas e as felicidades pelo ponto de vista da outra pessoa.

Vale lembrar que essa prática deve englobar não somente pessoas com as quais já existe uma relação e intimidade, mas também com desconhecidos. A inclusão dessa competência comportamental leva as pessoas a serem melhores umas com as outras, dado que há maior respeito e consideração entre elas.

Empatia nas relações de trabalho e sua importância!

Em meio à rotina atribulada e ao competitivo mercado de trabalho, é agradável encontrar pessoas que entendam suas dores e busquem lhe ajudar de forma altruísta e sem julgamentos. É disso que se trata a empatia!

Ao seguir carreira em uma empresa em que sua equipe e as pessoas a sua volta deixam de lado o egoísmo e buscam compreender suas dificuldades e necessidades, o ambiente de trabalho torna-se um local menos cansativo e passa a ser mais saudável. Por isso, é tão importante a prática da empatia no trabalho! Com ela, os problemas não são analisados do ponto de vista individual, o que faz com que haja maior preocupação com o todo.

Não somente dentro da empresa, mas mesmo durante uma entrevista de emprego a pessoa candidata a vaga ganha pontos positivos quando se demonstra empática. Uma boa forma de colocar isso em prática durante uma entrevista é conversando com as pessoas que estão concorrendo à vaga com você.

Busque conhecê-las, pergunte como elas estão, o que estudaram, entre outras coisas que façam com que elas se abram e sintam-se seguras em compartilhar detalhes da vida pessoal com você. Demonstrar esse tipo de interesse faz com que pareça uma pessoa simpática e amigável. Além disso, durante as entrevistas suas atitudes são observadas, por isso ao agir dessa forma mostra às pessoas avaliadoras que você não é rude e antissocial.

Vale lembrar que em profissões que requerem boa comunicação, como Marketing e TI, agir com empatia é ainda mais importante, visto que as relações interpessoais estão presentes na rotina do trabalho.

Como exercitar a empatia? 5 dicas!

Tão importante quanto saber o que é empatia é entender como incluí-la no seu cotidiano. Com a ajuda dela, será possível encontrar-se um passo mais perto do sucesso. Por isso, elencamos 5 dicas para que consiga colocar em prática essa habilidade. Veja a seguir!

Esteja disposto a ouvir

Muitas vezes é difícil se colocar no lugar de ouvinte, certo? No entanto, esse é um gesto importante para se tornar uma pessoa mais empática. Quando deixamos de falar e procuramos ouvir, damos espaço para que a pessoa compartilhe suas dificuldades, o que faz com que ela se sinta acolhida e especial. Além disso, ao tomar consciência sobre as vivências da outra pessoa, é possível analisar as próprias com menos cobrança e mais cuidado.

Não faça comparações

É comum comparar as próprias conquistas com as de outras pessoas, mas essa atitude pode ser sua grande inimiga, já que ela pode fazer com que se sinta diminuído ou invalidado pelas realizações de outrem. Por isso, comparar-se é sempre um erro! As experiências e bagagens emocionais são individuais, portanto analisar-se pelas vivências da outra pessoa só lhe trará angustias e ansiedade. Lembre-se de que suas conquistas são consequências de tudo aquilo que já experienciou, por esse motivo nunca serão iguais ao de outra pessoa!

Experimente a vida da outra pessoa

“E se eu estivesse no lugar dessa pessoa?”, é um questionamento que você já se fez? Ao pensar dessa forma as experiências particulares são colocadas em segundo plano e é possível observar a situação por uma outra perspectiva, a da outra pessoa. Tentar enxergar-se na realidade do outro é um grande passo para conquistar a empatia.

Deixe de lado o egoísmo e os julgamentos

Livrar-se do egoísmo e dos prejulgamentos requer esforço e dedicação, por isso não serão habilidades que você vai adquirir a curto prazo. No entanto, vale o empenho! Pessoas que olham com mais atenção para as necessidades das outras pessoas tornam-se mais leves e empáticas. Nós não sabemos o que a pessoa está passando ou já viveu, então é importante desvincular-se da sua perspectiva e tentar olhar a situação pelo ponto de vista da outra pessoa.

Respeite a opinião das outras pessoas

É comum que haja discordância entre as suas opiniões e as de outras pessoas, mas isso não significa que você deve iniciar uma briga em defesa da sua ideia. Nesses momentos, é necessário ouvir o posicionamento da pessoa, buscar compreendê-lo, e caso ele difira do seu, apenas diga: “não concordo, mas respeito a sua opinião”. Desse modo, discussões e aborrecimentos são evitados e você dá um exemplo de empatia.

Crie laços

Novas amizades não só são uma boa oportunidade de networking, mas também permitem que a compaixão — grande aliada da empatia — seja colocada em prática. Quando nos importamos com as pessoas a nossa volta, buscamos o melhor para elas, ainda que isso não signifique o melhor para si. Tal atitude faz com que você evolua e ajude as pessoas próximas a progredir também.

A empatia é uma importante soft skill, que ao ser colocada em prática não só trará benefícios a você como também àquelas pessoas que estão em seu entorno. Por conta disso, incluí-la em seu dia a dia vai lhe ajudar a progredir como pessoa e profissional.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita no nosso blog e descubra o que é SWOT pessoal e como essa ferramenta pode lhe ajudar a alavancar sua carreira!