Optar pela carreira de TI pode ser uma saída interessante tanto para quem está entrando na área de TI agora quanto aqueles que estejam buscando uma transição de carreira.

Há sempre novas oportunidades para quem deseja entrar em um setor que se propõe auxiliar empresas e pessoas a implementarem a transformação digital em suas rotinas.

Apesar de favorável, é um cenário com uma série de desafios que precisam ser superados por quem quer, realmente, se destacar e fazer o seu nome no setor de TI. Assim, é fundamental ter consciência deles e saber como contorná-los e superá-los.

Vamos mostrar os principais desafios a seguir. Aproveite nossas dicas sobre o tema e saiba por onde começar sua carreira em Tecnologia da Informação!

Ter uma formação técnica compatível

Para construir uma boa carreira na área de TI, é importante ter os conhecimentos técnicos necessários. Esse é um setor cada vez mais exigente e, assim, é natural que as empresas e os clientes queiram contratar os melhores.

Aquela pessoa que deseja trabalhar em TI deverá buscar uma formação técnica de qualidade, na qual seja possível não só ter domínio sobre a teoria das linguagens de programação, mas também sobre questões práticas do tema. Afinal, não adiantar dominar o conhecimento sem saber aplicá-lo.

Portanto, é fundamental buscar uma formação técnica na qual os conhecimentos práticos sejam o foco, auxiliando a aprimorar seu aprendizado. Com isso, você consegue atuar com maior eficiência e fazer o seu nome no mercado.

Porém, não é necessário realizar uma graduação nas áreas afins (Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, entre outros) para construir carreira na área de TI. Cursos de formação que levem a conhecimentos práticos podem ser mais úteis e agilizar o processo de inserção no mercado de trabalho.

Antes de seguir para o próximo tópico, deseja saber quanto recebe alguém que trabalha em alguma profissão digital? Faça o download do Guia das Profissões Digitais e confira a remuneração de profissionais, juniores, plenos e sêniores de 30 carreiras digitais.

banner para download de guia das profissões digitais 2022

Realizar atualização constante dos conhecimentos técnicos

Um desafio muito característico na carreira de TI, bem como nas carreiras em tecnologia num geral, é atualização constante nos conhecimentos sobre a área. Afinal, sempre é necessário buscar novas técnicas, linguagens, metodologias, entre outros pontos, que auxiliam na melhoria das práticas do setor como um todo.

Quem não acompanhar essas mudanças ficará defasado e não conseguirá continuar atuando em suas funções, ou não conseguirá se inserir em boas oportunidades de trabalho. Lembre-se de que, diariamente, novos especialistas entram no setor dispostos a alcançar o topo da carreira.

Por exemplo, aqueles que não investiram em conhecimentos sobre cloud computing se tornaram defasados na área e, assim, não conseguem mais oferecer bons serviços ou atuar em empresas que tenham demanda por alguém com essa expertise.

Os certificados existentes na área de Tecnologia da Informação podem auxiliar a pessoa não só a melhorar seus conhecimentos, mas também a construir um currículo consistente para processos seletivos. Além disso, é possível conquistar mais clientes, caso queira investir em uma carreira como autônomo.

Ter uma boa comunicação interpessoal

Principalmente para pessoas da área de programação que desejam abrir o seu negócio na área de Tecnologia, ou querem trabalhar de forma autônoma, é fundamental aprender a ter uma boa comunicação interpessoal. Esse ponto poderá ser o diferencial para conquistar novos clientes, realizar projetos diferentes e conseguir melhores resultados ao longo do tempo.

Apenas conhecimento técnico não é o suficiente para conquistar um bom nome no mercado. Alguém com menos conhecimento que você, muitas vezes, poderá conquistar uma tão sonhada vaga justamente devido às capacidades de comunicação interpessoal. Afinal, em muitos momentos, será preciso ter essa capacidade aflorada para conseguir trabalhar em equipe.

Caso tenha dificuldades, poderá fazer cursos focados em desenvolvimento de comunicação interpessoal, além de outros conhecimentos, tais como:

  • dinâmicas em equipe;
  • marketing;
  • divulgação pessoal;
  • liderança.

Atender às expectativas e aos anseios de quem contrata o serviço

Com o mercado mais especializado e acirrado, a tendência é que a quem contrata o serviço, seja empresa ou pessoa física, tenha um nível de exigência mais alto. Com isso, é fundamental conseguir atender aos anseios e às expectativas enquanto profissional de TI.

Seu público não aceitará, com tanta facilidade, erros, atrasos, problemas de comunicação entre as partes, entre outros pontos. É preciso não só dominar questões técnicas, mas também quais são as principais tendências do mercado para aplicá-las em seus projetos.

Confira alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração em todos os projetos:

  • experiência/estágio de quem está contratando o serviço (você deve usar uma linguagem que seja compatível)
  • expectativas alinhadas
  • necessidades e demandas;
  • o que seu cliente quer e o que ele não quer;

Também é fundamental manter uma comunicação franca e aberta, compreender as dores existentes, definir prazos claros e possíveis de serem atendidos, entre outros pontos fundamentais para criar uma boa relação com quem contratou seus serviços.

Ter um bom controle das atividades realizadas

Uma boa gestão é fundamental quando falamos sobre a rotina de quem trabalha com TI. A sobrecarga de trabalhos pode levar a problemas que comprometem a qualidade do serviço entregue ao cliente final.

Pense, por exemplo, no trabalho que é gerenciar quatro projetos simultaneamente. Reflita o quanto isso muda ao gerenciar sete. Diferença considerável, não é mesmo? Sem um bom controle, todos os seus esforços podem ir por água abaixo.

É possível escalonar sim o seu trabalho. Para isso, porém, é fundamental utilizar ferramentas de gestão e de controle de tarefas, que permitam identificar em qual etapa está cada projeto, questões pendentes, cronogramas, entre outros pontos.

Para isso, você pode trabalhar com formas de melhorar a gestão de projetos, tais como:

Conseguir entregar as tarefas nos prazos estabelecidos

A maioria das pessoas que fazem a contratação necessita ter suas soluções entregues dentro dos prazos estabelecidos, principalmente quando se trata de empresas. Em alguns casos, isso pode impactar consideravelmente as rotinas da empresa.

Por exemplo, pense em uma empresa que contratou o serviço de desenvolvimento do site do negócio. Quanto mais tempo atrasar a entrega, mais poderá comprometer os rendimentos e gerar prejuízos. Assim, é fundamental ter uma boa gestão de tempo ao trabalhar com programação.

Além disso, é o seu nome como profissional que estará em jogo. Quanto mais atrasos ocorrerem, mais críticas e menores serão as indicações para outros contratos.

A carreira de TI é bastante vantajosa, sendo uma das que apresenta maior potencial de crescimento nos próximos anos. Para conseguir melhores resultados, é preciso superar os desafios sobre os quais falamos. Seguindo as dicas citadas, é possível destacar-se no mercado.

O que achou de conhecer mais sobre os desafios da área de TI? Se você gostou desse conteúdo e deseja acompanhar as atualizações, não deixe de conferir nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Twitter.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar