Para quem deseja iniciar uma carreira na área de programação ou mesmo busca compreender as opções oferecidas pelas soluções web, aprender a programar em HTML costuma ser o primeiro passo nessa jornada.

Para isso, é importante entender o que é HTML sua estrutura básica e também as aplicações dessa tecnologia. Além disso, estar preparado para o estudo teórico e para as atividades práticas é importante para o desenvolvimento pleno do aluno.

Explicamos agora, em detalhes, tudo que você precisa saber antes de iniciar os seus estudos, falamos de alguns erros comuns e como evitá-los e mostramos como você pode aprender a programar em HTML e se destacar no mercado. Confira:

Tudo o que você precisa saber antes de aprender a programar em HTML

Se você decidiu aprender a programar em HTML, certamente já conhece ou pelo menos ouviu falar de algumas de suas utilizações profissionais, como páginas web, aplicações online e até mesmo aplicativos baseados no navegador

No entanto, para que possa se desenvolver na área, é recomendado entender alguns detalhes mais a fundo. Explicamos abaixo o que você precisa saber antes de programar em HTML. Confira!

O que é HTML

Quando falamos em HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto), estamos tratando do código utilizado para estruturar uma página web e seu conteúdo. Isso significa que, por meio dele, é possível organizar o conteúdo em parágrafos, usando imagens e tabelas ou mesmo outros recursos para exibição das informações.

Por mais que seja comum dizer que alguém irá aprender a programar em HTML, ela não é uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem de marcação, já que serve para estruturar o conteúdo.

Além disso, é interessante destacar que o HTML é uma das linguagens mais presentes no dia a dia do desenvolvedor web, já que ele é a base estrutural das páginas e das aplicações baseadas na internet, como os SaaS (Software as a Service ou Software como um Serviço, na sigla em inglês).

O que são tags em HTML

As tags são os elementos que permitem organizar o conteúdo dentro de um código HTML, o que significa que elas são utilizadas para fazer com que uma determinada parte do conteúdo seja exibida ou se comporte de forma específica.

Existem tags para definir o início e o fim de um parágrafo (a tag “<p>”), para exibir texto em negrito ou itálico (“<b>” e “<i>”, respectivamente) e até mesmo para criar um hiperlink para uma outra página da internet (com a tag “<a>” e o atributo “href”), dentre outras.

Qual a estrutura básica do código HTML

A estrutura básica de um código HTML é composta pelas diversas tags que compõem essa linguagem de marcação, pelo uso de hiperlinks e imagens e também pela estruturação lógica do conteúdo para formatação.

Veja alguns erros comuns ao aprender HTML

Agora que você entendeu melhor o que é HTML, é interessante conhecer alguns erros comuns de quem começa a estudar a linguagem. Confira:

  • não estudar de maneira estruturada;
  • não desenvolver atividades práticas;
  • não contar com um mentor de carreira para auxiliar em dúvidas;
  • não pedir ajuda em caso de dúvidas;
  • estudar apenas a parte teórica.

Saiba como aprender a programar em HTML e se destacar no mercado

Explicamos abaixo, em dicas simples, como você pode aprender a programar em HTML de forma fácil, eficiente e prática, de maneira a garantir sua evolução profissional. Confira nossas sugestões e bons estudos!

Entenda os motivos pelos quais você deseja aprender HTML

O primeiro passo para aprender a programar em HTML e ter resultados consistentes é entender quais os motivos pelos quais você deseja aprender essa linguagem. Com isso, você conseguirá entender quais seus objetivos e motivações, trabalhando também as metas de curto, médio e longo prazo.

Se você deseja aprender HTML para desenvolver aplicações Web, por exemplo, pode ser interessante entender também outras linguagens de programação, como JavaScript. Por outro lado, se você é designer e deseja entender a estrutura HTML para a implementação de designs de páginas web, estudar como a linguagem funciona pode ser um passo fundamental para seu desenvolvimento profissional.

Comece seus estudos pela lógica de programação

Como já dissemos, é bastante comum que as pessoas que começam a estudar programação desejem se aprofundar nos detalhes técnicos da linguagem escolhida, mas é recomendado iniciar os estudos pela lógica de programação.

Base dos processos e linguagens da área, ela é responsável por permitir que você tenha maior clareza sobre as funções e possibilidades do HTML, além de auxiliar no desenvolvimento dos primeiros projetos práticos.

Se prepare para o mercado de trabalho

Caso o seu objetivo seja aprender a programar em HTML para atuar no mercado de trabalho dentro desse universo, é importante se preparar para as demandas que farão parte de seu dia a dia profissional.

Isso significa que é interessante realizar projetos de estudo, entender quais são as rotinas de um programador HTML e também desenvolver projetos como freelancer, visando ganhar experiência prática e receber feedbacks de clientes reais, de maneira a evoluir as habilidades técnicas e de gestão de projetos.

Busque unificar conhecimento teórico e prático

Por último, é importante que você unifique o conhecimento teórico com o prático, por meio de projetos de estudo, exercícios do curso que está realizando e até mesmo projetos profissionais.

Como você pode perceber, aprender a programar em HTML é uma excelente maneira de desenvolver habilidades de programação e também pode ser uma opção atrativa para quem deseja iniciar uma carreira de desenvolvimento web ou mesmo se aprofundar nas possibilidades que essa linguagem oferece.

No entanto, para que o desenvolvimento dos estudos aconteça de forma eficiente, é importante prestar atenção nos erros e sugestões que apresentamos, para evitar as principais armadilhas ao aprendizado e desenvolver os estudos de maneira eficiente.

O que você achou de conhecer tudo que você precisa saber antes de aprender a programar em HTML? Se você gostou desse conteúdo e deseja acompanhar as atualizações, não deixe de conferir nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Twitter.

0 Shares:
Você também pode gostar