A palavra site já é bem conhecida pelas pessoas que usam a internet. Desde a popularização dessa tecnologia, os sites fazem parte da nossa rotina.

Alguns exemplos são os famosos blogs sobre moda, viagens, finanças, que ficaram populares nos anos 2000 e até hoje são fonte de conhecimento. Mas hoje também usamos sites para realizar a compra e venda de produtos, trabalhar e movimentar toda nossa vida! 

Porém não parece estranho pensar que não sabemos como realmente funciona uma tecnologia tão presente no nosso dia a dia?

Por isso, preparamos para você um conteúdo completo sobre o que é site, quais os tipos de site e como criar o seu:

Basta navegar pelos tópicos. Boa leitura!

O que é site?

Site é um endereço eletrônico que pode ser acessado através de um navegador de internet. Um site pode conter uma ou mais páginas com diversos conteúdos.

Para que ele fique disponível na internet, é necessário registrá-lo em um domínio, como www.meusite.com.br. O domínio funciona como um registro de identidade e garante que o endereço seja único e possa ser encontrado em meio a tantos outros.

Para que serve um site?

Um site é uma forma de comunicação: pode ser uma página institucional, apresentando uma empresa ou pessoa; pode ser algo informativo, como um site de notícias, dicas de viagem, entre outros; ou até mesmo uma ferramenta para ações mais complexas na internet, como a compra e venda de produtos ou a troca de informações.

Exemplo de site, contendo a página inicial do site da Trybe

Quais são os elementos da estrutura de um site?

Domínio

O domínio é o registro de identidade do seu site. Ele garante que sua página web será única na internet e poderá ser encontrada pelos mecanismos de busca. Pense no domínio como se fosse o seu endereço residencial. 

Sempre que você precisa que alguém venha até a sua casa, seja para uma visita ou entrega, você disponibiliza essa informação para que a pessoa encontre a residência. O mesmo acontece na web, os sites “residem” em um espaço da internet e possuem um endereço para que os navegadores os encontrem.

Servidor

O servidor é onde são armazenadas as informações sobre o seu site. Lá estão os códigos, estilos, imagens, documentos e outros itens que compõem sua página web. Sempre que um navegador busca pelo seu site, ele realiza uma requisição ao servidor onde esses conteúdos estão armazenados, que os libera para que seu site possa ser montado e exibido na tela.

URL

A URL ou Uniform Resource Locator (Localizador Uniforme de Recursos) é um endereço virtual que aponta para um recurso na internet, que pode ser um arquivo, áudio, vídeo, entre outros formatos. A URL também é o endereço completo que pode apontar para um site.

Templates

Templates são conjuntos de layouts prontos para uso. Os templates são comuns em construtores de sites, como Wix e WordPress. Eles agilizam a criação da página, uma vez que basta arrastar o item que se deseja, como um botão, e adicionar o conteúdo, sem se preocupar com a criação de códigos HTML, CSS e JS.

Plugins

Plugins são funcionalidades que podem ser adicionadas a um template de um construtor de sites. Os plugins são bastante populares no WordPress e estendem as funcionalidades do layout principal. Um plugin pode ser utilizado para adicionar uma galeria de imagens em um site, por exemplo.

Cabeçalho

É o topo do site. Em geral, costuma ser composto por um logo, o nome do site e o menu principal, para acesso às demais páginas e áreas do site.

Corpo

É onde se concentra a maior parte do conteúdo do site. Nessa área estão os textos, imagens, gráficos, documentos, vídeos, áudios, entre outras informações. O corpo do site pode ainda ser dividido em diversas sessões, com conteúdos diversificados para cada uma delas.

Rodapé   

Rodapé é a barra inferior disposta no fim do site. Geralmente esse espaço é reservado para exibir informações sobre contato, endereço, redes sociais e algumas outras informações, como por exemplo um botão de “trabalhe conosco” ou “dúvidas frequentes”, que redirecionam para outros conteúdos.

Quais as diferenças entre site e blog?

Um site tem caráter informativo, em que o principal objetivo é realizar a apresentação de uma empresa ou pessoa. É comum que nesses sites existam páginas falando sobre os produtos ou serviços oferecidos, missão, visão, valores e informações de contato. 

Por outro lado, um blog visa trazer conteúdo para determinado público. Por exemplo, um blog de tecnologia, como o da Trybe, pode apresentar diversos conteúdos contendo tutoriais sobre linguagens de programação ou conteúdos sobre as principais ferramentas do mercado. Blogs também podem ser divididos em categorias de assuntos e apresentar campos para comentários.

Quais são os principais tipos de site?

Sites podem ter estruturas e conteúdos diversos. Por isso, veja a seguir as principais categorias que você poderá acessar pela web.

1. Site institucional

Um site institucional tem como objetivo realizar a apresentação de uma pessoa, empresa, produto ou serviço. É comum que esses sites tenham páginas que contam a história do que está sendo apresentado, descrevam a missão, visão e valores e ainda disponibilizam informações para contato.

2. E-commerce

Um e-commerce é uma loja virtual. Nele, as pessoas usuárias podem selecionar produtos e realizar a compra dos mesmos. Em alguns casos, elas também podem realizar um cadastro e anunciar seus próprios produtos.

3. Site dinâmico

Um site dinâmico se trata de um modelo que não só apresenta informações, mas também oferece a possibilidade de interação com o conteúdo das páginas. Um site dinâmico pode ser o de uma empresa que não só apresenta o seu produto, mas também oferece um espaço para que a pessoa usuária possa adquiri-lo dentro do site.

4. Site One Page

É um site de apenas uma página. Essa categoria é mais enxuta e é geralmente usada para a apresentação de um produto, serviço ou portfólio de trabalho.  

5. Hotsite

Essa é uma categoria de site voltada para exposição de informações temporárias. Os Hotsites são comumente usados para divulgação de eventos e cursos exclusivos por um determinado período de tempo. Assim que o período de tempo passa, o site é removido do ar.

6. Landing page

A Landing page é um site de captura de dados. Nesse modelo, geralmente as pessoas donas da landing page oferecem o download de conteúdos em troca de informações da pessoa interessada, como e-mail e telefone.

7. Portal

Um portal é um site maior. Isso quer dizer que essa categoria apresenta uma grande quantidade de páginas, que podem tratar de diversos assuntos. Dessa forma, podemos citar como exemplo um portal de notícias, que é alimentado com conteúdo informativo, político, econômico, entretenimento, entre outros com ampla regularidade.  

8. Blog

Um blog tem o objetivo de levar um conteúdo específico para determinado público. Nos blogs, podem ser abordados diversos assuntos, como política, notícias, entretenimento, dicas, entre outros. Os blogs também oferecem a possibilidade de que o público possa interagir com o conteúdo através de comentários e compartilhamento.

Por que eu ou minha empresa devo ter um site? Conheça as vantagens!

Ter um site vai te trazer visibilidade em um espaço só seu e que você controla. Diferente dos perfis em redes sociais, que podem sofrer grandes alterações na entrega de conteúdo por conta de mudanças nos algoritmos, ou até mesmo desaparecer junto com a rede em questão, os sites se mantém resilientes e dependem exclusivamente da sua dedicação com conteúdo, SEO e boas práticas para performar bem.

Além disso, a grande vantagem de ter uma ou mais páginas na web é a possibilidade de alcançar públicos com interesses diversos e de diferentes lugares. Se antes uma empresa precisava gastar com outdoors e panfletos para que as pessoas conhecessem seus produtos, hoje em dia basta apresentar essas mesmas informações em um endereço da internet.

Além disso, ter um site não se trata apenas de ter um portfólio, com ele é possível alavancar vendas e trazer rentabilidade através da exibição de anúncios. Outro ponto é a troca de informações: com um site você poderá criar um blog por exemplo, ou, se quiser ir mais longe, talvez montar seu próprio ecommerce.

Quais as desvantagens de ter um site?

Ter um site exige dois pontos principais de atenção: manutenção e segurança.

Com o passar do tempo, seu site precisará ser atualizado, seja em termos de tecnologia ou conteúdo. Um site WordPress, por exemplo, precisa de manutenção periódica de seus plugins e temas.

Manter um site desatualizado não só prejudica a experiência das pessoas usuárias como também abre brechas de segurança, que podem fazer com que suas páginas web sejam hackeadas ou infectadas com vírus. Portanto, reserve tempo para pensar nesses aspectos e em seus custos.

Quanto custa ter um site?

Em geral, ter seu próprio site irá envolver 4 tipos de custos principais, que são:

Domínio

O domínio é o identificador do site, sem ele as páginas não ficam disponíveis para serem encontradas na internet. No Registro Br, uma plataforma especializada na venda de domínios eletrônicos, uma assinatura de um ano fica em torno de R$ 40,00.

Hospedagem

A hospedagem é o local onde as páginas do seu site ficarão armazenadas. O preço de uma hospedagem pode variar de acordo com a necessidade de armazenamento e recursos inclusos, como backup automático. Nesse serviço, as assinaturas podem ser anuais ou mensais e os preços se iniciam na faixa dos R$ 6,00.

Mão de obra

Essa é a parte mais cara do site e pode variar de acordo com os recursos solicitados. Dessa forma, você pode contratar uma agência especializada ou uma pessoa profissional autônoma. Existe ainda a possibilidade de usar um criador de sites e fazer você mesmo as suas páginas web, utilizando o Wix ou WordPress, por exemplo.

Recursos extras

Caso você deseje ter um site com funcionalidades mais complexas, como exibição de anúncios, ferramentas de análise, carrinho de compras, armazenamento de dados, chat, entre outros, é importante reservar recursos extras, pois os preços também podem variar. 

Construtor de site vs Web Designer/Desenvolvedor: quais as diferenças?

Na hora de criar um site pode surgir a dúvida entre utilizar um construtor de sites ou contratar uma pessoa especializada em Web Designer e/ou Desenvolvimento Web. Por isso, vejamos agora as diferenças de cada opção.

Construtor de sites

Um construtor de sites é uma plataforma que oferece diversos blocos prontos de itens que um site pode conter. Isso quer dizer que ao optar por esse meio, você não terá a preocupação de saber sobre HTML, CSS ou JS, usados para codificação de páginas web.

Em um construtor, basta escolher um template, que seria um conjunto de blocos com determinado estilo, e arrastar os itens desejados, preenchendo com o conteúdo. 

Por um lado, isso garante facilidade e rapidez de criação para pessoas sem conhecimento em programação, além de baixo custo. Por outro lado, você poderá ter seu site engessado com um modelo já usado por outras pessoas e sem possibilidade de personalização.

Web Designer/Desenvolvimento Web  

Contratar uma pessoa especialista na criação de sites poderá fazer o custo de sua página web subir, mas você terá algo totalmente personalizado. Além disso, não se sujeita às limitações e falta de recursos de um template. Outro ponto positivo é que uma pessoa profissional da área poderá ajudar a melhorar a experiência de uso da página.  

Também podemos citar a segurança proporcionada por um site próprio, independente de manutenção e tecnologia de plataformas de terceiros. Com um site construído por uma pessoa da área, você também poderá investir melhor em ferramentas de análise de acesso e SEO.

Como criar um site? Passo a passo completo!

Nesse tutorial, você poderá acompanhar o passo a passo para ter seu próprio site, desde o registro de domínio até o lançamento.

1. Registre o domínio

Tudo começa com o registro do domínio do seu site. É pelo nome cadastrado que as pessoas vão poder pesquisar e encontrar sua página web. Geralmente, os domínios são compostos pelo nome do site seguido da terminação, como “.com” ou “.com.br”, ou ainda “.gov”, “.edu”, entre outros. 

Cada terminação se refere a um tipo de conteúdo específico, “.edu”, por exemplo, se refere a sites relacionados à educação, já “.gov” são sites do governo. Desse modo, escolha o nome e a terminação adequados ao seu conteúdo. 

Após isso, basta registrar o nome escolhido. Uma das plataformas mais indicadas para é o registro.br. Lá você poderá consultar se o domínio desejado já está em uso e saber mais sobre os preços das assinaturas.

Imagem do site registro,br

2. Contrate uma hospedagem

A hospedagem se trata do lugar em que seu site ficará armazenado. Isto é, as imagens, vídeos, textos e outros recursos da sua página web precisam estar armazenadas em um serviço de hospedagem para que os navegadores de internet possam acessar. 

Atualmente, existem três tipos principais de hospedagem, sendo elas:

  • Hospedagem compartilhada: uma opção mais barata, porém seu site irá dividir espaço com outros, o que pode deixar sua página lenta;
  • Hospedagem dedicada: nesse caso seu site terá um espaço exclusivo;
  • Hospedagem em nuvem: nesse tipo, o site não ficará armazenado em um único servidor, mas espalhado por uma rede de servidores. A grande vantagem é que se um deles falhar, outro assume o posto. Assim, sua página não corre o risco de ficar fora do ar. Outro ponto é que esses servidores aguentam uma carga maior de acessos.

Vale lembrar que o tipo de hospedagem e o valor estão relacionados às necessidades do seu site. Por isso, avalie qual seria a melhor opção. Também é importante ressaltar que cada serviço de hospedagem pode oferecer recursos extras, como backups automáticos, disparo de e-mails, cPanel (um painel de gerenciamento de hospedagem que agiliza o gerenciamento do site), entre outros.

3. Criando seu site

Agora chegou o momento de criar seu primeiro site. Para isso, você pode contratar uma pessoa especializada na área, que cuidará não só do layout, mas também da construção da página web, ou poderá utilizar um construtor de sites.

Como citado anteriormente, um construtor de sites é uma plataforma que já entrega os blocos da página prontos, bastando a pessoa usuária adicionar os itens desejados e preenchê-los com conteúdo. Nesse caso, não há necessidade de saber programação.

Como construtor, você poderá utilizar o WordPress, Wix, Joomla, entre outras opções. Nesse tutorial, usaremos a ferramenta online de criação de sites do WordPress. Você também pode optar pela versão completa do WP. Entretanto, será necessário configurar um banco de dados, ter um cPanel disponível e realizar o upload do pacote de arquivos de configuração e o banco de dados criado para o servidor de hospedagem.

Criando uma conta no WordPress.com

O primeiro passo é criar uma conta na plataforma do WordPress, que pode ser acessada no endereço wordpress.com.

Agora, com a conta já criada, a plataforma irá perguntar se você deseja adicionar um novo domínio ou utilizar o que você adquiriu nos passos anteriores. Na primeira opção, você verá sugestões para o domínio informado e seus preços. Há ainda a opção de usar um domínio grátis do próprio WordPress. 

Página de escolha de domínio no wordpress

Para continuar, selecione um domínio ou clique em “usar um de meus domínios” e siga o passo a passo apresentado na tela. A plataforma irá carregar o site e ao fim você terá uma tela como a exibida logo abaixo, questionando sobre qual será a finalidade da página web, selecione a mais adequada ao seu caso.

Nesse tutorial, selecionaremos a segunda opção: “Criar”. 

Tela inicial da criação de site no wordpress

Escolha um template

Nessa etapa você irá escolher o tema do seu site. O WordPress oferece opções pagas e gratuitas. Selecione a que melhor se encaixe em sua situação e aguarde o tema carregar.

Tela de temas do wordpress

Personalizando seu site

Agora que seu site já carregou é hora de personalizá-lo. Na página inicial, você irá se deparar com um tutorial no canto inferior direito. Nele, são descritos os principais aspectos do funcionamento do site e como editá-lo. Dê uma olhada antes de prosseguir. 

Exemplo de template aplicado com as caixas de tutorial abertas no wordpress

No WP, todos os itens são editáveis. Desse modo, para customizar um bloco, clique sobre ele. Logo você verá uma barra de ferramentas, com as opções sobre o que pode ser feito, como na imagem abaixo, em que clicamos sobre o título principal da página.

Exemplo de customização sendo feita no título do bloco de texto do template do wordpress

Ao clicar no ícone de “+”, em azul, no canto superior esquerdo da tela, você poderá visualizar um menu com mais opções de blocos que podem ser utilizados no site.

Mesma imagem do template de exemplo no wordpress, mostrando o menu de opções de blocos aberto

Use a criatividade para customizar seu layout! Pense nas páginas e seções que o site irá conter, no público que irá acessá-lo e no conteúdo que será exibido

4. Publicando seu site

Quando finalizar a customização do layout, clique em “salvar” e então clique no ícone do WP, no canto superior esquerdo da tela e clique em “painel”. 

Página do wordpress com zoom mostrando o ícone no canto superior esquerdo

Na página que se abrirá, você terá acesso a um menu lateral e a uma página central com diversas outras opções de configurações que poderão ser aplicadas ao seu site.

Página de painel do site no wordpress

Então, clique sobre o título do seu site. A página criada deverá aparecer no local onde estavam as informações do painel central. Em seguida, clique em “Visitar site”, um botão em vermelho do lado superior direito da tela.

Protótipo de site do wordpress em fase de lançamento

O site irá se expandir na tela, então clique na opção “Lançar site”. Desse modo, seu site será publicado e acessado por quem possuir o endereço registrado. 

Site lançado através do wordpress

Como ter um site de sucesso? 5 dicas! 

Todos queremos ter um site de sucesso — isto é, bem posicionado pelos mecanismos de pesquisa e com acessos frequentes. Mas como fazer isso? Para responder a essa pergunta, leia essas dicas valiosas. 

Escolha um bom template

O template é a fachada do seu site. Caso o template seja inadequado, com cores e fontes muito gritantes ou discrepantes, isso poderá afastar seu público. Dessa forma, escolha um layout condizente com sua marca e conteúdo para que as pessoas usuárias se sintam confortáveis em permanecer na página.

Verifique o desempenho e otimização do site

Um dos fatores que o Google leva em consideração na hora de posicionar um site é a velocidade de carregamento. Portanto, certifique-se de que suas páginas web não estão demorando mais do que 3 segundos para abrir. Esse é o tempo médio máximo que as pessoas usuárias costumam esperar. 

Outro ponto importante é sobre a responsividade. Essa característica garante que o layout do site irá se adaptar a diferentes formatos de tela sem quebrar ou tornar a navegação e usabilidade ruins. 

Use uma estratégia de social media

Aproxime seu site de redes sociais. Pensando nisso, deixe o link de sua página web na descrição do perfil de sua conta. Você pode ainda criar posts que direcionam a pessoa interessada para seu site. Assim, sua visibilidade irá aumentar ainda mais, tendo todos os aspectos de divulgação conectados.

Crie um blog

Ter um blog poderá aproximar você e suas ideias do seu público. Mais do que um site, um blog permite que as pessoas tenham acesso a conhecimentos sobre diversos assuntos e criem uma afinidade com a marca, reconhecendo que ela tem autoridade em sua área.

Invista em SEO e Marketing de conteúdo

SEO nada mais é que um conjunto de regras estratégicas que irão ajudar seu site a ser melhor rankeado pelos mecanismos de pesquisa. Já o marketing de conteúdo é a arte de produzir conteúdo interessante, estruturado e frequente para o seu público. Tendo isso em mente, confira como usar esses itens ao seu favor na hora de posicionar seu site online.

Escolha o melhor nome para seu site

Tanto o título do site quanto o domínio devem ser algo estratégico e que remeta diretamente ao conteúdo do site. O título da página web irá aparecer tanto na página de resultados do mecanismo de pesquisa quanto na aba do navegador. 

Dessa forma, tente utilizar um título coerente ao seu objetivo, preferencialmente uma palavra-chave sobre o assunto e que esteja abaixo de 60 caracteres. O mecanismo de pesquisa usará essas características para pontuar a relevância do seu site.

A URL é muito importante

Tal como o título, a URL também deve ser algo coerente com o assunto abordado. Portanto, siga a regra de manter até 60 caracteres e dê preferência para um termo que seja palavra-chave do conteúdo abordado.

Defina um público alvo

Ter foco é fundamental para obter resultados eficientes nos acessos do seu site. Desse modo, defina um público alvo com o qual você deseja se comunicar. Caso tenha dificuldade, você poderá usar uma técnica chamada de persona, que consiste em imaginar quais seriam as características da pessoa que irá acessar sua página e o que ela gostaria de ver.

Consiga linkagem para seu site 

Links são excelentes itens para melhorar o posicionamento de um site. Quando sua página web é linkada em um site externo, isso demonstra que seu conteúdo é relevante e está sendo referenciado por outras pessoas. Isso irá fazer o número de acessos da sua página crescer.

Inicialmente, para ser referenciado em outros sites, busque fazer parcerias. Além disso, caso ache que o conteúdo do seu site é relevante, o adicione em comentários de outras páginas, para que as pessoas possam ver. Tenha em mente que a chave para ser referência em outros sites é produzir conteúdo de valor. 

Conheça 3 ferramentas para turbinar seu site!

Yoast SEO

Logo da ferramenta Yoast SEO para sites

Para que serve?

O Yoast SEO é um plugin WordPress que auxilia na otimização do site. Sua função é apontar aspectos que poderiam ser melhorados. Com isso, o site pode obter um posicionamento melhor nos mecanismos de busca.

Pontos positivos

O Yoast SEO simplifica o processo de otimização e auxilia quem não trabalha diretamente com essas técnicas a obter um melhor posicionamento.

Pontos negativos

O plugin não substitui o trabalho de uma pessoa especializada, uma vez que não a ferramenta não é 100% precisa em identificar as principais palavras-chaves do conteúdo.

Google Analytics

Logo da ferramenta Google Analytics para sites

Para que serve?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise do Google. Essa ferramenta apresenta dados sobre os acessos no site, como origem do tráfego, páginas mais visitadas, tempo de permanência no site, entre outras opções.

Pontos positivos

Com o Google Analytics, as informações sobre acesso podem ser facilmente obtidas e diversas métricas importantes para campanhas de marketing e produção de conteúdo são geradas.

Pontos negativos

Pode levar um tempo até que a pessoa usuária possa de fato compreender como as métricas e gráficos funcionam e podem ser utilizados.

Coolors

Banner da ferramenta Coolors para sites

Para que serve?

O Coolors é uma ferramenta que apresenta diversas combinações de cores. As paletas podem ser utilizadas para definir padrões de layout. A pessoa usuária também pode criar sua própria paleta e testar combinações.

Pontos positivos

A ferramenta apresenta uma série de opções de paletas de cores e ainda permite a criação de paletas customizadas.

Pontos negativos

Para pessoas que não possuem conhecimento sobre a teoria das cores pode ser difícil fazer combinações harmônicas e que estejam alinhadas à marca.

Conclusão

Agora que você já conhece mais sobre a estrutura que compõe as páginas da web, quais são os principais tipos de site, vantagens e desvantagens de ocupar um espaço da web com sua própria página, já pode criar o seu próprio site com o nosso passo a passo! 

Caso deseje conhecer mais sobre os construtores de sites, recomendo a leitura deste artigo da Trybe sobre o Elementor, um plugin WordPress.

0 Shares:
Você também pode gostar