Você já ouviu falar em Web Design? Não? Pois saiba que agora mesmo, ao navegar neste site, você está diante do trabalho de profissionais que atuam nessa área e que pensam em como planejar cada pedaço dessa página para melhorar a sua navegação.

Uma web mais interativa e intuitiva passa pelas mãos da pessoa que trabalha com Web Design, sendo que essa é uma profissão altamente requisitada dentro das empresas de tecnologia. Usabilidade é fundamental para sistemas, páginas web, aplicativos ou qualquer outra aplicação tecnológica.

Neste post, mostraremos um mais sobre essa profissão revisando:

Boa leitura!

O que é Web Design

O Web Design é uma área do Design focada no desenvolvimento de interfaces Web, como layouts e paginas Web. Os(as) profissionais de Web Design focam principalmente em proporcionar uma experiência agradável ao visitante!

Dependendo da sua idade, você pode se lembrar de como as páginas web eram alguns anos atrás. Basicamente, era difícil entender seu funcionamento, as informações eram espalhadas de maneira confusa na tela, a junção de cores nem sempre era a ideal, ou seja, uma verdadeira bagunça.

Com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade de realizar melhorias na navegação e exibição do conteúdo, uma vez que foi notada a importância disso para uma melhor experiência de pessoas usuárias.

Por conta disso, buscou-se os conceitos de design como uma saída para o problema. Assim nasceu o Web Design, que, hoje em dia, é uma das carreiras mais promissoras dentro da área de TI.

O objetivo de trazer os conceitos de design para dentro da internet é buscar agregar harmonia e fluidez entre todos os elementos na tela. Maximizando-se a experiência da pessoa usuária de forma positiva, na medida em que ela se sente mais confortável em navegar em uma página intuitiva e bem organizada.

Voltado para o desenvolvimento visual de sites e aplicações, o Web Design está ligado diretamente ao layout e às interações das pessoas que navegam com essas ferramentas. Geralmente, o trabalho é realizado utilizando linguagens de marcação, por exemplo, o HTML.

Já para trabalhar com a parte visual, a linguagem utilizada é o CSS, o qual é aplicado para estilizar elementos. Ambas são aplicadas em conjunto na hora de criar uma página da web, utilizando-se uma série de conceitos de Web Design padronizados.

É por meio de uma junção de HTML com CSS que a pessoa define como o site ou aplicação será exibido em tela e de que maneira será feita a distribuição de conteúdo, menus e outros elementos, visando não apenas a funcionalidade, mas também a interatividade.

Assim como a própria programação das funções do site ou aplicação, o design é crucial para o sucesso de qualquer página, auxiliando na navegabilidade por parte dos usuários.

Atualmente, existem várias agências de Web Design especializadas em trabalhar apenas com essa expertise, buscando auxiliar outras empresas a melhorar suas páginas.

3 Principais conceitos de Web Design

Boa parte do que é aplicado no design pode ser trazido para a web, e vários de seus conceitos também são aplicáveis na internet. Porém, aqui, vamos listar apenas alguns deles, que podem melhorar a experiência de um usuário com um site ou aplicação. Acompanhe!

Escaneabilidade

Você já entrou em um site e não conseguiu assimilar bem o seu conteúdo ou perdeu muito tempo buscando por um menu sem sucesso até que ficou irritado? A causa disso é a falta de escaneabilidade.

Um site limpo e conciso facilita a leitura, dividindo os blocos de texto, utilizando tópicos e padronizando suas árvores de menu. Dessa forma, qualquer usuário saberá navegar pelo conteúdo de forma simples e rápida.

Responsividade

Hoje em dia, o Brasil conta com mais de 230 milhões de dispositivos móveis, o que representa mais do que sua população atual. Com isso, boa parte dos usuários navega pela internet e acessa conteúdo por meio de smartphones.

A responsividade é a capacidade de uma página web de se adequar a uma tela, independentemente do dispositivo de acesso sendo utilizado, ou seja, caso seja um celular, o conteúdo se adaptará a essa tela menor.

Tipografia

Determinados tipos de letra podem ser muito divertidas de se olhar em um primeiro momento, mas se mostram cansativas para a leitura depois de um tempo. Nesse sentido, a experiência de um usuário também passa pelo tipo de letra aplicada no site, que deve estar em harmonia com o restante.

A responsividade é a capacidade de uma página web de se adequar a uma tela, independentemente do dispositivo de acesso sendo utilizado, ou seja, caso seja um celular, o conteúdo se adaptará a essa tela menor.

Velocidade de Carregamento

Entrar em um site e não notar delay no carregamento da página é uma maravilha né? Tenha certeza que por trás dessa velocidade de carregamento há um bom trabalho de Web Design.

Ter uma boa Velocidade de Carregamento do site é importante por três motivos principais: 1-As pessoas estão cada vez mais apressadas e querem informações rápidas. 2-Sites mais rápidos geralmente são melhores avaliados pelos mecanismos de pesquisas do Google 3-Sites mais rápidos têm um melhor desempenho em dispositivos móveis.

O que faz um(a) Web Designer?

O trabalho de um(a) Web Designer é aplicar todos os fundamentos da teoria do design para a criação de layouts de páginas web. Na prática, podemos dizer que o papel dele é igual a um designer comum, só que voltado para a internet.

Seu dia a dia consiste em utilizar conhecimentos sobre Teoria das Cores, Diagramação, Tipografia, entre outros, para auxiliar a criar sites que se comuniquem melhor e facilitem a navegação e a interação por parte dos usuários.

O(a) Web Designer também pode atuar na criação de peças publicitárias aplicáveis em redes sociais e sites, como imagens, banners, e-books, entre outros. Tudo isso é feito com o auxílio de ferramentas especiais de criação.

Como trabalhar na área e qual o salário de um(a) Web Designer

Caso você queira trabalhar como Web Designer, basta realizar um curso no qual aprenderá não apenas os conceitos a serem aplicados na profissão como também conhecerá as principais ferramentas, abrindo possibilidades para a sua carreira.

Já em relação ao salário de um(a) Web Designer, isso pode variar bastante de acordo com a região e o nível de experiência do profissional. No geral, quem está começando pode ficar em uma média entre R$ 2.000 e R$ 3.000 reais por mês.

Existe também a possibilidade de atuar como Web Designer freelancer, realizando pequenos trabalhos e recebendo por entrega. Essa é uma ótima opção para quem busca criar mais experiência na área e também pode ser realizada de forma remota.

Uma boa escola de Web Design, que além de ser reconhecida no mercado possa realmente somar aos seus conhecimentos, é muito importante. Por isso, pesquise muito bem a metodologia e busque testemunhos de ex-alunos. Isso pode fazer toda a diferença em sua carreira.

Gostou deste post? Então, não deixe de conferir o guia completo para atingir o sucesso profissional.

0 Shares:
Você também pode gostar