Já ouviu falar em DevOps? Ela é uma cultura organizacional que visa trazer mais agilidade para o desenvolvimento de software e tem se tornado a queridinha das empresas de tecnologia. Então, se você quer construir uma carreira nessa área, é importante entender esse conceito.

O mercado atual não tem espaço para desacordos ou processos demorados. Por conta disso, as organizações estão sempre em busca de formas de melhorar suas atividades internas para obter resultados melhores.

Nesse cenário, profissionais DevOps tem um grande espaço para crescer no mercado. Quer saber mais? Confira sobre essa metodologia a seguir:

O que é DevOps?

A palavra DevOps é a união de duas palavras: Desenvolvimento (Dev) + Operações (Ops) e consiste em uma cultura de desenvolvimento de software que visa unir estas duas áreas da Tecnologia da Informação (TI), aplicando estratégias, ferramentas e tecnologias onde a automação de processos e feedback contínuo se destacam.

Através do conjunto de práticas do DevOps, as empresas são capazes de entregar software rapidamente, com segurança e qualidade e de forma coordenada e colaborativa.

Por isso, DevOps é uma profissão do futuro. Então, aproveite e faça o download do material sobre Profissões do Futuro para conferir quais outras carreiras farão sucesso no mercado junto com DevOps.

Banner de download de ebook sobre Profissões do Futuro

Quais os 4 pilares do DevOps?

1. Cultura

A ideia é que as equipes de desenvolvimento e infraestrutura sejam colaborativas, mantendo uma boa comunicação, e tenham responsabilidades comuns, evitando a centralização de informações.

Essas duas áreas trabalharão juntas usando metodologias ágeis eficientes para testar, entregar e manter o software funcionando em produção, e também vão se unir para trocar experiências e planejar escopo e projetos.

2. Automação

Aplicar sempre que possível, ferramentas que nos ajudam a automatizar processos, a fim de minimizar trabalhos manuais e evitar erros durante a execução de uma tarefa.

Um exemplo bem legal é a ferramenta Jenkins. Ela permite configurar as etapas que um artefato (aplicativo) deve passar até que ele seja instalado automaticamente no ambiente desejado.

3. Observabilidade

É necessário monitorar constantemente as métricas de nossas aplicações, sobretudo no ambiente de produção, para que possamos detectar problemas e agir rapidamente para resolvê-los.

4. Resiliência 

Aqui a volumetria é uma palavra chave. Ela deve ser considerada e planejada pelas equipes de desenvolvimento para que o software se mantenha responsivo mesmo durante picos de acesso.

A aplicação deve ser flexível ao ponto de ser escalável de forma automática e se recuperar de falhas.

Como funciona o DevOps?

O DevOps, na prática, funciona através do uso de ferramentas e metodologias que nos ajudam a alcançar os objetivos-pilares: Cultura, Automação, Observabilidade e Resiliência.

Veja abaixo um esquema que ilustra como o DevOps funciona:

Símbolo do infinito ligando as palavras "dev" e "ops". O símbolo é construído pelas palavras "code", "build", "test", "release", "deploy", "operate", "monitor" e "plan" e está ligado a diversas logos de ferramentas, como Docker e Kuberneted

Perceba que, para cada etapa dentro do ciclo de vida DevOps, existe uma ferramenta relacionada. E as possibilidades não param por aí: hoje existem várias opções para cada fase, inclusive opções open source que nos auxiliam em etapas, como:

  • codificação;
  • compilação;
  • teste;
  • release;
  • deploy;
  • monitoramento.

Quando voltamos os esforços para uma estratégia DevOps, temos uma mescla dos dois objetivos, sendo que ambas as pessoas, de desenvolvimento e de operações, devem ter conhecimentos em nas duas áreas.

O time de desenvolvimento deverá conhecer operações, mesmo que de forma básica, e vice-versa. Deve-se garantir que todos se preocupem com os dois focos dentro de suas atividades.

Qual a relação entre containers e DevOps?

Containers nos ajudam a “criar” várias pequenas máquinas para instalarmos nosso software, de modo a substituir a tradicional virtualização. Ela é crucial quando o assunto é escalabilidade de uma aplicação.

Portanto, os containers são importantes para sustentarmos o pilar da Resiliência da cultura DevOps.

Qual a relação entre Kubernetes e DevOps?

Kubernetes é uma ferramenta que nos ajuda a orquestrar vários containers de forma automática. No DevOps, utilizar Kubernetes significa observar os pilares da Automação e Resiliência de uma aplicação.

Com o Kubernetes podemos escalar automaticamente várias réplicas de um serviço em nossa infraestrutura, de modo que a própria ferramenta seja resiliente, ao ponto de criar novas instâncias de containers caso ocorra alguma falha.

Quais as diferenças entre SRE e DevOps?

Uma pessoa SRE (Site Reliability Engineer) foca em desenvolver ambientes de software (geralmente baseados em nuvem) altamente escaláveis, responsivos e, sobretudo, confiáveis, capazes de lidar com uma grande quantidade de acessos simultâneos sem comprometer a aplicação.

Já uma pessoa responsável por DevOps tem outras preocupações adicionais dentro do ciclo de desenvolvimento, que envolvem planejamento, codificação, testes entre outras atividades.

Qual a relação entre Agile e DevOps?

O Agile, com suas metodologias e processos, é amplamente utilizado na cultura DevOps para organizar as tarefas de um projeto e, principalmente, para tornar um time capaz de se adaptar rapidamente às mudanças de escopo durante a execução de um projeto.

Qual a importância do Scrum para o DevOps?

O Scrum é a metodologia ágil mais utilizada nos processos DevOps. Seu conjunto de cerimônias e práticas ajudam o time de desenvolvimento a se organizar e delegar tarefas rapidamente de modo comunicativo, colaborativo e eficaz, definindo prioridades e prazos de acordo com a complexidade de uma tarefa.

Tecnologias e ferramentas para usar na prática de DevOps!

3 ferramentas para ajudar no desenvolvimento!

Git

Logo da ferramenta Git

Git é um sistema gerenciador de versionamento, open source, que nos ajuda a controlar a evolução do código fonte, inclusive sincronizando nosso trabalho com o trabalho de outras pessoas desenvolvedoras através de um repositório central em nuvem.

GitHub

Logo da ferramenta GitHub

GitHub é um repositório de código fonte que permite armazenar o trabalho das pessoas desenvolvedoras de um projeto. Hoje, essa plataforma também conta com funcionalidades que permitem configurar esteiras de Entrega Contínua através do GitHub Actions. Também é possível organizar tarefas com o GitHub Projects.

Ainda não sabe a diferença entre Git e GitHub? Aprenda aqui!

Sonarlint

Logo da ferramenta Sonarlint

Sonarlint é um plugin disponível nas principais IDEs que verifica a qualidade do nosso código em tempo de desenvolvimento para detectarmos bugs e code smells de forma antecipada.

3 ferramentas para ajudar a implementar a cultura DevOps!

GitHub Projects

Demonstração da ferramenta GitHub Projects

O GitHub Projects possui funcionalidades para controlar tarefas, responsáveis, datas e é integrado com um repositório do GitHub, permitindo links para commits específicos.

Jenkins

Demonstração da ferramenta Jenkins

Jenkins nos ajuda a configurar esteiras de pipeline para a instalação dos nossos sistemas em algum ambiente, nos dando a possibilidade de configurar o que deve ser feito em cada etapa de instalação.

Selenium

Demonstração da ferramenta Selenium

Permite o desenvolvimento de testes automatizados de ponta a ponta, que são úteis para nas etapas do pipeline de instalação para garantir que estamos entregando um software totalmente operacional.

Conheça 4 boas práticas de DevOps!

1. Integração Contínua (CI)

Refere-se à prática de integrar código continuamente em uma base central, inclusive executando testes aplicados a cada alteração para garantir que nada quebrou. Ao usar ferramentas, como GitHub ou GitLab, ou até mesmo aplicar metodologias, como GitFlow, estamos cumprindo com essa boa prática de DevOps.

2. Entrega Contínua (CD)

É uma abordagem de realizar deploys de forma contínua em um ambiente, seja ele produção ou qualquer outro onde, através de um pipeline, podemos configurar o que deve acontecer em cada etapa da instalação até que o software seja instalado devidamente em seu destino.

3. Microsserviços

Utilizar a arquitetura de microsserviços em aplicações nos traz muitas vantagens para a abordagem DevOps: com os microsserviços garantimos mais flexibilidade para cada pedaço da solução. Cada microsserviço consiste em um serviço isolado e autossuficiente, preparado inclusive para escalar de acordo com a demanda de acessos.

4. Infraestrutura como código (IaaC)

Consiste na definição da infraestrutura de um sistema através de código, o que permite que esta infraestrutura possa ser facilmente replicada de forma rápida e automatizada. Isso é altamente necessário e recomendável para ambientes que precisam ser auto-escaláveis.

Vantagens de usar a cultura DevOps?

Os benefícios do uso de DevOps são enormes e boa parte das pessoas que trabalham com essa metodologia aprovam a sua utilização. Vamos mostrar algumas dessas vantagens.

Melhoria nos deployments

Uma das grandes vantagens da metodologia DevOps é o aumento das entregas de atualizações em um sistema, junto à baixa taxa de falhas que poderiam ocorrer em cada uma dessas entregas.

Ao entregar softwares com mais frequência, as empresas podem estar mais bem alinhadas com as expectativas de clientes e ocupar melhores lugares no mercado em relação aos concorrentes.

Mais segurança

É preciso ter em mente que velocidade e segurança não caminham necessariamente juntos. Por isso, o DevOps visa operar de forma rápida, mas também com um foco na oferta de uma estrutura estável e segura.

Estamos vivendo uma era na qual a segurança não deve ser apenas uma conveniência, e sim algo fundamental, ainda mais com a promulgação de regulamentações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que visa sanções para vazamentos de informações.

Simplificação de processos

Uma das premissas do DevOps é ofertar fluxos de trabalho mais simplificados, escutando todos os setores envolvidos e buscando otimização em cada uma das tarefas para a publicação de novas funcionalidades.

Uma dessas estratégias de simplificação é o reúso de módulos de software, agilizando o desenvolvimento, reaproveitando código e minimizando o tempo de entrega.

Modernização do TI da empresa

Dentro da estratégia de DevOps, está intrínseca a utilização da cloud computing. Usa-se a nuvem para melhorar, com baixos investimentos, a infraestrutura de TI da organização.

Além disso, para empresas que atuam com dados sensíveis e que possam trazer problemas se vazados, também é possível utilizar uma nuvem híbrida. Trata-se de uma integração entre servidores privados e públicos visando maior segurança.

Estímulo à colaboração

Por fim, temos a colaboração, uma mudança na cultura da empresa, visando a um melhor diálogo entre todas as áreas e garantindo mais ideias, inovações e resultados. Isso porque temos várias visões diferentes acerca de uma mesma funcionalidade.

No DevOps, a colaboração é estimulada e potencializada, integrando de forma contínua as opiniões de todos os times. A solução final é desenvolvida de forma direta ou indireta por toda a equipe. Isso facilita a identificação de falhas e melhora o produto final.

Como implementar DevOps na sua empresa de uma maneira eficiente? Passo a passo!

Por se tratar de uma mudança bem complexa na estrutura do departamento de Desenvolvimento e de Operações (Infraestrutura de TI), implementar o DevOps na empresa requer seguir algumas etapas que podem demorar um pouco para serem concluídas.

Mas não se preocupe. Separamos algumas dicas e passos para que você tenha uma ideia do que precisa ser feito para implementar DevOps na sua empresa:

Conhecer a cultura

A mudança começa por aqui. Primeiro, as pessoas envolvidas precisam entender a cultura de colaboração e eficiência que existe com implementação de uma cultura DevOps, para então ficarem engajadas a seguir aquilo que é proposto.

Mudar processos

Agora que as pessoas já estão engajadas a fazer o DevOps acontecer e compreendem os benefícios que essa cultura trás, começa a mudança nos processos. Aqui vale muito a pena apostar em metodologias ágeis, como o Scrum.

Implementar tecnologias e ferramentas  

Tendo processos reformulados com metodologias ágeis, focando em eficiência, qualidade e produtividade, agora é o momento de escolher as melhores tecnologias e ferramentas para dar suporte ao time DevOps para executar suas atividades. Por exemplo, ferramentas que auxiliem na codificação, entrega contínua, em automação de testes, entre outras.

Lembre-se, porém, que o processo de mudança não é limitado a estas etapas e cada uma delas provavelmente será implementada sutilmente ao longo do tempo, dado que se tratando do universo corporativo, as coisas não mudam em um curto espaço de tempo.

Quais os principais desafios de implementar DevOps?

Ao implementar DevOps será necessário lidar com uma maior complexidade se comparado a culturas de desenvolvimento de software tradicionais. Porém, vale muito a pena superá-los porque os benefícios alcançados são recompensadores.

Além disso, a responsabilidade de cada pessoa integrante da equipe aumenta consideravelmente, já que todas estarão em contato direto com com o ciclo de vida completo de um software, desde o desenvolvimento das funcionalidades até a sua entrega final.

Por isso, vale a pena investir em processos que assegurem a qualidade e segurança do sistema que será entregue para garantir que seja o mais seguro possível.

Como iniciar sua carreira DevOps?

Dentro dessa estratégia, temos o time de desenvolvimento, a equipe de operações e profissionais de DevOps, que é a pessoa responsável pela eficácia de ambos os conjuntos de profissionais. Ela otimiza a produtividade da equipe de desenvolvimento e a confiabilidade de operações.

A pessoa profissional de DevOps deve coordenar desde a etapa de idealização de uma determinada funcionalidade ou versão de software até o feedback obtido de clientes, buscando melhorias para o processo na totalidade.

Segundo o Glassdoor, o salário médio de profissionais DevOps fica em torno de R$ 6 mil reais mensais, podendo chegar até R$ 15 mil para quem apresenta maior experiência de mercado. Existem oportunidades em inúmeras empresas, inclusive multinacionais.

Para tornar-se DevOps, você pode investir em cursos online e presenciais, sendo possível ingressar na carreira já atuando nos setores de desenvolvimento ou de operações.

A metodologia DevOps alinhada ao desenvolvimento ágil é o futuro da criação de software. Assim, é fundamental que profissionais se especializem nesse sentido, sempre em busca de destaque no mercado de trabalho.

Antes de seguir para o próximo tópico, deseja saber quanto recebe alguém que trabalha em alguma profissão digital? Faça o download do Guia das Profissões Digitais e confira a remuneração de profissionais, juniores, plenos e sêniores de 30 carreiras digitais.

banner para download de guia das profissões digitais 2022

5 mitos e dúvidas sobre DevOps!

1. DevOps tem que ser usado sozinho

Esta dúvida vem quando pensamos principalmente no cenário de grandes empresas adotando essa cultura. A verdade é que é que o DevOps pode ser adaptado para a realidade da organização. O que realmente permanece é o mindset de entregas executadas rapidamente e com qualidade.

2. DevOps depende da Cloud

O mais importante no DevOps é a sua cultura. Logo, processos e ferramentas podem ser flexíveis, mantendo a maneira de pensar e agir. Tanto sistemas que possuem infraestrutura local física, quanto infraestrutura em nuvem, são bem vindas.

3. DevOps só funciona com especialistas

Uma cultura é criada através de pessoas. Não necessariamente precisam ser especialistas ou consultoras externas. O DevOps precisa ser iniciado com as pessoas que já estão inseridas na realidade da empresa, porque serão as mais qualificadas para saber o que precisa ser melhorado e como isso pode ser feito.

4. Uma empresa tradicional não pode migrar para DevOps

Pode e deve! O futuro da área de software requer uma modernização da base para que continue sendo compatível com as necessidades sistêmicas daqui para frente. Mesmo que cada etapa de implementação dessa cultura demore algum tempo para ser concretizada, vale muito a pena apostar.

5. Devops não permite outsourcing

Não é verdade. Porém este ponto precisa estar muito bem alinhado com a empresa e sua parceira, para que possam definir responsabilidades e gerir acessos de forma coerente para trabalharem juntas neste modelo de cultura eficaz.

Conclusão

Agora que você aprendeu o que é o DevOps, como implementá-lo e como essa cultura pode trazer benefícios para o seu projeto, chegou o momento de agir e tirar as boas práticas aqui apresentadas do papel para a sua realidade.

Lembre-se que o ponto principal do DevOps é a sua cultura. Ferramentas, tecnologias e processos vêm por acréscimo!

A área de DevOps é promissora para o futuro do mercado de software, então fique ligado em nossas dicas para já sair na frente e se destacar como pessoa profissional!

Quer conferir mais dicas sobre carreira? Então, não deixe de conferir o guia completo para atingir uma carreira de sucesso.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar