A busca pela produtividade é uma tarefa comum para qualquer profissional, já que todos desejam realizar suas tarefas de forma mais eficiente e progredir na busca por desenvolvimento pessoal. Para isso, no entanto, é importante entender a importância da gestão do tempo e saber como priorizar tarefas e organizar as demandas diárias.

Muitas vezes, a sensação de falta de tempo para as responsabilidades do dia a dia é reflexo da ausência de uma metodologia clara de gestão do tempo nas atividades executadas. Com isso, os processos se acumulam e os resultados são diferentes do esperado.

Explicamos agora, em detalhes, como a gestão do tempo pode contribuir para uma rotina mais eficiente e apresentamos 5 dicas essenciais para ajudar você a ser mais produtivo. Confira as informações abaixo e tenha uma ótima leitura!

Entenda o que é gestão do tempo

Temos um número limitado de horas por dia para executar as mais variadas tarefas e, muitas vezes, ficamos com a sensação de que nos falta tempo para todas as responsabilidades. No entanto, para alcançar níveis de produtividade cada vez melhores, é fundamental saber organizar e priorizar essas demandas de forma inteligente.

Quando falamos em gestão do tempo, estamos falando não só das ferramentas, processos e métodos que permitem organizar e priorizar as demandas, mas também dos elementos que contribuem para que esse planejamento funcione.

Para isso, é necessário disciplina, organização e clareza de objetivos. Gerir o tempo de forma produtiva significa distribuir as tarefas dentro das horas disponíveis no dia, de acordo com seu nível de prioridade e de modo com que todas elas possam ser cumpridas.

Conheça 5 dicas essenciais de gestão do tempo e produtividade

Agora que você entendeu melhor o conceito de gestão do tempo e também seu impacto positivo na produtividade, é interessante conhecer estratégias que permitem organizar a sua lista de tarefas de forma mais inteligente. Listamos abaixo 5 dicas que permitirão que você tenha mais produtividade e eficiência em sua rotina. Confira!

1. Defina suas metas diárias

A primeira dica consiste em definir quais são as metas do dia. Isso significa que é necessário definir quais serão as tarefas executadas, o que facilitará sua priorização posterior.

Para isso, recomendamos que você estabeleça quais são os objetivos do dia e quais são as tarefas a serem executadas para que eles sejam cumpridos. É interessante listar todas as tarefas, tanto as grandes quanto as pequenas, para que nada passe despercebido ou tome sua atenção ao longo do dia de trabalho.

2. Entenda a diferença entre importante e urgente

Depois de definir quais são as metas diárias e também as tarefas que deverão ser executadas ao longo do dia de trabalho, é importante priorizar as demandas. Muitas vezes temos a percepção de que todas as tarefas são importantes ou urgentes, mas com uma análise mais aprofundada, conseguimos organizá-las.

Para isso, é interessante compreender a diferença entre importante e urgente. Confira:

  • importante: tarefas importantes são aquelas que exigem planejamento e que podem levar mais tempo para serem executadas, na maioria das vezes exigindo maior organização;
  • urgente: são aquelas atividades que exigem atenção imediata para atender prazos, mas não exigem necessariamente planejamento — portanto, podem não ser importantes.

Através desse raciocínio, é possível separar as tarefas em quatro categorias: importantes e urgentes; importantes, mas não urgentes; urgentes, mas não importantes; e não importantes e não urgentes. Veja abaixo como priorizá-las em seu dia:

  • importantes e urgentes: são as tarefas de maior prioridade e devem ser resolvidas imediatamente, ficando no topo da lista;
  • importantes, mas não urgentes: são aquelas que exigem maior comprometimento, mas que podem ser executadas dentro de um planejamento mais longo;
  • urgentes, mas não importantes: em geral são tarefas onde houve falha na gestão do tempo e, por isso, se tornaram urgentes. Devem ser priorizadas de acordo com seu prazo de entrega.
  • não urgentes e não importantes: dificilmente estarão na lista do dia a dia, podem ser executadas em um prazo maior e adiadas, quando necessário.

3. Distribua suas demandas por hora

Depois de priorizar as tarefas de acordo com sua importância e urgência, é interessante distribuí-las dentro das horas de trabalho disponíveis. Com isso, é possível visualizar quais são os processos e ter uma estimativa do que deve ser executado em seguida.

No entanto, é fundamental que essa distribuição seja realista, já que definir atividades demais para um mesmo horário não só impossibilita sua execução plena, como também causa desorganização no planejamento e frustração.

4. Mantenha seu espaço de trabalho organizado

A organização está diretamente ligada à produtividade, já que muitas vezes precisamos de um recurso, ferramenta ou mesmo um arquivo para executarmos determinada atividade. Por isso, é importante manter o espaço de trabalho, seja físico ou virtual, limpo e em ordem, para facilitar o desenvolvimento das tarefas.

5. Use ferramentas de gestão de tarefas

Por último, é interessante também adotar o uso de uma ferramenta de gestão de tarefas, que pode ser física, como uma agenda ou um quadro de anotações, ou virtual, como uma planilha ou pela utilização de ferramentas especializadas em gestão de tarefas, disponíveis para celulares , tablets e computadores, por exemplo. Por meio delas, é possível acompanhar o que precisa ser executado, os prazos e também entender quais foram as dificuldades encontradas.

Como você pode concluir, a gestão do tempo é uma excelente maneira de aumentar a produtividade e também um caminho para obter resultados de qualidade na execução das tarefas do dia a dia. Além de facilitar o trabalho, ela também contribui para que o desempenho em cada processo seja melhor.

Também vale destacar que, através de técnicas de priorização e organização de tarefas, como as que citamos acima, é possível compreender quais são as demandas que realmente merecem atenção imediata, quais podem ser executadas posteriormente e quais devem ser delegadas ou mesmo eliminadas.

O que você achou de aprender mais sobre o que é gestão do tempo e saber como ela pode melhorar a sua produtividade?

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe as nossas novidades nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitter e Instagram.

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário
Você também pode gostar