Os 14 principais tipos de gráfico: exemplos e exercícios!

Gráficos servem para melhorar a visualização de dados dentro da Estatística. Eles permitem identificar tendências, fazer comparações, classificar informações, entre outras tarefas importantes para a análise de dados. Para isso, existem diferentes tipos de gráfico, que podem utilizar modelos distintos e trazer diversas informações para enriquecer seus relatórios.

Dados puramente coletados, sem qualquer tipo de processamento, não têm valor. Mas os dados tratados, dispostos em gráficos, são capazes de gerar informação e, assim, contribuir para sua análise com uma visão mais detalhada.

Por isso, vamos entender melhor neste artigo o que são gráficos e quais tipos de gráfico você pode usar nos seus relatórios. Acompanhe agora ou vá direto ao ponto nos links a seguir:

O que são gráficos e para que servem?

Gráficos são representações visuais utilizadas para mensurar ou classificar um conjunto de dados numéricos, seja de forma qualitativa, seja quantitativa, em um determinado espaço de tempo.

Utilizar gráficos serve para dar clareza e facilidade na visualização de dados e tornar mais prática sua análise e interpretação. Por meio de pontos, linhas e outras formas geométricas, eles destacam fenômenos da estatística como padrões, tendências e comparações. Podem existir diferentes tipos de gráfico.

Quais são os elementos de um gráfico?

  • Título: é o nome, geralmente apresentado em cima do gráfico, que serve para contextualizar e dar significado aos dados que são apresentados na sequência.
  • Fonte: informa de onde aqueles dados foram extraídos, dá os créditos ao autor do gráfico. Não é um elemento obrigatório de todo gráfico, mas serve para passar autoridade e geralmente está presente em relatórios profissionais ou trabalhos acadêmicos.
  • Números: são os dados em si. Dependendo do gráfico, os números podem apresentar diferentes unidades de medida, expressas em tempo ou quantidade.
  • Legendas: são informações adicionais que servem para auxiliar na leitura do gráfico. É comum utilizar símbolos ou cores para diferenciar as informações.

Quais os principais tipos de gráfico?

Agora, vamos apresentar 14 diferentes tipos de gráfico, além de um exemplo de cada. Existem ainda outros tipos, mas apresentados aqui os mais usados.

Os exemplos foram construídos no Google Sheets, mas também podem ser feitos no Excel. Para quem se interessar e tiver conhecimentos na área de programação, pode também experimentar a linguagem R para a construção desses gráficos.

Gráficos em linhas

São gráficos que representam os valores numéricos por meio de linhas para dar uma fácil visualização de evolução ou diminuição através do tempo. Também são conhecidos por gráficos de segmento.

Se a linha do gráfico estiver crescente, representa um valor crescente (a relação é a mesma no contrário, se a linha for decrescente). Geralmente, as unidades de tempo ficam no eixo horizontal, em intervalos iguais, enquanto no eixo vertical ficam os valores.

A vantagem desse tipo de gráfico é a possibilidade de fazer comparações. Abaixo, temos um exemplo de gráfico de linha hipotético, que exibe as vagas de uma empresa X ao longo dos meses de um ano, comparando-as em relação à tecnologia exigida.

Tipos de gráfico: exemplo de gráfico em linhas representando número de vagas em empresa X através dos meses.

Gráfico de áreas

Gráfico utilizado para destacar oscilações e comparar variáveis em um determinado espaço de tempo. O componente que deve ser analisado nesse tipo de gráfico é toda a área formada entre o eixo e o ponto marcado naquele intervalo de tempo.

O gráfico é formado por um conjunto de pontos, que são ligados por uma linha, e toda a área preenchida abaixo dessa linha.

O exemplo abaixo faz a comparação entre os preços de notebooks de diferentes marcas durante o primeiro semestre:

Exemplo de gráfico de área representando marcas de notebook pelo preço

Gráfico em rede

O gráfico em rede tem um formato que lembra uma teia de aranha ou uma tela de radar. Para cada variável a ser analisada, deve existir um eixo radial, no qual terá seu valor medido. Todos os valores devem ser representados numa mesma escala.

O exemplo hipotético a seguir é de uma equipe de desenvolvedores de software, que atribuíram notas de 1 a 5 para quesitos da sua relação com um projeto:

Gráfico em rede representando relação da equipe com o projeto

Gráfico de barras

Os gráficos de barras, por vezes chamados também de gráficos de colunas, são formados por retângulos de mesma largura, com uma altura proporcional ao valor. São utilizados principalmente para comparação entre valores pontuais.

Há quem diferencie gráfico de barra de gráfico de colunas. Para algumas pessoas, o gráfico de barra tem os valores no eixo horizontal, e as informações comparativas, no eixo vertical. Já o gráfico de coluna apresenta as informações comparativas no seu eixo horizontal, e os valores, no eixo vertical.

Uma dica: coloque no eixo vertical as informações comparativas quando a legenda for grande demais para caber lado a lado no eixo horizontal.

Abaixo, um exemplo de gráfico de barras:

Número de vagas em uma empresa X. Tipos de gráfico: barras

Agora, um exemplo de gráfico de colunas:

Número de vagas em uma empresa X. Tipos de gráfico: colunas

Gráfico de dispersão

Gráficos de dispersão também são chamados de diagramas de disposição, gráficos de correlação ou gráficos de Scatter.

Seu objetivo é fazer uma correlação entre diferentes variáveis: uma variável independente (causa) e outra dependente da primeira (consequência). A variável variável independente fica no eixo horizontal, enquanto a dependente fica no eixo vertical.

Pode ser utilizado para descobrir se existe ou não uma relação entre as variáveis analisadas. Essa relação entre as variáveis pode ser de 3 tipos: correlação negativa, quando os pontos vão decrescendo; correlação nula, quando os pontos não seguem uma tendência; e correlação positiva, quando há uma tendência de valores crescentes.

O exemplo abaixo exibe um gráfico de dispersão de correlação negativa, pois, na medida que o número de vacinados vai crescendo, o número de infectados vai diminuindo:

Gráfico de dispersão exemplo

Gráfico de pontos

Também chamado de diagrama de pontos, ou em inglês Dotplot, o gráfico de pontos serve para organizar os dados quantitativos em um formato resumido. Possibilita uma melhor visualização da distribuição da frequência dos valores.

A seguir, um exemplo do diagrama de pontos que mostra a quantidade dos alunos de uma turma de acordo com a idade:

Gráfico de pontos tipos de gráfico

Gráfico de cascata

Também conhecido em inglês como waterfall, o gráfico de cascata é famoso na área de finanças e tem diversas aplicações. Seu principal objetivo é exibir os impactos de um valor base até chegar ao resultado final.

O gráfico de cascata é composto por uma coluna inicial, uma coluna final e um conjunto de colunas menores intermediárias que podem ser negativas ou positivas com base no valor inicial.

Gráficos de cascata exemplo

Gráfico de áreas empilhadas

O gráfico de áreas empilhadas é similar ao gráfico de áreas que já foi apresentado anteriormente. Porém, há uma diferença: as áreas não ficam sobrepostas, mas uma em cima da outra.

Desse modo, dá para ter uma visualização mais fácil do todo, com uma noção melhor de proporção. O exemplo utilizado abaixo é o mesmo apresentado anteriormente: a relação dos preços dos notebooks durante o primeiro semestre. Veja a diferença na representação dos dados em relação ao gráfico de áreas:

Gráfico de área empilhado exemplo tipos de gráfico

Candlestick

O gráfico candlestick, que alguns podem conhecer também como gráfico de velas, é muito utilizado no mercado financeiro, já que é possível visualizar bem a variação de preço de uma ação.

Basicamente, temos quatro valores que são necessários para construir o gráfico: mínimo, máximo, abertura e fechamento. O elemento do corpo indica abertura e fechamento, enquanto o elemento da sombra indica o mínimo e máximo.

Candlesticks muito achatados indicam que houve uma pequena variação, já os mais alongados indicam grande variação.

Candle stick exemplo

Gráfico de quadrantes

Gráficos de quadrantes têm uma particularidade em relação aos demais gráficos, pois apresentam um plano de fundo, com cores, imagens ou desenhos que dividem as quatro seções em partes iguais. São úteis para classificar os dados quanto a 3 variáveis: x, y e uma terceira medida pelo tamanho da bolha.

Abaixo, temos um exemplo hipotético de gráfico de quadrantes, em que as seções foram divididas pelo desenho em cruz. Dessa forma, os dados podem ser facilmente classificados.

Gráfico de quadrante

Histograma

Histograma é um gráfico muito utilizado na área de estatística para análise de dados. Sua representação se dá por meio de colunas verticais, ajustadas umas às outras (sem espaço entre elas).

Seu principal objetivo é mostrar a distribuição dos dados. Quanto mais alta for a coluna, mais frequente é aquele dado na amostra.

De acordo com o “desenho” formado, um histograma pode ser classificado de várias maneiras, como vamos ver a seguir. Veja um exemplo abaixo sobre a frequência das notas de uma turma, em que os dados ordenados indicam a quantidade de alunos que tiraram notas em um determinado intervalo.

Exemplo de Histograma

Histograma simétrico 

Um histograma é classificado dessa forma quando apresenta as colunas mais extremas menores (com menor frequência) e um pico centralizado (maior frequência).

Histograma assimétrico

Para esta classificação, é necessário ter um único ponto de grande frequência, ou seja, um pico que sozinho se destaque entre as outras frequências.

Histograma despenhadeiro

Acontece quando o histograma apresenta lacunas inesperadas, parecendo que está inacabado. É utilizado quando alguns dados são eliminados do gráfico.

Histograma com dois picos

Caso similar ao histograma assimétrico, mas aqui se destacam dois pontos de maior frequência.

Histograma platô

Chamamos de histograma platô quando o gráfico tem as frequências centrais próximas umas das outras, deixando o centro equilibrado na distribuição.

Histograma retângulos isolados

Também conhecido como ilha isolada, o histograma de retângulos isolados exibe lacunas, dando indícios de anormalidades ou erros nas amostras coletadas.

Diagramas

São representações visuais estruturadas que servem para simplificar uma ideia, conceito ou fluxo de processos. Desse modo auxiliam na visualização, entendimento e explicação sobre o tema.

Geralmente, na construção de um diagrama, ligam-se palavras-chave, ícones ou conceitos por meio de linhas ou setas para seguir um raciocínio de forma encadeada.

Diagrama tipos de gráfico exemplo

Infográficos

Os infográficos são a combinação de textos com imagens, desenhos ou outros elementos visuais, a fim de transmitir informações. Tais imagens podem conter gráficos (de qualquer tipo) para expor um tema.

Por explorar bem a parte visual, o infográfico se torna mais atrativo que os demais tipos de gráfico. É bem utilizado em matérias jornalísticas, livros didáticos e marketing digital.

Tabelas

Tabelas são estruturas bidimensionais formadas por linhas e colunas utilizadas para organizar um conjunto de dados, separando-os por células. Apesar de servir para o mesmo propósito dos gráficos apresentados anteriormente (facilitar a leitura dos dados), as tabelas não apresentam desenhos, apenas dados e legendas.

Tabela exemplo

4 dicas para analisar gráficos de forma correta!

  1. Comece a ler o gráfico pelo título, legendas, fonte e demais informações textuais que aparecem na sua parte externa.
  2. Analise os eixos (x e y), da esquerda para direita e de baixo para cima. Atente-se às unidades de medida, identifique se os intervalos são constantes e preste atenção se os valores começam em zero.
  3. Identifique qual é o tipo de gráfico e qual o objetivo do seu autor, ou seja, qual informação quer passar. 
  4. Atente-se aos dados de forma isolada, busque interpretá-los individualmente.

4 exercícios resolvidos sobre gráficos!

Questão 1

(Fuvest – 1999) A distribuição das idades dos alunos de uma classe é dada pelo seguinte gráfico:

Questão 1 imagem

Qual das alternativas representa melhor a média de idade dos alunos?

  1. 16 anos e 10 meses
  2. 17 anos e 1 mês
  3. 17 anos e 5 meses
  4. 18 anos e 6 meses
  5. 19 anos e 2 meses

Resolução:

Note que esse é um exercício de média ponderada. Temos os valores das idades e suas frequências, então podemos calcular a média assim:

(10 * 16 + 17 * 23 + 18 * 20 + 19 * 5 + 20 * 2) / (23 + 20 + 10 + 5 + 2)

160 + 391 + 360 + 95 + 40 / 60

1046 / 60

17,43333…

Com isso, já sabemos que a média é de 17 anos, então só pode ser letra b ou c. Falta agora calcular os meses. Só precisamos multiplicar 0,4333… por 12:

0,4333 * 12 =  5,1996

Chegamos à resposta: 17 anos e 5 meses, alternativa C.

Questão 2

(UCB – DF)

Questão 2 gráfico

O gráfico mostra o número de pontos de uma equipe de futebol nas 12 primeiras rodadas de um campeonato. Sabendo que, nesse campeonato, em caso de vitória a equipe soma três pontos, em caso de empate soma um ponto e em caso de derrota não soma ponto, assinale a alternativa correta.

  1. A equipe perdeu os jogos da segunda, terceira e quarta rodadas.
  2. Nas doze rodadas, o número de vitórias foi igual ao número de derrotas.
  3. A média de pontos obtidos por rodada, nessas doze rodadas, é igual a 1,5 pontos.
  4. A equipe conseguiu dois empates entre a sétima e a nona rodadas.
  5. Nas doze rodadas, a equipe empatou três vezes.

Resolução:

  1. Incorreta. Na segunda rodada, o time ganhou, subindo de 1 para 4 pontos.
  2. Correta. Ao longo do campeonato, o time conseguiu: 5 vitórias, 5 derrotas e 2 empates.
  3. Incorreta. A média (17/12 = 1,416666…) não é igual a 1,5.
  4. Incorreta. A equipe venceu o jogo da sétima rodada e perdeu os 2 pŕoximos jogos.
  5. Incorreta. A equipe empatou 2 vezes.

Questão 3

(Enem – 2012) O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que representa a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

Questão 3 gráfico

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor vendas absoluta em 2011 foram:

  1. março e abril.
  2. março e agosto.
  3. agosto e setembro.
  4. junho e setembro.
  5. junho e agosto.

Resolução:

Analisando o gráfico de linhas acima, podemos observar que o eixo Y representa os valores em reais. O ponto mais alto é no mês de junho, enquanto o ponto mais baixo é no mês de agosto. Portanto, os meses de maior e menor vendas, respectivamente, são junho e agosto, alternativa E.

Questão 4

(Sejus ES – Vunesp) Observe os gráficos e analise as afirmações I, II e III. 

Procura por graduação aumenta ano a ano. Explosão do número de inscritos.

Questão 4 gráfico
  1. Em 2010, o aumento percentual de matrículas em cursos tecnológicos, comparado com 2001, foi maior que 1000%.
  2. Em 2010, houve 100,9 mil matrículas a mais em cursos tecnológicos que no ano anterior.
  3. Em 2010, a razão entre a distribuição de matrículas no curso tecnológico presencial e à distância foi de 2 para 5.

É correto o que se afirma em:

  1. I e II, apenas.
  2. II, apenas.
  3. I, apenas.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II e III.

Resolução:

  1. Correto. 1000% de 69,8 é igual a 698. Em 2010, o número de matrículas foi de 781,6, portanto, maior que 1000% em relação a 2001.
  2. Correto. 781,6 (matrículas de 2010) – 680,7 (matrículas de 2009) é igual a 100,9.
  3. Correto. Na distribuição de matrículas em curso Tecnológico, temos: presencial 10/100, e à distância 25/100.

(10/100) / (25/100)

0,1/0,25

0,4 = ⅖

Como todas as afirmações estão corretas, a resposta é a alternativa E.

Como foi exposto ao longo do texto, existem vários tipos de gráfico. Todos têm uma construção particular, que serve para propósitos distintos, a depender do objetivo da análise, quais os tipos de dados e como eles foram coletados.

No entanto, eles têm ao menos um propósito em comum: a construção de um gráfico serve para facilitar a visualização dos dados. Essa capacidade de construir relatórios e analisar dados, em diferentes tipos de gráfico, está entre as principais características para os profissionais do futuro.

Agora, se você gostou de saber sobre tipos de gráfico e tem familiaridade com estatística e TI, confira a seguir o artigo sobre Data Science, que trata sobre a ciência de dados e sua importância atual.