O desenvolvedor de software é essencial nas empresas e organizações, desenvolve os projetos de sites, páginas, sistemas e outras aplicações que permitem a interação entre humanos e máquinas. Por isso, quem trabalha nessa área precisa ter uma série de habilidades específicas, afinal, é uma da profissões que ganham muito bem no Brasil.

Por isso, aprender essas habilidades, embora seja desafiador, garante boas oportunidades no mercado de trabalho. Confira, abaixo, o que você encontrará nesse texto:

O que faz um desenvolvedor de software?

Rapaz desenvolvedor de software desenvolvendo um software em seu computador

O desenvolvedor de software é a pessoa responsável por criar aplicações para dispositivos computacionais. Quem trabalha nessa área pode atuar nos mais diversos projetos, como:

  • Sistemas operacionais;
  • Sites e páginas da web;
  • Ferramentas de gestão;
  • Softwares de escritório;
  • Jogos digitais;
  • Aplicativos mobile;
  • Aplicativos web.

As pessoas que interagem com essas aplicações no celular, computador e outros dispositivos talvez não imaginem todo o trabalho que está por trás disso. E são os desenvolvedores de softwares — também chamados de devs — que planejam e executam esses projetos.

Seu trabalho envolve a concepção, especificação, programação, testes, implementação e manutenção das aplicações. Existem diferentes metodologias de trabalho para organizar essas etapas, entre elas o modelo linear em cascata e o modelo iterativo das metodologias ágeis.

O profissional precisa também conhecer as linguagens e tecnologias usadas no desenvolvimento, de acordo com a sua área de especialidade (front-end, back-end, desktop e outras, que vamos conhecer mais adiante).

Mas a pessoa desenvolvedora de softwares precisa se atualizar constantemente sobre novas tecnologias para a criação de aplicações. Conceitos como inteligência artificial e internet das coisas estão cada vez mais presentes e trazem novos desafios para quem trabalha na área.

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do material sobre Profissões do Futuro. A carreira de desenvolvedor (a) de software é uma profissão do futuro, mas há muitas outras. Entenda quais outras carreiras farão sucesso no mercado.

Banner de download de ebook sobre Profissões do Futuro

O que é preciso para ser um desenvolvedor de software? As 3 principais habilidades!

Por mais que muitas vezes possa parecer que ser uma desenvolvedor ou um desenvolvedor é uma profissão complexa, a verdade é que não existe segredo. É evidente que vai ser necessário muito estudo e trabalho duro, mas qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades necessárias para isso. 

Abaixo, você encontra as três habilidades que são indispensáveis para qualquer pessoa que se interesse pela área. Note que, apesar de enumeramos as habilidades, elas não vêm uma atrás da outra. Você pode desenvolvê-las simultaneamente, enquanto estuda e pratica. Confira!

1 – Estudar e conhecer a parte técnica

Essa é a parte que exigirá maior dedicação, paciência e perseverança. A base para se tornar uma pessoa que é desenvolvedora ou desenvolvedor de software se encontra em construir o conhecimento nas ferramentas necessárias, afinal, essas serão impossíveis de serem adquiridas de outra forma. 

Caso você não tenha muita facilidade com matemática, é recomendável que você comece pelos básicos da lógica tradicional e, posteriormente, a aplique em lógica de programação. Uma vez que você comece a se sentir confiante com raciocínio lógico, você pode escolher uma linguagem de programação para começar a aprender. Estude também os principais frameworks dessas linguagens.

É importante que você estude apenas uma ferramenta por vez para não acabar se confundindo. 

Adicionalmente, procure aprender já aplicando as melhores práticas e padrões de projetos, que serão essenciais em uma equipe de desenvolvimento no mercado de trabalho. Essas podem ser encontradas em alguns livros ou ensinadas por pessoas mais experientes. Por isso, pergunte e tire dúvidas, seja em fóruns, em tutoriais ou com pessoas de sua rede de contatos. 

2 – Ter resiliência

Somente quem trabalha com desenvolvimento sabe que a frustração é um sentimento que ocorre com frequência na área. Muitas vezes as coisas não acontecem como a gente espera e encontrar uma solução pode parecer difícil e desesperador. Por conta disso, saber gerenciar essas emoções e não se deixar abalar por esses obstáculos faz parte do desafio de tornar-se uma pessoa desenvolvedora de software

Uma dica para quando ocorrerem essas situações é lembrar-se da informação de que absolutamente todas as pessoas da área passaram e ainda passam por isso. Não é uma dificuldade exclusivamente sua, e, assim como todas essas pessoas depois de um tempo experimentando e buscando soluções, você também conseguirá superá-la. 

Portanto, coloque isso em sua mente e desde o princípio procure começar a trabalhar sua própria resiliência. 

3 – Ter o senso de urgência

Com “senso de urgência” queremos dizer a noção que uma pessoa tem de priorizar algo em detrimento de outra coisa. Isso é, saber quais das tarefas é mais importante e deve ser feita primeiro e qual pode ser feita um pouco mais tarde. 

O motivo para isso é que um ambiente de desenvolvimento geralmente é desafiador e dinâmico. Existirão outras tantas pessoas trabalhando ao seu lado em diversas funções. Muitas dessas dependerão exclusivamente de algo que você precisará entregar. Caso você priorize a tarefa errada, o fluxo de trabalho pode ser comprometido. 

Uma boa prática é começar a organizar-se como um todo, incluindo suas próprias tarefas cotidianas. Coloque em prática isso em sua rotina e se tornará muito mais fácil quando você precisar aplicar em um ambiente profissional. 

Quais as 5 principais linguagens de programação para Desenvolvedores de softwares iniciantes?

Um pouco acima falamos sobre o conhecimento técnico para tornar-se desenvolvedora ou desenvolvedor de software. Grande parte disso está relacionado ao conhecimento aprofundado de uma linguagem de programação, isto é, um conjunto de regras e instruções sintáticas que nos permitem conversar com o computador. 

Porém, escolher uma linguagem de programação dentre as muitas que existem no mercado pode ser tão desafiador quanto escolher um livro  para ler em uma imensa biblioteca. Por isso, vamos recomendar 5 linguagens de programação que normalmente são indicadas para pessoas que estão começando na área. Confira:

1. Python

Das linguagens de programação existentes no mercado, o Python é o queridinho das pessoas iniciantes. A linguagem, além de fácil aprendizagem e bastantes semelhanças com nossa linguagem, ainda permite desenvolver muitos tipos diferentes de aplicações, suportando estilos diferentes de programação. Com ela, você pode manusear dados com facilidade, fazer jogos e trabalhar na área de desenvolvimento web. Além disso, Python tem muitos outros recursos que facilitam nossa vida na programação diariamente. 

2. JavaScript

Depois de Python, JavaScript é a linguagem de programação mais buscada por pessoas iniciantes. É muito versátil e funciona perfeitamente para criar aplicações, especialmente aquelas focadas na web. Trabalha muito bem em conjunto com outras ferramentas como HTML e CSS para criar, estilizar e tornar dinâmicas páginas da internet! Além disso, há muitas possibilidades de atuação no mercado para pessoas desenvolvedoras especialistas nessa linguagem. 

3. Java

Java é uma linguagem bastante tradicional, antiga, mas que jamais sai de moda. É uma escolha óbvia para muitas empresas por sua eficiência e escalabilidade. Ela também é bem flexível e permite criar apps para desktop, mobile e para web. Se você quer aprender a desenvolver softwares robustos de maneira rápida, essa é a escolha!

4. C++

De todas nessa lista, essa linguagem de programação é um pouco mais complexa. Se você acredita que não tenha tanta facilidade ainda, dê uma chance a essa depois de conhecer Python e JavaScript, por exemplo. No entanto, é excelente para pessoas desenvolvedoras de software que querem trabalhar com recursos gráficos ou no desenvolvimento de jogos. Por isso, se você tem interesse pela área, C++ pode ser a opção!

5. Swift

Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela Apple com o intuito de criar aplicações para as plataformas Apple. Muitas empresas desenvolvem aplicações nessa linguagem, por isso, pode ser interessante do ponto de vista do mercado de trabalho. É bastante consistente e fácil de aprender por ser intuitiva.

Desenvolvedor e programador: quais as diferenças?

Muitas vezes você vai encontrar os termos “Desenvolvedor” e “Programador” sendo usados para designar a mesma pessoa profissional. No entanto, esses termos são ligeiramente diferentes em relação às suas atribuições. Na mesma equipe de desenvolvimento você poderá encontrar pessoas programadoras e desenvolvedoras. Porém, é importante reforçar que, normalmente, diversas pessoas profissionais possuem conhecimentos técnicos para atuar em ambas posições. 

Programador

Esse é o mais simples: a pessoa programadora vai ser contratada para escrever código. Suas atribuições são pegar uma tarefa referente à construção de uma aplicação ou solução necessária a partir de ferramentas combinadas previamente. Então, a principal responsabilidade da pessoa programadora é entregar um código limpo, funcional e sem bugs.A forma como o código será construído é pensada também pela pessoa programadora. 

Desenvolvedor

As atribuições da pessoa desenvolvedora são um pouco mais gerais. Normalmente, essa pessoa não somente escreve o código em si, mas recebe a tarefa de solucionar erros, revisar códigos e propor modificações necessárias. Além disso, sua atuação pode se estender para o planejamento, arquitetura e documentação, pensando de uma forma estrategicamente alinhada aos interesses da empresa e da pessoa usuária final.

Quais os tipos de programadores e desenvolvedores de software?

Existem diferentes áreas de especialidade para uma pessoa desenvolvedora de softwares. Cada área exige diferentes conhecimentos em linguagens, tecnologias e sistemas operacionais, por isso os profissionais tendem a escolher uma especialidade para se aprofundar.

Conheça agora as principais áreas em que você pode trabalhar:

1 – Desenvolvimento Front-end

O desenvolvedor front-end é responsável pelo desenvolvimento da interface com o usuário. Trata-se da parte visível de um site ou aplicação, com a qual as pessoas podem interagir. Também é chamada de lado do cliente (ou client-side).

O desenvolvimento deve traduzir o design de páginas em códigos que os navegadores interpretem e transformem em elementos de interação com as pessoas usuárias. Por isso, o front-end trabalha de maneira próxima aos profissionais de web design e deve primar pelo user experience, ou seja, a experiência do usuário no uso das suas aplicações.

2 – Desenvolvimento Back-end

O desenvolvedor back-end é responsável pelo desenvolvimento da estrutura interna de uma aplicação. É a parte que recebe as requisições dos usuários, faz a comunicação com o banco de dados e devolve as informações. Também é chamada de lado do servidor (server-side).

Portanto, o back-end é quem dá funcionalidade aos recursos do site, de maneira que as pessoas usuárias possam enviar e receber as informações que desejam. Assim como o front-end, o back-end também deve mirar na experiência do usuário, a fim de garantir segurança, precisão e agilidade nas respostas às suas requisições.

3- Desenvolvimento Full-stack

O desenvolvedor full-stack é aquele que trabalha tanto com o front-end quanto com o back-end. Portanto, envolve o fluxo completo da aplicação, desde a conexão com o banco de dados até a criação da interface gráfica.

Essa área de atuação exige um conhecimento mais amplo, embora mais genérico, das tecnologias e linguagens. Dessa forma, pode desenvolver projetos completos.

4 – Desenvolvimento Desktop

O desenvolvedor desktop trabalha especificamente com softwares para computadores e notebooks. São programas desenvolvidos para rodar em sistemas operacionais como Windows, Linux e macOS.

Pode-se dizer que o desenvolvimento de software nasceu com as aplicações desktop, que não dependem de uma conexão com a internet para executar as tarefas.

5 – Desenvolvimento Web

O desenvolvedor web cria aplicações para a web, como sites, blogs e lojas virtuais. Essas aplicações são acessadas por meio de uma conexão com a internet e devem rodar em navegadores, como Chrome, Firefox e Safari.

As páginas da web são identificadas por uma URL, que indica aos navegadores o endereço que devem acessar para encontrar as informações.

6- Desenvolvimento Mobile

O desenvolvedor mobile cria aplicativos para dispositivos móveis, principalmente smartphones. São softwares que já fazem parte do nosso dia a dia, como os apps de delivery, redes sociais e transporte urbano.

Essas aplicações devem funcionar em plataformas mobile, como Android e iOS. O desenvolvedor mobile pode também se especializar em uma dessas plataformas, que trabalham com diferentes linguagens de programação.

7 – Desenvolvimento de Jogos

O desenvolvedor de jogos cria jogos eletrônicos. Pode desenvolver games para consoles, desktop, web e mobile, usando as linguagens específicas dessas plataformas.

Essas aplicações podem ser vistas como qualquer outro software, mas têm o diferencial de trabalhar com recursos audiovisuais avançados, que criam uma experiência dinâmica para os gamers.

Como é a carreira de alguém que trabalha com desenvolvimento de software?

A carreira de desenvolvedor (a) de software é uma das mais flexíveis do mercado. A depender das habilidades da pessoa, ela pode trabalhar em praticamente qualquer empresa ou ambiente do mercado. Não à toa, essa é uma das áreas de TI mais populares existentes.

Há, por exemplo, muitas pessoas desenvolvedoras que trabalham como freelancers ou como autônomos. Elas auxiliam na criação de sistemas para terceiros, atuam em projetos de TI corporativos de modo temporário ou criam aplicativos mobile, como jogos e pequenas soluções. Assim, podem manter um rotina flexível, em que a hora e o local de trabalho são definidas de modo independente.

Como o desenvolvedor de software atua no dia a dia?

Desenvolvedores estão sempre envolvidos em projetos de aplicações para a sua própria empresa ou para clientes, seja como empregado, seja como autônomo. Os projetos são divididos em etapas, que são organizadas conforme a metodologia de trabalho utilizada.

A metodologia em cascata (Waterfall) trabalha com uma abordagem linear — ou seja, uma etapa depois da outra, baseadas em um planejamento inicial, reuniões de acompanhamento e avaliação final.

Já a metodologia ágil (Agile) tem sido predominante no desenvolvimento de softwares atualmente, por se alinhar ao ritmo acelerado do mercado. Trata-se de uma abordagem não-linear e iterativa, baseada nos feedbacks dos usuários e reuniões diárias rápidas para compartilhar com a equipe o andamento das tarefas.

Portanto, o dia a dia dos desenvolvedores pode variar de acordo com as metodologias. Mas, de maneira geral, as atividades dos projetos são estas:

a) Planeja o desenvolvimento e coleta informações

O desenvolvimento de software começa com a concepção do projeto. É preciso entender o que o cliente deseja e quais problemas precisa resolver. A partir dessas informações, o desenvolvedor pode definir os requisitos do software e as especificações que atendam às necessidades do cliente.

b) Desenvolve o software protótipo

Com o projeto em mãos, é possível desenvolver um protótipo do software, geralmente com o trabalho de uma pessoa programadora. É uma versão inicial do sistema, que serve para identificar internamente os ajustes e melhorias, antes de testar a aplicação no ar.

c) Testa e ajusta as falhas encontradas

Depois dos ajustes, o desenvolvedor parte para a etapa de testes, que são realizados com um produto mais avançado. Na metodologia ágil, é chamado de produto mínimo viável (MVP), que contém os requisitos mínimos para lançar o software, receber o feedback do mercado, fazer os ajustes e lançar novamente — e assim por diante, em ciclos, até a implementação.

d) Mantém a aplicação funcionando e realiza manutenções

Quando a implementação é consolidada e entregue ao cliente, o trabalho do desenvolvedor ainda não termina. É seu papel também manter o software funcional para os usuários, o que demanda avaliações e manutenções periódicas.

Como começar a desenvolver softwares e fazer um portfólio online?

Um dos desafios para quem quer seguir carreira de desenvolvedor de software é entrar no mercado. Sem ainda ter criado um software, como provar as suas habilidades técnicas para o empregador?

No início, o ideal é construir um portfólio com as suas criações. O GitHub é a principal plataforma para isso, já que permite compartilhar projetos com outros desenvolvedores.

Você pode criar seus próprios projetos de aplicações, sites, blogs ou apps, mesmo que ainda não tenha clientes. Você também pode criar projetos para clientes fictícios, de determinados segmentos, o que também ajuda a mostrar a sua criatividade. Procure imaginar quais problemas os clientes gostariam de resolver e como você pode solucioná-los.

Quando já tiver conhecimentos um pouco mais consolidados, você pode oferecer esse serviço como freelancer, em negociação direta com os clientes ou por meio de plataformas. Assim, você começa a exercitar as habilidades com clientes reais para fortalecer seu portfólio.

Quanto ganha um desenvolvedor de software?

Por conta da amplitude das tarefas de uma pessoa que é desenvolvedora de software, dentre as profissões mais próximas ela é uma das mais valorizadas. O salário de uma pessoa desenvolvedora de software pode variar a depender da linguagem na qual ela se especializa, na quantidade de experiência em anos que ela tem e na região do país na qual ela mora. Confira:

Salário de uma pessoa desenvolvedora de software de acordo com sua experiência:

  • Desenvolvedor de Software Júnior: R$ 5.067,00
  • Desenvolvedor de Software Pleno: R$ 7.927,00
  • Desenvolvedor de Software Sênior: R$ 12.069,00

Salário médio de uma pessoa desenvolvedora de software de acordo com a região do país:

  • Norte: R$ 4.000,00
  • Nordeste: R$ 4.232,00
  • Centro-Oeste: R$ 4.536,00
  • Sudeste: R$ 4.536,00
  • Sul: R$ 4.606,00

A carreira de desenvolvimento de software vai continuar em alta?

Como o mercado de trabalho de tecnologia está muito ligado à realidade de empresas de todos os portes e startups, há muita influência do mercado financeiro e das questões geopolíticas. A depender do momento em que o mundo estiver, pode haver menos ou mais demanda para qualquer cargo dentro dessa área. Dessa forma, não há como prever com exatidão se a carreira de desenvolvimento de software continuará em alta

Porém, mesmo que o momento não seja o melhor, é bem provável que após algum tempo o cenário volte a tornar-se promissor, já que o mercado vive de diferentes ciclos. 

A única certeza que temos é que a tecnologia é uma realidade e ela não vai a lugar algum. Logo, sempre serão necessárias pessoas para desenvolver e codificar softwares atualmente. 

Por conta disso, caso o cenário mundial atual não seja muito animador, não desista! Em breve as coisas podem mudar e certamente a carreira voltará a ter demanda! 

Como ser um desenvolvedor de software com a Trybe?

A Trybe ajuda você a se tornar uma pessoa desenvolvedora de software! Oferecemos uma formação completa em desenvolvimento web para você aprender desde os primeiros passos na área até a criação de sistemas avançados.

São aproximadamente 12 meses e 1.500 horas de conteúdo, com aulas online e ao vivo. Você vai aprender os princípios básicos e linguagens principais, desenvolver soft skills e criar projetos práticos para construir seu portfólio.

Confira, por exemplo, a página da Formação Completa em Desenvolvimento Web. Tenha certeza, nossa equipe está preparada para ajudar você a alcançar o sucesso como desenvolvedora ou desenvolvedor de software.

Conhecemos neste texto uma das profissões mais valorizadas da área de TI. A desenvolvedora ou desenvolvedor de software é uma pessoa profissional que é muito importante em qualquer empresa que trabalhe direta ou indiretamente com tecnologia. Por isso, há quem diga que é uma profissão que vale a pena investir, mesmo tendo que ter um esforço e dedicação para conquistar a parte técnica. 

Gostou do nosso texto e gostaria de saber se existe faculdade de programação para se tornar uma desenvolvedora ou desenvolvedor de software? Confira aqui em nosso outro artigo sobre o assunto!

0 Shares:
5 comments
Deixe um comentário
Você também pode gostar