Psicologia Humanista: o que é e importância na carreira!

Dentre as mais diversas teorias e abordagens psicológicas encontra-se a Psicologia Humanista, muito utilizada por profissionais da área da saúde terapêutica e de Coaching. A Psicologia humanista é uma forma de se pensar a pessoa e a sociedade de uma forma não reducionista, ou seja, que devem ser enxergadas em sua totalidade e não somente analisadas isoladamente

Essa vertente está em voga nos últimos anos e cada vez mais vem crescendo o número de pessoas profissionais adeptas a essa filosofia de vida. Considerada uma abordagem otimista, a psicologia humanista crê que cada pessoa é única e que deve se conectar com a mente e seu corpo para atingir a autorrealização. 

Quer conhecer mais sobre a Psicologia Humanista e saber como ela pode te auxiliar em diversas etapas da vida, por exemplo, nos estudos? Então, não deixe de conferir todos os tópicos que separamos para você a seguir:

Boa leitura e vamos lá!

O que é Psicologia Humanista?

Psicologia Humanista é uma perspectiva, filosofia e abordagem psicoterapêutica que procura visualizar a pessoa como um todo, a partir de sua unicidade e individualidade. O ponto de partida da visão humanista da psicologia é a de que as pessoas devem ter o livre arbítrio e são naturalmente motivadas a atingir seu potencial máximo e a autorrealização. 

Logo, a psicologia humanista representa uma rebelião contra outras formas de pensamento na psicologia, como o Behaviorismo. Esta abordagem tem como base a observação do comportamento de seres humanos e animais, a fim de entender se suas ações que foram criadas por fim de condicionamento social.

Ela rejeita a ideia da comparação determinista entre pessoas e animais, uma vez que acredita que a existência do ser humano é única. 

A partir de sua criação, houve um grande impacto no pensamento teórico acerca da psicologia na época. Desde então, a psicologia humanista promoveu:

  • novos valores e formas de pensar acerca do entendimento da natureza humana e da sua condição;
  • uma expansão nos métodos de estudo e pesquisa do comportamento das pessoas;
  • mais métodos efetivos para a terapia psicoterapêutica.

Dessa forma, essa nova forma de se pensar psicologia tem enfoque na consciência, na integração do ser humano com a natureza e o universo e na conduta invariavelmente boa das pessoas Essa ligação deve ser pautada na realidade presente, considerando a temporalidade a que as pessoas estão imersas.

Como surgiu a Psicologia Humanista?

A psicologia humanista teve sua origem no início do ano de 1950, em Detroit. Seus criadores, Abraham Maslow, Clark Moustakas e Carls Rogers tiveram como necessidade principal um encontro para discutir os principais conceitos de humanismo, voltados à autovalorização, saúde, criatividade, individualidade, entre outros. 

A abordagem humanista surgiu como um movimento que contraria a psicanálise, criada por Freud, e o Behaviorismo, que tem como principal nome criador, Watson. Em sua construção, a abordagem se diferencia de outras teorias por defender que pessoas não eram comandadas pelo inconsciente e nem mesmo por experiências e fatores exteriores.

Enquanto as teorias e abordagens propostas pela psicanálise e o behaviorismo se mantinham baseados em pensamentos e comportamentos aparentemente emblemáticos no contexto geral da sociedade e do inconsciente humano, Maslow teve como interesse principal em sua teoria entender qual era o motivo da felicidade das pessoas e qual caminho seguiam para chegarem a esse objetivo

A Hierarquia das necessidades de Maslow!

Pirâmide das necessidades, importante para a psicologia humanista

Composta e dividida por 5 níveis, a pirâmide hierárquica das necessidades de Maslow consiste em 4 tópicos de motivação — por ordem crescente, é divida entre necessidades fisiológicas, segurança, amor e pertencimento e de estima — e o tópico que se encontra em número 1 representa o nível de autorrealização. 

  • Necessidades fisiológicas: foram construídas pensadas no que é necessidade essencial para o ser humano;
  • Segurança: surgiu por meio da necessidade de estar em uma condição de seguridade, onde ameaças, neuroses, doenças e violência não se fazem presente;
  • Amor e do pertencimento: a necessidade tem como principal intuito a relação ao construir amizades, relacionamentos e o sentimento de pertencimento a determinados grupos;
  • Estima: se relaciona estreitamente com o reconhecimento do outro, se tornando um tópico onde a abordagem é pensada a partir do respeito.

Portanto, a psicologia humanista se utiliza da autorrealização, relacionando-se com a necessidade que seres humanos possuem pelas realizações, ao alcançar grandes objetivos, observando melhoras em seu potencial, entre outras. Para Maslow, este nível é essencial e significa viver com maior qualidade de vida, em relação à saúde, serenidade e, por consequência, felicidade. 

Quais são os principais autores da Psicologia Humanista?

Dentre os autores que se destacaram ao formular conteúdos para a psicologia humanista, podemos destacar:

Abraham Maslow (1908-1970)

Abraham Maslow

Já abordamos um pouco sobre esse autor no tópico anterior e sobre sua maior contribuição para a pesquisa do desenvolvimento humano, a pirâmide das necessidades humanas. Para a Psicologia Humanista, a presença do psicólogo estadunidense foi crucial, uma vez que ele é considerado por muitas pessoas o pai do movimento humanista no geral, que ultrapassa inclusive a própria psicologia humanista. 

Carl Rogers (1902-1987)

Carl Rogers, precursor da Psicologia Humanista

A contribuição de Rogers para a psicologia humanista é enorme, uma vez que todo seu estudo e pesquisa é voltado para o indivíduo em si. Com uma compreensão próxima a de Maslow, sua ideia primordial era a de tendência atualizante — a capacidade de cada um de se atualizar e melhorar cada vez mais. Carl Rogers acreditava que as pessoas têm o poder de modificar conscientemente seus comportamentos, podendo moldar ao fim sua personalidade. 

Qual a importância da Psicologia Humanista?

Na criação da psicologia humanista, entendia-se que o estado mental das pessoas estava em um nível preocupante, o que, em sua grande parte, era o que ocasionava a infelicidade. Segundo Rogers, a abordagem ajuda no despertar do ser humano, praticando em sua própria vida a sabedoria interior.  

Ao seguir a abordagem humanista com o auxílio de uma pessoa profissional, a prática pode ser caminho para uma melhor compreensão acerca dos medos, anseios e desejos que uma pessoa pode se deparar ao longo da vida, causando, assim, uma melhora significativa ao lidar com a ansiedade e frustrações. 

Portanto, a psicologia humanista tem como principal objetivo estimular, de maneira certeira à autoconsciência, a auto realização e a redução da ansiedade, causando em pessoas que procuram por essa prática um conforto ao lidar com sua vida e a das pessoas ao redor.  

Conceitos básicos da Psicologia Humanista!

Vamos nos aprofundar agora um pouco mais acerca dos ideais e valores que a psicologia humanista tem em sua base. Confira!

Livre-arbítrio

Conhecido dentro da abordagem humanista como agência pessoal ou humana refere-se à liberdade a qual os indivíduos têm de fazer suas próprias escolhas e tomar rumos diferentes em vida. Este tópico vem em oposição ao que acredita a psicanálise, por exemplo, pois parte de sua teoria é embasada na crença de que o ser humano é regido por algo maior e inconsciente ao qual ele não tem acesso. A psicologia Humanista crê que todo movimento humano é consciente e racional, visando a autorrealização. 

Pessoas são boas por natureza

A abordagem humanista acredita que, de fato, todas as pessoas são boas e têm uma propensão a querer tornar o mundo um lugar melhor. Logo, existe uma visão otimista acerca da natureza do ser humano, ao qual acredita-se que tem uma forte resiliência para conseguir sobrepor a dificuldade, a dor e a maldade. 

Autorrealização

É a necessidade humana em alcançar seu potencial máximo em vida. Tanto Maslow quanto Rogers acreditavam que a base da motivação humana para sua existência era a de conseguir sentir a plenitude e a satisfação total. Dessa forma, cada pessoa tem a sua forma de se desenvolver e continuamente melhorar. 

Experiências conscientes são mais importantes

O foco da psicologia humanista é como as pessoas percebem e interpretam eventos cotidianos de um ponto de vista subjetivo. Isso significa que, para essa abordagem, não há outras forças internas que impelem o ser humano.

Não comparar com comportamento animal

Outras abordagens utilizam-se do método científico de comparação, colocando seres humanos na mesma categoria de animais. Logo, todo o comportamento animal também poderia ser observado no ser humano. Para a Psicologia Humanista, isso não é uma verdade, uma vez que pessoas são dotadas de pensamentos, racionalização e linguagem

Características da Psicologia Humanista

Existem inúmeros elementos da psicologia humanista que, quando aplicada de forma sistemática, seguem determinados padrões, tornando-se características. A seguir, citaremos algumas das práticas e conceitos aplicados na abordagem.  

  • Existencial: as dimensões utilizadas por terapeutas existencialistas são divididas e exploradas por meio da física psicológica, espiritual e social para que seja possível auxiliar pacientes no caminho para a descoberta de padrões que fomentem a criatividade;
  • Empatia: voltada na exploração de aspectos emocionais, a psicologia humanista tem como principal característica o tratamento de pessoas pacientes por meio da confiabilidade e tratamento empático;
  • Não julgar: baseada na técnica de não julgamento sobre assuntos tratados durante a sessão, a psicologia humanista visa criar um ambiente saudável e seguro para pessoas que a procuram;
  • Não patologizar: muitas pessoas terapeutas buscam voltar as técnicas aprendidas e utilizadas à pessoa paciente em específico. Ou seja, acabam deixando de lado as palavras mais técnicas para se conectar com a individualidade de quem está recebendo atendimento. 

Frases Psicologia Humanista: quais são as melhores?

As frases e citações nos ajudam a compreender melhor o pensamento e o ponto de vista de uma abordagem pelo simples fato de oferecerem sabedoria em doses pequenas e rápidas. Por conta disso, veremos as melhores frases que representam a psicologia humanista, com sua relação explicada. Confira:

1- “O ser humano é, essencialmente, dotado de livre-arbítrio. Ele não existe simplesmente, mas sempre decide como será sua existência, o que ele se tornará no momento seguinte”.

Viktor Frankl

Essa frase representa na essência um dos principais conceitos da Psicologia Humanista, o livre arbítrio. Ela proporciona também uma reflexão acerca da sua definição. 

2- “Não podemos nos afastar do que somos, enquanto não aceitarmos profundamente o que somos.”

Carl Rogers

A citação de Rogers diz respeito ao processo de tendência atualizante; se você quiser evoluir e tornar-se alguém melhor e com mais plenitude, primeiramente, é necessário conhecer-se por completo. 

3- “O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.”

Abraham Maslow

Maslow acreditava que as pessoas são capazes de perceber seus próprios comportamentos e mudá-los para se tornarem melhores. Essa frase representa isso, uma vez que vai contra a ideia determinista do Behaviorismo, de que as pessoas podem ser condicionadas a um determinado comportamento. 

Como a Psicologia Humanista pode ajudar na carreira?

A Psicologia Humanista tem como fundamentos a liberdade, o livre arbítrio e a capacidade humana de se tornar melhor e evoluir cada vez mais. A partir disso, é possível utilizar os preceitos dessa abordagem e aplicá-los em nossos objetivos profissionais e de carreira, com intuito de irmos ainda mais longe

Logo, saber encontrar uma forma de conhecer-se intimamente a ponto de aprender a aplicar toda a potencialidade pode ser muito eficaz para a construção profissional. E isso, como é a essência da psicologia humanista, pode ser encontrada nessa abordagem. 

Por exemplo, ao se conhecer melhor, você estará tomando uma maior consciência dos seus atos e sentimentos, o que ajudará você a assumir com maior aptidão papéis de liderança em que você precise lidar com pessoas e seus problemas. Além disso, ela pode auxiliar e muito no desenvolvimento das habilidades mais subjetivas, como as soft skills

O Coaching e a Psicologia Humanista: qual a relação?

O Coaching é uma forma de motivação e orientação que busca colocar a pessoa como protagonista. Logo, não há um vínculo terapêutico de cura em que os problemas serão resolvidos com auxílio de um profissional. Ao contrário, a pessoa Coach ajudará clientes a enxergarem possibilidades de saídas e resoluções de problemas por conta própria, assim como a psicologia humanista defende. 

É por esse motivo que existe um diálogo tão grande e muitas pessoas Coaches se utilizam da literatura humanista em seus trabalhos. Os métodos e ferramentas apresentados por essa abordagem auxiliam e muito na motivação e evolução de pessoas coachees.

Psicologia humanista é uma abordagem que diz respeito a uma visão mais integrada do ser humano, sua individualidade, pensamentos, corpo e mente. Ela acredita que somos livres e capazes de melhorarmos e evoluirmos cada vez mais, basta apenas querermos nos conhecer. Essa forma de pensar é muito útil para auxiliar na parte mais subjetiva da construção de uma carreira profissional e dialoga muito com a carreira de Coach e seu papel. 

Gostou desse texto sobre psicologia humanista? Que tal agora conhecer o Mindfulness, uma técnica que é de grande ajuda para alcançar a autorrealização?