Coach: aprenda tudo sobre essa carreira!

No grande clássico da literatura épica, A Odisseia, Homero constrói a figura de Mentor, um ancião sábio que ajuda no desenvolvimento do enredo. Posteriormente, esse nome acabou se tornando um adjetivo para denominar pessoas confiáveis que dão avisos e conselhos valiosos em uma jornada pessoal ou profissional. Mais de mil anos se passaram, e ainda nos dias de hoje reconhecemos essa figura: no mundo contemporâneo, chamamos ela de Coach

Coaching é uma profissão muito em voga atualmente e que divide opiniões: muitas pessoas constroem preconceitos e descaracterizam a importância dela, enquanto outras não conseguem viver sem. Independentemente de tudo isso, essa profissão representa uma carreira que pode trazer grande sucesso profissional.

Sempre teve curiosidade para saber mais sobre a atuação das pessoas profissionais em Coaching? Preparamos um artigo completo com toda informação que você precisava e mais! Confira abaixo o conteúdo que veremos a seguir:

O que é Coach?

A definição mais conhecida para o termo é de John Whitmore, que diz que Coach é “a forma de fazer com que as pessoas desbloqueiem seu próprio potencial para maximizar sua própria performance. Isso é, ajudá-las a aprender mais do que ensinar propriamente”.

Portanto, Coach pode ser definido como parte auxiliadora do processo de desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa, que envolve interação focada e estruturada, bem como o uso de técnicas e ferramentas estratégicas para uma mudança desejada por quem a contrata. 

Ainda há certas disparidades em relação às minúcias do termo, mas o que todas as pessoas profissionais dessa área aceitam como termos comuns é que coach:

  • é uma conversa supervisionada entre duas pessoas;
  • tem como objetivo mudanças sustentáveis na forma de pensar ou agir;
  • tem como foco a aprendizagem e o desenvolvimento.

Coach significado: afinal o que quer dizer “Coach”?

“Coach” é uma palavra que, quando traduzida, pode vir como: treinador(a), técnico(a), professor(a) particular, etc. Isso porque a palavra “Coaching” foi utilizada primeiro em 1861 no contexto esportivo, e ganhou força desde então. 

Dito isso, é importante lembrar que a palavra “Coach” não deve ser traduzida para evitar que o seu sentido em português se perca, uma vez que a palavra foi importada da língua inglesa para nossa língua unicamente para representar essa profissão. 

Qual a diferença entre Coaching, Coach, Coaches, Coachee?

Como dito anteriormente, Coaching é uma profissão que veio de outros países e, portanto, todo o vocabulário que o circunda também foi importado e cristalizado em nossa língua dessa maneira. Por conta disso, a definição de alguns termos pode não ter ficado tão óbvia. Vamos conferir alguns desses vocábulos e suas diferenças:

Coaching: é a carreira em si, como se chama a profissão e a metodologia. Utiliza-se quando queremos falar da área de atuação em si e não da pessoa profissional que trabalha. Por exemplo: “Coaching é uma área que está em ascensão nos últimos anos”.

Coach: é a pessoa que trabalha com Coaching. Logo, esse termo é uma palavra que determina certo profissional. Por exemplo: “pretendo me tornar um Coach de Carreira no futuro”.

Coaches: é o plural da palavra Coach. Logo, quando há um encontro de mais de um desses profissionais, eles são chamados de Coaches. Por exemplo: “o encontro anual reuniu mais de 500 Coaches do estado todo”.

Coachee: é a pessoa que contrata os serviços de Coaches. Logo, se você tiver interesse em contratar um Coach, você se tornará um ou uma Coachee. Por exemplo: “ela é Coachee dele faz muito tempo”. 

Diferenças entre Coach e outras atividades similares 

A coisa mais comum que existe é a confusão entre Coach e outras atividades com atuação próxima, por exemplo, a da pessoa que é psicóloga ou professora. Entretanto, é importante frisar que Coaches não fazem o papel de outras áreas e não podem substituí-las. Desse modo, é importante compreender até que ponto as outras áreas atuam, para que consigamos delimitar melhor o papel da pessoa Coach. 

Mentoria

  • O que é:

É o processo de transferir conhecimento de uma pessoa mais experiente e com um papel de exemplo em determinado tópico para outra que está iniciando nessa prática específica. 

  • Qual é o foco

A pessoa mentora é contratada para um assunto em específico e tem como foco interferir diretamente com opiniões e diretrizes nas escolhas da pessoa cliente, uma vez que é mais experiente no assunto.

  • No que ajuda?

É útil para direcionar pessoas em processos específicos de qualquer área, como finanças, organização pessoal, etc. 

  • Em que ponto se difere do Coaching

Coaches não precisam ser experts na área de atuação da pessoa contratante. Pelo contrário, seus métodos e técnicas são mais gerais e procuram apoiar a pessoa Coachee a encontrar sua própria solução. 

Aconselhamento

  • O que é

É o método que acompanha pessoas que estão descontentes, insatisfeitas ou confusas com a vida. 

  • Qual é o foco

O foco do aconselhamento está em guiar e aconselhar pessoas sobre os rumos da vida, carreira, e outros pontos. 

  • No que ajuda?

O aconselhamento auxilia a remediar temporariamente um problema de uma pessoa desmotivada ou infeliz com a vida.

  • Em que ponto se difere do Coaching

A pessoa Coach também procura ouvir com empatia os problemas da pessoa Coachee, mas, diferentemente do aconselhamento, que tenta remediar um problema cuja raiz está no passado, o Coaching tem enfoque no potencial futuro e procura caminhos para movimentar a pessoa Coachee para frente, impulsionando-a a tomar uma ação. 

Terapia

  • O que é

A terapia é o processo de identificar as dores e os traumas do passado e aliviar a pressão e as consequências que estes trouxeram. Normalmente, a pessoa que a busca quer aliviar as dores psicológicas e físicas que se geram a partir de doenças mentais.

  • Qual é o foco

O foco da terapia é na saúde mental do paciente, logo, é vista como parte da área da saúde. Está associada à cura mental e emocional de pessoas, com ênfase em acontecimentos passados.

  • No que ajuda?

Ajuda a pessoa paciente a se libertar de traumas passados, trazendo uma sensação de paz e alívio para dores mentais e psicológicas. 

  • Em que ponto se difere do Coaching

Como já dito anteriormente, o Coaching é uma metodologia pautada no estímulo para o desenvolvimento mental da pessoa, trabalhando com a motivação e a visão de futuro da pessoa, sem intenções de cura ou alívio de sintomas. Logo, Coaching não é uma profissão que pode ser considerada da área da saúde — diferentemente da terapia. 

Treinamento

  • O que é

Um treinador ou treinadora é uma pessoa que é expert em um assunto e vai auxiliar a pessoa a conquistar habilidades e/ou competências rapidamente por meio de técnicas e treinamentos. 

  • Qual é o foco

O foco do treinamento é na ação. A pessoa responsável pelo treinamento vai aplicar técnicas diretas e práticas que podem ser avaliadas e medidas por testes. 

  • No que ajuda?

O treinamento é ideal para pessoas que querem mudança e resultados imediatos. Um exemplo de pessoa treinadora são personal trainers, que passam rotinas de exercícios para pessoas que querem melhorar a qualidade de vida e sua relação com o corpo. 

  • Em que ponto se difere do Coaching

O treinamento possui uma característica mais imediatista, que busca resultados a curto prazo, com técnicas diretas e objetivas. A atuação do Coaching é mais geral e abstrata, com objetivos mais fluidos e flexíveis e, por vezes, não tão bem definidos de imediato, mas que vão sendo delineados com o tempo. 

Consultoria

  • O que é

É uma abordagem que busca o entendimento da situação atual da pessoa contratante para chegar a uma solução bem definida e eficaz. 

  • Qual é o foco

A consultoria foca mais no âmbito profissional, sendo aplicada muitas vezes a empresas, desde pequenas a grandes, em qualquer fase de seu desenvolvimento. 

  • No que ajuda?

Ajuda negócios ou pessoas a conseguirem soluções ou a desenvolverem seu projeto do zero.

  • Em que ponto se difere do Coaching

A consultoria somente afeta pessoas do ponto de vista pessoal indiretamente, pensando primeiramente no desenvolvimento profissional. Além disso, as soluções devem vir prontas. O Coaching busca equilibrar diretamente todos os âmbitos da vida, trabalhando diretamente com a pessoa contratante, fazendo com que ela compreenda e busque suas próprias soluções. 

Ensino pedagógico

  • O que é

Consiste no método de transmitir conhecimentos de uma pessoa para a outra por meio de estratégias pedagógicas. 

  • Qual é o foco

O foco é construir todo e qualquer conhecimento relevante para quem aprende.

  • No que ajuda?

Auxilia na construção de competências e desenvolvimento de habilidades mais técnicas, como línguas estrangeiras ou de programação

  • Em que ponto se difere do Coaching

Coaches não fazem o papel de ensinar pessoas e certamente não devem serem confundidas com pessoas educadoras. As pessoas educadoras possuem estratégias para conseguir transmitir conhecimentos para qualquer idade, enquanto a pessoa Coach motiva a contratante a construir seu próprio conhecimento sem partir do ponto de vista de que, por ser profissional, ela sabe mais. 

Quem precisa de Coach?

Se você pensa em mudar de profissão ou está em dúvidas de qual carreira seguir, você provavelmente precisa do auxílio de uma pessoa Coach

É natural vivenciar em alguns momentos o questionamento e reflexão das inúmeras possibilidades de avançar na área profissional e dos estudos. E assim como em muitos dos processos de mudanças e reformulações, a responsabilidade de analisar com cautela os fatos e as oportunidades pode se tornar uma tarefa desafiadora caso seja de sua escolha seguir de maneira isolada e solitária.   

Além das informações citadas anteriormente, existem outros caminhos e passos que a pessoa profissional Coach pode auxiliar no processo para que seu objetivo e tarefa seja cumprido de maneira certeira. Estão entre elas:

  • a liderança por meio de mudanças repentinas; 
  • o aprimoramento de sua escuta; 
  • a capacidade e o sentimento de segurança.

Conheça os tipos de Coach!

Os tipos de Coaching variam conforme sua necessidade. É comum que, na maior parte das vezes, as pessoas associem a prática do Coach como algo estritamente formal, porém, essa não é necessariamente uma verdade. Existem outras inúmeras maneiras de aplicação baseadas em técnicas um pouco mais descontraídas e menos formais. Citaremos a seguir alguns tipos de Coaching, acompanhe! 

1- Coach de Carreira

Nessa modalidade, o principal objetivo é a orientação de pessoas que buscam o auxílio para evolução e transformação de sua carreira. A pessoa profissional busca trabalhar na identificação do que você realmente busca no mercado de trabalho. A partir daí, ela cria caminhos estratégicos e específicos para que você alcance o objetivo traçado. Entretanto, é importante ressaltar que o processo exigirá a tomada de decisões e trabalho duro para a conclusão de seu objetivo.  

2- Coach Profissional

O Coaching profissional anda a par com a descrição que fizemos acima sobre carreira. Entretanto, voltado exclusivamente a área profissional, esse Coaching auxilia você no desempenho dentro de seu trabalho de atuação, como por exemplo, na organização e reconhecimento do pensamento crítico, na autenticidade, gestão humana, liderança, entre outros.   

3- Life Coach (Coach pessoal)

Pensando em sua vida pessoal, a área de Coaching pessoal só pelo nome já diz quase tudo. A pessoa profissional desse ramo trabalha no auxílio de descobertas e consciência de seus objetivos pessoais, compreendendo seu caminho e suas prioridades. Por fim, te ajuda a tomar as decisões e medidas apropriadas para a conclusão bem sucedida de seus planos. 

4- Agile Coach

Focado em ambientes corporativos, a pessoa Agile Coach é buscada especialmente para incentivar e motivar squads em empresas de todos os tamanhos, pautando-se na metodologia ágil. Seu papel primordial é auxiliar no processo de incorporação desta metodologia para equipes e lideranças. Ao final, as equipes devem estar preparadas para utilizar a metodologia ágil em toda sua potencialidade, aumentando a produtividade da empresa. 

5- Coach Financeiro

A pessoa Coach Financeira vai utilizar todo o conhecimento e técnicas para auxiliar você a desenvolver uma disciplina financeira. Para isso, ela trará técnicas e metodologias que foquem no desenvolvimento humano e nas crenças limitantes enraizadas em clientes. Isso faz com que comportamentos que levam, por exemplo, ao consumo em excesso sejam evitados, levando a uma melhor percepção da vida e, consequentemente, a uma educação financeira

6- Coach esportivo

Uma pessoa que atua com Coaching esportivo não deve ser confundida com personal trainer. Como dito em tópicos anteriores, a pessoa Coach voltada para os esportes não vai incentivar por meio de experiência própria, mas vai buscar aplicar metodologias específicas para que a equipe ou pessoa contratante busque o incentivo internamente. Logo, a motivação não é externa, ela vem de dentro de cada integrante da equipe ou da pessoa esportista. 

7- Master Coach

A pessoa Master Coach precisa de uma certificação especial, uma vez que esse nível é o mais alto dentro da categoria de Coaching. A pessoa que trabalha nessa área, logo, estará apta a atuar em situações mais extremas e mais complexas, assim como garantir um resultado de alto desempenho. Essa pessoa também poderá trabalhar instruindo outras pessoas sobre Coaching. 

8- Líder Coach

Essa pessoa profissional está a frente de qualquer papel de liderança comum, pois além de ser líder, ainda conta com conhecimento em Coaching para aplicar em sua equipe. Logo, ter uma pessoa Coach como líder de um setor ou equipe pode ser muito benéfico, uma vez que ela utiliza todos seus conhecimentos para influenciar positivamente as pessoas que trabalham com ela. 

9- Coach Quântico

O termo “quântico” se refere a uma ideia de que tudo é composto primordialmente por energia e que nós, seres humanos, estamos interligados por meio dela. Com base nisso, o Coaching quântico se baseia em metodologias holísticas como Reiki, Shiatsu, Medicina Chinesa e meditação com objetivo de alinhar energeticamente corpo, mente e espírito em um processo de autoconhecimento e autoconsciência. 

Quais métodos são utilizados por Coaches?

Falamos muito anteriormente, ao apresentar tipos de Coaches, que Coaching utiliza diversas metodologias e estratégias para obter sucesso em sua aplicação. Então, quais são esses métodos e estratégias, afinal? Vamos conhecê-las?

Psicologia Humanista

O Coaching como conhecemos atualmente teve como estrutura muito importante de sua fundação a Psicologia Humanista. Desse conceito, se levam princípios que fundamentam a ética e moral Coach:

  • a experiência acerca de valores e desejos individuais de cada pessoa é válida;
  • pessoas sempre querem oferecer o seu melhor;
  • cada pessoa é única e todas são valorosas;
  • todas as pessoas querem ter escolha e liberdade para o exercício da escolha.

Construtivismo

A partir dos estudos de Heinz Von Foerster, essa teoria diz que nós ajudamos a criar o mundo que estamos inseridos a partir da nossa percepção. Isso porque a percepção da realidade é um produto da nossa mente, assim como no mundo externo. Por isso é da ética Coach não dar respostas prontas, uma vez que é necessário compreender a construção de mundo da pessoa. 

Programação Neurolinguística

É uma abordagem da Psicologia criada por Richard Bandler e John Grinder. Programação Neurolinguística (ou PNL) é o estudo da estrutura subjetiva e da comunicação eficaz, procurando ver como ela se sustenta na mente. Assim como diz seu nome, “Programação” (pois é composta por uma sequência de comandos e ações para se chegar a um resultado), “Neuro” (relacionada à mente) e “Linguística” (acerca da linguagem). 

Coaching Ontológico

O Coaching Ontológico tem ênfase na forma da pessoa contratada ser, sua dinâmica de interação a partir de sua linguagem, de suas emoções e de sua fisiologia, pois há uma relação forte entre a audição, padrões de linguagem e as emoções expressas fisiologicamente. 

Estudos Integrais

O modelo de estudos integrais utiliza uma grande quantidade de diferentes perspectivas para conseguir compreensão plena de uma situação. Esse modelo leva em conta as nuances do desenvolvimento, os estados mentais, os tipos psicológicos e estágios de desenvolvimento. Além disso, ele ainda utiliza padrões externos e internos, o que permite coletar diferentes perspectivas de um mesmo assunto. 

Jogo Interior 

Iniciada primeiramente por Timothy Gallwey e levada para a Europa por John Whitmore, essa teoria foca em derrotar seu oponente interior para se tornar uma melhor versão de você.

Coaching coativo

Desenvolvido nos Estados Unidos por Laura Whitworth, tem como base o princípio de que a pessoa cliente naturalmente é:

Tem como foco a vida completa da pessoa Coachee, esta tendo controle da agenda e estabelecendo uma parceria com a pessoa Coach.

Psicologia Positiva

Esse pensamento se origina da ideia de Maslow acerca da autorrealização, que é a ideia de que queremos sempre nos desenvolver para nosso máximo potencial. Psicologia Positiva, portanto, se concentra no bem-estar mental e busca emoções positivas, levantando o que as pessoas podem fazer para serem mais felizes. Dentre os aspectos mais importantes para esse pensamento destacam-se esperança e otimismo. 

Coaching Comportamental

Esse modelo foca em analisar e modelar o comportamento exterior ao invés de tomar o caminho mais abstrato de tentar compreender o que acontece internamente. Ele é útil pois o Coaching é capaz de mudar pensamentos e emoções por meio de mudanças comportamentais. É uma metodologia muito famosa em meio ao mundo corporativo. 

Profissionais de quais áreas costumam se tornar Coach?

A carreira de Coach é muito versátil devido ao fato de sua metodologia ser abrangente e poder abarcar muitas áreas ao mesmo tempo. Desse modo, qualquer profissional que tenha interesse em desenvolvimento pessoal e com boa inteligência emocional pode realizá-la, voltando-se para sua área de atuação.

Portanto, essa carreira é destinada a qualquer pessoa que queira flexibilidade no trabalho e não ligue de trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar, fazendo seu próprio horário. A desvantagem desse modelo de trabalho é que não existe um contrato ou algo do tipo a longo prazo que garanta direitos e benefícios. 

Por que existe preconceito em torno da profissão de Coach?

Coaching é uma carreira relativamente nova, que ganhou notoriedade apenas há alguns anos no Brasil. Por conta disso, é perceptível que ainda haja bastante dúvidas em relação à área e confusões com outras atividades semelhantes, como já explicamos anteriormente. Portanto, esse é um dos fatores principais que explicam o preconceito em torno da profissão.

Outros motivos incluem pessoas inaptas que não estão devidamente certificadas para atuar como Coaches e acabam por construir uma imagem de enganação generalizada para toda a área. Vale lembrar que esse problema acontece em diversas outras carreiras — senão em todas.

Apesar das distintas opiniões, quando certificada e formada adequadamente, a pessoa que trabalha com Coaching pode oferecer diversos benefícios para determinados tipos de clientes. Logo, é importante certificar se a visão acerca dessa profissão não está distorcida ou infundada.

Coach de fracassos: o perfil do instagram que satiriza a atuação de Coaches

Coach de Fracassos: Exemplo de publicaação do perfil
Exemplo de publicação do perfil Coach de Fracassos
Fonte: @coachdefracassos

Recentemente, uma página viralizou por apresentar uma sátira da carreira de Coaching. A sátira é baseada no fato de que o Coaching possui muitas vertentes e nem sempre algumas delas estão devidamente ancoradas em estudos científicos e resultados concretos. 

Dessa forma, o perfil @coachdefracassos no Instagram alcançou inúmeros seguidores por meio de uma “nova vertente” da profissão, que atua exatamente ao contrário de como devia. 

Quais as vantagens de fazer Coaching?

Apesar das sátiras e dos preconceitos que existem em torno da profissão, objetivo final e mais desejado por qualquer pessoa que é Coach é fazer com que a pessoa Coachee encontre uma maior evolução pessoal e consiga alcançar suas realizações pessoais desejadas. Portanto, algumas vantagens do Coaching podem incluir:

  • melhor gestão de tempo e produtividade cotidiana;
  • melhor habilidade de tomada de decisão;
  • redução do estresse;
  • apoio para desenvolvimento das soft skills e das hard skills;
  • aumentar a autoestima.
  • melhorar o desempenho acadêmico;
  • ajuda para criar e manter o foco;
  • ajuda para organizar melhor as diferentes camadas da vida;
  • ajuda para a saúde mental e física.

Quais as desvantagens de fazer Coaching?

Como tudo apresenta um lado positivo e outro negativo, vamos conferir agora algumas limitações do Coaching — ou algumas desvantagens nesse processo:

  • resistência social por conta do preconceito;
  • nem sempre o Coaching é a escolha certa para resolver seu problema;
  • exige força de vontade e seriedade por parte da pessoa Coachee para que haja mudanças;
  • existência de algumas pessoas sem certificações que atuam na área, portanto é necessário sempre fazer uma busca completa acerca das qualificações da pessoa profissional.

Quanto ganha um Coach?

Uma pessoa que decide se tornar Coach pode cobrar em média de 200 a 300 reais por sessão, com uma quantidade mínima de 10 sessões, que podem ir se estendendo mais a depender da dificuldade da pessoa Coachee. 

A partir do momento em que a pessoa consegue construir um currículo melhor, com mais certificações, e recebe autoridade na área, as sessões podem chegar a custar até 700 reais. 

Coaches são profissionais autônomos, podendo fazer atendimento em escritório próprio ou online. Outra saída bem rentável da área é dar palestras motivacionais para empresas, também variando o grau de autoridade da pessoa profissional. 

Como se tornar Coach?

A atividade de Coaching ainda não foi regulamentada devidamente no Brasil devido à sua recente expansão. Dessa forma, só existem duas formas de tornar-se uma pessoa Coach com autoridade para atuar:

Cursos livres

Existem diversas associações e empresas que oferecem formação de Coaches com certificados. É importante escolher uma instituição que seja de fato certificada pelas organizações mundiais

Outros pontos importantes nesse caso são considerar as metodologias e qualidade do material ofertado. Novamente, como o curso não é regulamentado no país, qualquer instituição pode oferecer cursos. Portanto, é importante reconhecer que aquilo que você está aprendendo é de fato relevante.

Pós-graduação

É possível fazer pós-graduação em Coaching a partir de algumas áreas para quem já tem ensino superior concluído. Então, se esse for seu caso, verifique se há a possibilidade de fazer uma especialização nessa área!

Paulo Vieira Coach: o profissional mais famoso do setor no país

Paulo Vieira é um Master Coach exemplo de pessoa profissional Coach no Brasil, uma vez que ele é o autor com mais livros vendidos na área sobre o tema no Brasil, superando a marca de 3 milhões. No Instagram, seu número de seguidores já ultrapassaram a marca dos 2 milhões.

Ele tem um PhD em Business Administration e mestrado em Coaching pela Florida Christian University e é fundador do Método de Coaching Integral Sistêmico, o qual chamou de CIS. 

Vieira aparece junto a outras inúmeras personalidades nacionais e internacionais do ramo, como Daniel Goleman, o pai da inteligência emocional e do mindfulness

Livro de Coach: o sucesso literário no Brasil

O Brasil tem um mercado enorme para livros de cunho motivacional e Coaching, que representam um número expressivo nas vendas. Segundo o Ranking de vendas, 4 dos 10 primeiros livros estão de alguma forma relacionados a bem-estar e motivação. Dessa forma, trouxemos para você uma seleção dos melhores livros sobre o assunto para que você conheça mais!

1. Guia da História do Coaching, de Vikki G. Brock

Vikki Brock é uma das maiores especialistas em Coach internacionalmente. Essa leitura, portanto, é fundamental para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto! Ela aborda o Coaching do ponto de vista histórico, por meio de suas transformações e evolução ao longo do tempo.

2. Mulher Coach — Várias autoras

Mulher Coach livro capa

Esse livro é uma coletânea de relatos e histórias de mulheres que adotaram o Coach e abraçaram um estilo de vida de liderança. Ele traz uma reflexão sobre estereótipos e o papel da mulher na sociedade e no mundo dos negócios. 

3. Life Coaching em uma abordagem de três inteligências — Ritah Oliveira

Life Coaching livro capa

Esse livro é importante para conhecer mais sobre a metodologia do Life Coaching. Nele, Ritah faz a junção de diversos conhecimentos para demonstrar a importância do desenvolvimento de habilidades comunicativas e interpessoais. 

4. Manual de Coaching: Guia Prático de Formação Profissional — Arnaldo Márion

Manual de Coaching livro capa

O livro é muito útil para profissionais que desejam entrar na área ou que já estão no processo de formação, uma vez que ele aborda princípios, origens, ferramentas e fundamentos do Coaching, além de dicas de como desenvolver sua carreira nessa área!

5. Coaching: A Roda da Vida — Marina Cervini

Coach Livro Roda da Vida

Baseado na famosa ferramenta de gestão pessoal, a roda da vida, Marina aborda uma forma de encontrar os pontos que estão em desequilíbrio e como equilibrá-los para continuar com uma jornada melhor. O livro é interessante para quem gosta do tema e também para quem estuda, uma vez que ela demonstra como essa ferramenta pode ser aplicada em uma sessão de Coaching, por exemplo. 

A importância do Coaching para a carreira de Tecnologia! 

Apesar de não ter uma ligação tão explícita, a área de Coaching consegue se unir à área de Tecnologia para garantir uma produtividade e desenvolvimento profissional ainda maiores. E isso funciona de duas maneiras.

Você pode seguir uma carreira na área de Coaching sem sair da área de tecnologia! Por exemplo, você pode se tornar uma pessoa líder Coach em sua empresa ou startup e garantir que sua equipe de desenvolvimento seja mais eficaz e motivada!

Outro exemplo é utilizar seu conhecimento na área de tecnologia para motivar e incentivar outras pessoas que decidiram começar uma carreira em tecnologia sem experiênciae que estão um pouco deslocadas. 

Não existe perda quando o assunto é investir na carreira e o Coaching pode representar uma grande oportunidade para explorar campos ainda pouco competitivos dentro da área.

Já para quem está começando a carreira agora e não sabe o que fazer, é possível contar com a ajuda de uma pessoa profissional Coach para auxiliar na construção da sua carreira! Ela pode ajudar na sua organização pessoal, bem como na construção da visão sistêmica e lógica que a área de tecnologia exige. 

Além disso, não existe profissão que não precise de um bom networking. Logo, comunicação, inteligência emocional e outras habilidades “soft” são necessárias para um crescimento adequado de carreira! Dessa forma, o Coaching consegue se adaptar às demandas do mercado de TI e contribuir valiosamente para os processos que ele exige. 

Ser Coach é uma carreira muito versátil e que, ao contrário do que muitos pensam, exige certificações e estudos. Apesar do preconceito ainda existente na sociedade, é uma área que vem crescendo muito e se instalando no mundo corporativo e pessoal, buscando melhorar a qualidade de vida e a produtividade, potencializando o que há de melhor nas pessoas. 

Coaching não deve ser confundido com outras áreas, como terapia ou treinamento, uma vez que a pessoa Coach não possui os mesmos objetivos que essas áreas parecidas. Essa área também possui diversos tipos e vertentes, além de diversas metodologias. Portanto, o Coaching representa uma tendência que ainda tem muito a oferecer e se desenvolver!

Gostou do nosso conteúdo? Que tal acompanhar agora esse artigo que falamos um pouco sobre a metodologia SCRUM, que auxilia bastante na produtividade?