Desde o momento em que entramos na escola quando crianças até sairmos do sistema educacional, o objetivo é único: ser capaz construir uma carreira de sucesso. Todos os esforços são necessários para alcançar o êxito profissional e viver de forma confortável, por meio de uma boa condição financeira.

Apesar de já termos ouvido essa palavra em diversos lugares, dificilmente paramos para poder refletir o que é carreira de fato. É isso o que nos propomos a fazer aqui, neste artigo. Portanto, veja o que vamos aprender:

  • O que é carreira?
  • Qual a diferença entre carreira e trabalho?
  • Por que é importante desenvolver sua carreira?
  • 4 dicas para construir uma carreira em tecnologia.

Boa leitura!

O que é carreira?

O termo por si só é bem amplo e abarca diversas definições, das quais duas se destacam. Primeiro, carreira pode ser definida de forma sucinta como uma profissão, ocupação ou vocação profissional. Logo, ter uma carreira pode significar ser uma pessoa advogada, médica, veterinária, desenvolvedora, professora, cabeleireira, entre outros. 

Entretanto, a definição mais completa é a que diz respeito ao progresso e ações tomadas através de anos de trabalho, especialmente em uma área específica. É composta de diferentes cargos e títulos conquistados ao longo da trajetória profissional. Uma característica importante da carreira é que, a depender da área, ela pode ter rumos bem diferentes entre si. 

Tipos de carreiras

Trabalhos não relacionados

Uma carreira pode ser feita de um currículo com trabalhos variados, não conectados entre si, que juntos compõem uma experiência profissional diversa. É como trabalhar para o ramo alimentício e logo em seguida em um hospital, terminando em um salão de beleza. 

Apesar disso ser uma realidade, não é muito recomendado. Como cada trabalho não se relaciona com o outro, não existe uma maneira de prever quais serão os próximos passos e posicionamentos, nem se o próximo cargo pagará mais ou menos

Seguir uma única ocupação

Esse caminho envolve começar em um determinado cargo e manter-se nele durante um tempo considerável, seja na mesma empresa ou não. Conforme você vai ganhando credibilidade e facilidade no cargo, mais serviços são adicionados. 

Um exemplo: caso seja alguém que trabalha como caixa em um estabelecimento, pode-se conseguir ser responsável pela área de atendimento ao cliente e, posteriormente, subir para a posição de supervisionar os demais caixas. .  

Seguir no mesmo ramo porém em ocupações diferentes

Neste tipo, você avança para as posições acima conforme seu trabalho é reconhecido. Se trabalhar como atendente, pode subir para subgerente, alcançando depois a gerência. Cada cargo tem um salário melhor e mais benefícios. É seguir o plano de carreira que a sua ocupação proporciona a você.

Qual a diferença entre carreira e trabalho?

Como dito anteriormente, você pode ter uma carreira composta de diferentes trabalhos. Entretanto, pode ser que, mesmo tendo trabalhado em muitas posições e lugares, não tenha uma carreira. Isso porque ambos são coisas diferentes. 

Uma carreira vai muito além de um currículo. Construir uma carreira significa, acima de tudo, perseguir um objetivo. Se você trabalha em diversos lugares e cargos, mas pensando em um plano ou trajetória específica, então você está trabalhando na construção da sua carreira. Trabalho, portanto, é qualquer cargo ou posição que não necessariamente está dentro do seu objetivo profissional

Também é importante diferenciar trabalho de emprego, em que a diferença consiste unicamente em um vínculo contratual entre pessoa funcionária e contratante. É necessário frisar que não só de empregos se constrói uma carreira, já que mesmo sendo freelancer ainda pode-se ter um objetivo profissional em mente

Por que é importante desenvolver sua carreira?

Ter um plano de carreira não é só benéfico para seu crescimento profissional como também é para seu crescimento pessoal. Desenvolver sua carreira e dedicar-se a cumprir prazos próprios para atingir determinadas metas fará com que você sempre mantenha a motivação durante todo o trajeto.

Isso é ainda mais importante caso uma de suas metas seja alcançar uma determinada posição. Apesar da infinidade de cargos e posições disponíveis, as mais desejadas são aquelas que requerem uma certa experiência ou um conhecimento específico. Consequentemente, conseguir trabalhar no cargo desejado necessita de muita organização, crescimento e trabalho duro, itens que são mais fáceis de se conseguir por meio de um plano de carreira.

E então, pode parecer que a sua vida estará completa ao atingir o trabalho dos seus sonhos. Porém, pode ser que ao atingir uma idade um pouco mais avançada essa ideia mude. Pensar em um plano de carreira é importante também para garantir que a transição para a aposentadoria seja a mais tranquila e confortável possível.

4 dicas para construir uma carreira em tecnologia

Decidiu que vai começar a planejar sua carreira mas não sabe muito bem por onde começar? Se a sua área de interesse for a da tecnologia, confira a seguir algumas dicas essenciais: 

Defina um objetivo principal

Como dito anteriormente, o mais importante para a existência de uma carreira é a existência de um objetivo profissional para alcançar. Comece pensando qual seria o cargo mais desejado para você. É ser CEO? Gerente? É ter seu próprio negócio? Independentemente do que seja, pense alto! 

Depois, vá criando pequenas metas que vão lhe auxiliar a chegar em seu objetivo principal. Tenha em mente mais ou menos quanto tempo você quer levar para que cada meta seja cumprida e em quanto tempo seu objetivo será alcançado. Dessa forma, você se manterá motivado e trabalhando com foco na sua carreira. 

Faça um portfólio

Um portfólio é uma coletânea de seus melhores trabalhos realizados. É por meio dele que deixará evidente todas suas habilidades e competências, assim como toda a experiência profissional. Ter um portfólio é essencial para que possa manter registro de seu histórico e também para provar que é uma pessoa qualificada para estar em determinada posição.

Construa uma rede de networking

Ter networking nos dias de hoje é uma das maiores riquezas do mundo comercial. Criar conexões com pessoas faz com que mais oportunidades apareçam e que você alcance aquilo que almeja com maior facilidade. Portanto, seja um alguém ativo e demonstre que é um contato valoroso para as demais pessoas que trabalham com você, direta ou indiretamente. 

Desenvolva as soft skills

Somente habilidades técnicas e específicas não são suficientes para fazer que se destaque e consiga avançar em seu plano de carreira. Portanto, ter noção de que as soft skills são necessárias para que consiga atingir seu objetivo é um passo importante. Habilidades como saber trabalhar em equipe, boa comunicação e capacidade de liderança são reconhecidas em qualquer ambiente de trabalho

Neste artigo, descobrimos não somente o que é uma carreira mas também como ela se torna importante e necessária caso exista um desejo de se obter sucesso e alcançar objetivos pessoais e profissionais. 

Gostou desse conteúdo? Então descubra o que é SWOT pessoal e os benefícios que essa ferramenta pode trazer para sua vida profissional!

0 Shares:
Você também pode gostar