Se você está pensando em fazer uma transição de carreira, é necessário refletir e decidir se essa é a melhor opção no momento. Embora seja normal surgirem algumas dúvidas, é importante focar nas soluções. Assim, você poderá evoluir e tomar as melhores decisões para a sua carreira.

Saiba que você não está só nesse momento de decisão e transição. De acordo com uma pesquisa realizada em 21 estados, pelo consultor Fredy Machado, no ano de 2018:

  • Cerca de 90% das pessoas no Brasil estão infelizes no trabalho;
  • Dessas, 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes;
  • 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam.

É comum também encontrar pessoas que sabem da necessidade de mudar de área, mas ainda não conseguiram se planejar para fazer essa transição. Algumas prometem a si mesmas resolver pendências antes de começar a mudança — mas acabam nunca tirando esses planos do papel.

Se você se encaixa em algum desses casos, vai aproveitar bem as informações deste texto. Nele, você vai entender como se preparar para a transição, entendendo qual é o melhor momento para fazer isso. Além disso, saberá qual a importância de trabalhar na área que gosta e como enfrentar os medos. Por fim, vamos falar mais sobre a área de tecnologia e como ela tem proporcionado ótimas oportunidades. Boa leitura!

Como se planejar para a transição de carreira?

Para fazer uma transição de carreira de forma assertivo, é importante se preparar corretamente. Caso contrário, um erro poderá prejudicar a transição de carreira, complicando sua vida emocional, familiar e financeira.

Qual o melhor momento?

O primeiro passo para mudar de carreira é entender qual é o melhor momento para fazer essa transição.  É natural que as pessoas tenham projetos de mudanças, mas eles acabam sendo postergados por não terem um planejamento claro.

A verdade é que o melhor momento para fazer uma mudança de carreira é agora. Independente da sua idade e experiência no mercado, a hora é agora. Cada dia que passa é uma oportunidade a menos de aprender mais sobre a nova profissão.

Ainda que essas mudanças sejam difíceis e precisem de muito cuidado, você deve começar a agir o mais rápido possível. Comece a ver quais são as melhores opções para tirar seus sonhos do papel e já inicie o processo.

Qual a importância de trabalhar em uma área que realmente gosta?

Uma das grandes vantagens de se fazer uma transição de carreira é poder escolher trabalhar com algo que realmente gosta. Caso se dedique a uma atividade que não lhe agrada, além das dificuldades para realizar tarefas que soam maçantes, o seu rendimento pode não ser o suficiente para realizar os seus sonhos.

Em outra área e com uma boa formação, tudo será mais espontâneo. Ao fazer o que se gosta, as atividades deixam de ser apenas uma obrigação para se tornarem um prazer. Com isso, você se verá com mais qualidade de vida, disposição e vontade todos os dias!

Como enfrentar o medo da transição?

Diversos medos surgem quando se está em um período de mudança, como por exemplo: “e se não der certo?” ou “como vou me sustentar?”, Principalmente para pessoas que possuem obrigações financeiras.

As preocupações são, até certo ponto, saudáveis. Elas são uma forma da pessoa se proteger de cair em situações com poucas possibilidades de reversão. Entretanto, elas não devem te paralisar. Ao contrário, devem fazer com que você pense em possibilidades para não passar por apuros.

Nesses momentos, temos uma tendência em focar somente no que pode dar errado, mas é importante manter a tranquilidade e pensar também no que pode dar certo. Com um bom plano, riscos podem ser controlados, aumentando as chances de sucesso. Independente disso, você só descobrirá se tentar.

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Para fazer a transição, é importante se preparar plenamente para fazer mesmo os trabalhos mais complexos exigidos pelo mercado. Dessa forma, você terá mais confiança para começar a nova jornada, colocando-se no patamar que merece.Para isso acontecer, procure por cursos que sejam acessíveis financeiramente. Já existem modelos em que você só começa a pagar quando estiver trabalhando. Entretanto, vale lembrar que o ensino deve ser de alta qualidade, já que você deverá se preparar para ocupar os melhores postos.

Além disso, prepare-se para dedicar várias horas do dia a esse novo aprendizado. Uma transição de carreira bem-sucedida só acontecerá quando você entender que precisa investir seu tempo e esforço no projeto.

Um bom sinal para validar se a nova área é a mais indicada para você é justamente pensar se conseguiria passar várias horas seguidas fazendo a mesma atividade. Se a resposta for positiva, é grande a chance de que você tenha sucesso na sua nova profissão. Em mercados como o de tecnologia, por exemplo, passar várias horas programando é inevitável.

O mercado de tecnologia oferece boas oportunidades?

Como você já viu, o mercado de tecnologia apresenta muitas oportunidades em várias áreas. Por isso, várias pessoas se interessam pela possibilidade de mudar de área ou se aperfeiçoar ainda mais para conseguir as melhores posições oferecidas pelo mercado.

Diante disso, vale a pena fazer a transição para a área?

A quantidade de programadores, por exemplo, no mercado é alta. E a boa notícia é que há vagas para profissionais qualificados. Embora muitos deles disponibilizem os seus serviços, eles não são capazes de trabalhar no nível exigido pelos principais empregadores do país. Ou seja, há muita chance para que a sua mudança seja bem-sucedida se você começar agora.

Quer saber mais?Segundo o Banco Mundial, há mais de 200 mil vagas abertas neste segmento, sendo 5 mil apenas em startups. Estima-se que até 2024, pelo menos metade dos 420 mil empregos que devem ser criados em TI podem não ser preenchidos. Isso porque a quantidade de mão de obra qualificada para esse setor ainda é muito baixa. 

Se você chegou até aqui é porque considera realmente mudar de carreira. Então, é hora de usar sua energia e vontade para procurar pelas melhores maneiras de colocar em prática. Há boas opções disponíveis no mercado. Então, aproveite as chances!

Você gostou deste artigo? Então, siga-nos nas redes sociais e veja nossos conteúdos em seu feed de notícias. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram.

13 Shares:
Você também pode gostar