Coach Quântico: o que é e por que virou meme?

O Coaching é uma área muito diversa e abrangente, devido ao seu objetivo principal, que é motivar e conseguir a evolução de coachees (clientes). Sendo assim, muitos estilos, metodologias, técnicas e abordagens são empregados para que esse objetivo se cumpra. Por vezes, algumas metodologias podem ser um pouco controversas, por exemplo, a pessoa que se especializa em Coach Quântico. 

O Coach Quântico não tem uma origem ou história específica, ou ao menos não se tem conhecimento de quem foram as pessoas que pensaram nesse conceito. O que de fato se sabe é que existem profissionais que acreditam ser capazes de ajudar pessoas por meio de conceitos mais metafísicos. A internet, entretanto, não perdoou e deu sua resposta em relação a isso.

Quer saber mais sobre o que é e o que faz um coach quântico, assim como entender toda essa polêmica envolvendo essa abordagem tão peculiar? Confira o conteúdo que preparamos para você:

Coach Quântico: o que é?

É a pessoa profissional que trabalha aplicando a metodologia quântica do Coaching. As pessoas que utilizam essa abordagem acreditam que há como conectar o indivíduo ao universo e com as outras pessoas por meio da energia de cada um

Dessa forma, o Coaching quântico se assemelha a práticas holísticas, que são aquelas que acreditam que todas as pessoas fazem parte de um sistema maior, e de que há trocas para conseguir aquilo que se almeja. 

Dentre os procedimentos utilizados por Coaches Quânticos, se encontram:

  • Meditação
  • Medicina Chinesa
  • Reiki
  • Shiatsu 
  • Cura Prânica

O que faz um Coach Quântico?

O Coach Quântico tem como objetivo final o alinhamento da mente, do espírito e do corpo, resultando no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal. Dessa forma, a pessoa que utiliza essa abordagem acredita influenciar nos aspectos desalinhados da vida de clientes, consertando-as e ajudando a resolver crises e problemas. 

Os princípios do Coaching Quântico!

Algumas pessoas profissionais do Coaching que decidiram trilhar o caminho do Coaching Quântico revelam os princípios dessa abordagem que fundamentam a metodologia. Segundo eles, são:

1. Leis do Universo

Essa é dita a primeira e mais importante base do Coaching Quântico. Acredita-se que tudo que emanamos para o universo, acaba retornando para nós em mesma intensidade, como a lei da ação de reação. 

2. Não há pedidos e orações

Por mais que possa evocar um ar místico e religioso, pessoas que atuam dessa forma não acreditam na força da oração. Elas dizem que orar é pedir, o que gera uma frequência de ondas de falta ou de carência que emana para o universo

A partir da primeira lei, então, o que retorna é mais carência. Portanto, diz-se que é preciso apostar em meditação guiada à gratidão, para que coisas boas e positivas emanem de volta.

3. Lei da criação

O coaching quântico acredita que exista um poder interior em cada pessoa, que pode ser sua própria criadora. Ou seja, cada pessoa é capaz de criar qualquer coisa somente pelo poder se seu pensamento. Entretanto, por conta do Livre Arbítrio, essa mesma lei pode ser a responsável por deixar qualquer um em sua zona de conforto. 

4. Expansão da Consciência

Para pessoas religiosas e/ou místicas, a expansão da consciência representa uma transcendência rumo à iluminação, que faz com que seja possível a conexão com o Universo. Entretanto, para o Coaching Quântico é uma forma de melhor se organizar interiormente para enxergar com maior nitidez os processos da vida. Desse modo, a pessoa que vivencia esse fato pode conectar-se com toda a existência ao seu redor.

Para alcançar essa expansão, entretanto, seria necessário livrar-se de todos sentimentos negativos, como ódio, mágoa, raiva, entre outros.

Coaching Quântico x Ciência: Quais as discordâncias?

Com o surgimento dessa metodologia e abordagem dentro do âmbito do Coaching, surgiram também as polêmicas e as discordâncias advindas da comunidade acadêmica. Esta alega que tais abordagens tratam-se de recursos sem fundamentos ou fundamentados em pseudociências. 

O ponto de discordância parece partir do fato de que o Coach Quântico utiliza nomes e jargões da física quântica em seu inventário, o que faz com que estudiosos e pesquisadores dessa área manifestem sua objeção ao uso de nomes da ciência em prol de uma abordagem motivacional

O que as pessoas cientistas afirmam é que não há cabimento em utilizar termos como “frequência de onda”, “vibração” e “energia” fora do contexto aplicado pela ciência. Para elas, não existe relação entre pensamento positivo e energia, e que o universo não é capaz de reverberar coisas boas apenas por “emitir” energias boas. 

O ponto que reforça as pessoas que acreditam no Coaching Quântico são as implicações teóricas da física quântica, que muitas vezes apresentam mistérios e problemas sem solução para as próprias pessoas profissionais em física. Isso faz com que existam brechas para essa crença.

Wallace Lima, um dos maiores nomes dessa vertente no Brasil, defende a tese de que nada do que ele fala é sem fundamento, tudo é retirado de um amplo conhecimento entre matéria e mente. Logo, tais profissionais rebatem as teorias físicas acadêmicas dizendo que elas são muito presas à uma lógica objetivista e materialista das coisas

Logo, é evidente que existem muitas discordâncias e polêmicas ao redor dessa profissão. De um lado, a ciência afirma que o máximo que é possível utilizar da física quântica para esse tipo de abordagem são analogias e metáforas. Por outro lado, pessoas que dedicam suas vidas a transmitir a mensagem do Coaching quântico acreditam estar tornando acessível a linguagem científica da física quântica e aplicando-as ao dia a dia das pessoas.

Por que o Coaching Quântico virou meme?

Não é segredo para ninguém que a profissão de Coach ainda é muito rodeada de incertezas e indefinições. O maior exemplo disso é que não existe regulamentação oficial para adequar as atuações de Coaches. Isso faz com que qualquer pessoa possa se apropriar de qualquer teoria e prática e vendê-la como Coaching. Por consequência, isso gera uma desconfiança para a profissão.

Em meio ao crescimento da carreira e, consequentemente, maior visibilidade, a internet iniciou uma ampla discussão acerca desse assunto, ainda mais voltado ao Coach Quântico, que é a área que mais se afasta da metodologia científica e da área acadêmica. 

Assim, muitos memes começaram a aparecer. Um deles surgiu após a conversa entre uma psicóloga e um Coach Quântico, que foi publicada por um canal no YouTube que tem por premissa colocar pessoas com pensamentos diferentes para conversar:

O que chamou a atenção das pessoas internautas foi a qualidade dos questionamentos que a psicóloga trouxe para o Master Coach Quântico e a evidente dificuldade dele em responder objetivamente às questões. Tal vídeo viralizou e fomentou a visão de que o Coach Quântico é “meme” ou apenas uma vertente falaciosa do Coach

Outro vídeo que auxiliou na construção dessa imagem foi o quadro humorístico do famoso canal Porta dos Fundos, intitulado “Coach”:

No vídeo, existe uma satirização do diálogo entre pais e filho. Após a pressão exercida pelos pais, que desconfiavam que seu filho estava fazendo Coach, ele revela que na verdade o “Raul” com que sai é seu coach, especializado em Coaching Quântico.

Tais vídeos trouxeram para o mundo dos memes a visão cômica em torno do Coaching Quântico, o que se generalizou para todas as formas de Coaching. 

Afinal, Coach Quântico é real ou não?

Não há uma forma objetiva de se responder a essa pergunta. Como dito anteriormente, o Coaching Quântico é uma vertente do Coaching que conta com pessoas que dedicam sua vida a dar palestras e ensinar os fundamentos dele. Entretanto, são inúmeros os argumentos da ciência que refutam tal abordagem.

Desse modo, assim como muitas outras práticas existentes, a crença no Coaching Quântico é particular e deve-se ser respeitada. 

Cresce o número de pessoas que atualmente se definem como “Coach Quântico”. Essa vertente da carreira de Coaching vem dando o que falar, ainda mais depois da popularização do termo na internet, devido aos vídeos e aos memes. Apesar disso, muitas pessoas creem nessa ferramenta e acreditam que podem transformar pessoas por meio dela. 

Você gostou do nosso texto? Saiba agora sobre a prática do Mindfulness, o que é e para o que ela serve!