Soft skills: o que são e como desenvolver 25 habilidades

Com o avanço de novos modelos organizacionais e empresariais, como as startups, têm-se requerido habilidades que fazem menção não somente ao conhecimento técnico, mas também ao comportamento e à forma de trabalho.

Essas habilidades não-técnicas são chamadas de soft skills.

Mesmo em áreas como a de tecnologia — em que se acredita que as habilidades técnicas sejam mais importantes —, as soft skills causam um grande impacto e podem representar um enorme diferencial.

Não quer ficar para trás na corrida para se inserir no mercado de trabalho? Então comece agora a desenvolver as soft skills e se destaque na sua área de atuação.

Preparamos um conteúdo com as principais soft skills que você precisa aprender.

Boa leitura!

O que são soft skills?

infográfico com duas esferas mostrando o significado da palavra soft skills

Antes de destacarmos as 25 soft skills mais importantes, precisamos falar sobre a definição.

Soft Skills são habilidades ou qualidades comportamentais que estão relacionadas à maneira como uma pessoa se comporta ou lida com diferentes situações.

Esmiuçando um pouco mais a palavra importada da língua inglesa, o termo “soft” significa macio. Mas, neste caso, faz referência a “interpessoal”, ou seja, algo que vem de dentro das pessoa, da maneira de ser de alguém. Já “skill” pode traduzida de uma maneira literal, no caso, habilidade.

Sendo assim, o termo “soft skills” pode ser definido como habilidades interpessoais.

E o que é isso? Nada mais do que a capacidade de se comunicar bem, de ter empatia, de ter resiliência, pensamento crítico e por aí vai.

Importante: soft skills também são conhecidas como habilidades não-cognitivas, habilidades comportamentais, habilidades emocionais ou habilidades essenciais.

O que são as soft skills no contexto do trabalho?

Como falamos no tópico anterior, as soft skills ganharam extrema relevância no mercado de trabalho nos últimos anos. Isso porque além de gerarem mais resultados para o negócio, também passaram a criar um ambiente de trabalho mais saudável produtivo, que melhorou as relações interpessoais.

Por outro lado, o que se via antes no mercado de trabalho era uma ênfase na produção. Boas empresas eram aquelas que tinham bons profissionais de perfil técnico, que dominavam o seu ofício e garantiam a qualidade da produção.

Só que, no momento em que as empresas perceberam que lidavam com pessoas (e não com máquinas programadas para produzir), as dinâmicas do mercado mudaram. Atualmente, demonstrar habilidades comportamentais, emocionais e sociais é tão importante quanto dominar a técnica.

As empresas passaram a entender que profissionais carregam uma bagagem de qualidades e experiências que se refletem no seu dia a dia de trabalho. Se elas conseguirem identificar ou desenvolver essas características nos profissionais, em alinhamento com as atividades e a cultura da empresa, tendem a ter times mais comprometidos, produtivos e bem-sucedidos.

Então, essa compreensão da complexidade humana — e de todo o potencial que cada pessoa pode apresentar — é o que faz as empresas valorizarem tanto as soft skills atualmente.

As 25 soft skills mais importantes para a carreira

O repertório de soft skills é bem vasto, dessa maneira, é pouco provável conseguir desenvolver e manifestar domínio acerca de todas elas. Logo, selecione aquelas que acredita que tenham maior relação com a área escolhida e procure trabalhá-las!

Elaboramos uma lista de soft skills que frequentemente aparecem como requisitos em vagas de emprego e que são muito valorizadas dentro do ambiente profissional. Vamos conhecê-las?

As 25 soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho

1. Comunicação

  • O que é a soft skill comunicação?

Comunicação é a capacidade de trocar informações com clareza, sejam elas ideias, conteúdos, comportamentos, experiências, até mesmo conceitos abstratos e de difícil compreensão.

Uma boa comunicação envolve saber se expressar da melhor forma, em diferentes meios e nos momentos certos, mas também saber ouvir e compreender outras pessoas.

  • Por que a soft skill de comunicação é importante?

Saber se comunicar é essencial para qualquer pessoa que deseja trabalhar em um ambiente coletivo. Essa habilidade ajuda a melhorar o relacionamento com colegas, clientes e gestores, além de evitar que projetos precisem ser refeitos por conta de erros causados por má compreensão.

Além disso, a boa comunicação está entre as características dos líderes que inspiram e é base para construir um poderoso networking.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à comunicação?

Comunicação é uma habilidade natural do ser humano. Por isso, ela pode ser exercitada a qualquer momento, nas conversas do dia a dia ou em apresentações formais no trabalho.

Procure entender a pessoa que está do outro lado da conversa e como você pode moldar a mensagem para que ela seja melhor absorvida. Procure também desenvolver a escuta: respeite o espaço de fala do outro e dê atenção ao que está sendo dito, sem pensar apenas no que você vai dizer.

2. Liderança

  • O que é a soft skill liderança?

Liderança é uma das soft skills mais desejadas pelo mercado de trabalho. Ser um líder significa ser capaz de conduzir uma equipe ao sucesso, de maneira que os integrantes cresçam em conjunto e se sintam motivados em suas atividades. É por isso que um líder se diferencia de um chefe, que apenas comanda uma equipe, mas não inspira seus liderados.

  • Por que a soft skill de liderança é importante?

Bons líderes inspiram e influenciam as pessoas a darem o seu melhor, por isso são requisitados pelas empresas. Eles conseguem melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a satisfação dos empregados e potencializar o desempenho das equipe com sucesso.

Além disso, líderes também transmitem a cultura organizacional, que é essencial para garantir a coesão na equipe.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à liderança?

Autoconhecimento é a base para a liderança. Líderes conhecem seus pontos fortes e sabem usá-los, mas também reconhecem suas limitações e têm vontade e humildade para seguir aprendendo.

Além disso, liderança é um conjunto de características que você pode desenvolver, como ter responsabilidade e comprometimento, demonstrar positividade, não ter medo de arriscar (com riscos planejados), saber lidar com crises e obstáculos e ter uma boa comunicação e relacionamento.

3. Criatividade

  • O que é a soft skill criatividade?

Criatividade é a capacidade de resolver problemas ao combinar ideias novas ou já existentes e, assim, gerar um resultado inédito.

Uma pessoa criativa é capaz de olhar o mundo à volta e criar relações que antes não haviam sido notadas, a partir do seu próprio repertório de referências, que vão sendo guardadas ao longo da vida.

  • Por que a soft skill de criatividade é importante?

Essa soft skill é muito buscada em líderes e CEOs de empresas e startups, porque demonstra a capacidade de encontrar novas soluções onde ninguém mais enxerga. Portanto, é também um caminho para a inovação, tão valorizada no mercado atual. Em cenários competitivos, a criatividade ajuda a se destacar dos concorrentes.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à criatividade?

Todas as pessoas são criativas. Porém, algumas pessoas têm uma capacidade maior de gerar ideias novas e encontrar soluções inéditas. Para isso, é preciso beber de diversas fontes de referências, que você acessa quando se depara com desafios no seu trabalho.

Além disso, a criatividade requer reduzir os filtros e bloqueios para deixar as ideias fluírem, sem medo de errar. São as ideias “ruins” que abrem caminho para aquelas que podem revolucionar uma empresa.

4. Inteligência emocional

  • O que é a soft skill inteligência emocional?

Inteligência emocional é reconhecer suas emoções e saber como gerenciá-las a favor dos seus objetivos e das suas relações. Para isso, a inteligência emocional envolve também reconhecer e saber lidar com as emoções dos outros, que estão também nas nossas relações.

  • Por que a soft skill de inteligência emocional é importante?

Emoções são formas como reagimos às situações da vida, como medo, raiva, alegria e tristeza. É natural senti-las nos mais diversos momentos. Porém, quando não são bem gerenciadas, podem levar a atitudes impensadas e prejudicar seus relacionamentos e seu bem-estar.

Por outro lado, quem tem inteligência emocional tende a tomar decisões com mais controle, enfrentar adversidades com mais calma e clareza e ter relacionamentos mais saudáveis. Por isso, é também uma qualidade essencial de liderança.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à inteligência emocional?

Desenvolver inteligência emocional requer muito autoconhecimento. Primeiramente, é preciso saber reconhecer como você reage aos acontecimentos do seu dia a dia para, então, criar mecanismos de gerenciamento das emoções. Um passo importante para isso é, quando estiver sob intensas emoções, saber parar e refletir sobre o que está sentindo para agir com mais controle.

5. Colaboração

  • O que é a soft skill colaboração?

Colaboração é a capacidade de trabalhar em grupos em prol de objetivos em comum. Significa se dedicar ao trabalho em equipe, mas também respeitar a contribuição dos outros integrantes e saber se comunicar com eles para trocar ideias e informações.

  • Por que a soft skill de colaboração é importante?

A colaboração é uma das soft skills mais requisitadas atualmente. O trabalho colaborativo, em vez do individualista, tende a gerar resultados mais inovadores, a partir das diferentes visões e experiências que se unem.

Além disso, a colaboração costuma criar um clima organizacional mais saudável e produtivo, já que todos se sentem integrados e colaboram para objetivos em comum.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à colaboração?

Desenvolver a capacidade de colaborar com uma equipe de trabalho exige bastante exercício de escuta e empatia.

Na colaboração, é básico saber trabalhar com pessoas diferentes, com origens e pensamentos diferentes. Mais importante ainda é saber valorizar todas essas visões e aprender com elas para criar melhores soluções, tendo em vista o seu crescimento pessoal e da empresa.

6. Pensamento crítico

  • O que é a soft skill pensamento crítico?

Ter pensamento crítico significa não aceitar passivamente as informações e opiniões que chegam até você. É preciso refletir, analisar, resumir, quantificar e cruzar com outras informações para chegar a uma opinião própria.

  • Por que a soft skill de pensamento crítico é importante?

Quem tem pensamento crítico pode enxergar problemas sistêmicos e oportunidades onde ninguém mais consegue, além de utilizar suas reflexões para sugerir soluções e encontrar melhores caminhos no trabalho. Essa soft skill é essencial para fugir do senso comum, que é o tipo de informação que corre sem qualquer crítica.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas a pensamento crítico?

A melhor dica para ter pensamento crítico é se questionar. Será que essa informação é verdadeira? Essa opinião faz sentido? Será que está faltando alguma coisa aqui? O que é mais relevante nesse texto?

Mas tão importante quanto isso é ser uma pessoa bem informada, com boas fontes e referências, para ter uma boa base de discussão e raciocínio.

7. Empatia

  • O que é a soft skill empatia?

Empatia é a habilidade de entender e se conectar verdadeiramente com os sentimentos e vivências das outras pessoas. Sem julgamentos ou preconceitos, a pessoa empática consegue compreender por que os outros agem de tal forma e como pode ajudá-los em seus desafios.

  • Por que a soft skill de empatia é importante?

No trabalho, a empatia é qualidade essencial para o desenvolvimento de diversas soft skills, como a comunicação, a liderança e a colaboração. É preciso saber e entender quem é o outro para nutrir relações mais profundas e generosas e construir um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à empatia?

A empatia pede um olhar generoso sobre o outro. Procure entender que cada pessoa tem uma estrutura emocional e carrega uma bagagem única de experiências e relações que influenciam nas suas atitudes. Então, ao compreendê-las, é mais fácil se comunicar e criar conexões com as outras pessoas.

8. Atitude

  • O que é a soft skill atitude?

Uma pessoa com atitude não tem medo de assumir suas posições, de tomar a iniciativa de uma ação, de correr riscos que são necessários para o crescimento pessoal e coletivo. Mas a prudência também é uma característica sua: nenhuma atitude é tomada sem antes refletir.

  • Por que a soft skill de atitude é importante?

Ter atitude é importante para fazer as coisas acontecerem. Independentemente da situação, quem tem atitude sabe quando agir e como se portar. No trabalho, essa soft skill ajuda a ganhar a confiança dos outros e desenvolver a liderança, já que as pessoas de atitude tendem a assumir a frente das ações.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à atitude?

Para desenvolver atitude, é preciso trabalhar os medos e crenças limitantes, que sabotam a tomada de ação. É importante ter proatividade para tomar a iniciativa e assumir responsabilidade, mas também ser prudente para agir na hora certa e com a melhor estratégia.

9. Flexibilidade no trabalho

  • O que é a soft skill flexibilidade no trabalho?

Ser flexível é uma das habilidades mais desafiadoras que existe no mundo do trabalho. A pessoa que domina essa soft skill se adapta a mudanças com rapidez, está sempre aberta a diferentes ideias e consegue lidar com crises e obstáculos de forma eficaz — tudo isso sem se estressar, sem deixar se afetar.

  • Por que a soft skill de flexibilidade no trabalho é importante?

No cenário atual, em que as mudanças são cada vez mais velozes, ter flexibilidade é importante para se adaptar a diferentes cenários. Além disso, como o mercado se volta cada vez mais para o trabalho colaborativo, uma pessoa flexível sabe como lidar com opiniões diversas e considerá-las, com equilíbrio, na busca por melhores soluções.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à flexibilidade no trabalho?

Para ter mais flexibilidade no trabalho, você deve desenvolver um olhar positivo sobre as mudanças e as diferenças. Pense no que há de bom em uma opinião diferente da sua, em sair da sua zona de conforto, em mudar o seu local de trabalho, por exemplo. Encare tudo isso como formas de crescimento e oportunidades.

10. Tomada de decisão

  • O que é a soft skillf tomada de decisão?

No trabalho, a tomada de decisão é a habilidade de ponderar sobre cenários futuros, avaliar as alternativas e assumir a responsabilidade de uma escolha. Tem tudo a ver com as soft skills de atitude, já que é preciso ter coragem de assumir uma posição, e liderança, pois líderes assumem responsabilidades pelos seus liderados.

  • Por que a soft skill de tomada de decisão é importante?

Saber tomar decisões é uma habilidade básica do ser humano. Fazemos isso a todo o momento. Já no ambiente de trabalho, a habilidade de tomar decisões é essencial para fazer o negócio crescer, sem medo dos riscos. Cada decisão tomada representa um risco, mas também uma chance de crescimento.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à tomada de decisão?

Soft skills relacionadas à tomada de decisão pedem coragem, mas também reflexão. É preciso ter equilíbrio entre a análise ponderada sobre dados e cenários e a determinação para assumir responsabilidade e fazer as coisas acontecerem.

11. Capacidade de resolução de problemas

  • O que é a soft skill capacidade de resolução de problemas?

Resolver problemas é a habilidade de encarar desafios com inteligência e encontrar soluções adequadas para eles. Representa um olhar diferente sobre momentos de crise, já que muitas pessoas tendem a ficar paralisadas, terceirizar a responsabilidade e fugir do enfrentamento. Já as pessoas que sabem resolver problemas não têm medo de enfrentá-los.

  • Por que a soft skill de capacidade de resolução de problemas é importante?

Por mais correto que o trabalho seja, problemas surgem e fazem parte do dia a dia. Por isso, é preciso saber como enfrentá-los sem deixar se abalar. Uma pessoa que sabe resolver problemas é bastante valorizada em uma equipe porque consegue tomar a dianteira e buscar soluções diante de situações que muitas pessoas preferem não enfrentar.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à capacidade de resolução de problemas?

A capacidade de resolução de problemas exige uma análise correta da situação e criatividade para encontrar os melhores caminhos. Por isso, é preciso ter sabedoria para não se desesperar com crises e situações complexas que parecem não ter saída.

12. Negociação

  • O que é a soft skill negociação?

Negociação é a competência de dialogar com outras pessoas e encontrar soluções que satisfaçam a todos os envolvidos. Saber negociar significa defender os seus interesses, mas também saber do que você pode abrir mão para que uma venda, um projeto ou qualquer outra ação aconteça.

  • Por que a soft skill de negociação é importante?

No trabalho, saber negociar é um diferencial para lidar com outras pessoas, já que é preciso conciliar diversas opiniões e interesses.

Na relação com os colegas e gestores, por exemplo, a habilidade de negociação pode evitar conflitos e fazer com que os projetos saiam do papel. Com clientes e fornecedores, uma boa negociação pode gerar vendas, economia de gastos e a satisfação de todos os envolvidos.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à negociação?

Habilidades de negociação exigem um bom grau de empatia, para que você compreenda o que é importante para a outra parte e como pode atender aos seus interesses. Mas também é preciso saber defender o que você quer e entender o que você pode renunciar para que o objetivo da negociação se efetive.

13. Adaptação

  • O que é a soft skill adaptação?

A habilidade de adaptação significa saber lidar com as mudanças. Um novo ambiente de trabalho, um novo chefe ou um novo cliente, por exemplo, criam novos desafios. Então, quem sabe se adaptar consegue lidar com novos cenários de maneira mais eficiente, sem grandes dificuldades, sem passar por estresse.

  • Por que a soft skill de adaptação é importante?

A soft skill de adaptação é importante no mercado de trabalho atual porque as mudanças são cada vez mais frequentes e aceleradas. Os cenários mudam rapidamente. Por isso, os profissionais devem saber se adaptar e aproveitar o melhor das situações que se apresentam.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à adaptação?

As habilidades de adaptação estão muito próximas da soft skill de flexibilidade. É preciso ser flexível às mudanças para se adaptar a elas. Então, para desenvolver o poder de adaptação, você deve conseguir olhar para situações novas como oportunidades de aprender e fazer um melhor trabalho.

14. Ética no trabalho

  • O que é a soft skill ética no trabalho?

A ética no trabalho diz respeito ao conjunto de princípios que conduzem as atividades e relações profissionais. Ser um profissional ético significa guiar suas ações por normas de conduta socialmente definidas como corretas, como honestidade, bondade, respeito e coerência.

  • Por que a soft skill de ética no trabalho é importante?

Um profissional ético busca fazer o que é certo, sem se desviar dos seus valores ou prejudicar outras pessoas a favor dos seus interesses. Por isso, empresas que valorizam a ética costumam ter um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso, melhorar as relações interpessoais e evitar conflitos.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à ética no trabalho?

Agir com ética depende de uma avaliação interna do indivíduo, que precisa sempre se questionar. O que estou fazendo está de acordo com as normas do grupo? Estou prejudicando alguém com isso? Estou agindo pelo coletivo ou apenas pelos meus interesses individuais? Dessa forma, é possível desenvolver uma crítica sobre as suas atitudes.

15. Honestidade

  • O que é a soft skill honestidade?

Honestidade significa honrar com a verdade. Uma pessoa honesta tem um caráter íntegro: não engana, não trapaça, não rouba.

Trata-se de uma soft skill esperada em qualquer pessoa, mas nem sempre é assim na realidade. Muitas vezes, os interesses pessoais se sobrepõem à honestidade, e isso pode trazer problemas sérios para a própria pessoa e para a empresa.

  • Por que a soft skill de honestidade é importante?

A honestidade é importante para criar relações de confiança. Quem mente ou engana perde a sua credibilidade no grupo. Nas empresas, a honestidade é pré-requisito para uma contratação e demonstra a integridade do profissional em suas condutas.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à honestidade?

Honestidade é um comportamento que desenvolvemos desde crianças. Por isso, desenvolvê-la na idade adulta é um desafio.

Mas é possível sempre refletir sobre as suas atitudes. Quando uma pessoa é desonesta, ela deve entender o que levou a isso (pode ser vergonha, medo, culpa, vaidade e outros diversos motivos) e procurar corrigir esse comportamento na sua raiz.

16. Aprender a aprender

O que é a soft skill aprender a aprender?

Aprender a aprender significa descobrir qual a melhor forma de adquirir novos conhecimentos e ter sempre disposição para perseguir o aprendizado.

Pode parecer estranho: como é possível aprender a aprender, já que aprender é um processo natural do ser humano? Mas desenvolver essa soft skill é essencial para se abrir a novos aprendizados, manter-se motivado e desenvolver seus conhecimentos.

Por que a soft skill de aprender a aprender é importante?

Essa soft skill é uma das mais valiosas para o desenvolvimento pessoal, já que mantém as pessoas sempre interessadas em aprender coisas novas e facilita o aprendizado. Nas empresas, profissionais que sabem aprender podem adquirir mais conhecimento em menos tempo e estar sempre um passo à frente.

Como desenvolver soft skills relacionadas a aprender a aprender?

Desenvolver a habilidade de aprender a aprender envolve saber estudar, entender as formas com que você melhor absorve conteúdos e manter a motivação para isso. Assim, exercitamos nosso cérebro para se manter sempre aberto a novos aprendizados, que nos levem ao crescimento pessoal e profissional.

17. Autogestão

  • O que é a soft skill autogestão?

Autogestão é saber organizar e gerenciar suas próprias atividades. Basicamente, significa saber ser seu próprio chefe! Quem tem essa habilidade sabe definir prioridades, tomar decisões com autonomia e estabelecer suas próprias metas.

Por que a soft skill de autogestão é importante?

A soft skill de autogestão é importante para as pessoas conseguirem dar conta das suas atividades, dentro dos prazos, sem se sobrecarregar.

No trabalho, essa habilidade evita que um chefe precise ficar monitorando o que seus liderados estão fazendo, já que eles conseguem se organizar para fazer o que deve ser feito. Dessa maneira, os profissionais ganham liberdade e autonomia.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à autogestão?

A base da autogestão é o autoconhecimento. Você precisa se conhecer, saber do que é capaz e quais são os seus limites para conseguir se organizar.

Além disso, é preciso saber priorizar as tarefas, já que o dia a dia de trabalho traz dezenas de atividades para a agenda, que precisam ser organizadas conforme sua importância e urgência.

18. Planejamento

  • O que é a soft skill planejamento?

A soft skill de planejamento mostra que a pessoa sabe organizar suas atividades, analisar dados e cenários, entender o que deseja alcançar e estabelecer os caminhos para chegar lá. É um momento de definir objetivos, metas, prazos, indicadores, responsáveis, ferramentas e outros aspectos para o seu plano.

  • Por que a soft skill de planejamento é importante?

Saber planejar é essencial para alcançar o que você deseja, sem desperdiçar tempo e recursos. O planejamento ajuda a manter o foco em um objetivo, já que estabelece os caminhos para alcançá-lo. No trabalho, planejar é importante para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo com maior efetividade.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas a planejamento?

Um bom planejamento nasce de uma análise do cenário. Então, para desenvolver essa soft skill, é preciso ter um perfil analítico, de olho nos dados e métricas. É com base neles que é feito o planejamento, que exige também a capacidade de projetar o futuro e adaptar estratégias quando o plano se depara com a realidade.

19. Organização

  • O que é a soft skill organização?

Organização é a capacidade de colocar atividades e espaços em ordem para conseguir cumprir objetivos. Envolve a organização da agenda de compromissos, dos arquivos no computador, dos documentos na gaveta, dos objetos na sala, da mesa de trabalho e tudo o que envolve o seu dia a dia.

  • Por que a soft skill de organização é importante?

Organização é imprescindível para atingir metas e cumprir o que precisa ser feito sem perder tempo. Você ganha produtividade e eficiência na execução das atividades, além de bem-estar e segurança quando o ambiente físico está organizado.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à organização?

Para desenvolver soft skills relacionadas à organização, é preciso saber criar padrões, regras e prioridades (tanto no espaço físico quanto nas suas atividades). Elimine o que você não precisa e tenha disciplina para manter a limpeza e a organização.

20. Resiliência

  • O que é a soft skill resiliência?

Resiliência é a capacidade de enfrentar desafios e dificuldades, mas se manter de cabeça erguida e tirar aprendizados de cada momento. Significa encarar as adversidades com uma resposta positiva para o futuro.

  • Por que a soft skill de resiliência é importante?

Resiliência é uma habilidade bastante valorizada atualmente. Afinal, não são poucas as dificuldades que enfrentamos na vida pessoal e no ambiente de trabalho. Quem se deixa abalar pelas adversidades pode deixar passar as oportunidades de aprendizado e crescimento. Já as pessoas resilientes estão mais preparadas para o que há por vir.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à resiliência?

Resiliência tem tudo a ver com as soft skills de flexibilidade e adaptação. Uma pessoa resiliente consegue se adaptar às mudanças e extrair o melhor de cada situação. Mas também é preciso desenvolver a automotivação para passar por dificuldades sem se deixar abater e encontrar novas soluções que tornem a sua vida melhor.

21. Trabalhar sob pressão

  • O que é a soft skill trabalhar sob pressão?

Saber trabalhar sob pressão significa manter suas atividades em dia, com qualidade e dentro dos prazos, mesmo com escassez de tempo e recursos. A pressão pode ser resultado do excesso de tarefas, da falta de tempo, de uma crise na empresa, entre outras situações.

  • Por que a soft skill de trabalhar sob pressão é importante?

A habilidade de trabalhar sob pressão é necessária atualmente devido às exigências do mercado. As empresas são pressionadas a entregar cada vez mais resultados em menos tempo, e essa pressão recai sobre os profissionais. Apesar disso, é importante que cada pessoa respeite seus limites, para que a pressão não resulte em sobrecarga mental.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas a trabalhar sob pressão?

Desenvolver soft skills relacionadas ao trabalho sob pressão depende de organização. Diante de situações de crise e escassez, é preciso saber usar o tempo e os recursos a seu favor. Além disso, a colaboração entre a equipe é essencial para dar conta das atividades com mais agilidade.

22. Desenvolvimento pessoal

  • O que é a soft skill desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal visa aumentar o conhecimento e melhorar as habilidades de uma pessoa para realizar suas aspirações. Esse desenvolvimento pode ser realizado por meio de cursos, formações, leituras, conversas, reflexões e práticas no dia a dia.

  • Por que a soft skill de desenvolvimento pessoal é importante?

O desenvolvimento pessoal é essencial para alcançar seus objetivos de vida. Em um primeiro momento, essa atividade ajuda a identificar quais são esses objetivos, o que você quer alcançar. Depois, você traça as estratégias para chegar lá. No trabalho, quem tem essa habilidade consegue concretizar suas aspirações profissionais mais facilmente.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas a desenvolvimento pessoal?

A base do desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento e o planejamento, com a definição de objetivos e metas para alcançar. É importante saber o que é importante para você e conseguir olhar o horizonte da sua vida nos próximos meses ou anos. A partir disso, é possível colocar as estratégias em prática no dia a dia para chegar aos seus objetivos.

23. Autoconfiança

  • O que é a soft skill autoconfiança?

Autoconfiança significa acreditar nas suas próprias capacidades para realizar seus objetivos. Ela não depende de estímulos externos — a confiança vem de dentro, das crenças individuais e do autoconhecimento, que impulsionam as ações.

  • Por que a soft skill de autoconfiança é importante?

A autoconfiança é importante para enfrentar os desafios da vida de maneira otimista. Mesmo diante de adversidades, mesmo quando ninguém mais acredita, as pessoas autoconfiantes adquirem força para encará-las.

Por outro lado, as pessoas que se sentem inseguras sobre si mesmas podem acabar desistindo ou falhando, sem a mesma força de vontade.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à autoconfiança?

A autoconfiança vem da valorização das suas próprias potencialidades, da força que você tem e de outras experiências em que você já venceu. Assim é mais possível passar pelas situações com positividade. Por outro lado, quando há uma autocobrança muito forte ou uma comparação constante com outras pessoas, a autoconfiança tende a se abalar.

24. Iniciativa própria

  • O que é a soft skill iniciativa própria?

Iniciativa própria é a capacidade de tomar decisões e partir para a ação por sua conta, sem precisar de uma ordem ou uma pressão externa. Quem tem iniciativa própria consegue fazer os planos saírem do papel para alcançar objetivos, em vez de procrastinar ou deixar que os outros resolvam.

  • Por que a soft skill de iniciativa própria é importante?

Iniciativa própria é importante para ter autonomia e desenvolver a liderança. Profissionais com essa habilidade tendem a sair na frente quando aparecem desafios no dia a dia. E eles não precisam que um chefe peça para fazer isso — eles próprios já começam a planejar e executar.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à iniciativa própria?

A iniciativa própria está relacionada à autoconfiança e à proatividade. É preciso confiar nas suas potencialidades para propor novas ideias, começar um trabalho e buscar soluções. Além disso, é importante ter domínio e visão ampla sobre as atividades para conseguir identificar o que precisa ser feito e tomar a iniciativa.

25. Motivação

  • O que é a soft skill motivação sobre pressão?

Motivação é a capacidade de estimular a tomada de ação. É diferente da automotivação, que nasce internamente, enquanto a motivação depende de um motivo externo — como uma chance de promoção no emprego, o nascimento de um filho ou o alcance de um objetivo importante de vida.

  • Por que a soft skill de motivação é importante?

A motivação é importante para mover as pessoas. Em vez de deixar para depois ou esperar que as coisas aconteçam, pessoas motivadas querem logo alcançar os seus objetivos. Por isso, colocam as ações em prática, ganham produtividade e realizam seu trabalho da melhor maneira possível.

  • Como desenvolver soft skills relacionadas à motivação?

Para desenvolver a motivação, é importante planejar as suas atividades, entender quais são os seus objetivos e qual é a importância deles para a sua vida. Muitas vezes, desmembrar os objetivos em metas menores e plausíveis, em vez de lidar com um horizonte tão distante, ajuda a aumentar a motivação.

Qual a importância de se desenvolver soft skills?

As soft skills estão intimamente ligadas ao processo de entrada no mundo do trabalho e ao desenvolvimento de carreira. Elas são úteis a partir do momento em que se está redigindo um currículo, passando por uma entrevista e, por fim, no desempenho dentro do ambiente de trabalho, seja ele qual for.

Pode ser que, ao procurar vagas de empregos em empresas de tecnologia, uma pessoa desenvolvedora encontre uma lista de soft skills desejadas para a pessoa que ocupará a vaga selecionada. Dentre elas, não seria difícil constar liderança, criatividade e colaboração, por exemplo.

Por meio delas, ainda é possível encaixar-se em diversas carreiras e indústrias. Como resultado, você pode conquistar uma vaga por apresentar as habilidades e valores necessários, mesmo que seu perfil não seja o mais adequado profissionalmente para ela. Por conta disso, é sempre uma boa ideia deixar o currículo atualizado com as soft skills que você já domina.

É importante lembrar que, no momento da entrevista e contratação, você deverá comprovar que possui as habilidades mencionadas em seu currículo. Portanto, nada de mentir! Apenas coloque uma soft skill que tem certeza que saberá demonstrar eficiência e destreza.

Fora sua conexão com o mundo profissional, as soft skills também apresentam diversas vantagens na vida pessoal, melhorando relações pessoais, organização própria e a gestão dos próprios sentimentos e crises.

O que são as hard skills e o que as diferencia das soft skills?

Quadro que compara as diferenças entre Soft Skills e as Hard Skills
Quadro de comparação entre as Soft Skills e as Hard Skills

“Soft” representa algo subjetivo e abstrato, logo “hard” é o inverso. Por conseguinte, hard skills são as habilidades que são passíveis de serem ensinadas e avaliadas por meio de notas ou métodos de avaliação quantitativos. Bons exemplos de hard skills são ler, escrever, saber fazer operações matemáticas e programar.

Diferentemente das soft skills, as hard skills são ensinadas por meio de cursos, treinamentos e até mesmo no próprio emprego. Tais habilidades são focadas em processos e tarefas específicas, como uso de equipamentos, ferramentas e softwares.A questão é que soft skills e hard skills não devem trabalhar separadamente.

Uma combinação das duas se torna uma ferramenta poderosa para progredir na carreira e alcançar o emprego dos sonhos. As soft skills podem garantir uma vaga durante uma entrevista de emprego, mesmo que não se qualifique exatamente para ela, como dito anteriormente. Mas são suas hard skills que conseguirão uma entrevista de emprego para início de conversa.

As soft skills e a pandemia do COVID-19

As soft skills são um tema de suma importância, mas após a pandemia do novo coronavírus o tópico ganhou ainda mais relevância.

Isso explica porque em um momento de extrema vulnerabilidade global, algumas habilidades são fundamentais para deixar a mente sã suficientemente preparada para lidar com os desafios pessoais e, claro, profissionais.
Mais abaixo vamos destrinchar as 25 habilidades importantes para serem desenvolvidas, no entanto, cabe aqui destacar quatro delas: motivação, capacidade de trabalhar sob pressão, inteligência emocional e a resiliência.

“Ao navegar em tempos difíceis, principalmente como o que estamos enfrentando atualmente, essas são habilidades que todos devemos desenvolver”, disse em uma recente entrevista Nick Deligiannis, diretor da consultoria de recrutamento Hays. 

Para se ter uma ideia da fala de Deligiannis, segundo ele, essas quatro áreas podem servir como um alicerce para o momento atual e trazer o equilíbrio necessário para o sucesso profissional.

Importante, dizer que não há soft skills mais importante do que a outra. Em geral, o que existe é o complemento de uma sobre a outra. Porém, o mundo pós Covid-19 reforça a importância das soft skills.

Um trabalho feito em 2020 reforça esse ponto. Segundo um dos painéis apresentado na SHRM Talent Conference, uma das principais conferências sobre mercado profissional no mundo, uma pessoa possuir soft skills pode ser até mais importante do que o conhecimento técnico.

Ou seja, não adianta ser um colaborador ou colaboradora com múltiplos conhecimentos intelectuais para um cargo, se não for capaz de ter habilidades que vão além do estudo formal.

Como as empresas podem ajudar os funcionários desenvolverem soft skills?

O desenvolvimento de soft skills depende de cada pessoa, porque lida com fatores psicológicos e emocionais. Mas as empresas podem contribuir para que os profissionais cresçam, não só no ambiente de trabalho, mas também na sua vida pessoal.

Vamos ver agora algumas formas de fazer isso:

a) Criar um Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual é um documento que registra o planejamento de desenvolvimento para os profissionais da empresa.

Elaborado em parceria entre a empresa e o colaborador, o plano deve atender aos anseios de ambas as partes, com o objetivo de desenvolver competências para crescer na carreira e assumir funções na organização.

b) Oferecer palestras e treinamentos

Palestras e treinamentos podem ajudar a transmitir o conhecimento e motivar a mudança que os profissionais precisam para desenvolver suas soft skills.

É importante que a contratação desses eventos seja alinhada ao planejamento da empresa, para focar em habilidades que o perfil dos profissionais e os objetivos da organização demandam.

c) Desenvolver uma cultura de feedbacks

A empresa deve estimular uma cultura de feedbacks entre gestores e colaboradores. Nem sempre é fácil conversar sobre comportamentos, mas é importante para o profissional saber quais são as suas forças e em quais pontos pode melhorar.

Dessa maneira, a empresa cria uma relação de confiança entre a equipe interna que propicia o desenvolvimento de soft skills.

d) Promover um bom clima organizacional

O clima organizacional diz respeito à percepção dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho e às relações interpessoais. Com um bom clima, os profissionais se sentem mais satisfeitos, abertos ao diálogo e motivados para aprender novas habilidades.

e) Oferecer acolhimento

Muitas vezes, mexer com comportamentos pode ser delicado. Muitas pessoas preferem se manter na sua zona de conforto e podem se sentir desconfortáveis com a mudança.

Por isso, a empresa deve oferecer acolhimento para os profissionais não se sentirem acuados. Ter mais flexibilidade, evitar a pressão e até oferecer atendimento psicológico são algumas soluções.

Como as soft skills diferenciam profissionais de tecnologia no mercado de trabalho?

Caso você pertença ou ao menos tenha interesse no mercado de TI, provavelmente já entende o quão importante é desenvolver habilidades técnicas, como aprender linguagens de programação. Entretanto, uma pessoa profissional de TI precisa saber também interagir de forma efetiva com sua equipe, além de administrar e gerenciar projetos e tarefas. E essas habilidades são provenientes das soft skills. 

Como a área da Tecnologia da Informação é um campo vasto, contendo desde pessoas engenheiras de software até estudantes que auxiliam na secretaria do colégio, muitas vezes saber comunicar-se bem e possuir senso de liderança são fundamentais para se conseguir determinada vaga. Isso porque, é comum acreditar que somente as hard skills darão um bom emprego. 

Quando, na verdade, aquela visão estereotipada de que a pessoa que trabalha com tecnologia é tímida e não tem boas habilidades interpessoais já não funciona faz tempo. As empresas e startups procuram cada vez mais por pessoas que, além de saber JavaScript e CSS, por exemplo, sejam criativas e saibam tomar decisões. 

Dentre as habilidades necessárias para uma pessoa profissional de T.I. estão flexibilidade, comunicação e colaboração como as mais essenciais. Saber negociar e liderar uma equipe dentro de uma empresa também são características bem vistas. 

Por esse motivo e outros é que as soft skills, essas habilidades abstratas que fazem parte do nosso comportamento e personalidade, são tão necessárias nos dias de hoje. Independentemente da área ou da experiência, dominar uma ou mais soft skills pode ser o diferencial em uma entrevista de empregos ou em um pitch para uma startup. 

Como você pode desenvolver as soft skills?

Infografico que fala sobre 4 passos para desenvolver softr skills: preparar a emnte, refletir diariamente, pratique sempre, dê e receba feedbacks
O passo a passo para desenvolver mais habilidades

Para cada carreira e área, um conjunto de soft skills pode ser mais relevante do que outro, logo, é essencial analisar seu caso com bastante cautela. Antes de pensar em desenvolver as soft skills, pense quais delas vão ser mais interessantes para progredir na sua área. 

É necessário considerar também que cada soft skill tem suas próprias particularidades e modos de serem desenvolvidas individualmente. Neste tópico, abordaremos dicas gerais de como desenvolver melhor as soft skills, sejam elas quais forem:

1 – Prepare sua mente para aprender

O primeiro e mais importante passo é fazer com que sua mente esteja aberta o suficiente para aprender. Isso significa que você deve compreender que, apesar de não existir curso ou formação acadêmica, soft skills podem ser aprendidas. 

Comece com passos menores e práticos antes de tentar outros mais complexos. Pratique a escuta ativa e a empatia com as pessoas que trabalham com você. Depois, reflita como isso alterou sua relação com a pessoa e se houve algum benefício. Aos poucos, você estará se motivando e acreditando que pode desenvolver soft skills. 

2 – Tire um momento para refletir

Em meio ao caos de uma rotina atribulada, muitas vezes não temos tempo para parar e refletir. É importante reservar um momento de autorreflexão. Quando estiver refletindo, pense em quais soft skills você já tem uma aptidão natural e quais você acredita que precisam ser melhoradas. Uma boa ideia é adotar o mindfulness, aliado da meditação, para ser capaz de enxergar de forma ampla os acontecimentos presentes

3- Não perca uma oportunidade de praticar

A maioria das coisas na vida precisam da prática para serem aperfeiçoadas, e as soft skills certamente são parte delas. Dessa maneira, sempre que uma oportunidade para praticar determinada soft skill se apresentar, não pense duas vezes. Pratique diversas vezes até que enxergue resultado. Mesmo que não dê muito certo no começo, não desista. Continue tentando até que você consiga adquirir as habilidades desejadas. 

4 – Dê e receba feedbacks

Desenvolver as soft skills nunca será uma atividade solitária. Da mesma maneira que você procura se aperfeiçoar, as outras pessoas a sua volta também estarão. Em um ambiente saudável de aprendizado, não existe competição, portanto não meça esforços para ajudar o próximo com dicas e conselhos de como melhorar. De certo, você receberá também feedbacks. Não leve-os para o lado pessoal, encare cada um deles como uma oportunidade para o crescimento.

Soft Skill na prática: líderes mundiais conhecidos pelas soft skills

Sabe aquelas personalidades que alcançam o sucesso, que se destacam nas suas áreas e que você admira pela sua postura? Elas certamente têm soft skills que ajudaram no seu desenvolvimento pessoal e a alcançarem posições de liderança.

Para você se inspirar, vamos ver agora alguns líderes e as principais habilidades que eles dominam:

1. Barack Obama

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, é considerado uma referência em habilidades de comunicação, flexibilidade e negociação. Para tratar de assuntos complexos no comando de uma das maiores potências do mundo, é preciso ter muito jogo de cintura na conciliação dos mais diversos interesses.

2. Angela Merkel

Angela Merkel, primeira mulher eleita para ser chefe de governo na Alemanha, destaca-se por sua atitude e pela inteligência com que conduz negociações. Mesmo diante de crises, a maior líder da Europa manteve uma postura firme e sóbria — sem demonstrações de força ou conflitos — que foi essencial para despertar confiança e manter a estabilidade da União Europeia nos últimos anos.

3. Nelson Mandela

A vida de Nelson Mandela é um exemplo de resiliência. O ex-presidente da África do Sul e líder na luta contra o apartheid foi preso por vários anos, mas mesmo assim conseguiu manter acesa a ideia de uma África livre do apartheid. Sua liderança é baseada na ética, na comunicação simples das suas ideias e na empatia por uma população que queria ser livre.

4. Martin Luther King

Martin Luther King, líder do movimento negro por direitos civis nos Estados Unidos, tinha o poder da comunicação. Seus discursos são reproduzidos até hoje como inspiração para a luta por uma sociedade mais justa. É também referência de atitude e iniciativa, por tomar a frente dos movimentos contra a discriminação racial, mesmo sob os riscos do enfrentamento.

5. Malala Yousafzai

Malala Yousafzai também é exemplo de resiliência. Aos 15 anos, sofreu um atentado de religiosos fundamentalistas, apenas porque era uma menina que queria estudar. A tragédia, porém, se transformou em luta pela educação das mulheres em escala global. Tornou-se líder por sua inteligência emocional, pela empatia e pela motivação em busca dos seus sonhos.

Conclusão

Agora você já percebeu a importância das soft skills para o desenvolvimento pessoal e para o sucesso no mercado de trabalho, não é?

Se, antes, o que importava eram apenas as habilidades técnicas ou hard skills, agora as competências emocionais e comportamentais são essenciais para ter mais sucesso, mais satisfação no trabalho e melhores relações pessoais.

Porém, essas habilidades não são tão simples de aprender, porque mexem com comportamentos que criamos há anos. Por isso, desenvolver soft skills requer planejamento, determinação e disciplina.

Então, é hora de começar a traçar seus planos, observar o que você precisa desenvolver e como pode fazer isso. Percebe como você já está colocando algumas habilidades — planejamento, motivação, iniciativa — em prática? Então, boa sorte no seu desenvolvimento! Gostou das nossas dicas e pretende aprender mais? Que tal descobrir como um personal branding pode ser o diferencial para sua carreira?