Ao decidir seguir carreira na tecnologia, uma pessoa pode escolher dentre uma vasta gama de profissões que vão desde programação à ciência de dados. Uma dessas possibilidades é se tornar programador ou engenheiro(a) de software.

Mas antes de decidir se essa é a profissão, é bom entender mais sobre essa profissão, o que ela faz e quanto ela ganha!

Para saber tudo sobre isso e outros detalhes da profissão fique com a gente!

Boa leitura!

O que é engenharia de software?

Engenharia de Software é uma área correlata à Ciência da Computação que tem como foco a construção de softwares diversos, assim como a sua manutenção e idealização desde o princípio

Existe uma certa confusão entre pessoas desenvolvedoras de softwares e engenheiras de software, uma vez que elas possuem tarefas muito similares (e até mesmo sobrepostas). No entanto, uma grande diferença é que a pessoa engenheira de software aplica os princípios da Engenharia na área de desenvolvimento, que muitas vezes passam por:

  • Definição de um projeto;
  • Consideração dos riscos;
  • Avaliação dos recursos;
  • Análise das métricas;
  • Criação;
  • Testagem;
  • Implementação;
  • Atualização.

O que faz um(a) engenheiro(a) de software?

Um(a) engenheiro(a) de software usa as linguagens de programação, plataformas e arquiteturas corretas para desenvolver tudo, desde jogos de computador até sistemas de controle de rede. 

Além de construir seus próprios sistemas, os(as) engenheiros(as) de software também testam, melhoram e mantêm programas construídos por outras pessoas engenheiras e programadoras.

São profissionais com amplo conhecimento em tecnologia. Por isso, o(a) engenheiro(a) de software também é responsável por outras atividades, como:

  • Analisar informações;
  • Fazer testes em sistemas;
  • Projetar ou supervisionar criações ligadas a softwares;
  • Criar o design da estrutura dos programas;
  • Desenvolver aplicativos;
  • Gerenciar banco de dados;
  • Fazer a manutenção de sistemas;
  • Otimizar softwares para velocidade e escalabilidade;
  • Realizar consultorias com clientes, outras pessoas engenheiras, especialistas em segurança, entre outros;
  • Mapear processos por meio de documentos, planilhas e fluxogramas;
  • Redigir manuais de treinamento;
  • Formular planos de segurança e custos;
  • Liderar reuniões com a equipe.

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do material sobre Profissões do Futuro. Engenheiro(a) de Software é uma profissão do futuro, mas há muitas outras. Entenda quais carreiras farão sucesso no mercado!

Banner de download de ebook sobre Profissões do Futuro

3 desafios encontrados por um(a) engenheiro(a) de software!

Aqui estão algumas razões que demonstram que essa função não apenas é importante, como crucial para algumas situações que podem ser desafiadoras:

1. Segurança

Em áreas críticas, como a aviação, aeroespacial, medicina e nuclear, a pessoa que atua com a engenharia de software precisa ter precisão e eficiência em seu trabalho, pois muitas vezes um erro pode custar vidas

2. Novas tecnologias

Como engenheiros(as) de software lidam diretamente com toda a parte de criação e execução de programas muitas vezes complexos, devem ter atenção sobre as novas aplicações e tecnologias disponíveis, assim como saber utilizá-las

3. Diversidade de Softwares

A pessoa que atua na engenharia de software precisa garantir que seu projeto consiga se desenvolver mesmo com uma diversidade de sistemas que nem sempre se comunicam bem uns com os outros.

Quem pode ser um engenheiro de software?

Absolutamente qualquer pessoa que tenha interesse na área de tecnologia da informação pode se tornar uma engenheira de software. 

No entanto, algumas particularidades dessa carreira precisam ser levadas em consideração logo no primeiro momento para ter certeza de que é a ideal para você.

1. Pessoas engenheiras precisam de um registro

Engenharia, no geral, é uma das profissões mais tradicionais em nosso país. Existe grande demanda por essas pessoas profissionais, como também há muito prestígio por parte da sociedade. Por conta disso, há um órgão chamado CONFEA/CREA responsável por fiscalizar a atuação dessas pessoas profissionais e regulamentá-las

Logo, para atuar como pessoa engenheira legalmente, você deve registrar-se profissionalmente nesse sistema, somente possível depois de habilitar-se academicamente em uma instituição devidamente credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação.

2. Existe uma formação padronizada para Engenharias

Enquanto a área da Ciência da Computação e da programação não exige diretamente que você seja uma pessoa adepta da área de exatas, as formações em Engenharia em nosso país (independentemente do segmento) seguem uma matriz curricular semelhante, com matérias básicas.

Muitas dessas matérias exigem conhecimentos aprofundados em matérias como Cálculo e Física. Portanto, é necessário levar em consideração que isso será um requisito na formação antes de iniciá-la. 

3. A duração da formação acadêmica

Quem deseja seguir a carreira de engenharia de software precisa ter em mente que as formações acadêmicas disponibilizadas pelas instituições de ensino habilitadas são padronizadas e, por isso, têm aproximadamente o mesmo tempo de duração. Em média, a formação de Engenharia de Software dura 5 anos, porém, é possível encontrar instituições que oferecem o curso em 4 anos

Se, após considerar os três pontos acima, você ainda enxergar Engenharia de Software como uma possibilidade de carreira, isso é um forte indicativo de que você pode ter encontrado a sua profissão ideal!

Como se tornar um engenheiro de software? 10 dicas para aplicar agora!

1. Tenha uma formação na área de Engenharia de Software

Apesar de que as empresas exigem diploma de bacharelado em Engenharia de Software, você pode começar em outras áreas comprovando as habilidades técnicas ou cursos feitos na internet (gratuitos ou pagos, como a Trybe).

2. Comece a estudar programação o quanto antes

Quanto mais cedo estudar programação, mais cedo terá retorno profissional no mercado de trabalho. Existem várias linguagens de programação no mercado para serem estudadas e cabe à pessoa desenvolvedora escolher a que mais se adequa ao seu gosto pessoal na área que deseja atuar.

3. Estude estrutura de dados e algoritmos

A junção dessas duas habilidades traz mais clareza na criação dos sistemas, pois o algoritmo utiliza passos para resolver problemas e a estruturação de dados é uma maneira de organizar os dados, facilitando também a resolução de problemas. Portanto, quem domina esses dois conhecimentos está um passo à frente.

4. Matricule-se em uma faculdade

Para essa profissão, as empresas requerem diploma, pois atividades, como projetar os softwares em vez de simplesmente programá-los requerem formação. Além disso, ter ou não um diploma mesmo não interferindo pode implicar em uma diferença salarial significativa em algumas empresas.

5. Faça contatos para conseguir emprego, o famoso Networking

Uma excelente opção para fazer contatos com pessoas que podem agregar valor para sua carreira é o LinkedIn. Existem também outros sites e plataformas, como o GitHub, que é open source e permite que a pessoa desenvolvedora compartilhe e contribua com projetos próprios e de outras pessoas. Mas a verdade é que qualquer plataforma pode ser lugar para networking, até mesmo o Twitter.

6. Utilize meios para dar um upgrade nos conhecimentos 

Existem diversos cursos na internet que dispõem de conteúdos sobre tecnologia. Muitos deles são gratuitos e cabe à pessoa escolher com quais se identifica, mesmo que precise pagar por algum conteúdo ocasionalmente. Sites, como o StackOverFlow são muito utilizados para perguntas e respostas, onde a comunidade se ajuda bastante com assuntos voltados para tecnologia.

7. Projete softwares 

Coloque os conhecimentos teóricos em prática desenvolvendo softwares próprios. Assim, você também praticará outras habilidades importantes que citamos aqui, como a gestão de projetos.

8. Procure um estágio

Em início de carreira é muito importante procurar um estágio para poder colocar em prática o que sabe e aprender ainda mais como é o dia a dia de uma empresa de tecnologia.

9. Encontre um emprego

Não é necessário ter experiência de trabalho anteriormente para conseguir um emprego, mas se já tiver experiência anteriormente e sentir que está na hora, as oportunidades de emprego de níveis Júnior, Pleno e Sênior virão com maior facilidade.

10. Pense nos seus objetivos profissionais

Faça planejamento de estudos e coloque em prática tudo que aprender. Tire certificados gratuitos na internet ou até mesmo pagos. Pense que, a médio prazo, todo conhecimento investido trará bons frutos. 

Quais áreas um(a) engenheiro(a) de software pode atuar?

Um(a) engenheiro(a) de software pode atuar em áreas que necessitam atuação direta das habilidades técnicas de TI, em uma ampla variedade de cargos, como os listados a seguir.   

1. Desenvolvimento de softwares e aplicativos

Essa profissão diz respeito ao processo de criação de programas de computador ou aplicações que desempenham múltiplas funções, a depender da necessidade de cada empresa. 

A pessoa responsável pela engenharia de software estrutura esse desenvolvimento e garante que todas as etapas de produção sejam atendidas de maneira assertiva. Tais etapas podem incluir pesquisa, design, criação de protótipos, resolução de problemas, testagem, implementação e integração.

2. Gerenciamento de projetos

Essa área é referente a aplicação de processos, métodos, habilidades, competências e experiências para fazer com que determinado projeto encontre os objetivos acordados, dentro de um tempo e orçamento definidos previamente. Nesse caso, a pessoa que atua na engenharia de software trabalha com a entrega de um projeto de tecnologia para uma empresa, gerenciando equipes e cuidando para que todas as etapas do projeto sejam cumpridas.

3. Definição da arquitetura e design estrutural dos programas

A parte de infraestrutura é essencial para a construção de qualquer coisa. Por exemplo, é impossível reformar um edifício sem a construção de andaimes para que as pessoas trabalhem. Da mesma forma, um software precisa dessa estrutura para quem for trabalhar na programação.

Portanto, o(a) engenheiro(a) de software pode atuar na área de definição da arquitetura back-end, desenvolvendo soluções que auxiliarão as demais equipes a realizarem seu trabalho.

4. Realização dos testes

Antes de um determinado produto chegar a clientes, é necessário que ele passe por uma bateria intensiva de testes. A pessoa engenheira de software pode atuar organizando e planejando esses testes, assim como garantindo a funcionalidade desses programas

Antes de seguir para o próximo tópico, deseja saber quanto recebe alguém que trabalha em alguma profissão digital? Faça o download do Guia das Profissões Digitais e confira a remuneração de profissionais, juniores, plenos e sêniores de 30 carreiras digitais.

banner para download de guia das profissões digitais 2022

Como é a formação de engenheiro de software?

Um dos caminhos para se tornar, oficialmente, uma engenheira ou engenheiro de software, é o bacharelado em Engenharia de Software. Este é um curso de cinco anos, no qual a pessoa estudante aprenderá questões estratégicas sobre a área de engenharia, programação, software, entre outros.

Veja a seguir algumas das principais disciplinas da grade curricular da graduação:

  • Fundamentos e Arquitetura de Computadores;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Fundamentos de Engenharia de Software;
  • Cálculo;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Modelagem de Software;
  • Engenharia de Requisitos;
  • Introdução à Engenharia de Software;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Análise de Sistemas;
  • Estrutura de Dados para Pesquisa e Ordenação;
  • Qualidade de Software;
  • Verificação, Validação e Teste de Software.

Vale ressaltar que hoje o mercado de desenvolvimento de software já não é exclusivo para pessoas com graduação. Atualmente, em grande parte das empresas, é exigido principalmente aptidão para desempenhar a atividade. Ainda assim, é necessário buscar por um curso completo e que tenha compatibilidade com as requisições do mercado.

Como está o mercado de engenharia de software?

Como a formação em Engenharia de Software fornece muitas ferramentas para o mercado de trabalho, há muitas oportunidades para quem se gradua nessa área

A primeira opção é trabalhar com empresas em equipes de desenvolvimento. Diversas destas, mesmo que não sejam relacionadas à tecnologia diretamente, atualmente precisam de uma área de TI. Por isso, há bastantes vagas disponibilizadas para esse propósito. 

Ainda, pessoas engenheiras de Software podem trabalhar na área acadêmica, dando aula de engenharia em Universidades, ou de Programação em outros cursos como Ciência da Computação. 

Por fim, ainda é possível prestar serviços sob demanda a diferentes empresas, em um estilo de vida profissional autônomo. 

Para qualquer pessoa que adentre o mundo da tecnologia, no entanto, é necessário levar em consideração que essa área está em constante evolução e ainda em processo de solidificação. Isso significa que pode haver ciclos diferentes no mercado de trabalho, alguns mais benéficos e outros nem tanto. 

Porém, como a tecnologia veio para ficar, mesmo se o mercado de trabalho não estiver muito bem no período em que você estiver lendo esse texto, em outro momento ele voltará a aquecer e demandar profissionais da área. 

Quanto ganha uma engenheira ou engenheiro de software?

O salário de uma pessoa Engenheira de Software pode variar de acordo com sua experiência profissional e a localidade em que ela se encontra dentro do território nacional. Abaixo, vamos ver o piso salarial, a média e o teto salarial a partir de sites de buscas de salário:

ENGENHARIA DE SOFTWARE NO BRASIL

PISO SALARIALR$ 12.899,40
MÉDIA SALARIALR$ 13.261,59
TETO SALARIALR$ 30.450,20

ENGENHARIA DE SOFTWARE NAS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL

CIDADEESTADOPISOMÉDIATETO
São PauloSP15.399,2415.831,6123.925,21
Porto AlegreRS7.104,337.303,8111.037,73
Belo HorizonteMG10.281,0410.569,7115.973,27
RecifePE5.746,715.908,078.928,45
CampinasSP6.684,146.871,8110.384,89

Como fazer um currículo para engenheiro(a) de software? Modelo!

Crie um documento com as informações necessárias e diretas, lembrando sempre que se colocarmos informações desnecessárias, o currículo ficará com poluição visual, dificultando a leitura do que mais importa para a pessoa recrutadora. Veja este exemplo:

Exemplo de currículo para engenheiro(a) de software

Insira as seguintes informações no seu currículo para engenheiro(a) de software:

  • Nome, dados de contato, redes sociais de trabalho, como Linkedin e sites com portfólio de projetos.
  • Resumo profissional com as principais experiências.
  • Experiência em trabalhos anteriores com a mesma função.
  • Experiência em outros trabalhos, com funções similares.
  • Estágio ou freelancer realizado.
  • Habilidades em Soft Skills e Hard Skills.

Você pode conferir mais dicas para montar um currículo perfeito do zero neste artigo que preparamos para você!

Agora, se você precisa montar um currículo e não tem experiência profissional, a dica é fazer da mesma forma, porém acrescentar trabalhos como freelancer, projetos voluntários e até mesmo seu portfólio com projetos pessoais, na ausência dessas experiências.

Caso queira ver mais dicas para seu currículo para o primeiro emprego, leia este artigo.

A profissão de engenharia de software se tornou uma das que mais vem crescendo no mundo, movimentando cerca de 161,7 bilhões por ano só no Brasil.

A demanda por profissionais da área está altíssima o que leva a grandes salários, porém eles podem variar de empresa para empresa com vários aspectos envolvidos, dentre eles o tempo de experiência na área. 

A engenharia de software envolve uma série de áreas de atuação no mercado, que vai desde o levantamento de requisitos de um software até o gerenciamento e criação de processos de desenvolvimento do software. Portanto, é uma excelente escolha trabalhar em uma profissão que envolva tantos campos de atuação e com muitas oportunidades no mercado, sem esquecer a excelente remuneração paga.

Gostou desse artigo? Então não deixe de conferir mais detalhes sobre o salário de alguém que atua na área de programação.

0 Shares:
3 comments
Deixe um comentário
Você também pode gostar