Líder Coach? O que é e diferença do líder comum!

A área de Coaching vem se expandindo e ganhando cada vez mais popularidade desde seu surgimento na área corporativa, na década de 60. Desde então, muitas pessoas vêm se beneficiando das vantagens da atuação dessas pessoas profissionais em diversas áreas, e muitas das suas metodologias são aplicáveis em diferentes áreas de conhecimento. Atualmente, com as empresas e corporações procurando uma nova forma de se organizar, surge uma nova figura que promete unir o melhor de dois mundos: o líder coach.

Essa pessoa profissional junta todo seu espírito de liderança e capacidade de gerenciamento de equipe, com os conhecimentos e habilidades de motivação de uma pessoa Coach. Dessa forma, a equipe pode se tornar ainda mais estável e produtiva. 

O que acha de conhecer mais sobre essa profissão, que promete revolucionar os meios de organização de empresas e corporações? Confira quais são os tópicos que preparamos especialmente para você:

Uma excelente leitura!

O que é Líder Coach?

Líder Coach — ou Leader Coach — é um ou uma profissional que une o melhor de dois mundos: a liderança e o Coaching. Essa pessoa é responsável por utilizar a filosofia Coach e metodologias disponíveis a essa área para despertar e liberar as máximas capacidades em cada uma das pessoas que estão em sua equipe, entendendo empaticamente seus sentimentos e identificando bloqueios e crenças limitantes. 

Por conta disso, a pessoa Líder Coach é capaz de ampliar as habilidades e competências individuais de cada um, compreendendo como elas funcionam emocionalmente. Dessa forma, haverá possibilidade de aumentar a motivação, satisfação e produtividade no ambiente de trabalho.

As palavras mais importantes para essa pessoa profissional são: Colaboração, Flexibilidade, Suporte e Guia. Isso porque parte de seu trabalho é promover esses quatro pilares no ambiente de trabalho, tornando-o mais leve e saudável. Seu estilo se opõe ao líder autocrático, uma vez que as decisões não partem de cima para baixo de maneira inflexível, mas são tomadas a partir do ponto de vista de todas as pessoas, horizontalmente.

O que é Liderança?

A liderança é uma habilidade muito desejada por diversas pessoas que anseiam por crescimento profissional, uma vez que ela representa a difícil tarefa de equilibrar um gerenciamento próprio e também de uma equipe rumo a melhores resultados

Para empresas e corporações, é essencial que haja pessoas com essa característica ocupando cargos superiores, uma vez que elas têm uma visão mais abrangente dos processos realizados e conseguem articular com facilidade as responsabilidades de sua equipe, mantendo-a motivada e produtiva.

A liderança e o mundo VUCA

VUCA é um acrônimo que representa uma análise e leitura de mundo sobre a conjuntura atual. De acordo com essa leitura, o mundo se encontra volátil, incerto, complexo e ambíguo

Compreender essa análise é essencial para a pessoa Líder Coach ou para qualquer liderança, pois essas características do mundo atual fazem com que o mercado e as pessoas mudem constantemente. Assim, a liderança deve se adaptar conforme essas mudanças, buscando sempre desenvolver-se e reinventar-se

A única forma de vencer em um mundo VUCA é sendo tão flexível a ponto de não deixar-se dominar por suas instabilidades e complexidades. Para isso é necessário manter um trabalho constante de atualização, procurando enxergar à frente do que de fato se apresenta no momento. 

Qual a diferença entre liderança e gestão?

Antes de mais nada, é importante deixar evidente que ambas são indispensáveis para qualquer cenário corporativo, e elas trabalham em conjunto, não substituindo-se. Entretanto, existe uma nítida diferença entre essas duas atuações, que é o foco no qual elas trabalham: a liderança se preocupa com pessoas, enquanto a gestão se ocupa com processos.

Em outras palavras, a pessoa que estiver na liderança não visa somente a obtenção de resultados e lucros, mas também o desenvolvimento e bem-estar de todas as pessoas colaboradoras. A gestão é mais pragmática e enxerga números, estatísticas e resultados. Desse modo, o que é interessante para a gestão é como se dará a obtenção dos resultados desejados. 

Outras comparações incluem:

LIDERANÇAGESTÃO
Tem como prioridade o desenvolvimento pessoal e a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.Tem como prioridade os processos e atividades.
A pessoa na liderança precisa estar constantemente desenvolvendo suas habilidades interpessoaisA pessoa gestora precisa dominar técnicas e ferramentas de gestão.
A equipe é o foco.As metas são o foco.

As principais habilidades de um Líder Coach!

Você pode estar se perguntando — “Mas, quais características de fato compõem uma pessoa Líder Coach?”. Pensando nisso, separamos algumas habilidades essenciais para as pessoas que atuam nessa área, confira:

  • Pensamento estratégico: o líder precisa entender, assim como em um jogo de xadrez, quais serão as consequências de cada ação ou decisão tomada por sua equipe.
  • Rápida tomada de decisões: por vezes, não há tempo para pensar! A indecisão é um grande rival da pessoa Líder Coach.
  • Comunicação fluida: A pessoa Líder Coach tem que saber receber e entregar mensagens com maestria, afinal, um erro de comunicação que seja pode ter consequências adversas. 
  • Feedbacks: Uma pessoa que deseja ser Líder Coach tem que saber implementar a cultura de feedbacks em sua equipe, assim como garantir que todas as pessoas da equipe saibam receber e entregar feedbacks pertinentes. 
  • Empatia: Como a pessoa na liderança também é Coach, saber gerenciar e compreender sentimentos é essencial para manter as pessoas motivadas.
  • Ser uma pessoa solucionadora de problemas: muitas vezes, focamos no problema e não em sua solução. A pessoa Líder Coach deve ser capaz de enxergar as soluções sem atrair mais problemas.

Os principais desafios encontrados por um Líder Coach

De todas as vertentes do Coaching, Líder Coach é a pessoa que mais encontrará desafios em sua jornada. O motivo para isso é seu duplo papel, de Coach e de Líder. 

O primeiro dos desafios é conseguir sumarizar todas as habilidades necessárias para tornar-se Coach e Líder. Não é fácil lidar com sentimentos de pessoas colaboradoras e ainda equilibrá-los com o fato de que precisam ser produtivas. Isso faz com que esse seja um dos principais desafios. 

Outros desafios incluem:

  • Identificar os talentos ocultos em cada pessoa colaboradora;
  • O aperfeiçoamento homogêneo de toda a equipe;
  • Como antecipar e evitar obstáculos e problemas que possam vir a afligir a equipe;
  • Quebrar crenças limitantes que impedem o desenvolvimento das pessoas.

Qual a diferença entre um Chefe, um Líder comum e um Líder Coach?

Pode-se dizer que existem desníveis entre os três termos. O primeiro deles, o chefe, é o modelo mais obsoleto e estrito dentre os três, uma vez que sua decisão é única e soberana por ser superior, além de fomentar uma visão de medo nas pessoas colaboradoras, ao invés de respeito e admiração. Além disso, o ambiente de trabalho de um ou uma chefe não é saudável e as pessoas que trabalham nele podem relatar maior estresse e desmotivação. 

Tanto o papel de Líder Comum e o de Líder Coach diferem dessa visão. Eles preferem auxiliar as pessoas de sua equipe a alcançarem seu máximo potencial e, por meio disso, construir um ambiente de trabalho saudável e acessível, em que todas possam dar sua opinião e terem a oportunidade de serem ouvidas. 

As diferenças entre o Líder comum e o Líder Coach incluem:

LÍDER COMUMLÍDER COACH
Organiza e gerencia pessoas para atingir seu potencial máximo.Inspira pessoas a quererem ser a melhor versão delas mesmas todos os dias.
Enxerga mudança como empecilho, ou algo a ser resolvido.É flexível a ponto de conseguir enxergar diferentes possibilidades nas mudanças.
Ainda deixa explícita a sua posição de poder.Faz com que cada um entenda seu papel na equipe para que ninguém sinta que está acima das outras pessoas.
Busca resultados nas pessoas prioritariamente.Valorizam o esforço e a boa vontade das pessoas colaboradoras. 

Quais as vantagens do Líder Coach nas organizações?

Muitas são as vantagens da implementação de uma liderança Coach nas organizações. Isso porque essa figura trará muitos benefícios e manterá a equipe motivada para a ação. Algumas das principais vantagens desse papel incluem:

  • a criação de um ambiente de trabalho saudável;
  • a possibilidade de uma via de mão dupla de comunicação e colaboração entre lideranças e pessoas colaboradoras;
  • implementação de feedbacks construtivos;
  • permite que as pessoas se desenvolvam profissionalmente e pessoalmente no ambiente de trabalho.
  • Deixa margem para pensamento criativo;
  • implementação de uma cultura mais receptiva e menos julgadora.

E as desvantagens?

Nem sempre a pessoa Líder Coach pode ser a melhor escolha para a equipe ou organização em questão. O motivo para isso é que não existe fórmula secreta que resolva todos os problemas de todas as formas de organização. Assim, nesses casos, algumas desvantagens de Líderes Coaches incluem:

  • É necessário muito tempo e recurso para atuação de Líder Coaches, uma vez que o resultado não será percebido do dia para a noite;
  • Não é recomendado para empresas ou corporações que sejam somente orientadas a resultados que têm como modelo de gerenciamento a alta pressão de pessoas colaboradoras. 

Como me tornar um Líder Coach?

O primeiro passo para se tornar um Líder Coach é destacar-se na sua área de atuação. Assim sendo, você deverá primeiro ascender para uma posição de liderança, por meio da demonstração de suas competências e habilidades. 

Após isso, você poderá contar com uma formação de Líder Coach dentre as várias que se encontram no mercado para conseguir ter as ferramentas necessárias e o conhecimento mínimo para aplicar essas mudanças na rotina da sua equipe. É importante ter em mente que nem todas as formações são confiáveis, uma vez que não há regulamentação para esse tipo de profissão ainda. Dessa forma, é importante pesquisar com atenção antes de matricular-se em uma instituição. 

Uma vez que você adote essas ferramentas, se a sua companhia, empresa ou corporação não tiver uma cultura de Líderes Coach dentro de sua gestão, você pode implementá-lo a partir de seus bons resultados. Lembre-se que, para tornar-se um bom Líder Coach, é necessário Colaboração, Flexibilidade, Suporte e Guia, como dito acima. 

Por que fazer um curso de Líder Coach? Entenda os benefícios!

Como dito no tópico anterior, existem diversos cursos de Líder Coach no mercado, com muitas variações em suas grades curriculares, tempo de duração e oferecimentos. Dessa forma, é importante pesquisar antes de decidir-se por uma. 

De toda forma, as formações em Líder Coach poderão ser boas pois ajudarão você a implementar as ferramentas e metodologias da área de Coaching porém com o enfoque voltado ao ambiente corporativo. Além disso, as formações disponibilizarão um certificado que garante que você tenha conhecimentos nessa área para atuar como liderança. 

Líder Coach é uma das vertentes do Coaching que têm enfoque no ambiente corporativo e busca unir o papel da liderança com o Coaching. Essa junção é benéfica pois poderá resultar em uma equipe motivada e bem capacitada, que será capaz de atuar com produtividade e precisão nas tarefas delegadas. Além disso, o Líder Coach pode ganhar mais visibilidade que as pessoas em papéis de chefe ou líderes comuns por sua maior compreensão dos sentimentos das pessoas que estão sendo lideradas.


Muito legal a atuação do líder Coach, não acha? Continue lendo sobre Coaching, aprendendo mais sobre a Psicologia Humanista, abordagem fundamental dessa área!